Muito se fala de CR, ora porque é mais silencioso ora porque apresenta menores consumos contra motores equivalente com a tecnologia IB. E sobre fiabilidade CR também é melhor? Os especialistas que se pronunciem, porque por alguma razão mesmo os últimos resistentes já estão a mudar ou mudaram recentemente para CR (2.0 TDi e 220 CDi).
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Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver PostMuito se fala de CR, ora porque é mais silencioso ora porque apresenta menores consumos contra motores equivalente com a tecnologia IB. E sobre fiabilidade CR também é melhor? Os especialistas que se pronunciem, porque por alguma razão mesmo os últimos resistentes já estão a mudar ou mudaram recentemente para CR (2.0 TDi e 220 CDi).
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O mazda é common rail.
Tem a ver com maturidade das tecnologias.
O CR já está bem capaz de rivalizar com o IB e sendo o IB proprietário do Grupo VAG (Audi, VW, Seat) o mercado adoptou o CR.
O IB está a perder competitividade e mesmo o grupo VAG está a abandonar o mesmo (emissoes poluentes, barulhos, vibracoes)
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Originalmente Colocado por Off-Logic Ver PostO 2.0 tdi do grupo VAG já é common-rail? Se é deve ser a bem pouco tempo, pk tenho um em casa (audi A4) e pelo barulho que faz é nitidamente um injector-bomba
O 2.0TDi vai passar a ser CR no Grupo VAG..Nuns modelos já é.Noutros ainda deve demorar, não sei é quanto tempo. Sobre o 1.4 e 1.9 TDi devem continuar em comercialização com IB. Mas dentro de 2-3 anos o grupo VAG tem de lançar qualquer coisa do tipo 1.6 TDi com versões tipo de 90/105/120 cv ou assim, de maneira a abrangir modelos desde o Polo ao Golf passando também pelo futuro A1, A3, Ibiza, Leon, Toledo, Fabia, Octavia etc.. E também quem sabe para substituir o 1.9TDi 105cv no Passat e A4. Se o grupo VAG não lançar algo do género então vai perder para a concorrência..
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSó se a justificação for mesmo barulhos e vibração (talvez emissões poluentes), pois a nível de desempenho / consumo o Common Rail não traz nada de novo.
Os tdi (julgo serem os únicos a terem IB actualmente) são mais barulhentos, mas em desempenho / consumo não ficam nada atrás dos CR.
Sim eu quando conduzo a carrinha do meu pai, aquilo gasta pouco para aquilo que anda..E faz menos barulho do que o 2.0TDi.. Até 130 140km/h em AE faz mesmo muito bons consumos. Acho que é igual á tua rca33 - A4 Avant 1.9TDi 130cv. Eu acho que o aspecto que mais pesou na mudança para CR, mesmo por parte do grupo VAG (proprietário da tecnologia IB), prendeu-se com as emissões de C02. A sua importancia actualmente é enorme, imagem da marca, impostos automoveis, tal como as normas europeias, Euro 5, Euro 6.
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Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver PostNão são mas são quase..
Sim eu quando conduzo a carrinha do meu pai, aquilo gasta pouco para aquilo que anda..E faz menos barulho do que o 2.0TDi.. Até 130 140km/h em AE faz mesmo muito bons consumos. Acho que é igual á tua rca33 - A4 Avant 1.9TDi 130cv. Eu acho que o aspecto que mais pesou na mudança para CR, mesmo por parte do grupo VAG (proprietário da tecnologia IB), prendeu-se com as emissões de C02. A sua importancia actualmente é enorme, imagem da marca, impostos automoveis, tal como as normas europeias, Euro 5, Euro 6.
Cpts!
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Tudo depende do mercado e custos de desenvolvimento.
Não me admiro nada se daqui a 1/2/3 anos a moda ser o biturbo.
Teres um corsa 1,3 cdti biturbo de 120 cvs. Lineares poucas emissoes e consumo baixo.
O IB já foi bom (em 2000 um 1.9 conseguiu 130 cvs e 320 NM as 2000).
Hoje um 1.6 com CR consegue 290 NM as 1500 (Fiat 1.6 JTD).
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Originalmente Colocado por Eduardo1983 Ver PostO grupo VAG são proprietarios do sistema Injector-Bomba?! De certeza?! Se não estou em erro os diesel bem velhinhos eram injector bomba.....acho que essa "tecnologia" não tem o dono...Tal como o Common Rail....que julgo que tenha sido o grupo Fiat a introduzir essa "tecnologia" da qual tambem não são proprietarios....
