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Relação peso/potência - Carro versus moto

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    Relação peso/potência - Carro versus moto

    Olá pessoal

    Sou novo, mas tenho seguido o fórum desde há uns tempos desta parte. Só agora me resolvi registar. Sou primo de um user daqui e sou de Fermelã. ;)

    Mas pronto, não se trata de uma apresentação, mas de saber e por a discussão uma questão engraçada:

    Os carros cada vez são mais pesados, na batalha peso potência saiem cada vez mais a perder. A este exemplo, um carro como um Renault 5 ou um Nissan Micra pesavam há uns anos entre 600 e 700Kgs. Actualmente carros do mesmo segmento vão para 1200, 1300Kgs (é apenas um exemplo).

    Já nas motos, especialmente nas desportivas, assistimos a uma utilização de materiais cada vez mais leves (mas resistentes) e de ligas leves, juntamente com motor mais potentes e eficientes.

    Porque é que os carros não são mais leves, logo, mais eficientes, logo, consumindo menos e consequentemente poupando os recursos energéticos do Planteta que, cada vez são mais caros e mais escassos?

    Não será que, mais uma vez, a industria automobilistica tem mais uma lição a tirar do mundo das duas rodas?

    #2
    Sempre teve...Das maiores evoluções de motores a gasolina foram tiradas da experiencia das duas rodas!

    Comentário


      #3
      Segurança passiva e preços "sustentáveis" ditam as regras nos automóveis.

      Comentário


        #4
        À realmente um elemento que não se pode descurar: a segurança. Ainda há pouco tempo sairam dados estatísticos que uma elevada percentagem de mortes, ocorre nos veiculos de 2 rodas. Talvez toda essa corrida em torno da relação peso/potência, menos peso, mais potência, tenha um preço muito elevado, a própria vida!

        Comentário


          #5
          As coisas não podem ser vistas dessa forma.

          Comentário


            #6
            Sabes, há diversas directivas internacionais EU/US que vão no sentido de redução de pesso dos carros incentivando o uso de ligas especiais leves e ao msemo tempo com propriedades interressantes ao nível da segurança.

            Acontece que tudo isso custa muito dinheiro e quase ng liga a tais directivas...
            Depois há os custos das matérias primas e aí não há muito a fazer. Quanto mais leve eficente o material mais caro.

            Link paras um project desta natureza:
            http://www.steel.org/AM/Template.cfm?Section=ULSAC1

            Comentário


              #7
              Ha q considerar tb certos confortos q hoje mm em carros desportivos se tornam indespensaveis, enquanto uma mota nunca ira carregar um AC, umas poltronas, uma aparelhagem q dava pra ter numa sala etc etc.

              Comentário


                #8
                uma moto é feita pa ser mt mais desportiva k um carro e tem outra construcçao e mesmo assim ja se vé motas pesadonas tipo goldwing e harleys....
                é diferente!
                no mundo automovel devido as normas de segurança e a concorrencia pelo melhor conforto so aumenta o peso e mt dos carros!

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                  À realmente um elemento que não se pode descurar: a segurança. Ainda há pouco tempo sairam dados estatísticos que uma elevada percentagem de mortes, ocorre nos veiculos de 2 rodas. Talvez toda essa corrida em torno da relação peso/potência, menos peso, mais potência, tenha um preço muito elevado, a própria vida!
                  Não concordo com esta afirmação nem com o estudo. Existe o lobby contra as motas sao elas que provocam os acidentes andam a abrir, sao inconscientes etc etc... Quando sóuma pequena percentagenm dos motards assim o é, porque regra geral quem tem uma mota compra com custo(uns mais outros nem tanto) mas geralmente é sempre um veiculo estimadoe que rola nas melhores condiçoes. Se repararmos e eu conheço n casos,os acidentes que envolvem motas geralmente são provocados por carros ou com culpas repartidas, so que como se sabe oelo mais fraco é o motocilista por razoes obvias. O futuro passa pelas motas, menos poluentes, versoes economicas tipo 125cc 250cc. E acho mal portugal nao permitir o uso de motociclos ate 125cc por cidadoes com carta de automovel, os outros paises da europa mais avançados sao burros segundo o governo. Esta simples medida iria aliviar a poluição de gases para a atmosfera e sobretudo aliviar o transito caotico da cidade em que cada vez se ve mais carros com uma so pessoa la dentro. E iria-se notar na carteira...[}]

                  Desculpem la o testamento.

