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Qual será melhor: 0W30/0W40/10W40,etc...

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    Qual será melhor: 0W30/0W40/10W40,etc...

    Gostaria de saber, qual será a melhor percentagem(penso que será assim) de óleo, quanto mais sintéctico for melhor? EX:0w40 Super sintéctico é o melhor? Estou prestes a mudar e não sei o que pôr, obrigado(e marcas,qual a melhor)?;)

    #2
    Depende do carro, e da utilização do carro.

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      #3
      Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.

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        #4
        usa o recomendado para o carro, deverá dizer no livro, ou talvez até junto ao motor (autocolante).

        antes isso que andar a arriscar sem saber e partir o motor todo[:P]

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          #5
          citação:Originalmente colocada por DêCêIi

          Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.

          ?!?!?!?!?!?1?!
          "altas temperaturas ambiente"?! - Então o interior do motor não atinge, de longe, temperaturas mais elevadas do que no exterior, independentemente de fazer chuva ou fazer sol, aqui ou na Patagónia?!

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por cobola

            citação:Originalmente colocada por DêCêIi

            Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.

            ?!?!?!?!?!?1?!
            "altas temperaturas ambiente"?! - Então o interior do motor não atinge, de longe, temperaturas mais elevadas do que no exterior, independentemente de fazer chuva ou fazer sol, aqui ou na Patagónia?!
            Caso não saibas, os fluidos, perdem qualidades com o aumento da temperatura... E a temperatura pela qual os fabricantes se regem quando fazem ou especificam um óleo é a temperatura absoluta, onde também é contabilizada a amplitude e máximos da temperatura ambiente.

            Um motor em temperaturas extremamentes baixas não aquece tanto como seria desejável e para verificares isto, basta que vejas como é o Inverno nos Paíse Nórdicos...

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              #7
              Em que motor? Convém referir, para facilitar a ajuda.

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                #8
                citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.
                Também concordo com isto, mas o pessoal acha que quanto
                mais baixos os indices melhor...
                Pelo que eu vi no manual do meu carro, para as nossas temperaturas,
                um óleo 15W40 ou 20W50 é apropriado.

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                  #9
                  Há muitos motores hoje em dia a levaram XW30. Aqui o que interessa sempre é o que o fabricante indica.

                  No site da Cepsa existe um guia de lubrificação de acordo com os fabricantes. Para carros antigos a informação não é 100% válida porque depende de outros factores, mas para carros novos é exactamente a recomendação do fabricante.

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                    #10
                    Bem, os veículos em concreto são: fiat bravo 1.4 sx de ´96(levará óleo já esta semana) e já agora: Bmw 320i de ´95, obrigado...

                    Comentário


                      #11
                      Mas quando é que se vai entender, que o óleo que marca indica é 90% das vezes,o ideal?

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                        Mas quando é que se vai entender, que o óleo que marca indica é 90% das vezes,o ideal?
                        Imagina que tens um carro, com 40 anos e que na altura os óleos eram fatelas em relação aos de agora e se quiseres um óleo para o teu carro com 40 anos, já não o arranjas, que fazes? Escolhes o melhor,certo? Todos os anos, tanto os combustíveis como os óleos, estão a evoluir, para melhor, nunca para pior, então é correcto que quem quiser mudar o óleo, no veículo, que escolha um bom de momento e não o que era ideal á 11 anos atrás...

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por Ruibadboy

                          citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                          Mas quando é que se vai entender, que o óleo que marca indica é 90% das vezes,o ideal?
                          Imagina que tens um carro, com 40 anos e que na altura os óleos eram fatelas em relação aos de agora e se quiseres um óleo para o teu carro com 40 anos, já não o arranjas, que fazes? Escolhes o melhor,certo? Todos os anos, tanto os combustíveis como os óleos, estão a evoluir, para melhor, nunca para pior, então é correcto que quem quiser mudar o óleo, no veículo, que escolha um bom de momento e não o que era ideal á 11 anos atrás...
                          o óleo recomendado pela marca tem umas determinadas características, entre elas a viscosidade e é isso que deve ser seguido.

                          um 0W30 nao é necessariamente melhor que um 5W40... sao diferentes e indicados para utilizaçoes diferentes.

