Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores24h - Burlas?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores24h - Burlas?

    Antes d+, peço aos moderadores q me informem se este tópico estará eventualmente a infringir alguma regra do fórum, mas deixo expresso q ñ se trata de nenhum divulgação ou publicidade encapotada.
    Se entenderem q este ñ é local adequado, façam o favor de migrar. Obgd.


    Ora bem, dps de 1 user aqui do fórum postar num tópico aqui ao lado uns anúncios deste site (tipo Civic 1.7CTDI 2005 a 9500€ ou 1 q acabo de ver, Mondeo TDCi 2007 novo por 11000€, mas há mtos +) fiquei a pensar q é "perigoso" confiar neste meio de divulgação! Despertou-me a curiosidade e fui então fazer eu próprio uma busca, c/esses resultados...

    Já no standvirtual e afins se encontram alguns barretes (já fiz até 1 tópico sobre o assunto), mas pq será q neste motor de busca se encontram mtos + preços estranhos do q é habitual?

    Faço este tópico p/alertar eventuais distraídos q realmente andam por aí mtas burlas, e p/consultarem referências seguras (como cotações de usados ou simplesmente comparar preços nos vários sites, entre carros semelhantes), pq este site nitidamente está inundado de negócios bastante "manhosos"!

    #2
    Eu desconfio sempre de "muito bons negócios" .Não quer dizer que não haja alguns, mas simplesmente há uns demasiados bons para acreditar..

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
      Eu desconfio sempre de "muito bons negócios" .Não quer dizer que não haja alguns, mas simplesmente há uns demasiados bons para acreditar..
      É o tal velho ditado: Quando a esmola é...

      Comentário


        #4
        parece q alastram....

        Boas.

        É verdade q andam agora a aparecer mais anuncios desse tipo...

        Já vi um em que um Audi A4 de 2002 estava à venda por 4600€....

        Outro foi com um BMW 120d: Qual era o catch?... parece que está em inglaterra, tem registo português (tudo legal, portanto nao se paga legalização), etc... tinha-se de pagar a uma transportadora uma entrada inicial (30~40% do valor), despesas pagas pelo vendedor, etc..., que depois a transportadora ia entregar a nosso casa para vermos tudo e testarmos....

        Quando pedia copias dos documentos para verificar se realmente o carro tinha matrícula portuguesa, estava legal, etc respondiam: no fim de efectuar o pagamento, damos inicio ao movimento do artigo e pode verificar tudo quando receber o carro em sua casa...
        ...

        Não sei quem é (são!?)... contactei com uma pessoa (mail) supostamente inglês, que dizia não querer o carro porque estava por inglaterra e era caro legalizar lá o carro.... !!!!

        Não sei se se passa o mesmo em outros países, ou se apenas fazem isto em Portugal a pensar que os Portugueses são uns parvinhos....

        Fiquem bem.

        Comentário


          #5
          Eu tb pretendo chamar a atenção q nesse site aparecem + burlas q o habitual!

          Ñ sei se tem menos controlo q outros semelhantes...

          Mas realmente ñ me parece nada fiável!

          Comentário


            #6
            Sim

            Tem lá umas tangas. Mas essas nem são as piores,pois dão demasiado nas vistas. BM's Audy's a diesel a 8000€ de 2005 só cai quem for mesmo burro. De qualquer forma os responsáveis do Site denotam não se preocuparem com o seu conteúdo.

            Comentário


              #7
              Quando tive o accord à venda, cheguei a receber um e-mail de um suposto interessado num português manhoso (através desse site).

              Eu até respondi (sabia que era treta) para ver onde ele se espalhava...

              Mas não respondeu mais.

              Comentário


                #8
                Um dia ainda vão dois armários da PJ comprar esses mondeos de 11.000 euros...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por MAZDA 6 Ver Post
                  É o tal velho ditado: Quando a esmola é...
                  demais, o pobre descomfia

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                    Antes d+, peço aos moderadores q me informem se este tópico estará eventualmente a infringir alguma regra do fórum, mas deixo expresso q ñ se trata de nenhum divulgação ou publicidade encapotada.
                    Se entenderem q este ñ é local adequado, façam o favor de migrar. Obgd.


