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Injector-bomba Vs Common-rail

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    Injector-bomba Vs Common-rail

    Muito se fala de CR, ora porque é mais silencioso ora porque apresenta menores consumos contra motores equivalente com a tecnologia IB. E sobre fiabilidade CR também é melhor? Os especialistas que se pronunciem, porque por alguma razão mesmo os últimos resistentes já estão a mudar ou mudaram recentemente para CR (2.0 TDi e 220 CDi).

    #2
    O 2.0 tdi do grupo VAG já é common-rail? Se é deve ser a bem pouco tempo, pk tenho um em casa (audi A4) e pelo barulho que faz é nitidamente um injector-bomba

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
      Muito se fala de CR, ora porque é mais silencioso ora porque apresenta menores consumos contra motores equivalente com a tecnologia IB. E sobre fiabilidade CR também é melhor? Os especialistas que se pronunciem, porque por alguma razão mesmo os últimos resistentes já estão a mudar ou mudaram recentemente para CR (2.0 TDi e 220 CDi).
      Sempre tive a mesma dúvida: O mazda 6 2.0 MZR-CD 136cv é IB ou CR??

      Comentário


        #4
        O mazda é common rail.

        Tem a ver com maturidade das tecnologias.

        O CR já está bem capaz de rivalizar com o IB e sendo o IB proprietário do Grupo VAG (Audi, VW, Seat) o mercado adoptou o CR.

        O IB está a perder competitividade e mesmo o grupo VAG está a abandonar o mesmo (emissoes poluentes, barulhos, vibracoes)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
          O 2.0 tdi do grupo VAG já é common-rail? Se é deve ser a bem pouco tempo, pk tenho um em casa (audi A4) e pelo barulho que faz é nitidamente um injector-bomba
          No grupo VAG os 1.4 1.9 e 2.0 TDi ainda são todos Injector bomba,excepto o 2.0 TDi 143cv CR que vem no novo A4 e A4 Avant (chega em Maio) e no Tiguan que apesar de ser 2.0 TDi de 140cv segundo li também já é CR.Ah e em Maio parece que também sai o 2.0TDi 170cv no A4 e A4 Avant e mais tarde também no A5.

          O 2.0TDi vai passar a ser CR no Grupo VAG..Nuns modelos já é.Noutros ainda deve demorar, não sei é quanto tempo. Sobre o 1.4 e 1.9 TDi devem continuar em comercialização com IB. Mas dentro de 2-3 anos o grupo VAG tem de lançar qualquer coisa do tipo 1.6 TDi com versões tipo de 90/105/120 cv ou assim, de maneira a abrangir modelos desde o Polo ao Golf passando também pelo futuro A1, A3, Ibiza, Leon, Toledo, Fabia, Octavia etc.. E também quem sabe para substituir o 1.9TDi 105cv no Passat e A4. Se o grupo VAG não lançar algo do género então vai perder para a concorrência..

          Comentário


            #6
            Só se a justificação for mesmo barulhos e vibração (talvez emissões poluentes), pois a nível de desempenho / consumo o Common Rail não traz nada de novo.

            Os tdi (julgo serem os únicos a terem IB actualmente) são mais barulhentos, mas em desempenho / consumo não ficam nada atrás dos CR.

            Comentário


              #7
              A Volvo utiliza a tecnologia injector bomba nos motores dos veiculos pesados!

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                #8
                Common Rail é mais silencioso...


                Se aqui, onde deitar fumo preto pelo escape, é símbolo de status, lá fora, quanto mais parecido com gasolina... melhor...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  Só se a justificação for mesmo barulhos e vibração (talvez emissões poluentes), pois a nível de desempenho / consumo o Common Rail não traz nada de novo.

                  Os tdi (julgo serem os únicos a terem IB actualmente) são mais barulhentos, mas em desempenho / consumo não ficam nada atrás dos CR.
                  Não são mas são quase..