                          Vai ao tópico dos óleos pode ser que esclareças algumas dúvidas.

                          Comentário


                            #14
                            O Duro disse tudo!

                            Eu no meu carro, posso por 5W40(existem concessionátios que poêm), BP Visco 7000 Sport todo pipi, mas está mais do que provado, que o 10W40 BP Visco 5000 é o ideal para o meu carro (recomendado pela marca!)

                            Comentário


                              #15
                              ;)Já fiquei esclarecido, o que for o ideal é o que levará, [^]...

                              Comentário


                                #16
                                penso que para ambos os carros o bp visco 5000 10w40 é "ideal"

                                Comentário


                                  #17
                                  selenia 10w40 para o meu

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                    Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.
                                    ai os mitos. vê o tópico dos óleo e lê o que o jeff escreve.

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                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Vehicle

                                      citação:Originalmente colocada por DêCêIi

                                      Eu evitaria de todo usar os 0W30 ou 5W30, pois estes apresentam um péssimo comportamento em altas temperaturas ambiente, que fácilmente se atingem em Portugal no verão, por exemplo.
                                      ai os mitos. vê o tópico dos óleo e lê o que o jeff escreve.
                                      Não é mito, pelo menos para mim... Um óleo com índice 30 a quente para mim e para o clima do meu País é mau!

                                      É o que o fabricante indica [?] Tudo bem, é o que se usa, mas de certeza que o fabricante não faz especificações para casos especifícos como o nosso, apenas para o geral.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Normalmente nos manuais dos carros vem lá uma tabela
                                        com os indices de viscosidade recomendados consoante
                                        a temperatura exterior.

                                        Por isso, continuo sem perceber porque é que o pessoal
                                        gosta tanto de indices de viscosidade baixos, quando no nosso
                                        país as temperaturas são relativamente elevadas.

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                                          #21
                                          Eu uso MOBIL 1, 5W50 no meu Clio 16V.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Isso do óleo é relativo, depende da condução que utilizamos e depende do clima como já foi dito, mas regra geral um óleo mineral com indice 15w45 será mais que suficiente.;)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ambos são carros já com uns anitos e portanto estar a meter-lhe óleo 0w30 ou 5w30não vai melhorar nada, apesar de serem óleos sintéticos, as folgas dos motores só vão fazer com que o gasto de óleo aumente e a lubrificação não se faça como deve de ser.

                                              A Fiat tem um bom óleo no Selénia, feito para os carros da marca e até nem é caro. Para o outro, o melhor é não ir além do 10W40, até pode usar o mesmo Selénia nos dois.

                                              Pessoalmente uso o BP Visco 5000 com mudanças de 15000 em 15000Km como a marca aconselha.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para tirar as duvidas:

                                                http://www.ew2.lubesinfo.com/framese...1209&langid=13

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Amigos
                                                  Houve aí um tipo que veio da Escócia a Portugal, fazendo uma volta pela Finlândia, com óleo de fritar usado (que vai pedindo pelo caminho em todos os restaurantes por onde passa).
                                                  Grande óleo este, hem?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Há uma historia que o primeiro Rolls que veio para Portugal, deu o berro algum tempo depois.
                                                    O mecanico que veio de Inglaterra ficou admirado pois o motor estava todo colado, e perguntou ao dono o que tinha feito e posto dentro do motor.
                                                    Este respondeu que fez que dizia no manual, ou seja, mudou o lubrificante do motor e meteu azeite do mais puro que produzia na sua herdade. :D:D:D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu entendo o uso do oleo desta forma, o primeiro numero deve ser sempre inferior ao que a fabrica aconselha, a diferença é que quanto mais pequeno o numero for mais rapidamente aquece o motor quando o pomos a trabalhar para países em que existe muito gelo e frio,e também para os apressados e nem aquecem o carro antes de arrancar com ele, mas nesse aquecimento pode gastar um pouquinho de oleo até atingir uma graduação superior á medida que o motor aquece, o ultimo numero deve ser sempre superior ao que a fabrica aconselha pra não atingir grande aquecimento no motor em ambientes quentes.

                                                      Comentário

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