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três conceitos e o prazer de conduzir

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    três conceitos e o prazer de conduzir

    Tenho tido a sorte de ultimamente conduzir carros muito interessantes.

    Recentemente conduzi 3 bastante diferentes BMW de que gostei muito (mesmo muito) com caracteristicas e conceitos bastante diferentes. Cada um à sua maneira reforçou a minha opinião da absoluta qualidade da marca.

    Por ordem de prazer de condução (do menos para o mais):

    - X3 2.0d (177 cv) cx auto, de todos os SUV que conduzi é o melhor em estrada, tem uma condução com os comandos todos ligeiros e que transmite enorme facilidade. Agil e seguro, parece uma boa carrinha do segmento D em termos de condução com todas as vantagens de um SUV e o charme inerente a ser um BMW. Motor muito, muito bom, e cx também.

    - 123d (204 cv) pack M, fiquei muitissimo bem impressionado com este segmento C, o feeling da cx, direção e pedais é francamente bom, firme e com algum peso, reforçando um posicionamento com génese desportiva. O motor é excelente, até o som que emite é muito melhor do que se espera de um diesel, sempre disponivel e com excelente pulmão, ajudado pela excelente cx de escalonamento bastante curto, passa dos 200 com muita facilidade e transmite enorme confiança a ser conduzido.

    - Z4 2.2 i (170 cv), os outros adorei por este apaixonei-me. Não escondo o que gosto de motores com alguma dimensão a gasolina e mais de 4 cilindros, dois aspectos cumpridos por este carro. Acho a estética fabulosa e o facto de irmos mais atrás do que o meio do carro (contra o que é habitual) aliado à envolvência tipica do habitáculo dos roadsters, faz dele uma experiência única e diferente desde o 1º momento. O motor tem uma excelente linearidade suavidade, disponibilidade e é completamente aproveitado por uma cx. de velocidades escalonada milimetricamente (o carro faz 35 km/h por cada 1.000 rpms em 6ª) o que faz com que eu suspeite que aquilo corte a direito ou perto.

    Em conclusão, a BMW tem aqui 3 excelentes produtos em cada um dos segmentos em que se inserem. Há uma tónica comum de fantástico equilibrio dinâmico, mas que depois se conjuga com o fim com que cada um foi feito.

    Claro que o X3 chega a ser surpreendente para um SUV, tomaram muitas berlinas. O S1 é um carro fantástico para quem quer um desportivo não radical, mas meus amigos, do ponto de vista da condução os roadsters,..a gasolina,... os 6 cilindros,...ai, ai

    Agora a parte polémica:

    acho que como apaixonados por automóveis às vezes exageramos no quanto avaliamos a dinâmica de certos carros. De facto por muito interessantes que sejam alguns formatos, nunca podem chegar ao prazer dado por outros.
    Editado pela última vez por v7; 03 February 2008, 17:01.

    #2
    Tiveste mais prazer de condução num Z4 do que nos restantes? posso dizer que continuas de boa saúde.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
      Tiveste mais prazer de condução num Z4 do que nos restantes? posso dizer que continuas de boa saúde.
      Isso dito dessa forma de facto parece obvio

      Queria transmitir algo mais profundo

      Comentário


        #4
        no verao passado tive a oportunidade de conduzir um BMW z3, 1.8 os cv é que nao sei ao certo...

        é verdade que ja estou habituado a um posto de conduçao baixo (civic) o que nao tive grande periodo de habituaçao, mas é realmente inspirador este tipo de carro...apesar de cortar cedo 6000rpm e tal ja nao canta, consegues impor ritmos alucinantes, ajudados pelo solo ali tao perto...e ao ser conduzido nas curvas da Ilha Terceira tem outro encanto...fiquei rendido, é verdade que cria mais RPM mas isso é falta de habito meu.


        nao fico espantado com a tua descriçao...e percebo-a perfeitamente

        Comentário


          #5
          Está-me a parecer que vais largar os aneis em breve e vais adoptar a hélice.

          Comentário


            #6
            Conduzir um carro genuinamente desportivo é outra coisa.