Cpts!
Cpts!
http://en.wikipedia.org/wiki/Common_rail
Já a tecnologia Injector-Bomba não pertence a ninguém, julgo eu, mas o grupo VW foi pioneiro, passando todos os parâmetros relativos ao motor a passar a ser controlados electronicamente.
This type of engine was transformed by electronic control of the injection pump, pioneered by the Volkswagen Group with the Audi 100 TDI introduced in 1989. The injection pressure was still only around 300 bar, but the injection timing, fuel quantity, EGR and turbo boost were all electronically controlled.
One of the first small-capacity, mass produced direct injection engines that could be called refined was developed by the Rover Group.[citation needed] The 200Tdi 2.5-litre four-cylinder turbodiesel was used by Land Rover in their vehicles from 1989, and the engine used an aluminum cylinder head, Bosch two-stage injection and multi-phase glow plugs to produce a smooth-running and economical engine while still using mechanical fuel injection.
This type of engine was transformed by electronic control of the injection pump, pioneered by the Volkswagen Group with the Audi 100 TDI introduced in 1989. The injection pressure was still only around 300 bar, but the injection timing, fuel quantity, EGR and turbo boost were all electronically controlled. This gave much more precise control of these parameters which made refinement much more acceptable and emissions acceptably low. Fairly quickly the technology trickled down to more mass market vehicles such as the Mark 3 Golf TDI where it proved to be very popular. These cars were both more economical and more powerful than indirect injection competitors of their day.
http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_...rect_injection
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Originalmente Colocado por Superfast Ver PostTudo depende do mercado e custos de desenvolvimento.
Não me admiro nada se daqui a 1/2/3 anos a moda ser o biturbo.
Teres um corsa 1,3 cdti biturbo de 120 cvs. Lineares poucas emissoes e consumo baixo.
O IB já foi bom (em 2000 um 1.9 conseguiu 130 cvs e 320 NM as 2000).
Hoje um 1.6 com CR consegue 290 NM as 1500 (Fiat 1.6 JTD).
E nota que os novos CR da VAG vêm com a mesma potência.
E posso dizer-te que um C4 1.6 HDI a 140 km/h gasta mais que um TDI 130. Nota que o HDI até injectores piezzo tem para além de ser mais leve. Por isso existem muitas variáveis (caixa, neste caso).
Julgo ser seguro dizer que os IB são mais barulhentos, vibram mais (se bem que não sei se a vibração vem daí) e talvez não cumpram as normas anti-poluição.
Em desempenho não vejo vantagem nenhuma no CR (mas posso estar enganado)
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Originalmente Colocado por Bolide Ver PostPara variar... 23d by BMW e mais nada
E o 20d 177cv gasta menos 1l/100 que o 2.0 Tdi 170cv
O actual 20d 177cv é uma prova do poder do Common Rail de terceira geração com injectores piezo-eléctricos..
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostAcho que isso vale o que vale. Um tdi 170 continua a ser IB...
E nota que os novos CR da VAG vêm com a mesma potência.
E posso dizer-te que um C4 1.6 HDI a 140 km/h gasta mais que um TDI 130. Nota que o HDI até injectores piezzo tem para além de ser mais leve. Por isso existem muitas variáveis (caixa, neste caso).
Julgo ser seguro dizer que os IB são mais barulhentos, vibram mais (se bem que não sei se a vibração vem daí) e talvez não cumpram as normas anti-poluição.
Em desempenho não vejo vantagem nenhuma no CR (mas posso estar enganado)
O quer tem injectores piezo nas gamas mais baixas é o 1.5 dCi 105cv.
Isso a uns tempos foi discutido aqui.
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=43685&page=2
http://www.peugeot.com.au/PEUGEOT/AU.../technical.pdf
Em desempenho os CR não são superiores aos IB. Tem é a vantagem de ter uma pressão constante.
Até acho que o IB tem uma pressão mais elevada.Editado pela última vez por rogerAjacto; 03 February 2008, 19:34.
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Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver PostSim mas nesse aspecto não é só o CR a ser ajudar, o Efficient Dynamics ajuda muito no campo dos consumos. Seria mais justo compares com o 20d de 163cv,por não possuir Efficient Dynamics,apesar de ter menos cavalos.
O actual 20d 177cv é uma prova do poder do Common Rail de terceira geração com injectores piezo-eléctricos..
Repara que quem conduz o 20d 177cv fica com a sensação de ser mais linear do que explosivo. Aí eu acho que é de propósito e deve depender dos mapas da centralina.
