Depois da parte I (Espanha) agora a parte II
Depois de umas férias de cerca 12 dias na Suiça, q impressões me ficaram:
- Para se conduzir nas AE os suiços pagam um selo q colam anualmente no carro e q custa cerca 50E. Se utilizam as AE teem q comprar o distico, se não utilizam não compram! Simples! Cá na nossa terrinha andamos a pagar as AE em zonas desfavorecidas, andam os utilizadores pontuais a queixarem-se do utilizadores regulares, andamos todos a discutir as SCUT... Temos lá um exemplo simples e pratico de resolver as questões. Claro q não faltaria cá quem não comprasse o distico e metesse o pézito na AE!!!
- Quem tem mais q um carro pode ter só uma matricula e paga unicamente um seguro q é o do veiculo mais caro. Quando troca de carro, troca a matricula e o 2º carro está igualmente segurado. Claro q não podem estar os 2 em utilização/circulação simultanea. Como é q se lembraram disto pá??? É preciso ser cientista!! Claro q nós, tendo melhores salarios q os Suiços e um melhor nivel de vida podemos pagar bem 2 seguros, ainda q tenhamos o outro carro na garagem...
- O gasoleo está mais caro q em Portugal e é mais caro q a gasolina (1L=1,90Fr) sendo q 1E=1,5 Fr. A gasolina está a 1,75Fr, logo mais barata q em Portugal. Engraçado q se veem inumeros carros a gasolina...ainda não pegou a moda diesel por lá. Os motores a gasolina q se veem são, regra geral, motores de cilindradas elevadas e robustos....
- Problemas de estacionamento? Tb há mas existem medidas q tentam ser equitativas. Grande parte das zonas de estacionamento sem parcometro (zonas azuis) pode-se estacionar durante uma hora. Todos teem no carro um cartão onde colocam a hora a q chegam e a fiscalização por lá é dura. Se uma hora depois não sairem...comem sem apelo nem agravo. Pelo menos assim o lugar fica vago p outro e temos q procurar outro lugar vago p mais uma hora.... evitam-se os estacionadores compulsivos q metem os carros à venda ou o dia inteiro no seu lugarzinho cativo...
- Existe uma verdadeira predilecção por TT, SUV e 4WD como se compreende pelas condições de tempo no pais. Pelo menos lá ~´e uma moda c algum sentido...(estou a ser mauzinho... ). Mesmo assim é mto mais habitual ver verdadeiros TT q propriamente X5, ou Range Rovers. Um SUV q desconhecia e q é mto similar ao anterior Frelander é o Ford Montana (acho q se chama assim...) q aparecem imensos na estrada e em 2ª mão, à venda.
- Aparentemente não existe a inflação do status q existe cá em Portugal. Tive o cuidado de parar em varios Stands de esquina e os preços pedidos são realmente justos...Um CLK de 2000 por 14000Fr (é só fazerem contas mas acho q cá em Portugal comprava um Focus c esse dinheiro... ), um CRV 2.0 2004 por 15000Fr, uma Skoda Scout 2006 por 22000Fr, uma A4 2.0 TDI 2005 por 23000Fr...preços dentro daquilo q se supõe o carro valer efectivamente e não de acordo c o q os olhos q vendem julgam q os olhos q compram estão interessados em dar pela marca q tem à frente.
Inexplicavelmente, apesar de pouca policia se ver na rua, os carros param nas passadeiras, manteem as distancias de segurança na AE e é raro ver-se um a não dar um pisca. Pura e simplesmente não se ouve businar e acreditem q cometi bastantes burriçes... . Outra educação, temperamento, filosofia, chamem-lhe lá o q quiserem.
Se com tudo isto estou a dizer q somos todos uns labregos cá em Portugal? Claro q não, temos a nossa identidade propria e aspectos mto positivos mas, em termos automobilisticos e tudo o q rodeia esse aspecto...Não me importava nada de viver na Suiça!!