                    Ora bem, dps de 1 user aqui do fórum postar num tópico aqui ao lado uns anúncios deste site (tipo Civic 1.7CTDI 2005 a 9500€ ou 1 q acabo de ver, Mondeo TDCi 2007 novo por 11000€, mas há mtos +) fiquei a pensar q é "perigoso" confiar neste meio de divulgação! Despertou-me a curiosidade e fui então fazer eu próprio uma busca, c/esses resultados...

                    Já no standvirtual e afins se encontram alguns barretes (já fiz até 1 tópico sobre o assunto), mas pq será q neste motor de busca se encontram mtos + preços estranhos do q é habitual?

                    Faço este tópico p/alertar eventuais distraídos q realmente andam por aí mtas burlas, e p/consultarem referências seguras (como cotações de usados ou simplesmente comparar preços nos vários sites, entre carros semelhantes), pq este site nitidamente está inundado de negócios bastante "manhosos"!
                    Só pedimos a leitura e observação da regra 7. De resto siga o tema.

                    Comentário


                      #11
                      Ah e outra, de todos os sites onde tinha o carro, foi o único onde recebi e-mails de spam, o que me parece serem menos atentos que os outros, ou então estarem mais expostos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Ah e outra, de todos os sites onde tinha o carro, foi o único onde recebi e-mails de spam, o que me parece serem menos atentos que os outros, ou então estarem mais expostos.
                        É o q eu acho, a gestão desse site deve ser qs tão "manhosa" qto os anúncios q lá entram!

                        Pessoas q ñ tenham bem noção do mercado podem ficar todas contentes c/esses preços...

                        Esses Audi's de 2005 a 9000€ até podem dar demasiado nas vistas, mas eu tb me parecem mto suspeitos anúncios como esse Civic ou 1 Astra de 2005 tb a 9000€... E esses podem bem passar nas pessoas menos informadas!

                        Comentário


                          #13
                          Mas é possível que haja alguns bons negócios que não sejam burlas??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vipedro Ver Post
                            Tem lá umas tangas. Mas essas nem são as piores,pois dão demasiado nas vistas. BM's Audy's a diesel a 8000€ de 2005 só cai quem for mesmo burro. De qualquer forma os responsáveis do Site denotam não se preocuparem com o seu conteúdo.
                            Audy's a €8000 de 2005 não me admira (devem ser tipo dos chineses)
                            Agora se me falares em Audi's, nesse caso só cai mesmo quem for burro..

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                              Mas é possível que haja alguns bons negócios que não sejam burlas??
                              É possível mas improvável.

                              Repara que muitos negócios seriam excelentes até para comerciantes de usados, e se fosse verdade os carros nem um dia passavam anunciados

                              Comentário


                                #16
                                Burla ou carros roubados...é tudo uma questão de ir ver ao vivo e a cores...ver o carro bem , ser os documentos, ver os Nº de serie se batem certo, ver se está tudo ok e experimentar..

                                se tudo tiver ok, não estou a ver onde possa estar a burla.

                                Comentário


                                  #17
                                  Olá.

                                  O meu nome é João e sou o administrador do motores24h.pt. Os moderadores do fórum podem confirmar pelo meu email.

                                  Li os vossos posts e gostava de partilhar convosco os problemas que estamos a enfrentar e o que temos feito para evitá-los.

                                  Alguns dados prévios:

                                  - O motores24h foi nos primeiros 9 meses de 2007 o site de classificados gratuitos mais visitado em Portugal

                                  - Começámos a alertar os nossos utilizadores para o problema das burlas há quase 2 anos e continuamos a dar o nosso feedback diariamente seja por email ou publicamente no nosso blog

                                  - Somos o único site do género que tem há bastante tempo um formulário de denúncia em todos os anúncios. Assim que recebemos uma denúncia verificamos o mesmo e actuamos se for caso disso.

                                  - Temos em todos os contactos efectuados através do motores24h para os anunciantes uma lista de sinais que normalmente significam tentativa de burla.

                                  Como se processam as burlas?

                                  Existem dois tipos de burlas. O burlão que vende um veículo normalmente de uma marca premium a um preço muito baixo ou o burlão que está interessado a comprar-nos o nosso veículo a um preço superior ao pedido( esta menos vulgar) .

                                  Caso 1 - Venda fraudulenta

                                  O burlão comunica invariavelmente com texto em inglês ou com texto traduzido automaticamente com vários erros ortográficos e gramaticais. A história é também invariavelmente a mesma, envolve mudanças de país de trabalho. Ex: É Inglês e estava a trabalhar em Portugal e agora não quer levar um carro de volante à esquerda para o UK.

