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    TDI - o tópico



    Ainda não há um tópico dedicado a um dos motores mais revolucionários dos últimos 20 anos?

    A Volkswagen, com o motor TDI, tornou os carros a gasóleo mais potentes, eficientes, económicos e agradáveis de conduzir. O primeiro motor TDI era o 2.5 que equipou o Audi 100 em 1989, mas o motor TDI que "partiu tudo" foi o célebre 1.9 TDI de 90cv que apareceu a partir de 1993, que permitia ao Passat fazer pouco mais de 5 litros aos 100, sem ser uma arrastadeira. Teve também grande sucesso no Golf.

    A concorrência surgiu, com os tdci, dti, dci, d-4d etc, e até há quem considere ter um "TDI" algo de "status" (embora isso seja um perfeito disparate... o objectivo do motor não é esse).

    Entretanto surgiram sistemas mais modernos como o sistema injector-bomba e o Common Rail, mas da parte de quem tem ainda um Passat com esse motor 1.9 TDI de 90cv, eu digo-vos: o motor é super-económico, tem potência suficiente para tudo, e é muito agradável de conduzir. A potência não se "esgota" passadas poucas RPM nem nada, é um verdadeiro portento tecnológico e equilibrado.

    Alguém por aqui com o mesmo motor? São chamados à recepção.

    #2
    Tenho um 1.9 TDI mas de 110!

    Comentário


      #3
      "1.9 TDI de 90cv, eu digo-vos: tem potência suficiente para tudo"

      Comentário


        #4
        Já estava com saudades...

        Grandes lutas que se travaram aqui à volta desse tema.

        Comentário


          #5
          Vai descambar, mas enfim...

          Dentro dos diesel são os meus favoritos, com destaque para o PD130 e para o 2.0 TDi de 140cv.

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            #6
            1.9 TDI criou geração do kick lol, grande motor, de 90cv a (segundo dizem) 270cv

            Comentário


              #7
              O Jarod a defender um diesel. Alguém lhe deve ter roubado a password

              Comentário


                #8
                Podiamos era falar dos 2.0 TDI, lol.
                Os 1.9 já toda a gente sabe o que foram e o que são, excelentes motores.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                  1.9 TDI criou geração do kick lol, grande motor, de 90cv a (segundo dizem) 270cv

                  Sim, existiu um Ibiza 1.9 TDi de 90cv que chegou a esse nível, infelizmente teve um fim pouco ortodoxo!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                    "1.9 TDI de 90cv, eu digo-vos: tem potência suficiente para tudo"

                    Se pensares no que se pedia a um turbodiesel há 15 anos e o que se pede hoje...

                    Este é o pensamento de há 15 anos. O dos dias de hoje é que o 123d coupé é lento, tal como o 120d...

                    Comentário


                      #11
                      apesar de ser um fumarolas é um motor muito porreiro

                      ainda só andei em 2, um de 130cv, e um de 90cvs que na altura tava a debitar uns 160cvs, que brutalidade

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                        Se pensares no que se pedia a um turbodiesel há 15 anos e o que se pede hoje...

                        Este é o pensamento de há 15 anos. O dos dias de hoje é que o 123d coupé é lento, tal como o 120d...
                        mesmo ha 15 anos 90 cvs era pouco, seja que combustivel fosse!

                        Pouco no sentido dos carro não andarem muito, lógico que para o diesel era o 123d da altura
                        Editado pela última vez por DarthVader1933; 10 February 2008, 14:16.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por underground Ver Post
                          Sim, existiu um Ibiza 1.9 TDi de 90cv que chegou a esse nível, infelizmente teve um fim pouco ortodoxo!
                          Estava me a referir aos potenciais do 1.9, tanto pode ser um motor economico e cumpridor, como pode ser tunado até aos dentes com 270cv...deve ser o motor diesel que mais repros levou, incrivel a quantidade de gente que o reprograma...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por speed_kills Ver Post
                            Estava me a referir aos potenciais do 1.9, tanto pode ser um motor economico e cumpridor, como pode ser tunado até aos dentes com 270cv...deve ser o motor diesel que mais repros levou, incrivel a quantidade de gente que o reprograma...
                            Concordo, e só por isso é um daqueles motores que eu tenho receio de adquirir em segunda mão, pois nunca sabemos o que ali está, tal a quantidade de unidades chipadas que aí andam.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                              mesmo ha 15 anos 90 cvs era pouco, seja que combustivel fosse!