Depois de umas férias de cerca 12 dias na Suiça, q impressões me ficaram:
- Para se conduzir nas AE os suiços pagam um selo q colam anualmente no carro e q custa cerca 50E. Se utilizam as AE teem q comprar o distico, se não utilizam não compram! Simples! Cá na nossa terrinha andamos a pagar as AE em zonas desfavorecidas, andam os utilizadores pontuais a queixarem-se do utilizadores regulares, andamos todos a discutir as SCUT... Temos lá um exemplo simples e pratico de resolver as questões. Claro q não faltaria cá quem não comprasse o distico e metesse o pézito na AE!!!
- Quem tem mais q um carro pode ter só uma matricula e paga unicamente um seguro q é o do veiculo mais caro. Quando troca de carro, troca a matricula e o 2º carro está igualmente segurado. Claro q não podem estar os 2 em utilização/circulação simultanea. Como é q se lembraram disto pá??? É preciso ser cientista!! Claro q nós, tendo melhores salarios q os Suiços e um melhor nivel de vida podemos pagar bem 2 seguros, ainda q tenhamos o outro carro na garagem...
- O gasoleo está mais caro q em Portugal e é mais caro q a gasolina (1L=1,90Fr) sendo q 1E=1,5 Fr. A gasolina está a 1,75Fr, logo mais barata q em Portugal. Engraçado q se veem inumeros carros a gasolina...ainda não pegou a moda diesel por lá. Os motores a gasolina q se veem são, regra geral, motores de cilindradas elevadas e robustos....
- Problemas de estacionamento? Tb há mas existem medidas q tentam ser equitativas. Grande parte das zonas de estacionamento sem parcometro (zonas azuis) pode-se estacionar durante uma hora. Todos teem no carro um cartão onde colocam a hora a q chegam e a fiscalização por lá é dura. Se uma hora depois não sairem...comem sem apelo nem agravo. Pelo menos assim o lugar fica vago p outro e temos q procurar outro lugar vago p mais uma hora.... evitam-se os estacionadores compulsivos q metem os carros à venda ou o dia inteiro no seu lugarzinho cativo...
- Existe uma verdadeira predilecção por TT, SUV e 4WD como se compreende pelas condições de tempo no pais. Pelo menos lá ~´e uma moda c algum sentido...(estou a ser mauzinho... ). Mesmo assim é mto mais habitual ver verdadeiros TT q propriamente X5, ou Range Rovers. Um SUV q desconhecia e q é mto similar ao anterior Frelander é o Ford Montana (acho q se chama assim...) q aparecem imensos na estrada e em 2ª mão, à venda.
- Aparentemente não existe a inflação do status q existe cá em Portugal. Tive o cuidado de parar em varios Stands de esquina e os preços pedidos são realmente justos...Um CLK de 2000 por 14000Fr (é só fazerem contas mas acho q cá em Portugal comprava um Focus c esse dinheiro... ), um CRV 2.0 2004 por 15000Fr, uma Skoda Scout 2006 por 22000Fr, uma A4 2.0 TDI 2005 por 23000Fr...preços dentro daquilo q se supõe o carro valer efectivamente e não de acordo c o q os olhos q vendem julgam q os olhos q compram estão interessados em dar pela marca q tem à frente.
Inexplicavelmente, apesar de pouca policia se ver na rua, os carros param nas passadeiras, manteem as distancias de segurança na AE e é raro ver-se um a não dar um pisca. Pura e simplesmente não se ouve businar e acreditem q cometi bastantes burriçes... . Outra educação, temperamento, filosofia, chamem-lhe lá o q quiserem.
Se com tudo isto estou a dizer q somos todos uns labregos cá em Portugal? Claro q não, temos a nossa identidade propria e aspectos mto positivos mas, em termos automobilisticos e tudo o q rodeia esse aspecto...Não me importava nada de viver na Suiça!!
Comentário