                                  A partir do momento em que um comprador mais incauto contacta o burlão este indica-lhe uma empresa de escrow falsa que irá tratar de todo o processo de venda. Mesmo que não seja pedido no ínicio, acaba sempre por ser pedido um valor para despesas de transporte ou outras. É pedido que o dinheiro seja enviado por Western Union ou outro serviço de envio de dinheiro. A quantia é depois levantada pelo burlão com documentos falsos....e aqui se perde o rasto ao dinheiro.

                                  Regras a ter em atenção:

                                  - Desconfiar sempre de negócios a um preço muito inferior a anúncios semelhantes
                                  - Ignorar emails em Inglês ou traduzidos automaticamente (com muitos erros)
                                  - Nunca enviar dinheiro a um desconhecido


                                  Caso 2 - Compra fraudulenta

                                  Neste caso temos um veículo anunciado e somos contactados também em inglês ou com email traduzido. O burlão quer comprar-nos o veículo dizendo que envia um cheque de valor superior e que depois devemos enviar o remanescente. O cheque do burlão é obviamente falso ou roubado. O vendedor na sua boa fé mal deposita o cheque pensa que recebeu o dinheiro e envia o restante ao burlão.

                                  Regras a ter em atenção:

                                  - Salvo raras excepções nenhum estrangeiro quer comprar um carro de Portugal pois são muito mais caros.
                                  - Se alguém do estrangeiro lhe enviar um cheque espere que o valor esteja no saldo disponível da sua conta e não apenas no saldo contabilístico.
                                  - Nunca enviar dinheiro a um desconhecido


                                  Porque é nem todos os anúncios são detectados?

                                  A reposta é que os burlões tornaram-se mais espertos. Antigamente surgiam anúncios com "40000 registos" por exemplo e o nome do vendedor era estrangeiro. Hoje usam emails do sapo, clix ou outro qualquer provedor português, usam dados copiados de outros anúncios: nome, morada e até número de telefone do vendedor (tivemos um sr que nos contactou queixando-se que tinha recebido cerca de 50 chamadas num só dia por causa de um anúncio fraudulento que usava o seu número de telefone).

                                  O que fazem quando é detectado um anúncio fraudulento?

                                  O nosso processo de actuação actual é o seguinte:

                                  Sempre que há um utilizador que se regista é registado o IP e User-Agent desse utilizador. O registo tem de ser confirmado por email. Não pode haver mais que uma conta com o mesmo email.

                                  Anúncios fradulentos são apagados, a conta do utilizador é bloqueada, o email do utilizador é colocado numa lista negra.

                                  Que soluções consideraram até agora e quais as vantagens e desvantagens das mesmas?

                                  - Anúncios pagos ou taxados de qualquer forma não são a solução. Posso garantir isso pois além de estes anúncios também aparecerem nos sites de classificados pagos, nós próprios já tivemos burlões que compraram destaques de veículos.

                                  - Pré aprovação de anúncios também não é viável pois são centenas de anúncios que rodam todos os dias e não é viável controlar todos a toda hora e momento.

                                  Existem duas soluções que considerámos:

                                  - Activação do registo por telemóvel português. Ou seja qualquer novo utilizador deve indicar o seu telemóvel e activar o registo com uma SMS. A activação só funcionaria se o telemóvel fosse de uma rede portuguesa. A questão aqui é que desvirtua o objectivo do motores24h que é fornecer anúncios completamente grátis. Estaríamos também a penalizar todos os vendedores por um problema que não é deles.

                                  - Esta é quase certa que vamos implementar ainda esta semana e trata-se de bloquear automaticamente quaisquer anúncios cujo preço seja demasiado diferente de anúncios semelhantes (marca/modelo/ano).


                                  Quero que saibam que esta é uma preocupação real da nossa parte e que não ficamos satisfeitos enquanto não reduzirmos para 0 a incidência deste tipo de anúncios.

                                  Agradeço todo o feedback que queiram dar.

                                  Votos de bons negócios.

                                  João José

                                  Comentário


                                    #18
                                    Boa noite Sr. João José.

                                    De facto já anunciei no motores24 e não fazia ideia que era o site mais visitado.
                                    Assim faz sentido, e de facto controlar tudo é tarefa quase impossível.