                  Comentário


                    #10
                    Quando se fala em reduzir peso numa moto, não se têm só em mente a maior velocidade de ponta, também a maior agilidade, cada vez melhor, e a cada evolução uma maior rigidez do conjunto, para suportar uma melhor aceleração por exemplo a saida de curva, melhor aderencia ao disponibilizar a potencia em praticamente qq situação,etc.. È como que dizer que as motos estõa mais parecidas com o que há em circuitos que os carros com os equivalentes também nos circuitos..
                    NOS automóveis ja se assistiram a retrocessos de veículos qeu retrocedem em certos aspectose evoluem noutros..no panorama das motos..há um sentido traçado, no entanto que em cert oaspecto contribui para um uso mais amigo da mesma.

                    Como comparação e por experiencia própria posso dar como exemplo a kawasaki zzr600 que tive(e adorei) co ma R6 que possuo neste momento(e não tenciono trocar tão cedo pois chega bem, embora tenha outras em vista, mesmo tendo resistido a troca nos últimos tempos).

                    AS diferenças, bem, a ZZr 600 para um pendura é sem dúvida mais confortavel, é também mais dócil dentro do tipo doe mota que é, mas com uma ciclistica diferente do que é uma R6, ou seja, e dando como exemplo a Crel, em dadas alturas em que por vezes dava velocidades acima dos 200 kms/h, no sentido QUeluz alverca, chegando ao último tunel(antes da ponte), com esta moto, em dadas velocidades ao curvar e deitar-me, tinha que a forçar a deitar-se(logicamente todas praticamente se faz isto, mas penso que quem conduz motos perceba o que quero dizer), ou seja ao deitar-me normalmente ela tinha tendencia mediante a velocidade a querer levantar, e endireitar..o que é a logica da batata..
                    Quando a vendi e passei apra a R6, ao fazer o mesmo troço, já com rodagem notei(fruto da evolução ciclistica e neste sentido mais user friendly), que os limites desta última não eram os mesmos da kawa ZZr qeu tinah anteriormente.. ou seja, ao curvar a mesma velocidade, a R6, deixa-se cair, como que um "fazer-se sozinha a curva.." ou dizer-me que os limites dela estão mais acima...embora tb não tenha ido mais longe que me lembre com esta do que os limites que fui com a ZZr.
                    A travagem foi mais um ponto que evoluiu muito, entre outros pormenores que em muito ajudam na sua condução e maior segurança.
                    O que interessa aqui no meu ponto de vista que "nem sou de exagerar em certos pontos"
                    e que neste sentido, não tento chegar a novos limites, mas sim manter os mesmos com mais segurança a cada evolução, tendo noção de que daquele ponto, mesmo sabendo que está fora dos limites da lei, é um limite meu..nunca aumentando conforme evoluo na moto, por melhor que seja a tavagem,etc..


                    PEnso que seja mais exigente também um motociclista com um novo modelo que um condutor de um automóvel com um novo modelo.
                    NEste sentido é também mais facil comprar uma moto no auge da tecnologia que um automóvel no auge da tecnologia e com longas margens...
                    A relação peso potência entre um carro e uma moto, não é de qualquer modo comparavel, inclusivé se pusermos 2 veículos(carro/mota) em que possa haver uma margem de 50 mil #8364; de diferença e até mais a favor para o automóvel..a nível de compra.
                    Quando tens uma 600cc que a nível de cronometro(logicamente não com o piloto do dia a dia..) por exemplo dos 0 aos 100 kms/h ou aos 200 kms/h bate um lambo e afins..é complicado de comparar.
                    Com veículos mais "normais", mas com boas doses de potência, mesmo em saídas a média rotação, mesmo com
                    menor binário, mas menor peso, saiem mais rápido, fazendo-se valer a tal relação peso potência.
                    Uma pessoa andar num automóvel muito potente, consegue fazer médias muito boas numa longa viagem, é em certos aspectos mais facil que de mota, mas mota também não é para qualquer um, embora alguns pensem que estão "lá" e por vezes cometam exageros.

