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O mito do uso reduzido da caixa de velocidades nos diesel?!? 2.0 TDI

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    O mito do uso reduzido da caixa de velocidades nos diesel?!? 2.0 TDI

    Está quase como que estabelecido que quem tem um turbo diesel arranca em 1ª , mete 6ª e pode estar descansado o resto da viagem sem nunca mais ter que reduzir...

    sempre estranhei muito esta situação já que todos os diesel que conduzi isso não passa de um sonho, sempre foi necessário reduzir quando motor não está na sua zona ideal de tiro e precisamos de potência...assim tal e qual como QUALQUER OUTRO CARRO...., seja a gasolina ou diesel!


    isto a propósito da avaliação ao motor 2.0 TDI do Tiguan na Auto Magazine, ora vejam lá:



    no último parágrafo ele refere-se ao "constante recurso à caixa"...

    será o fim de um mito?

    #2
    Isso tem bastante a ver com o peso e com o lag do turbo. E, claro, com o escalonamento da caixa.

    Por exemplo, no Clio dCi 86 cv com que andámos até hoje (ironia do destino, avariou...) não é necessário muito uso da caixa de velocidades, porque o gajo até a 1400-1500 rpm responde de forma muito aceitável.

    Comentário


      #3
      Tsst...as vezes que tive que recorrer à caixa do 1.4TDI...
      A incrível facilidade com que ele perdia a força era indescritivel.
      Um pesadelo.
      Claro que é mito, até poque isto é um exemplo.
      Existem mais.
      Agora, uns são mais propícios a isto do que outros: escalonamento correto de caixa é a principal razão a meu ver.

      Comentário


        #4
        Eu uso mais a caixa nos carros a diesel do que a gasolina. Acho que é o normal, nunca ninguém disse o contrário.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
          Isso tem bastante a ver com o peso e com o lag do turbo. E, claro, com o escalonamento da caixa.

          Por exemplo, no dCi com que andámos até hoje (ironia do destino, avariou...) não é necessário muito uso da caixa de velocidades, porque o gajo até a 1400-1500 rpm responde de forma muito aceitável.
          Andas com azar!

          Comentário


            #6
            lol atm's rulez... n há rutbo lag's pa ninguem andam pouco... mas aguentam com tudo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
              Tsst...as vezes que tive que recorrer à caixa do 1.4TDI...
              A incrível facilidade com que ele perdia a força era indescritivel.
              Um pesadelo.
              Claro que é mito, até poque isto é um exemplo.
              Existem mais.
              Agora, uns são mais propícios a isto do que outros: escalonamento correto de caixa é a principal razão a meu ver.
              Também andámos com um desses, TDI 80 cv. Aquilo após as 2000 rpm tinha muita pujança, aparenta mais até do que o dCi, mas se a rotação caísse abaixo disso posso dizer que quase se mexia menos que o nosso clio 1.2.

              P.S.- não te preocupes que daqui a pouco mais de uma hora chega outro

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                Também andámos com um desses, TDI 80 cv. Aquilo após as 2000 rpm tinha muita pujança, aparenta mais até do que o dCi, mas se a rotação caísse abaixo disso posso dizer que quase se mexia menos que o nosso clio 1.2.

                P.S.- não te preocupes que daqui a pouco mais de uma hora chega outro
                Acredita, que o 1.4 TDI é fogo de vista!
                A palavra que usaste, aparenta, é a mais indicada.
                Aquilo tem aquele kick natural dos TDI, mas andas tanto como os outros, com a agravante de que antes de entrar o turbo andas a dormir...

                Comentário


                  #9
                  eu tenho um carro a gasolina e outro a diesel e a utilização da caixa é semelhante nos dois.

                  Comentário


                    #10
                    Uso bem mais a cx no Astra do que no Civic...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                      Acredita, que o 1.4 TDI é fogo de vista!
                      A palavra que usaste, aparenta, é a mais indicada.
                      Aquilo tem aquele kick natural dos TDI, mas andas tanto como os outros, com a agravante de que antes de entrar o turbo andas a dormir...
                      Por acaso é verdade, e eu notei isso na AE quando o gajo chegou aos 180 a direito e estacou ali nas 4200 rpm. E apesar da pujança inicial, o dCi passa com mais à vontade das 4000 rpm e corta mais tarde, inclusivé.

                      Mas lá que o kick metia um piadão...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                        Por acaso é verdade, e eu notei isso na AE quando o gajo chegou aos 180 a direito e estacou ali nas 4200 rpm. E apesar da pujança inicial, o dCi passa com mais à vontade das 4000 rpm e corta mais tarde, inclusivé.

                        Mas lá que o kick metia um piadão...

