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Caso triste, muito triste mesmo...

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    Caso triste, muito triste mesmo...

    Devem-se recordar, aqui há uns tempos atrás, de um caso que aconteceu para os lados de Porto de Mós. Um camião vem a descer a Serra de Aire, quando de repente e sem razão aparente, uma das rodas se solta. A corrida desenfreada desta, acabou da forma mais trágica possível. A roda percorreu uma grande distência, galgou um gradeamento e entrou pelo pátio (recreio) de uma escola primária. Onde à hora errada brincavam crianças. Antes de se imobilizar, o destino desta roda (ou da roda da vida), cruzou-se com a vida de duas crianças. Uma faleceu e a outra ficou com marcas para o resto da vida, tendo-lhe inclusivamente decepado um braço.

    Bem história triste que provavelmete todos nós nos devemos recordar. Infelizmente o tempo acaba por fazer apagar as nossas memórias e estes casos acabam esquecidos.

    Entretanto soube que o caso foi levado para tribunal e o motivo porque agora vos deixo esta reflexão prende-se com a decisão do tribunal. Quer o condutor, quer o proprietário do veículo, foram absolvidos do crime de homicidio por negligência. Ficou provado que a roda se soltou em consequência da rotura, por esforço, de um rolamento da roda.

    Independentemente das decisões dos tribunais (se foi uma decisão justa ou não, não queria entrar por aí) gostava de saber as vossas opiniões mais de nível técnico/mecânico. Ou seja, é possivel uma roda soltar-se devido à rotura de um rolamento? Os pernos de roda o que lá fazem então? Bem sei que temos poucos elementos... Mas gostava de saber mais opiniões.

    #2
    eu n percebo nada de mecanica, mas deve haver 1001 razoes para isso acontecer e n ser nenhuma delas a verdadeira!

    parece impossivel acontecer uma tragedia destas... com tanto sitio para a roda cair e tinha que ser num escola... ;(

    Comentário


      #3
      Realmente é um grande azar acontecer tal coisa!

      Agora se foi negligência por parte do proprietário do camião já é mais difícil de dizer, a manutenção até podia ser a correcta e ter acontecido algum azar, há avarias que não se conseguem prever!

      Comentário


        #4
        Os pernos da roda fixam a jante a algum lado (penso que seja ao chamado cubo). Se esse sítio onde os pernos se fixam se partir, lá se vai a roda pelo ar, não me parece que o condutor possa/deva ser responsabilizado por esse acontecimento!

        Comentário


          #5
          Sabes, parece que é mais compensador investir em Advogados do que em Mecânicos.

          Comentário


            #6
            os pernos da roda agarram a roda ao cubo! se o cubo se parte, a roda fica solta.

            isto é a consequencia do excelente serviço de inspecçoes que portugal tem, onde um carro sem travoes passa sem anotaçoes, entre outras coisas. é tambem consequencia das empresas terem GARANTIA que se safam, aconteça o que acontecer, tal como o caso comprova.

            quem tem poderes para mudar alguma coisa anda a gozar com quem morre nas estradas (neste caso como consequencia de um veiculo)......

            Redheart, o condutor nao pode, porque a inspecçao que ele é OBRIGADO a fazer nao chega a tanto detalhe, ja o mecanico que tratou do veiculo e possivelmente o centro de inspecçoes teem BASTANTES culpas!
            duvido que tivessem intençao de matar as crianças...duh...mas é da sua competencia ver o estado destes componentes e substitui-los antes que partam. nao o fizeram, morreu uma criança e a outra ficou com a vida desfeita.[8)]

            Comentário


              #7
              Bom então a minha opinião: admitindo que o veiculo possa ter, desde logo ficado apreendido, e que se possam ter analizado elementos como o peso da carga que transportava na altura, uma questão ocorre-me desde já. Então e de todas as outras vezes? Será que nunca o camião andou com excesso de carga? Daquela vez até podia ir dentro da lei, mas outras cargas não terão provocado o desgaste anormal do rolamento e dos pernos da roda?