                    Não sou de experimentar 1ªs a fundo de mota, pois faz-me confusão levar uma moto ao limite dos 100 kms/h ou mais numa primeira mudança..embora teoricamente e em testes o consigam..por outro lado não imagino o que seria meter a 2ª depois...daria provavelmente tudo no cagação primordial..mas sobretudo na minha pelo menos nunca o fiz porque poupo o que tenho e poderia correr mal, no entanto já puxei bem 2ªs e consequentes, achando que não há necessidade de puxar tanto uma primeira visot que a disponibilidade de uam 2ª mudança já é muito bruta..
                    POsso dizer que em muitos poucas dezenas de metros, no método que faço..é muito fácil de quando se mete a 3ª mudança..olhar para o conta kms..e ir a 180 kms/h..and counting..
                    Quem nunca guiou uma mota, não faz a minima do que é uma 600cc/750/1000/1200 e para cima a puxar..e sem dúvida IMHO..não há carro que se compare a isso, é de ficar com um sorriso de orelha a orelha ;).

                    A título de aparte..a nova zx14..cada vez mais me pisca o olho..eheh..


                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Killer_one

                      citação:Originalmente colocada por monicamelo

                      À realmente um elemento que não se pode descurar: a segurança. Ainda há pouco tempo sairam dados estatísticos que uma elevada percentagem de mortes, ocorre nos veiculos de 2 rodas. Talvez toda essa corrida em torno da relação peso/potência, menos peso, mais potência, tenha um preço muito elevado, a própria vida!
                      Não concordo com esta afirmação nem com o estudo. Existe o lobby contra as motas sao elas que provocam os acidentes andam a abrir, sao inconscientes etc etc... Quando sóuma pequena percentagenm dos motards assim o é, porque regra geral quem tem uma mota compra com custo(uns mais outros nem tanto) mas geralmente é sempre um veiculo estimadoe que rola nas melhores condiçoes. Se repararmos e eu conheço n casos,os acidentes que envolvem motas geralmente são provocados por carros ou com culpas repartidas, so que como se sabe oelo mais fraco é o motocilista por razoes obvias. O futuro passa pelas motas, menos poluentes, versoes economicas tipo 125cc 250cc. E acho mal portugal nao permitir o uso de motociclos ate 125cc por cidadoes com carta de automovel, os outros paises da europa mais avançados sao burros segundo o governo. Esta simples medida iria aliviar a poluição de gases para a atmosfera e sobretudo aliviar o transito caotico da cidade em que cada vez se ve mais carros com uma so pessoa la dentro. E iria-se notar na carteira...[}]

                      Desculpem la o testamento.
                      PElo que li, neste último comunicado, foi afirmado que grande parte dos acidentes são provocados pelos automobilistas, e que enquanto, os motociclistas ultrapassavam limites de velocidade, os automobilistas não respeitavam prioridades, entre outros factores que provavam serem os responsaveis por grande parte dos ditos acidentes com motas, em que a dita grande parte de motos não era a culpada.
                      Na realidade ambos não respeita normas de segurança, mas fiquei surpreendido ao ver que somente uma infima parte pela primeira vez foi admitida ser culpa do motociclista..parece-me pela primeira vez haver aqui algo de concreto que ultrapassa a velha frase dos "gajos das motas"..
                      FOi sem dúvida uma surpresa.

                      No artigo que li, falavam de dados retirados de seguradoras para comprovar, entre outros.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Killer_one

                        citação:Originalmente colocada por monicamelo

                        À realmente um elemento que não se pode descurar: a segurança. Ainda há pouco tempo sairam dados estatísticos que uma elevada percentagem de mortes, ocorre nos veiculos de 2 rodas. Talvez toda essa corrida em torno da relação peso/potência, menos peso, mais potência, tenha um preço muito elevado, a própria vida!
                        Não concordo com esta afirmação nem com o estudo. Existe o lobby contra as motas sao elas que provocam os acidentes andam a abrir, sao inconscientes etc etc... Quando sóuma pequena percentagenm dos motards assim o é, porque regra geral quem tem uma mota compra com custo(uns mais outros nem tanto) mas geralmente é sempre um veiculo estimadoe que rola nas melhores condiçoes. Se repararmos e eu conheço n casos,os acidentes que envolvem motas geralmente são provocados por carros ou com culpas repartidas, so que como se sabe oelo mais fraco é o motocilista por razoes obvias. O futuro passa pelas motas, menos poluentes, versoes economicas tipo 125cc 250cc. E acho mal portugal nao permitir o uso de motociclos ate 125cc por cidadoes com carta de automovel, os outros paises da europa mais avançados sao burros segundo o governo. Esta simples medida iria aliviar a poluição de gases para a atmosfera e sobretudo aliviar o transito caotico da cidade em que cada vez se ve mais carros com uma so pessoa la dentro. E iria-se notar na carteira...[}]

                        Desculpem la o testamento.
                        Bom o que vale é que, pelos vistos, tem um estudo bastante mais rigoroso/cientifico: à sempre o "eu conheço n casos..."