                        Outra coisa que me metia impressão (apesar de ser uma característica dos diesel) é que depois de teres o kick, tinha meia dúzia de rotações com força e depois morria logo.
                        Só é bom nos consumos.
                        Editado pela última vez por MadDragon; 10 February 2008, 10:58.

                        Comentário


                          #13
                          O problema dos diesel é serem mto dependentes do Turbo e do regime ideal para andarem bem, já os atmosféricos...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post

                            Outra coisa que me metia impressão (apesar de ser uma característica dos diesle) é que depois de teres o kick, tinha meia dúzia de rotações com força e depois morria logo.
                            Só é bom nos consumos.
                            Mesmo em relação aos consumos esperava melhor. Com um ritmo semelhante ao Clio dCi e mesmos percursos, o TDI fez média de 7 l/100 km e o dCi de 6,5 ...

                            Bom, vou ficar por aqui, sob pena de desvirtuar o tema do tópico.

                            PS- mas o dCi avariou e o TDI não!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                              O problema dos diesel é serem mto dependentes do Turbo e do regime ideal para andarem bem, já os atmosféricos...
                              Os atmosféricos também não andam nada, diga-se de pasagem.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                Mesmo em relação aos consumos esperava melhor. Com um ritmo semelhante ao Clio dCi e mesmos percursos, o TDI fez média de 7 l/100 km e o dCi de 6,5 ...

                                Bom, vou ficar por aqui, sob pena de desvirtuar o tema do tópico.

                                PS- mas o dCi avariou e o TDI não!
                                Um tópico a falar de diesel é uma heresia, nem que seja a dizer mal deles!
                                Estou a brincar Filipe!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                  Os atmosféricos também não andam nada, diga-se de pasagem.
                                  Alto e pára o baile! Depende dos atmosféricos!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                    Os atmosféricos também não andam nada, diga-se de pasagem.
                                    Penso que ele estava a referir-se a motores diesel atmosféricos, tipo 1.5 D PSA ou 1.9 D da Renault.

                                    E esses sim, andavam menos que um 1.6 HDI ou 1.5 dCi (excepto o de 68 cv)...mas curiosamente, exceptuando as vibrações e o ruído, conseguiam oferecer uma condução em que o uso á caixa era menos acentuado (bom, não dei os melhores exemplos ao falar em dCi e HDI). E em alguns casos ainda eram mais rotativos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      qual a novidade?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                        Alto e pára o baile! Depende dos atmosféricos!!!
                                        Tais como?
                                        Tens que comparar o comparável!
                                        Não podes comparar um 1.4 Turbo com um 3.0 NA!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Novidades onde onde???

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                            Penso que ele estava a referir-se a motores diesel atmosféricos, tipo 1.5 D PSA ou 1.9 D da Renault.

                                            E esses sim, andavam menos que um 1.6 HDI ou 1.5 dCi (excepto o de 68 cv)...mas curiosamente, exceptuando as vibrações e o ruído, conseguiam oferecer uma condução em que o uso á caixa era menos acentuado (bom, não dei os melhores exemplos ao falar em dCi e HDI). E em alguns casos ainda eram mais rotativos.
                                            POis, e eu também.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                              Tais como?
                                              Tens que comparar o comparável!
                                              Não podes comparar um 1.4 Turbo com um 3.0 NA!

                                              A3 2.0TDI vs CTR

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                POis, e eu também.
                                                Não eu frisei a dependência da acção do turbo nos turbodiesel!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                  A3 2.0TDI vs CTR
                                                  Na na na na na
                                                  Completamente incomparável.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                    Na na na na na
                                                    Completamente incomparável.
                                                    Queres mais? E ainda vou mais fundo...

                                                    Corsa GTC 1.25CDTI vs Suzuki Swift 1.3GTI

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                      Queres mais? E ainda vou mais fundo...

                                                      Corsa GTC 1.25CDTI vs Suzuki Swift 1.3GTI
                                                      Mas não se pode comparar assim. É que um é a gasolina, o outro é diesel. Por conseguinte, as faixas de rpm serão diferentes, o escalonamento das caixas também...

                                                      Mas por exemplo, 1.7 CDTI vs 1.7 DI é uma comparação mais interessante, tendo em conta o tema do tópico...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                        Não eu frisei a dependência da acção do turbo nos turbodiesel!!
                                                        Não estou a perceber...
                                                        Comparaste diesel turbo com NA otto?
                                                        Ou diesel turbo com NA diesel?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                          Não estou a perceber...
                                                          Comparaste diesel turbo com NA otto?
                                                          Ou diesel turbo com NA diesel?

                                                          O que está a BOLD.

                                                          P.s. Já percebi a vossa confusão, eu tb não me tinha explicado bem no outro post.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pois, eu estava a falar de NA diesel VS Turbo Diesel

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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