Aliás assim conseguem baixar os consumos, ao permitir essa progressividade. Se quiseres mais potência fazes um pouco mais de rpm e aí injecta mais combustível.
CR de 3ª geração com injectores piezo-eléctricos e só dão mais 7cv do que um TDI 170 com tecnologia 'antiga' ?
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ena ena tanta confusão que praki vai lolol
o CR apenas substitui o PD(pump duse aka injector bomba)... por motivos ambientais.
o ultimo pd 170, com injectores bomba piezo electricos são uma obra prima e se não fosse o fap os gajos da green peace andavam á caça dos utilizadores destes tdis lol
em prol do ambiente lá se vão os cavalos... lol
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postena ena tanta confusão que praki vai lolol
o CR apenas substitui o PD(pump duse aka injector bomba)... por motivos ambientais.
o ultimo pd 170, com injectores bomba piezo electricos são uma obra prima e se não fosse o fap os gajos da green peace andavam á caça dos utilizadores destes tdis lol
em prol do ambiente lá se vão os cavalos... lol
Já agora o que é o FAP? Desculpa a ignorância..
Já sei que é o Filtro de Partículas, não estava a ver...Editado pela última vez por Filipe Miguel F. Lopes; 03 February 2008, 19:54.
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostO 1.6 HDi não tem injectores piezo. É o 2.0 HDi 136cv.
O quer tem injectores piezo nas gamas mais baixas é o 1.5 dCi 105cv.
Isso a uns tempos foi discutido aqui.
http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=43685&page=2
http://www.peugeot.com.au/PEUGEOT/AU.../technical.pdf
Em desempenho os CR não são superiores aos IB. Tem é a vantagem de ter uma pressão constante.
Até acho que o IB tem uma pressão mais elevada.
Mas repara, o CR iguala em desempenho os IB mesmo tendo pressões mais baixas
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostSerá assim tanto ?
Repara que quem conduz o 20d 177cv fica com a sensação de ser mais linear do que explosivo. Aí eu acho que é de propósito e deve depender dos mapas da centralina.
Aliás assim conseguem baixar os consumos, ao permitir essa progressividade. Se quiseres mais potência fazes um pouco mais de rpm e aí injecta mais combustível.
CR de 3ª geração com injectores piezo-eléctricos e só dão mais 7cv do que um TDI 170 com tecnologia 'antiga' ?
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Posto fap é uma dor de cabeça lolol para quem quer reprogramar os carros! lol
é um filtro horrivel que impede que o carro deite fumo... simples. lol
eu tenho um pd170 e duvido que o novo cr170 tenha a bujarda do antigo!
tou cá para ver!
Quer dizer que agora os street racers já não podem usar o 2.0TDi 170cv, se faz pouco ou nenhum fumo já não dá
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Originalmente Colocado por Superfast Ver PostEu percebo o conceito do rca33,
e sim evolução não quer dizer que debite mais potencia.
Mas nao vejo um tdi 170 IB a fazer 5000 rpm ou sequer 4600 como num bmw 320d...e as vezes da mto jeito nao mudar de relacao de caixa.
Mas o futuro será o duplo turbo assim acredito.....
Num TDI de 130cv, mudar de caixa, principalmente a baixa rotação, é coisa que não é necessário. Já em muitos outros CR, a história é diferente...
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Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver PostIsso de mudar de relação de caixa também tem muito que se diga.
Num TDI de 130cv, mudar de caixa, principalmente a baixa rotação, é coisa que não é necessário. Já em muitos outros CR, a história é diferente...
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Originalmente Colocado por audia3tdi Ver Postqualquer tdi faz 5200rpm!
só em 6ªvel é que não chega lá.....
caro filipe: os street racers podem sempre.....daqui a uns 10 anos quando os carro forem baratos....fazer repros porque tirar o filto e fazer uma linha de escape custa 300euros lol
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostAcho que isso vale o que vale. Um tdi 170 continua a ser IB...
E nota que os novos CR da VAG vêm com a mesma potência.
E posso dizer-te que um C4 1.6 HDI a 140 km/h gasta mais que um TDI 130. Nota que o HDI até injectores piezzo tem para além de ser mais leve. Por isso existem muitas variáveis (caixa, neste caso).
Julgo ser seguro dizer que os IB são mais barulhentos, vibram mais (se bem que não sei se a vibração vem daí) e talvez não cumpram as normas anti-poluição.
Em desempenho não vejo vantagem nenhuma no CR (mas posso estar enganado)
O 1.6 não tem.
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