              Sinceramento não acredito que mesmo que o rolamento pudesse apresentar defeito de fabrico que motivasse o seu desgaste anormal, que não tenham sido outros factores a ditar a libertação da roda. Nomeadamente excesso de peso. A falta de manutenção, no fundo a negligência.

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                os pernos da roda agarram a roda ao cubo! se o cubo se parte, a roda fica solta.

                isto é a consequencia do excelente serviço de inspecçoes que portugal tem, onde um carro sem travoes passa sem anotaçoes, entre outras coisas. é tambem consequencia das empresas terem GARANTIA que se safam, aconteça o que acontecer, tal como o caso comprova.

                quem tem poderes para mudar alguma coisa anda a gozar com quem morre nas estradas (neste caso como consequencia de um veiculo)......

                Redheart, o condutor nao pode, porque a inspecçao que ele é OBRIGADO a fazer nao chega a tanto detalhe, ja o mecanico que tratou do veiculo e possivelmente o centro de inspecçoes teem BASTANTES culpas!
                duvido que tivessem intençao de matar as crianças...duh...mas é da sua competencia ver o estado destes componentes e substitui-los antes que partam. nao o fizeram, morreu uma criança e a outra ficou com a vida desfeita.[8)]
                Ora aí está uma opinião de grande valor e que nem me tinha lembrado.
                Caramba há uns anos atrás não se faziam as IPO's. O governo decretou que se deviam generalizar. Tudo muito bem, o nosso parque automóvel até era bem antigo (e é). Para quê, afinal?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                  Sabes, parece que é mais compensador investir em Advogados do que em Mecânicos.
                  e numa frase fica tudo explicado

                  Comentário


                    #10
                    E será que havia alguma imperfeição no alcatrão que fez com que o rolamento se partisse?
                    e será que o tipo que fez o rolamento não o fez com defeito?
                    e será que a empresa que aplicou o rolamento no sitio o não aplicou bem?
                    e será que o camião foi comprado usado e o anterior proprietário carregou cargas demasiado pesadas?
                    e o mecânico que faz a manuteção?
                    e o inspector do IPO?
                    e os governantes que não legislam?

                    Muito sinceranmente eu compreendo a dor que deve ser,mas não é por isso que se devem á força condenar as pessoas.

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por trocadinho

                      E será que havia alguma imperfeição no alcatrão que fez com que o rolamento se partisse?
                      e será que o tipo que fez o rolamento não o fez com defeito?
                      e será que a empresa que aplicou o rolamento no sitio o não aplicou bem?
                      e será que o camião foi comprado usado e o anterior proprietário carregou cargas demasiado pesadas?
                      e o mecânico que faz a manuteção?
                      e o inspector do IPO?
                      e os governantes que não legislam?

                      Muito sinceranmente eu compreendo a dor que deve ser,mas não é por isso que se devem á força condenar as pessoas.
                      Iap... Vendo a coisa mais friamente....

                      Comentário


                        #12
                        weird[8)]

                        Comentário


                          #13
                          citação:Entretanto soube que o caso foi levado para tribunal e o motivo porque agora vos deixo esta reflexão prende-se com a decisão do tribunal. Quer o condutor, quer o proprietário do veículo, foram absolvidos do crime de homicidio por negligência. Ficou provado que a roda se soltou em consequência da rotura, por esforço, de um rolamento da roda.
                          nem tudo pode acabar numa condenação.
                          e muitos users deste forum assim não o percebem!

                          ainda que não tenha sido encontrado um responsável criminalmente existe sempre um reponsável civil.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por trocadinho

                            E será que havia alguma imperfeição no alcatrão que fez com que o rolamento se partisse?
                            e será que o tipo que fez o rolamento não o fez com defeito?
                            e será que a empresa que aplicou o rolamento no sitio o não aplicou bem?
                            e será que o camião foi comprado usado e o anterior proprietário carregou cargas demasiado pesadas?
                            e o mecânico que faz a manuteção?
                            e o inspector do IPO?
                            e os governantes que não legislam?