            O Z4 está muito longe de ser o BMW mais eficaz. Mas é de longe o meu preferido. O ideal era mesmo um Coupé 3.0si. Mas o Roadster 2.2 também já não estava nada mal.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
              no verao passado tive a oportunidade de conduzir um BMW z3, 1.8 os cv é que nao sei ao certo...

              é verdade que ja estou habituado a um posto de conduçao baixo (civic) o que nao tive grande periodo de habituaçao, mas é realmente inspirador este tipo de carro...apesar de cortar cedo 6000rpm e tal ja nao canta, consegues impor ritmos alucinantes, ajudados pelo solo ali tao perto...e ao ser conduzido nas curvas da Ilha Terceira tem outro encanto...fiquei rendido, é verdade que cria mais RPM mas isso é falta de habito meu.


              nao fico espantado com a tua descriçao...e percebo-a perfeitamente
              O Z3 1.8 tem 115 cv.

              Nesse nunca andei

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Leash Ver Post
                Conduzir um carro genuinamente desportivo é outra coisa.

                O Z4 está muito longe de ser o BMW mais eficaz. Mas é de longe o meu preferido. O ideal era mesmo um Coupé 3.0si. Mas o Roadster 2.2 também já não estava nada mal.
                Sim o motor 3 litros será ainda melhor ! mas prefiro o cabrio ao coupé.

                Qual é o BMW mais eficaz ?

                Comentário


                  #9
                  Mas pode ser q andes em breve!
                  Um gande amigo meu, dps de eu lhe dizer os z3 eram dos melhores negocios q pa aí andam em roadsters de marcas status, ele procurou, e acbou or comprar um por tua e meia. Anda pco, mas pa passear é do melhor.

                  Este teu tópico ta fraquinho.
                  N ha gasolina?

                  Comentário


                    #10
                    acho que como apaixonados por automóveis às vezes exageramos no quanto avaliamos a dinâmica de certos carros. De facto por muito interessantes que sejam alguns formatos, nunca podem chegar ao prazer dado por outros.
                    é isso que eu tento transmitir quase diariamente

                    v7 diz-me uma coisa, alguma vez conduzis-te um S2000?

                    apenas por curiosidade!

                    Comentário


                      #11
                      Tenho ideia do V7 já ter conduzido o S2000.

                      Se bem que se não estiver enganado, acho que o V7 prefere um 6 cilindros mesmo que menos potente...

                      Ele já nos elucida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                        é isso que eu tento transmitir quase diariamente

                        v7 diz-me uma coisa, alguma vez conduzis-te um S2000?

                        apenas por curiosidade!
                        Sim !!

                        e em circunstâncias bastante especiais. Ou seja sem qualquer tipo de restrições e durante uns 50 km. Deu para andar em 6ª a fundo, puxar várias mudanças ao corte, fazer umas ultrapassagens radicais, um drift em terra e umas curvas bastante depressa (e cheio de medo ). Tenho uma ideia bastante razoavel do que é o carro.

                        É um carro muito especial e pelo qual nutro uma enorme admiração e respeito

                        Comentário


                          #13
                          Se bem que se não estiver enganado, acho que o V7 prefere um 6 cilindros mesmo que menos potente...
                          eu sei disso

                          perguntei apenas por curiosidade...

                          mas não estou a falar de voltinhas ao quarteirão

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Tenho ideia do V7 já ter conduzido o S2000.

                            Se bem que se não estiver enganado, acho que o V7 prefere um 6 cilindros mesmo que menos potente...

                            Ele já nos elucida.
                            É isso mesmo !

                            preferia este Z4 2.2 do que um S2000.

                            Comentário


                              #15
                              e em circunstâncias bastante especiais. Ou seja sem qualquer tipo de restrições e durante uns 50 km. Deu para andar em 6ª a fundo, puxar várias mudanças ao corte, fazer umas ultrapassagens radicais, um drift em terra e umas curvas bastante depressa (e cheio de medo ).
                              Ok! Thanks!


                              P.S. GRANDE MALUCO!!!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                Mas pode ser q andes em breve!
                                Um gande amigo meu, dps de eu lhe dizer os z3 eram dos melhores negocios q pa aí andam em roadsters de marcas status, ele procurou, e acbou or comprar um por tua e meia. Anda pco, mas pa passear é do melhor.