                                    A activação por sms de facto em pouco melhorava, e ainda penalizaria os utilizadores correctos.

                                    Boa sorte para o projecto com continuação de sucesso e obrigado pelo esclarecimento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Este fórum agradece a explicação e os alertas, que, certamente, a todos os interessados serão úteis.

                                      Agradecemos é que a linha do tópico se mantenha no esclarecimento e não resvale para a publicidade. No demais prossiga o tema!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Caro user Nordschleife, ou João José:

                                        Espero q continuem o vosso trabalho, e q estejam cada vez + atentos na detecção destas burlas!

                                        Qto aos emails fraudulentos, é uma questão q já circula há algum tempo, o q me preocupou no vosso motor de busca, tal como expressei, foi o anormal nº de anúncios "manhosos" ou "esquisitos"...

                                        Discordando 1 pco do rca33, se calhar estes motores de busca deviam ser pagos, pq logo aí afastam uma boa parte dos possíveis burlões!
                                        Como se costuma dizer, "a ocasião faz o ladrão"!

                                        É preciso proteger os eventuais incautos, pq há sp gente "distraída" q ñ se apercebe q está a entrar por caminhos tortuosos...

                                        Outra coisa, esse caso dos anúncios... Tb me pareceria conveniente uma melhor protecção dos dados...
                                        Claro q cada 1 dá o seu nº de tlm (ou mmo no caso do email) a quem bem entender e como bem entender, mas no caso de particulares é 1 risco acrescido! Já p/ñ falar de moradas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Olá.

                                          Como já disse o facto do anúncio ser pago não elimina anúncios fraudulentos. O crime compensa o suficiente para pagar o anúncio e para além disso muitas vezes são usados nos pagamentos dados de cartão de crédito/paypal roubados. E em última instância estaríamos a colocar sobre muitos milhares de utilizadores um fardo que eles não têm de suportar.

                                          Há como já referi a solução da SMS proveniente de telemóvel português, que não gostaria de utilizar pelo facto de obrigar a um pagamento apesar de para nós até ser bastante lucrativo.

                                          Em relação aos dados visíveis trata-se de um equilíbrio entre a facilidade de utilização/privacidade. Os emails dos utilizadores não estão visíveis no motores24h.pt. É uma escolha do utilizador fornecer morada e telemóvel pois a isso não é obrigado.

                                          Obrigado mais uma vez pelo feedback.

                                          João José

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Nordschleife Ver Post

                                            Existem duas soluções que considerámos:

                                            - Activação do registo por telemóvel português. Ou seja qualquer novo utilizador deve indicar o seu telemóvel e activar o registo com uma SMS. A activação só funcionaria se o telemóvel fosse de uma rede portuguesa. A questão aqui é que desvirtua o objectivo do motores24h que é fornecer anúncios completamente grátis. Estaríamos também a penalizar todos os vendedores por um problema que não é deles.

                                            - Esta é quase certa que vamos implementar ainda esta semana e trata-se de bloquear automaticamente quaisquer anúncios cujo preço seja demasiado diferente de anúncios semelhantes (marca/modelo/ano).


                                            Quero que saibam que esta é uma preocupação real da nossa parte e que não ficamos satisfeitos enquanto não reduzirmos para 0 a incidência deste tipo de anúncios.

                                            Agradeço todo o feedback que queiram dar.

                                            Votos de bons negócios.

                                            João José

                                            Se quer a minha opinião, não acho essa solução grande ideia. Qual é o critério? Como é que se define o que é caro e o que é barato? 1000 euros a menos que o normal? 10000? Tal como há pessoas que não sabem o preço quando vão comprar também há quem não saiba por quanto vender. Para além de que, aos burlões, se não os assusta pagar um anúncio, também não os assusta porem um anúncio-burla de um veiculo ao preço normal!

                                            Uma solução melhor, a meu ver, era enviar uma carta para a morada de registo com um PIN ou algo do género para activar a conta. Não custava nada aos anunciantes, ao contrário das sms e era mais seguro. Teria o inconveniente de este processo demorar alguns dias (enviar/receber carta).
                                            No caso das sms, para compensar o custo, podiam oferecer algum serviço extra.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Caro Zell.