                              Pouco no sentido dos carro não andarem muito, lógico que para o diesel era o 123d da altura

                              Foi o que eu disse. A exigencia com um TurboDiesel há 15 anos era muito menor que a actual. Tanto assim é que o TDI 90cv era, na época, mais que suficiente, diria mesmo bom.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post



                                Alguém por aqui com o mesmo motor? São chamados à recepção.
                                1.4 HDI - mais econo q este é quase impossivel

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Jarod Ver Post


                                  Ainda não há um tópico dedicado a um dos motores mais revolucionários dos últimos 20 anos?

                                  A Volkswagen, com o motor TDI, tornou os carros a gasóleo mais potentes, eficientes, económicos e agradáveis de conduzir. O primeiro motor TDI era o 2.5 que equipou o Audi 100 em 1989, mas o motor TDI que "partiu tudo" foi o célebre 1.9 TDI de 90cv que apareceu a partir de 1993, que permitia ao Passat fazer pouco mais de 5 litros aos 100, sem ser uma arrastadeira. Teve também grande sucesso no Golf.

                                  A concorrência surgiu, com os tdci, dti, dci, d-4d etc, e até há quem considere ter um "TDI" algo de "status" (embora isso seja um perfeito disparate... o objectivo do motor não é esse).

                                  Entretanto surgiram sistemas mais modernos como o sistema injector-bomba e o Common Rail, mas da parte de quem tem ainda um Passat com esse motor 1.9 TDI de 90cv, eu digo-vos: o motor é super-económico, tem potência suficiente para tudo, e é muito agradável de conduzir. A potência não se "esgota" passadas poucas RPM nem nada, é um verdadeiro portento tecnológico e equilibrado.

                                  Alguém por aqui com o mesmo motor? São chamados à recepção.
                                  Se me permites, antes de mais o meu aplauso pelo tópico, e uma pequena correcção, o motor 1.9 TDI sai primeiro no audi 80.

                                  Tenho aqui 2 ensaios da época, em q os jornalistas ficam parvos c o binómio andamento/consumo.
                                  Diziam qquer csa cmo, "nem parece um motor a gasóleo", "aguenta perfeitamente ritmos de 160 em AE, a gastar 6 litros", "este turbodiesel vai fazer mtas pessoas equacionarem novamente as suas opções", "se n fosse o barulho, seria a escolha ideal na gama".

                                  Comentário


                                    #18
                                    Cá em casa passou um Golf III com o 1.9 tdi de 90 e agora há o Golf V com o tdi 105.

                                    Devo dizer que em termos de andamento não há assim muita diferença (também há a diferença de peso), só se nota mais na facilidade com que chega à velocidade de ponta.

                                    De resto devo dizer que o 90cv fez 200 000km em quase 10 anos e nunca deu qualquer problema!

                                    O 105cv conta com 57 000km e teve um problema num carreto da caixa de velocidades, que foi resolvido na garantia.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por _robie_ Ver Post
                                      Tenho um 1.9 TDI mas de 110!
                                      Fazes-me um filho? Please?