                                Este teu tópico ta fraquinho.
                                N ha gasolina?
                                De facto um Z3 parece-me uma opção bastante interessante.

                                Eu conheço esse teu amigo ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                  O Z3 1.8 tem 115 cv.

                                  Nesse nunca andei
                                  só ?? pois olha que pareceram mais uns quantos...

                                  talvez consigo voltar a andar, uma vez que o proprietario o trouxe dos Açores mais propriamente para Carcavelos, e que possivelmente vai caber a mim a tarefa de o tirar da garagem uns quantos fim-de-semana para tirar carvao...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                    Ok! Thanks!


                                    P.S. GRANDE MALUCO!!!
                                    Por circunstâncias que não vou detalhar, eu e um amigo meu vimo-nos com o carro nas mãos sem qualquer tipo de restrições. Andei uns 50 km a conduzir le se calhar uns 100 ao lado.

                                    De referir que o carro dobrou a barreiro dos 1.000 km nas nossas mãos e foi a gritar às 9.000 rpms

                                    Comentário


                                      #19
                                      Por circunstâncias que não vou detalhar, eu e um amigo meu vimo-nos com o carro nas mãos sem qualquer tipo de restrições
                                      que chatice...

                                      De referir que o carro dobrou a barreiro dos 1.000 km nas nossas mãos e foi a gritar às 9.000 rpms
                                      ui,ui que tratamento!!! será que ainda lá ficou óleo??

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                        que chatice...



                                        ui,ui que tratamento!!! será que ainda lá ficou óleo??

                                        então mas gasta óleo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          então mas gasta óleo?
                                          um pouco off topic...

                                          sim gasta bastante, principalmente até aos 10.000 kms é normal ter que pôr mais de 2L de óleo!

                                          daí no início terem existido tantos S's com motores partidos em 1999!

                                          deves pensar que é fácil a lubrificação às 9000 rpm

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Filipe Dias Ver Post
                                            um pouco off topic...

                                            sim gasta bastante, principalmente até aos 10.000 kms é normal ter que pôr mais de 2L de óleo!

                                            daí no início terem existido tantos S's com motores partidos em 1999!

                                            deves pensar que é fácil a lubrificação às 9000 rpm
                                            Eu sabia disso mas tinha de mandar a pancadinha

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              De facto um Z3 parece-me uma opção bastante interessante.

                                              Eu conheço esse teu amigo ?
                                              N.

                                              Eu pessoalmente preferia o de 140. Mas de facto estes teem um baixo valor de mercado pelas pessimas prestaçoes q teem pa um roadster. No entanto n deixa de ser um carro mto bem construido. C algum charme. E é um BM!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esta experiência com o Z4 foi enriquecedora também porque este é um carro com um nivel de performances, potência e motor de que não tenho muita experiência.

                                                Ou seja já conduzi muitos carros a gasolina até 2 litros e +/- até 150 cv e alguns com motores um bocado maiores e mais potentes. Tinha curiosidade de ver o que valia um motor deste tamanho, 6 cilindros e com o cunho de qualidade da BMW num carro de dimensões e peso relativamente contidos (+/- 1.300 kg).

                                                Posso garantir que dá muito boa conta de si, o motor é muito redondo e responde muito bem das 800 às 6.500 rpms (a potência máxima é às 6.100), a caixa de 5 tira todo o sumo do motor. A 5.000 rpms vai a 175 km/h.

                                                Os 210 nm chegam para abordar com muito à vontade as retomas de velocidade em AE e subidas, nunca desiludindo ou ficando áquem do que o seu aspecto agressivo sugere.

                                                No fundo é um motor que mesmo sem andar sempre a recorrer à caixa permite performances muito boas e consistentes sem ser explosivo.

                                                Já agora as performances declaradas são 7,7 0-100 e 225 km/h de vmax.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Esta experiência com o Z4 foi enriquecedora também porque este é um carro com um nivel de performances, potência e motor de que não tenho muita experiência.

                                                  Ou seja já conduzi muitos carros a gasolina até 2 litros e +/- até 150 cv e alguns com motores um bocado maiores e mais potentes. Tinha curiosidade de ver o que valia um motor deste tamanho, 6 cilindros e com o cunho de qualidade da BMW num carro de dimensões e peso relativamente contidos (+/- 1.300 kg).