                                              Não tenho a certeza absoluta de que funcionará mas como a eficácia destas burlas é inversamente proporcional ao preço dos veículos em causa penso que tem boas probabilidades de funcionar. A fórmula de cálculo será sempre percentual e nunca em valores absolutos. Neste momento o que sucede é aparecerem veículos 40%,50% e até 60% mais baratos do que o normal. Para além disso haverá sempre uma moderação à posteriori, só que neste caso estamos a falar de uma quantidade de veículos muito mais pequena.

                                              Em relação ao envio de uma carta com PIN é completamente inviável financeiramente para um serviço gratuito suportar esse custo....

                                              Obrigado pelo feedback.

                                              João José

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nordschleife Ver Post
                                                (...)

                                                - Esta é quase certa que vamos implementar ainda esta semana e trata-se de bloquear automaticamente quaisquer anúncios cujo preço seja demasiado diferente de anúncios semelhantes (marca/modelo/ano).
                                                (...)
                                                Talvez houvesse uma certa eficácia nisto, ainda que desse naturalmente trabalho.

                                                Tipo o cliente poderia anunciar abaixo desde que houvesse uma posterior justificação para esse preço (isto é entre a aprovação e a divulgação do anúncio).

                                                A maior parte das fraudes julgo virem de fora, por pessoas que falam / escrevem mal Português. Além de que pelo que vejo existem algumas desculpas comuns...

                                                É só uma sugestão, não sei até que ponto será possível implementar.

                                                Ou então criar uma barra de indicador de confiança, onde carros baratos passem logo para os mínimos.

                                                Sejamos realistas, se alguém quiser vender um carro a 50% do valor de mercado, qual é o stand que não dá o dinheiro na hora ao dono do carro ?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É preciso desconfiar sempre, hoje em dia são raras as pessoas sãs...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                    Mas é possível que haja alguns bons negócios que não sejam burlas??
                                                    É possível, mas não pelos valores mencionados...

                                                    Se até nos stands à vista de todos fazem-se grandes barretes, pq não haveria de acontecer num meio mais dificil de verificar a veracidade da informação, como na internet?

                                                    Até a pessoa mais experiente e cuidadosa pode ser enganada, no entanto em alguns casos, parece que só falta o placard a dizer: VAIS SER ENGANDO!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                                      Mas é possível que haja alguns bons negócios que não sejam burlas??
                                                      Claro que há, não costuma ser é 50% abaixo...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Olá mais uma vez.

                                                        Acabámos agora mesmo um sistema de moderação que filtra veículos com preços anormalmente baixos. Estes veículos são enviados para moderação manual posterior. Penso que este novo sistema vai limpar 99% do anúncios fraudulentos. Vamos ver se se confirma.

                                                        Todas as medidas que tínhamos anteriormente em vigor também vão continuar.

                                                        Obrigado a todos pelo feedback, foi essencial para pensarmos melhor a solução que acabámos por adoptar.

                                                        João José

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nordschleife Ver Post
                                                          Olá mais uma vez.

                                                          Acabámos agora mesmo um sistema de moderação que filtra veículos com preços anormalmente baixos. Estes veículos são enviados para moderação manual posterior. Penso que este novo sistema vai limpar 99% do anúncios fraudulentos. Vamos ver se se confirma.

                                                          Todas as medidas que tínhamos anteriormente em vigor também vão continuar.

                                                          Obrigado a todos pelo feedback, foi essencial para pensarmos melhor a solução que acabámos por adoptar.

                                                          João José
                                                          Acho q é 1 bom sistema, pq se pessoas anónimas (como nós neste fórum) detectamos essas fraudes, vcs devem ter ainda + condições p/o fazer!

                                                          Agr é tudo uma questão de bom senso!

                                                          Continuação de bom trabalho e mta atenção!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Caro sc13nt1s

                                                            De facto para 90% dos casos a detecção é fácil para quem está por dentro dos preços e é desconfiado mas difícil para todos os outros. E obviamente que nós tendo acesso ao email, passwords que se repetem etc ainda temos mais facilidade em detectar. O grande problema é que uma moderação manual de todos os anúncios a toda a hora e momento já é impossível e será ainda mais à medida que o site cresce.

                                                            Esta solução é uma solução de compromisso entre o automático e o manual. Mas sim penso que vai resultar bem.

                                                            Mais uma vez obrigado pelo vosso feedback.

                                                            João José

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X