                                      Comentário


                                        #20
                                        para mim o melhor motor TDI foi o PD130

                                        o meu pai tem esse motor na sua A4 e digo é a melhor coisa, 155.000km em 6 anos e nenhum problema, medias entre os 6 e os 7.8

                                        mas para mim o revolucionario motor TDI é este, mesmo que ainda nao tenha equipado nenhum carro

                                        6.0 V12 TDI - 500cv e 1000nm

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
                                          para mim o melhor motor TDI foi o PD130

                                          o meu pai tem esse motor na sua A4 e digo é a melhor coisa, 155.000km em 6 anos e nenhum problema, medias entre os 6 e os 7.8

                                          mas para mim o revolucionario motor TDI é este, mesmo que ainda nao tenha equipado nenhum carro

                                          6.0 V12 TDI - 500cv e 1000nm

                                          Já está no R8, não?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                            Foi o que eu disse. A exigencia com um TurboDiesel há 15 anos era muito menor que a actual. Tanto assim é que o TDI 90cv era, na época, mais que suficiente, diria mesmo bom.
                                            mas para mim 90 cvs é pouco....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                              "1.9 TDI de 90cv, eu digo-vos: tem potência suficiente para tudo"
                                              Desculpa... vou corrigir: tem potência suficiente para se andar dentro dos limites de velocidade legalmente existentes.

                                              Sim, este motor tem potência suficiente para tudo, excepto:

                                              - Arranques em semáforos contra pessoas que não desejam competir connosco
                                              - para rebocar o Space Shuttle pelo ar quando parte em direcção ao espaço
                                              - (...)

                                              Obviamente que nenhum carro tem potência suficiente para TODOS os condutores. E sim, eu conduzo outros carros para saber que há motores melhores e piores.

                                              A razão que ninguém me tira é que o motor 1.9 TDI de 90cv não é uma arrastadeira, ultrapassa com facilidade, não perde rendimento mesmo cheio de pessoas e bagagens. O motor é extremamente equilibrado, e só surgiram as versões de 110, 130 cv etc por questões de Marketing, para criar nas pessoas a necessidade de "precisarem" de mais potência.

                                              Tanto que, estes motores nem por isso conseguem (muito?) mais autonomia ou melhores médias que o TDI original... Já pensaste porque é que as versões BlueMotion têm motores TDI dos mais básicos (105cv)? Dá que pensar não dá...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jarod Ver Post


                                                Ainda não há um tópico dedicado a um dos motores mais revolucionários dos últimos 20 anos?

                                                A Volkswagen, com o motor TDI, tornou os carros a gasóleo mais potentes, eficientes, económicos e agradáveis de conduzir. O primeiro motor TDI era o 2.5 que equipou o Audi 100 em 1989, mas o motor TDI que "partiu tudo" foi o célebre 1.9 TDI de 90cv que apareceu a partir de 1993, que permitia ao Passat fazer pouco mais de 5 litros aos 100, sem ser uma arrastadeira. Teve também grande sucesso no Golf.

                                                A concorrência surgiu, com os tdci, dti, dci, d-4d etc, e até há quem considere ter um "TDI" algo de "status" (embora isso seja um perfeito disparate... o objectivo do motor não é esse).

                                                Entretanto surgiram sistemas mais modernos como o sistema injector-bomba e o Common Rail, mas da parte de quem tem ainda um Passat com esse motor 1.9 TDI de 90cv, eu digo-vos: o motor é super-económico, tem potência suficiente para tudo, e é muito agradável de conduzir. A potência não se "esgota" passadas poucas RPM nem nada, é um verdadeiro portento tecnológico e equilibrado.

                                                Alguém por aqui com o mesmo motor? São chamados à recepção.


                                                Revolucionários?????????
                                                No qué????

                                                Revolucionários são os Multijet..........
                                                Injector bomba o qué isso????

                                                http://pt.wikipedia.org/wiki/Injector-bomba

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por João bernardo Ver Post
                                                  Revolucionários?????????
                                                  No qué????

                                                  Revolucionários são os Multijet..........
                                                  Injector bomba o qué isso????

                                                  http://pt.wikipedia.org/wiki/Injector-bomba
                                                  Tem calma.

                                                  Faz de conta que se trata de um tópico sobre a introdução de cintos de segurança nos automóveis, e tu chegas lá e dizes "CINTOS?!??! SEM PRÉ-TENSORES?!??!?!? Isso não vale NADA!"