                                                  Posso garantir que dá muito boa conta de si, o motor é muito redondo e responde muito bem das 800 às 6.500 rpms (a potência máxima é às 6.100), a caixa de 5 tira todo o sumo do motor. A 5.000 rpms vai a 175 km/h.

                                                  Os 210 nm chegam para abordar com muito à vontade as retomas de velocidade em AE e subidas, nunca desiludindo ou ficando áquem do que o seu aspecto agressivo sugere.

                                                  No fundo é um motor que mesmo sem andar sempre a recorrer à caixa permite performances muito boas e consistentes sem ser explosivo.

                                                  Já agora as performances declaradas são 7,7 0-100 e 225 km/h de vmax.
                                                  É consumos? é carro para surpreender não?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                    Esta experiência com o Z4 foi enriquecedora também porque este é um carro com um nivel de performances, potência e motor de que não tenho muita experiência.

                                                    Ou seja já conduzi muitos carros a gasolina até 2 litros e +/- até 150 cv e alguns com motores um bocado maiores e mais potentes. Tinha curiosidade de ver o que valia um motor deste tamanho, 6 cilindros e com o cunho de qualidade da BMW num carro de dimensões e peso relativamente contidos (+/- 1.300 kg).

                                                    Posso garantir que dá muito boa conta de si, o motor é muito redondo e responde muito bem das 800 às 6.500 rpms (a potência máxima é às 6.100), a caixa de 5 tira todo o sumo do motor. A 5.000 rpms vai a 175 km/h.

                                                    Os 210 nm chegam para abordar com muito à vontade as retomas de velocidade em AE e subidas, nunca desiludindo ou ficando áquem do que o seu aspecto agressivo sugere.

                                                    No fundo é um motor que mesmo sem andar sempre a recorrer à caixa permite performances muito boas e consistentes sem ser explosivo.

                                                    Já agora as performances declaradas são 7,7 0-100 e 225 km/h de vmax.
                                                    Mesmo assim deve ser uma desilução em relação a um 3.0. Eu andei com um 330ci cabrio e aquilo para mim era perfeito.

                                                    Tenho aliás a ideia que o motor 3.0 231cv e as suas variantes mais recentes é o motor ideal na relação potência/consumos.

                                                    E nesse carro mais leve deve ser então algo de muito especial.

                                                    Mesmo assim as perfomances desse 2.2 já são muito respeitáveis, e é tal coisa tem a sonoridade de um 6 cilindros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Bruno4646 Ver Post
                                                      É consumos? é carro para surpreender não?
                                                      O carro marcava 11,0 no CB no inicio quando lhe peguei e ficou com 11,1 quando "parei", pareceu-me um carro em que facilmente se gasta 10 ou mesmo menos numa toada calma e não demasiado gastador a ritmos mais puxados.

                                                      Nos cerca de 30 km que o conduzi passei muitas vezes das 5.000 rpms e sinceramente, não sabendo se o consumo foi diluido por muita distância percorrida antes, acho que até 13/14 lts seria um excelente consumo para a condução que fiz

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                        Mesmo assim deve ser uma desilução em relação a um 3.0. Eu andei com um 330ci cabrio e aquilo para mim era perfeito.

                                                        Tenho aliás a ideia que o motor 3.0 231cv e as suas variantes mais recentes é o motor ideal na relação potência/consumos.

                                                        E nesse carro mais leve deve ser então algo de muito especial.

                                                        Mesmo assim as perfomances desse 2.2 já são muito respeitáveis, e é tal coisa tem a sonoridade de um 6 cilindros.
                                                        Eu nunca andei num 330i, mas andei num 328i e posso garantir que a genética é exactamente a mesma.

                                                        A minha curiosidade também era saber como seria um carro deste género com esta potência que acaba por ser "média" (para este género de carro) e posso garantir que não sendo alucinante, o carro anda muito bem e parece inclusivamente pela sonoridade e comportamento do motor que tem um motor maior

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Agora que já experimentaste o S2000 e o Z4 só te falta experimentar o GT e aí sim ficas habilitado para falar com toda a propriedade de "três conceitos e o prazer de conduzir".

                                                          O resto é para "encher chouriços"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            deleted

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