                            Muito sinceranmente eu compreendo a dor que deve ser,mas não é por isso que se devem á força condenar as pessoas.
                            pois, é bem verdade que causa indignação ver o que se passou com as vitimas e imaginar o que sentiram e sentem os familiares.
                            Vendo as coisas como elas são nem sempre é facil apontar um culpado, ou mais.
                            acho que só tendo acesso aos relatórios e á observação directa do estado do veiculo se pode dar uma opinião mais acertada.
                            tambem é verdade que um bom advogado ajuda, infelizmente.




                            que raiva que dá, acontecer isto e não haver quem seja responsabilizado [8]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Eliselotus

                              os pernos da roda agarram a roda ao cubo! se o cubo se parte, a roda fica solta.

                              isto é a consequencia do excelente serviço de inspecçoes que portugal tem, onde um carro sem travoes passa sem anotaçoes, entre outras coisas. é tambem consequencia das empresas terem GARANTIA que se safam, aconteça o que acontecer, tal como o caso comprova.

                              quem tem poderes para mudar alguma coisa anda a gozar com quem morre nas estradas (neste caso como consequencia de um veiculo)......

                              Redheart, o condutor nao pode, porque a inspecçao que ele é OBRIGADO a fazer nao chega a tanto detalhe, ja o mecanico que tratou do veiculo e possivelmente o centro de inspecçoes teem BASTANTES culpas!
                              duvido que tivessem intençao de matar as crianças...duh...mas é da sua competencia ver o estado destes componentes e substitui-los antes que partam. nao o fizeram, morreu uma criança e a outra ficou com a vida desfeita.[8)]
                              [^]

                              Aqui está uma visão que partilho.

                              Algo vai mal no reino dos IPO's, chateia-se porque não tem os farois nevoeiro mas tem o interruptor.

                              Mas e verificar se os compnentes básicos de uma viatura de mercadorais ( o caso presente ) foram substituidos atempadamente.

                              Um rolamento numa viatura destas não entra em ruptura com tanta facilidade, má montagem ?? defeito de material ?? era esmiuçar e investigar devidamente.

                              Comentário


                                #16
                                É uma faca de dois gumes.
                                Alguém omnisciente talvez pudesse saber porque é que aconteceu e de quem é a culpa, de outra maneira é mais complicado.
                                Se por um lado toda a gente sabe os inumeros "atropelos" que se fazem a tudo e mais alguma coisa, o que pode provocar acidentes, incidentes, acontecimentos e vitimas, também é verdade que às vezes não existe um responsável. Há coisas que acontecem porque acontecem e mesmo que se repetissem as condições um bilião de vezes não aconteceria de novo ou da mesma maneira.

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho q isto é um caso isolado e não sei até que ponto seja algo q se detecte numa IPO.
                                  Eu não tou a vr o gajo da IPO a desmontar rolamentos...

                                  É de lamentar mas acho que não se poderia ter evitado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Meus amigos leiam realmente o k aconteceu o camião levava o dobro da carga permitida pelo mesmo...

                                    Vou procurar a noticia...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas onde é que isso está escrito?

                                      citação:Originalmente colocada por serges

                                      Meus amigos leiam realmente o k aconteceu o camião levava o dobro da carga permitida pelo mesmo...

                                      Vou procurar a noticia...

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por serges

                                        Meus amigos leiam realmente o k aconteceu o camião levava o dobro da carga permitida pelo mesmo...

                                        Vou procurar a noticia...
                                        Tem razão. Inacreditável

                                        http://www.regiaodeleiria.pt/?lop=co...41048dc9&drops[drop_edicao]=344

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por monicamelo

                                          citação:Originalmente colocada por serges

                                          Meus amigos leiam realmente o k aconteceu o camião levava o dobro da carga permitida pelo mesmo...