                  Sim eu quando conduzo a carrinha do meu pai, aquilo gasta pouco para aquilo que anda..E faz menos barulho do que o 2.0TDi.. Até 130 140km/h em AE faz mesmo muito bons consumos. Acho que é igual á tua rca33 - A4 Avant 1.9TDi 130cv. Eu acho que o aspecto que mais pesou na mudança para CR, mesmo por parte do grupo VAG (proprietário da tecnologia IB), prendeu-se com as emissões de C02. A sua importancia actualmente é enorme, imagem da marca, impostos automoveis, tal como as normas europeias, Euro 5, Euro 6.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                    Não são mas são quase..

                    Sim eu quando conduzo a carrinha do meu pai, aquilo gasta pouco para aquilo que anda..E faz menos barulho do que o 2.0TDi.. Até 130 140km/h em AE faz mesmo muito bons consumos. Acho que é igual á tua rca33 - A4 Avant 1.9TDi 130cv. Eu acho que o aspecto que mais pesou na mudança para CR, mesmo por parte do grupo VAG (proprietário da tecnologia IB), prendeu-se com as emissões de C02. A sua importancia actualmente é enorme, imagem da marca, impostos automoveis, tal como as normas europeias, Euro 5, Euro 6.
                    O grupo VAG são proprietarios do sistema Injector-Bomba?! De certeza?! Se não estou em erro os diesel bem velhinhos eram injector bomba.....acho que essa "tecnologia" não tem o dono...Tal como o Common Rail....que julgo que tenha sido o grupo Fiat a introduzir essa "tecnologia" da qual tambem não são proprietarios....

                    Cpts!

                    Cpts!

                    Comentário


                      #11
                      Tudo depende do mercado e custos de desenvolvimento.

                      Não me admiro nada se daqui a 1/2/3 anos a moda ser o biturbo.

                      Teres um corsa 1,3 cdti biturbo de 120 cvs. Lineares poucas emissoes e consumo baixo.

                      O IB já foi bom (em 2000 um 1.9 conseguiu 130 cvs e 320 NM as 2000).

                      Hoje um 1.6 com CR consegue 290 NM as 1500 (Fiat 1.6 JTD).

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Os tdi (julgo serem os únicos a terem IB actualmente) são mais barulhentos, mas em desempenho / consumo não ficam nada atrás dos CR.
                        Para variar... 23d by BMW e mais nada

                        E o 20d 177cv gasta menos 1l/100 que o 2.0 Tdi 170cv

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Eduardo1983 Ver Post
                          O grupo VAG são proprietarios do sistema Injector-Bomba?! De certeza?! Se não estou em erro os diesel bem velhinhos eram injector bomba.....acho que essa "tecnologia" não tem o dono...Tal como o Common Rail....que julgo que tenha sido o grupo Fiat a introduzir essa "tecnologia" da qual tambem não são proprietarios....

                          Cpts!

                          Cpts!
                          A tecnologia Common Rail pertence á Bosch e sim o primeiro automóvel a ser comercializado foi o do Grupo Fiat, Alfa Romeo 156 1.9 JTD em 1997 e mais tarde nesse mesmo ano o Mercedes-Benz E 320 CDI que foi o segundo CR.

                          http://en.wikipedia.org/wiki/Common_rail


                          Já a tecnologia Injector-Bomba não pertence a ninguém, julgo eu, mas o grupo VW foi pioneiro, passando todos os parâmetros relativos ao motor a passar a ser controlados electronicamente.

                          This type of engine was transformed by electronic control of the injection pump, pioneered by the Volkswagen Group with the Audi 100 TDI introduced in 1989. The injection pressure was still only around 300 bar, but the injection timing, fuel quantity, EGR and turbo boost were all electronically controlled.