                        A estatistica que citei é extremamente simples e objectiva. De onde provêm as mortes na estrada. E o que é certo é que 25% são das motas e esta percentagem aumentou bastante.

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Killer_one


                          Não concordo com esta afirmação nem com o estudo. Existe o lobby contra as motas sao elas que provocam os acidentes andam a abrir, sao inconscientes etc etc... Quando sóuma pequena percentagenm dos motards assim o é, porque regra geral quem tem uma mota compra com custo(uns mais outros nem tanto) mas geralmente é sempre um veiculo estimadoe que rola nas melhores condiçoes. Se repararmos e eu conheço n casos,os acidentes que envolvem motas geralmente são provocados por carros ou com culpas repartidas, so que como se sabe oelo mais fraco é o motocilista por razoes obvias. O futuro passa pelas motas, menos poluentes, versoes economicas tipo 125cc 250cc. E acho mal portugal nao permitir o uso de motociclos ate 125cc por cidadoes com carta de automovel, os outros paises da europa mais avançados sao burros segundo o governo. Esta simples medida iria aliviar a poluição de gases para a atmosfera e sobretudo aliviar o transito caotico da cidade em que cada vez se ve mais carros com uma so pessoa la dentro. E iria-se notar na carteira...[}]

                          Desculpem la o testamento.
                          Não quer dizer que as motas sejam as culpadas, mas há sempre aquele acidente classico de um gajo que vem de mota um pouco mais rápido e um carro não para num stop e se atravessa à frente. A noticia dizia que a grande maioria dos acidentes mortais envolviam motas, é um facto e é facil perceber porque.

                          Comentário


                            #14
                            citação:
                            Dois a quatro acidentes com veículos de duas rodas, que provocam mortos ou feridos graves, têm ocorrido em média diariamente desde o início do ano, disse hoje à Agência Lusa fonte da Brigada de Trânsito da GNR.

                            Na Operação Primavera da BT/GNR, que decorreu de sexta-feira a segunda-feira, foram registados 34 acidentes que envolveram veículos de duas rodas, dos quais resultaram 10 mortos.

                            O total de acidentes foi de 863 e o de vítimas mortais de 15.

                            «Dois terços das vítimas mortais registadas na Operação Primavera resultaram de acidentes que envolveram veículos de duas rodas, números que são muito preocupantes», disse à Lusa o major Lourenço da Silva.
                            http://www.portugaldiario.iol.pt/not...687&div_id=291

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por monicamelo

                              citação:Originalmente colocada por Killer_one

                              citação:Originalmente colocada por monicamelo

                              À realmente um elemento que não se pode descurar: a segurança. Ainda há pouco tempo sairam dados estatísticos que uma elevada percentagem de mortes, ocorre nos veiculos de 2 rodas. Talvez toda essa corrida em torno da relação peso/potência, menos peso, mais potência, tenha um preço muito elevado, a própria vida!
                              Não concordo com esta afirmação nem com o estudo. Existe o lobby contra as motas sao elas que provocam os acidentes andam a abrir, sao inconscientes etc etc... Quando sóuma pequena percentagenm dos motards assim o é, porque regra geral quem tem uma mota compra com custo(uns mais outros nem tanto) mas geralmente é sempre um veiculo estimadoe que rola nas melhores condiçoes. Se repararmos e eu conheço n casos,os acidentes que envolvem motas geralmente são provocados por carros ou com culpas repartidas, so que como se sabe oelo mais fraco é o motocilista por razoes obvias. O futuro passa pelas motas, menos poluentes, versoes economicas tipo 125cc 250cc. E acho mal portugal nao permitir o uso de motociclos ate 125cc por cidadoes com carta de automovel, os outros paises da europa mais avançados sao burros segundo o governo. Esta simples medida iria aliviar a poluição de gases para a atmosfera e sobretudo aliviar o transito caotico da cidade em que cada vez se ve mais carros com uma so pessoa la dentro. E iria-se notar na carteira...[}]

                              Desculpem la o testamento.
                              Bom o que vale é que, pelos vistos, tem um estudo bastante mais rigoroso/cientifico: à sempre o "eu conheço n casos..."

                              A estatistica que citei é extremamente simples e objectiva. De onde provêm as mortes na estrada. E o que é certo é que 25% são das motas e esta percentagem aumentou bastante.