                                                  Para evitar fazeres essa figura, não entres para aqui a falar dos Multijet.

                                                  Oops... tarde demais.

                                                  Mas estás à vontade para criar um tópico dedicado ao Multijet se assim o desejares.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    realmente foram revolucionários na altura, e a meu ver motores como o tdi de 110 cv e ate o de 90 cv ainda hoje estão actuais.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                                      O Jarod a defender um diesel. Alguém lhe deve ter roubado a password
                                                      A minha password já foi roubada umas 4 vezes, mas não sei o que queres dizer com isso.

                                                      Apenas estou a falar de um motor Diesel que foi revolucionário e que ainda hoje é um excelente motor. Não estou a dizer que é o melhor do mundo, porque actualmente também há outros motores bons, inclusive de cilindradas mais baixas. Não estou a dizer que carros a gasolina não prestam. Não estou a pôr de parte os carros a GPL.

                                                      Cada caso é um caso, e nem sempre o Diesel compensa, nem sempre o Otto compensa, nem sempre o GPL compensa, e nem sempre o Híbrido compensa.

                                                      Talvez estejas a ter esta reacção porque eu tenho uma (1) opinião que choca com a de muita gente... é que nunca, por nada deste mundo, admitiria comprar um BMW a gasóleo. Para mim se é para comprar um carro que foi desenhado para transmitir prazer de condução, é para puxar com ele a redlines como deve ser e não a redlines Diesel. Um Mercedes-Benz a gasóleo, sim. Um BMW, não.

                                                      Mas isso sou eu! E sei que muuuuuuuuuitos portugueses andam felizes e contentes nos seus BMW a gasóleo porque têm-nos para serem "poupadinhos"...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        sou um feliz utilizador, ate agora tem sido um romance feliz.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por _Drifter_ Ver Post
                                                          para mim o melhor motor TDI foi o PD130
                                                          Para mim o melhor 1.9 continua a ser o 110. Já tivemos um 90, e temos um 110 e um 130, e prefiro o meu 110. O de 90 e o de 110 estavam/estão mexidos, e o de 130 continua stock, mas o 130 sofre de demasiado turbo-lag e ainda gasta mais que o meu 110.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                            Desculpa... vou corrigir: tem potência suficiente para se andar dentro dos limites de velocidade legalmente existentes.

                                                            Sim, este motor tem potência suficiente para tudo, excepto:

                                                            - Arranques em semáforos contra pessoas que não desejam competir connosco
                                                            - para rebocar o Space Shuttle pelo ar quando parte em direcção ao espaço
                                                            - (...)

                                                            Obviamente que nenhum carro tem potência suficiente para TODOS os condutores. E sim, eu conduzo outros carros para saber que há motores melhores e piores.

                                                            A razão que ninguém me tira é que o motor 1.9 TDI de 90cv não é uma arrastadeira, ultrapassa com facilidade, não perde rendimento mesmo cheio de pessoas e bagagens. O motor é extremamente equilibrado, e só surgiram as versões de 110, 130 cv etc por questões de Marketing, para criar nas pessoas a necessidade de "precisarem" de mais potência.

                                                            Tanto que, estes motores nem por isso conseguem (muito?) mais autonomia ou melhores médias que o TDI original... Já pensaste porque é que as versões BlueMotion têm motores TDI dos mais básicos (105cv)? Dá que pensar não dá...
                                                            Em 96 quando saiu o TDi 110cv foi logo muito bem recebido pois tinha melhores consumos e andava mais, basta pesquisares.. E foi dos que menos problemos deu. E de 90cv para 110cv nota-se bem a diferença tal como para o 130cv.. Mas o 130cv já começou a gastar um pouco mais que o de 110cv e 90cv.
                                                            Editado pela última vez por Filipe Miguel F. Lopes; 10 February 2008, 15:31.

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