                          One of the first small-capacity, mass produced direct injection engines that could be called refined was developed by the Rover Group.[citation needed] The 200Tdi 2.5-litre four-cylinder turbodiesel was used by Land Rover in their vehicles from 1989, and the engine used an aluminum cylinder head, Bosch two-stage injection and multi-phase glow plugs to produce a smooth-running and economical engine while still using mechanical fuel injection.
                          This type of engine was transformed by electronic control of the injection pump, pioneered by the Volkswagen Group with the Audi 100 TDI introduced in 1989. The injection pressure was still only around 300 bar, but the injection timing, fuel quantity, EGR and turbo boost were all electronically controlled. This gave much more precise control of these parameters which made refinement much more acceptable and emissions acceptably low. Fairly quickly the technology trickled down to more mass market vehicles such as the Mark 3 Golf TDI where it proved to be very popular. These cars were both more economical and more powerful than indirect injection competitors of their day.

                          http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_...rect_injection

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                            Tudo depende do mercado e custos de desenvolvimento.

                            Não me admiro nada se daqui a 1/2/3 anos a moda ser o biturbo.

                            Teres um corsa 1,3 cdti biturbo de 120 cvs. Lineares poucas emissoes e consumo baixo.

                            O IB já foi bom (em 2000 um 1.9 conseguiu 130 cvs e 320 NM as 2000).

                            Hoje um 1.6 com CR consegue 290 NM as 1500 (Fiat 1.6 JTD).
                            Acho que isso vale o que vale. Um tdi 170 continua a ser IB...

                            E nota que os novos CR da VAG vêm com a mesma potência.

                            E posso dizer-te que um C4 1.6 HDI a 140 km/h gasta mais que um TDI 130. Nota que o HDI até injectores piezzo tem para além de ser mais leve. Por isso existem muitas variáveis (caixa, neste caso).

                            Julgo ser seguro dizer que os IB são mais barulhentos, vibram mais (se bem que não sei se a vibração vem daí) e talvez não cumpram as normas anti-poluição.

                            Em desempenho não vejo vantagem nenhuma no CR (mas posso estar enganado)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                              Para variar... 23d by BMW e mais nada

                              E o 20d 177cv gasta menos 1l/100 que o 2.0 Tdi 170cv
                              Sim mas nesse aspecto não é só o CR a ser ajudar, o Efficient Dynamics ajuda muito no campo dos consumos. Seria mais justo compares com o 20d de 163cv,por não possuir Efficient Dynamics,apesar de ter menos cavalos.

                              O actual 20d 177cv é uma prova do poder do Common Rail de terceira geração com injectores piezo-eléctricos..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Acho que isso vale o que vale. Um tdi 170 continua a ser IB...

                                E nota que os novos CR da VAG vêm com a mesma potência.

                                E posso dizer-te que um C4 1.6 HDI a 140 km/h gasta mais que um TDI 130. Nota que o HDI até injectores piezzo tem para além de ser mais leve. Por isso existem muitas variáveis (caixa, neste caso).

                                Julgo ser seguro dizer que os IB são mais barulhentos, vibram mais (se bem que não sei se a vibração vem daí) e talvez não cumpram as normas anti-poluição.

                                Em desempenho não vejo vantagem nenhuma no CR (mas posso estar enganado)
                                O 1.6 HDi não tem injectores piezo. É o 2.0 HDi 136cv.
                                O quer tem injectores piezo nas gamas mais baixas é o 1.5 dCi 105cv.
                                Isso a uns tempos foi discutido aqui.
                                http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=43685&page=2
                                http://www.peugeot.com.au/PEUGEOT/AU.../technical.pdf


                                Em desempenho os CR não são superiores aos IB. Tem é a vantagem de ter uma pressão constante.
                                Até acho que o IB tem uma pressão mais elevada.
                                Editado pela última vez por rogerAjacto; 03 February 2008, 19:34.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                  Sim mas nesse aspecto não é só o CR a ser ajudar, o Efficient Dynamics ajuda muito no campo dos consumos. Seria mais justo compares com o 20d de 163cv,por não possuir Efficient Dynamics,apesar de ter menos cavalos.