                              Pelos vistos não entendeu onde eu quis chegar.

                              Comentário


                                #16
                                Parece-me que as notícias vindas a lume recentemente dizem respeito a um periodo de tempo restrito, o fim-de-semana prolongado do 1º de Maio. Para além disso as estatisticas falam em duas rodas, sem especificar ciclomotores, bicicletas ou motociclos.

                                E a estatistica nunca é simples e objectiva. Se 20% dos acidentes são provocados por pessoal bêbado, please, tirem os sóbrios da estrada, que provocam 80% dos acidentes...

                                Vejam o número de acidentes e mortos em Espanha na Páscoa. E nós é que estamos na cauda da Europa. Right...

                                Quanto ao tópico propriamente dito, é uma questão de dinheiro. Carros verdadeiramente desportivos, leves e muito potentes são muuuiiiito caros. Com menos de 12.000 aérios tem uma verdadeira moto desportiva, igual, ou quase, à do gajo que ganhou a corrida de supersport no fim de semana passado.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                  À realmente um elemento que não se pode descurar: a segurança. Ainda há pouco tempo sairam dados estatísticos que uma elevada percentagem de mortes, ocorre nos veiculos de 2 rodas. Talvez toda essa corrida em torno da relação peso/potência, menos peso, mais potência, tenha um preço muito elevado, a própria vida!
                                  concordo plenamente!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por conde

                                    Olá pessoal

                                    Sou novo, mas tenho seguido o fórum desde há uns tempos desta parte. Só agora me resolvi registar. Sou primo de um user daqui e [u]sou de Fermelã</u>. ;)
                                    Pronto, já revelaste tudo! :D:D:D
                                    Cumprimentos ao André! ;)


                                    Em relação ao tema: não concordo muito com a parte dos consumos, uma vez que, graças à mior eficiência dos motores e às melhorias na aerodinâmica, os carros actuais consomem cada vez menos. Já não sei se será esse o caso em relação às motas. Pelo menos, julgo que a redução nos consumos não será tão drástica como nos carros!
                                    Bem vindo e posta muito e bem!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Julgo que a grande diferença, que bem apontas, está no que o condutor de ambos os veículos requerem.

                                      Numa mota dificilmente farás muitas exigências, para além da agradabilidade/facilidade de condução, prestações e fibilidade.

                                      Num automóvel já te será mais difícil dispensar coisas como insonorização, ar condicionado, um batalhão de airbags, e outras coisas que, ainda que possam emagrecer com os esforços dos engenheiros, acabam por tornar um esquelético chassis com casca num anafado carro burguês dos nossos dias.

                                      Repara que, no caso dos ultra-desportivos (lembrei-me do Atom, por exemplo) nada dessas coisas são consideradas essenciais e logo o conceito Sveltesse aplica-se, tal e qual, como nas motos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu acho que tem mais a haver com uma preocupação maior com os equipamentos de segurança. Os carros de hoje em dia já têm uma série de ABG's, ESP's, ABS's, zonas de deformação programada, enquanto que antigamente não havia nada disto, quando batias, era fechar os olhos e rezar a todos os santinhos...

                                        As motos em relação à segurança, bem reduz-se ao ABS, CBS e pouco mais os materiais vêm directamente da competição, escapes em titanio, fibras de carbono, etc.,... Mas uma coisa também é certa há dez anos uma 600cc Supersport não custava 10000€!!!

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                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por Lino Marques


                                          Em relação ao tema: não concordo muito com a parte dos consumos, uma vez que, graças à mior eficiência dos motores e às melhorias na aerodinâmica, os carros actuais consomem cada vez menos. Já não sei se será esse o caso em relação às motas. Pelo menos, julgo que a redução nos consumos não será tão drástica como nos carros!
                                          Bem vindo e posta muito e bem!
                                          Em regimes estacionários, onde a velocidade é constante... Agora quando existe variação da mesma, o peso pode muito bem ser um inimigo...

                                          O culpado pelos incrementos de peso dos veículos é apenas um!

                                          O consumidor! Que quer cada vez mais que o seu carro traga mais equipamentos de conforto, seja mais espaçoso e seja cada vez mais seguro. E isto paenas para dar uns exemplos...


                                          O peso em si, em qualquer situação que envolva movimento é quase sempre prejudicial, pois é o maior inimigo da dinâmica, prejudicando as reacções do conjunto.

                                          Por outro lado, o peso transmite confiança à maior parte das pessoas.