                                          Vou procurar a noticia...
                                          Tem razão. Inacreditável

                                          http://www.regiaodeleiria.pt/?lop=co...41048dc9&drops[drop_edicao]=344
                                          monica vê a tua PM

                                          Comentário


                                            #22
                                            "Na leitura de sentença, a juíza Paula Leitão revelou ter ficado provado que o pneu se soltou devido à fadiga de um rolamento. Contudo, não foi afastada a dúvida quanto à possibilidade de tal facto ser o resultado de um defeito de fabrico. A dúvida foi a base da absolvição, apesar de ter sido igualmente provado que o camião circulava habitualmente com carga superior ao legalmente previsto, embora no intervalo de segurança previsto pelo fabricante do veículo.
                                            Recorde-se que os peritos que analisaram o pneu tinham apontado como causa provável do acidente, a fadiga do material, provocada por cargas excessivas e desequilibradas. No entanto, não afastaram totalmente a possibilidade de existir defeito do material. E actualmente já não será possível dissipar a dúvida recorrendo a novas peritagens, considerou a magistrada."

                                            O problema é que não se pode provar, e na dúvida...

                                            Comentário


                                              #23
                                              "Contudo, não foi afastada a dúvida quanto à possibilidade de tal facto ser o resultado de um defeito de fabrico. A dúvida foi a base da absolvição, apesar de ter sido igualmente provado que o camião circulava habitualmente com carga superior ao legalmente previsto, embora no intervalo de segurança previsto pelo fabricante do veículo.
                                              Recorde-se que os peritos que analisaram o pneu tinham apontado como causa provável do acidente, a fadiga do material, provocada por cargas excessivas e desequilibradas. No entanto, não afastaram totalmente a possibilidade de existir defeito do material. E actualmente já não será possível dissipar a dúvida recorrendo a novas peritagens, considerou a magistrada."


                                              É por isto. A culpa tem de ser provada para além da dúvida.

                                              Comentário


                                                #24
                                                "Os peritos... não afastaram totalmente a possibilidade de existir defeito do material."

                                                Como é evidente. Se eu fosse perito diria exactamente o mesmo pois isso é incontornável. Havendo dúvida é muito mais dificil acusar alguém.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É um caso a abarrotar de " ses ".


                                                  É uma situação muito triste.


                                                  Penso que deveria ser culpabilizado o condutor, e mais quem estivesse envolvido na empresa, que ordenásse que o camião levásse aquela carga, pois peso a mais de certeza que influenciou na ruptura do rolamento.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por eL niNo

                                                    eu n percebo nada de mecanica, mas deve haver 1001 razoes para isso acontecer e n ser nenhuma delas a verdadeira!

                                                    parece impossivel acontecer uma tragedia destas... com tanto sitio para a roda cair e tinha que ser num escola... ;(
                                                    isso já aconteceu há uns anos e deu há 1 semana ou duas. o tempo vai passando.

                                                    quanto ao local da roda, foi o destino. já estava programado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por trocadinho

                                                      "Na leitura de sentença, a juíza Paula Leitão revelou ter ficado provado que o pneu se soltou devido à fadiga de um rolamento. Contudo, não foi afastada a dúvida quanto à possibilidade de tal facto ser o resultado de um defeito de fabrico. A dúvida foi a base da absolvição, apesar de ter sido igualmente provado que o camião circulava habitualmente com carga superior ao legalmente previsto, embora no intervalo de segurança previsto pelo fabricante do veículo.
                                                      Recorde-se que os peritos que analisaram o pneu tinham apontado como causa provável do acidente, a fadiga do material, provocada por cargas excessivas e desequilibradas. No entanto, não afastaram totalmente a possibilidade de existir defeito do material. E actualmente já não será possível dissipar a dúvida recorrendo a novas peritagens, considerou a magistrada."