                                  O actual 20d 177cv é uma prova do poder do Common Rail de terceira geração com injectores piezo-eléctricos..
                                  Será assim tanto ?

                                  Repara que quem conduz o 20d 177cv fica com a sensação de ser mais linear do que explosivo. Aí eu acho que é de propósito e deve depender dos mapas da centralina.
                                  Aliás assim conseguem baixar os consumos, ao permitir essa progressividade. Se quiseres mais potência fazes um pouco mais de rpm e aí injecta mais combustível.

                                  CR de 3ª geração com injectores piezo-eléctricos e só dão mais 7cv do que um TDI 170 com tecnologia 'antiga' ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    ena ena tanta confusão que praki vai lolol

                                    o CR apenas substitui o PD(pump duse aka injector bomba)... por motivos ambientais.

                                    o ultimo pd 170, com injectores bomba piezo electricos são uma obra prima e se não fosse o fap os gajos da green peace andavam á caça dos utilizadores destes tdis lol

                                    em prol do ambiente lá se vão os cavalos... lol

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu percebo o conceito do rca33,

                                      e sim evolução não quer dizer que debite mais potencia.

                                      Mas nao vejo um tdi 170 IB a fazer 5000 rpm ou sequer 4600 como num bmw 320d...e as vezes da mto jeito nao mudar de relacao de caixa.

                                      Mas o futuro será o duplo turbo assim acredito.....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                        ena ena tanta confusão que praki vai lolol

                                        o CR apenas substitui o PD(pump duse aka injector bomba)... por motivos ambientais.

                                        o ultimo pd 170, com injectores bomba piezo electricos são uma obra prima e se não fosse o fap os gajos da green peace andavam á caça dos utilizadores destes tdis lol

                                        em prol do ambiente lá se vão os cavalos... lol
                                        Sim mas o C02 não perdoa... E isso também se reflete nos consumos..

                                        Já agora o que é o FAP? Desculpa a ignorância..

                                        Já sei que é o Filtro de Partículas, não estava a ver...
                                        Editado pela última vez por Filipe Miguel F. Lopes; 03 February 2008, 19:54.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                          O 1.6 HDi não tem injectores piezo. É o 2.0 HDi 136cv.
                                          O quer tem injectores piezo nas gamas mais baixas é o 1.5 dCi 105cv.
                                          Isso a uns tempos foi discutido aqui.
                                          http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=43685&page=2
                                          http://www.peugeot.com.au/PEUGEOT/AU.../technical.pdf


                                          Em desempenho os CR não são superiores aos IB. Tem é a vantagem de ter uma pressão constante.
                                          Até acho que o IB tem uma pressão mais elevada.

                                          Mas repara, o CR iguala em desempenho os IB mesmo tendo pressões mais baixas

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                            Será assim tanto ?

                                            Repara que quem conduz o 20d 177cv fica com a sensação de ser mais linear do que explosivo. Aí eu acho que é de propósito e deve depender dos mapas da centralina.
                                            Aliás assim conseguem baixar os consumos, ao permitir essa progressividade. Se quiseres mais potência fazes um pouco mais de rpm e aí injecta mais combustível.

                                            CR de 3ª geração com injectores piezo-eléctricos e só dão mais 7cv do que um TDI 170 com tecnologia 'antiga' ?
                                            Eu nunca disse mal dos PD, mas o futuro é CR, principalmente por motivos ambientais (não há volta a dar). E o novo 170cv já CR vai ser bem melhor de certeza do q o 170 PD..

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                                              Sim mas o C02 não perdoa... E isso também se reflete nos consumos..