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                                            #22
                                            Boas,

                                            Se formos ver os carros desportivos (equivalentes às motos referirdas), também tentam reduzir ao máximo o peso ; )

                                            Simple, tiveste e tens grandes motos ; ), mas estás a comparar uma sport turismo (ZZR) com uma desportiva, das mais radicais (R6). Logo são muito mais notórias as diferenças em conforto e comportamento dinâmico...



                                            Cump.

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                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por ice

                                              Boas,

                                              Se formos ver os carros desportivos (equivalentes às motos referirdas), também tentam reduzir ao máximo o peso ; )

                                              Simple, tiveste e tens grandes motos ; ), mas estás a comparar uma sport turismo (ZZR) com uma desportiva, das mais radicais (R6). Logo são muito mais notórias as diferenças em conforto e comportamento dinâmico...



                                              Cump.

                                              Basta comprar uma por exemplo uma cbr 600 de 96 e uma de 2006 para ver as diferenças a nivel de ciclistica e comportamento da mesma! Para se perceber a evolução deste por exemplo ultimos 10 anos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por ice

                                                Boas,

                                                Se formos ver os carros desportivos (equivalentes às motos referirdas), também tentam reduzir ao máximo o peso ; )

                                                Simple, tiveste e tens grandes motos ; ), mas estás a comparar uma sport turismo (ZZR) com uma desportiva, das mais radicais (R6). Logo são muito mais notórias as diferenças em conforto e comportamento dinâmico...



                                                Cump.

                                                Sim, sei que as filosofias são ligieramente diferentes, mas na altura da ZZr,era a única opção e desempenhava o papel de ambas(sport turismo e sport), o que por acaso fazia muito bem .

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Parece-me que existem 4 razões principais para os carros serem cada vez mais pesados:
                                                  Equipamento - cada vez mais a panóplia de airbags, sensores, GPSs, bancos eléctricos etc. se multiplica.
                                                  Dimensões - por ex. um Golf de antigamente era mais pequeno de que um Polo de hoje (ou perto disso).
                                                  Segurança - os carros tem que resistir a impactos mais severos.
                                                  Custo - a utilização de materiais leves inflacciona o fabrico.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim, foi e é uma grande moto, a zzr. ; )

                                                    Claro que tem de haver evolução, e cada vez mais. Nós assim o queremos lol.

                                                    Com as novas borrachas (que utilisam tecnologia que anteriormente só se via em competição) que estão a ser lançadas para o mercado, a coisa tem tendência a atingir proporções ainda maiores...

                                                    Cump.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por ice

                                                      Sim, foi e é uma grande moto, a zzr. ; )

                                                      Claro que tem de haver evolução, e cada vez mais. Nós assim o queremos lol.

                                                      Com as novas borrachas (que utilisam tecnologia que anteriormente só se via em competição) que estão a ser lançadas para o mercado, a coisa tem tendência a atingir proporções ainda maiores...

                                                      Cump.
                                                      A minha paranóia nos últimos 2 anos, é comprar uma zx 750r, andou já em hipóteses de compra uma zzr 1100, mas como ando a espera de 2 zx750r de amigos a ponto de serem vendidas, mantive o dinheiro de parte.
                                                      A ZZR ainda hoje e sobretudo hoje para quem quer ter uma boa moto 600cc sem compromissos é uma grande aposta, continua estéticamente linda! muito amiga do condutor e com prestações excelentes que na altura eram muito superiores a concorrência e hoje em dia para cruzeiros equivalentes ao que anda por aí, com o acréscimo de uma excelente protecção aerodinamica.

                                                      O sucesso foi tal que aidna há pouco temp oa KAwa voltou a lançar uma ZZR -1200, que é um canhão disfarçado de cordeiro, já guei uma , e não fosse a apetência futura por uma zx-14, optava já por esta.

                                                      Temos que combinar um encontro motard aqui do núcleo do AHo, sem súvida seria saudável.
                                                      Um passeio até a Ericeira, etc.. È uma questão de combinar caso queiram alinhar.


                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu já vou na 2ª kawa ; )

                                                        Mesmo a mais desportiva zx6r, modelo de 99, tem um bom compromisso de conforto, muito mais do que a minha actual Z750, uma simples utilitária ; )

                                                        Só é pena estar má representada no que toca a importador!

                                                        Quanto ao passeio, é uma questão de se combinar, mas está marcado para breve um encontro de "verdinhas", se quiseres detalhes avisa ; )

                                                        Cump.

                                                        Comentário

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