                                                      O problema é que não se pode provar, e na dúvida...
                                                      o defeito de fabrico provoca desgastes e quebras bem especificas, que NADA teem a ver com o desgaste normal, mesmo que acelerado.

                                                      a menos que tenham mandado as peças para o forno, é possivel fazer uma nova analise. o que ha quase de certeza é a famosa falta de vontade, jogo de interesses.
                                                      o que é estranho é que a diferença é tanta que logo na 1ª analise devia ser descoberto que era (ou nao) defeito!

                                                      uma analise bem feita nao deixa qualquer tipo de duvidas nesse campo.
                                                      qualquer engenheiro de materiais recem-formado tem capacidade para distinguir os 2 tipos de defeito.

                                                      o desgaste acentuado nota-se numa inspecçao (seja IPO seja no mecanico), a tempo de se substituir a peça.

                                                      estamos perante mais um caso vergonhoso da nossa justiça, onde nao houve interesse em apurar factos. obvio, sem factos nao ha nada a fazer.

                                                      perdeu-se uma vida e outra ficou desfeita, e o responsavel continua ai a mexer em veiculos! infelizmente ESTA PESSOA VAI VOLTAR A MATAR.
                                                      podiam TODAS ter sido evitadas...a 1ª com IPO's decentes, a 2ª e seguintes com justiça e investigaçoes minimamente serias.

                                                      podia ter sido caso unico...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Essas coisas podem acontecer a qualquer um!
                                                        Quando vou a andar a pé tenho medo que se solte uma roda de carro e quando vejo autocarros todos velhos importados temo ainda mais pela minha vida.Quando conduzo o carro tb penso nisso,o que posso fazer é pelo menos olhar lá para baixo para ver se hà algo de anormal.

                                                        Recordo-me de ver um video aqui no forum em que um homem está descansadinho a por combustivel e derrepente leva com uma roda,por isso ninguem está imune de lever com uma roda.
                                                        apartir do momento que saimos de casa(até mesmo dentro dela) pode nos acontecer muitas coisas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por samu

                                                          Essas coisas podem acontecer a qualquer um!
                                                          Quando vou a andar a pé tenho medo que se solte uma roda de carro e quando vejo autocarros todos velhos importados temo ainda mais pela minha vida.Quando conduzo o carro tb penso nisso,o que posso fazer é pelo menos olhar lá para baixo para ver se hà algo de anormal.

                                                          Recordo-me de ver um video aqui no forum em que um homem está descansadinho a por combustivel e derrepente leva com uma roda,por isso ninguem está imune de lever com uma roda.
                                                          apartir do momento que saimos de casa(até mesmo dentro dela) pode nos acontecer muitas coisas.
                                                          os mecanicos PROFISSIONAIS e as IPO's servem exactamente para diminuir esse tipo de acontecimentos a...casos pontuais! defeito de material, algo que aconteceu no momento e nao podia ser previsto de forma razoavel.

                                                          o que se passou neste caso foi (tudo aponta para isso) evitavel.

                                                          claro que a pessoa nao o fez com intençao de matar 1a criança e ferir outra, mas ao nao substituir uma peça que apresentava desgaste, ou ao nao verificar como é sua obrigaçao, está a ter um comportamento negligente.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Foi um acidente que conjugou uma sequência de situações anormais, inclusive o pneu saltou sobre a cerca da escola, que não é nada baixa.

                                                            O peso a mais é relativo, pelo que se diz, o camião costumava transportar carga com peso superior ao que a lei permite, mas dentro da margem de segurança dado pelo fabricante. Cada país tem as suas leis, gostava de saber se os limites legais de carga são iguais em todos. Se não forem pode-se dar o caso que o mesmo camião possa estar com o peso legal na Holanda e não estar em Portugal.

                                                            Tendo como exemplo os carros ligeiros, há muitos modelos, que se levarem os 5 passageiros, ficam de rastos, circulam com dificuldade e estão perigosos, mas não há problema porque estão dentro da lei.

                                                            Comentário

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