                                              Já agora o que é o FAP? Desculpa a ignorância..
                                              Filtro Activo de Particulas

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                                                #24
                                                o fap é uma dor de cabeça lolol para quem quer reprogramar os carros! lol
                                                é um filtro horrivel que impede que o carro deite fumo... simples. lol

                                                eu tenho um pd170 e duvido que o novo cr170 tenha a bujarda do antigo!
                                                tou cá para ver!

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                  o fap é uma dor de cabeça lolol para quem quer reprogramar os carros! lol
                                                  é um filtro horrivel que impede que o carro deite fumo... simples. lol

                                                  eu tenho um pd170 e duvido que o novo cr170 tenha a bujarda do antigo!
                                                  tou cá para ver!
                                                  Infelizmente essa bujarda vai ficar no passado, o futuro não passa por aí.. Infelizmente por um lado felizmente por outro (o ambiente também é importante).

                                                  Quer dizer que agora os street racers já não podem usar o 2.0TDi 170cv, se faz pouco ou nenhum fumo já não dá

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                    Eu percebo o conceito do rca33,

                                                    e sim evolução não quer dizer que debite mais potencia.

                                                    Mas nao vejo um tdi 170 IB a fazer 5000 rpm ou sequer 4600 como num bmw 320d...e as vezes da mto jeito nao mudar de relacao de caixa.

                                                    Mas o futuro será o duplo turbo assim acredito.....
                                                    Isso de mudar de relação de caixa também tem muito que se diga.
                                                    Num TDI de 130cv, mudar de caixa, principalmente a baixa rotação, é coisa que não é necessário. Já em muitos outros CR, a história é diferente...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      qualquer tdi faz 5200rpm!
                                                      só em 6ªvel é que não chega lá.....

                                                      caro filipe: os street racers podem sempre.....daqui a uns 10 anos quando os carro forem baratos....fazer repros porque tirar o filto e fazer uma linha de escape custa 300euros lol

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                        Isso de mudar de relação de caixa também tem muito que se diga.
                                                        Num TDI de 130cv, mudar de caixa, principalmente a baixa rotação, é coisa que não é necessário. Já em muitos outros CR, a história é diferente...
                                                        Sim eu prefiro mil vez um 1.9Tdi 130cv Injector Bomba a um Corsa 1.3CDTi 70cv Common Rail.. O Injector bomba não tem qualquer fosso a baixa rotação.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Post
                                                          qualquer tdi faz 5200rpm!
                                                          só em 6ªvel é que não chega lá.....

                                                          caro filipe: os street racers podem sempre.....daqui a uns 10 anos quando os carro forem baratos....fazer repros porque tirar o filto e fazer uma linha de escape custa 300euros lol
                                                          Ah ok, mas temos de esperar mesmo algum tempo, pois os FR's Diesel 170cv ainda estão muito caros!! quando tiverem com 7/8 anos e 350.000 km eles aparecem a fazer fumo e nós já sabemos o porquê. Dá logo para distinguir.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Acho que isso vale o que vale. Um tdi 170 continua a ser IB...

                                                            E nota que os novos CR da VAG vêm com a mesma potência.

                                                            E posso dizer-te que um C4 1.6 HDI a 140 km/h gasta mais que um TDI 130. Nota que o HDI até injectores piezzo tem para além de ser mais leve. Por isso existem muitas variáveis (caixa, neste caso).

                                                            Julgo ser seguro dizer que os IB são mais barulhentos, vibram mais (se bem que não sei se a vibração vem daí) e talvez não cumpram as normas anti-poluição.

                                                            Em desempenho não vejo vantagem nenhuma no CR (mas posso estar enganado)
                                                            140km/h num carro que dá cerca de 180 máximos é muito mais próximo do limite do que 140 num carro que dá mais de 200km/h. Se colocares uma 5ª mais longa no C4 ou uma 6ª com a mesma desmultiplicação da do TDI 130, essa relação de caixa iria servir para pouco mais de nada.

                                                            O 1.6 não tem.


                                                            Comentário

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