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Carros de hoje são "incapotáveis"? Ou nem por isso?

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    Carros de hoje são "incapotáveis"? Ou nem por isso?

    A pergunta pode parecer meio "parva" e de resposta óbvia, mas o que me motiva a perguntar isto foi uma situação que vi hoje em que a gente se pergunta: "mas como é possível??"

    No caso, foi um Citroën C 4 que hoje estava capotado na A 10, e aparentemente capotou sozinho, e eu perguntei-me: como é que um carro destes, recente e com um chassis reconhecidamente seguro e dotado de ajudas electrónicas (nomeadamente ESP), numa estrada plana, pode capotar?
    Alguém me sabe explicar?

    #2
    Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
    A pergunta pode parecer meio "parva" e de resposta óbvia, mas o que me motiva a perguntar isto foi uma situação que vi hoje em que a gente se pergunta: "mas como é possível??"

    No caso, foi um Citroën C 4 que hoje estava capotado na A 10, e aparentemente capotou sozinho, e eu perguntei-me: como é que um carro destes, recente e com um chassis reconhecidamente seguro e dotado de ajudas electrónicas (nomeadamente ESP), numa estrada plana, pode capotar?
    Alguém me sabe explicar?
    A jante raspou no asfalto e catapultou o carro?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
      A pergunta pode parecer meio "parva" e de resposta óbvia, mas o que me motiva a perguntar isto foi uma situação que vi hoje em que a gente se pergunta: "mas como é possível??"

      No caso, foi um Citroën C 4 que hoje estava capotado na A 10, e aparentemente capotou sozinho, e eu perguntei-me: como é que um carro destes, recente e com um chassis reconhecidamente seguro e dotado de ajudas electrónicas (nomeadamente ESP), numa estrada plana, pode capotar?
      Alguém me sabe explicar?
      Falhou o dispositivo de segurança mais importante: o condutor. Quem confia na segurança dos carros, mais tarde ou mais cedo, tem surpresas destas...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
        A pergunta pode parecer meio "parva" e de resposta óbvia, mas o que me motiva a perguntar isto foi uma situação que vi hoje em que a gente se pergunta: "mas como é possível??"

        No caso, foi um Citroën C 4 que hoje estava capotado na A 10, e aparentemente capotou sozinho, e eu perguntei-me: como é que um carro destes, recente e com um chassis reconhecidamente seguro e dotado de ajudas electrónicas (nomeadamente ESP), numa estrada plana, pode capotar?
        Alguém me sabe explicar?
        É mais fácil do que se pensa!

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          #5
          Não bateu nos rails de protecção enquanto fazia uns valentes piões na AE?

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            #6
            é sempre nas auto-estradas...

            as minhas duvidas recaiem sobre o facto de ter capotado sozinho!

            talvez o provocador do capotanço se tenha posto em fuga...

            se foi sozinho é muuito mais dificil...mas é possivel, se tiver ido de frente contra os rails, por exemplo.

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              #7
              Boas...

              Costuma-se dizer que podem haver mil e uma razão para se ter um acidente, e que na maioria delas nem os mais avançados sistemas de segurança os impedem, e porquê? Porque se ha uma coisa que ainda não inventaram foi uma maneira de "enfiar na cabeça de certos condutores" que um carro apesar de ter todas as "mariquices" possiveis e imaginárias a nivel de segurança não torna o carro infalivel nem á prova de devaneios e nem á prova de condução irresponsavel. É certo e sabido que a maioria dos acidentes são devido a erros humanos, seja do proprio condutor ou de terceiros, sabesse que muitos são derivados de azares quando implica quebra de direcção, rebentamento de pneus, etc., mas a gande maioria são causados pelo proprio dono do veiculo.

              Neste caso não se sabe a causa, mas o facto de ter chovido toda a noite e manhã pode justificar muita coisa, mesmo sendo numa recta o acidente pode ter sido causado por uma ultrapassagem mal calculada.

              Cumps

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                #8
                deleted

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                  #9
                  Não me parece ... eu farto-me de ver carros virados ao contrario ... Ainda não dá para contrariar a 100% a física.

                  Só mesmo o citroen 2 CV ... só capota de marcha atras.

                  Comentário


                    #10
                    Até a 30 Km/h é possível capotar um carro. Basta que o carro deslize lateralmente e colida com a parte inferior num qualquer obstáculo.

                    A altas velocidades acontece muitas vezes que os pneus dobram e a jante entra em contacto com o piso. O resultado... capotanço.

                    Comentário


                      #11
                      Há um video no Youtube de uma gaja a entrar num portão de capota o carro a menos de 10km/h e num espaço de 10metros!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                        Há um video no Youtube de uma gaja a entrar num portão de capota o carro a menos de 10km/h e num espaço de 10metros!
                        Mas essa manda-se contra a parede ... acho que ainda nao nenhum sistema anti-estupidez ehehe

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por - Ver Post
                          E o julgamento já começou!

                          A ver quanto tempo demora até dizerem que o gajo ia a 220km/h,guinou e sacou dotravão de mão, ia bebado/drogado, etc,etc...

                          Comentário


                            #14
                            Batendo contra obstáculos é fácil capotar, agora capotar um carro recente somente com manobras já é preciso ser um pouco bruto, mas é possível na mesma.

                            Comentário


                              #15
                              Sai um Citrën arrastadeira! Esses não capotavam e se bem me lembro, a Citroën dava um prémio bem grande a quem o conseguisse! E já lá vão umas boas décadas...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                Sai um Citrën arrastadeira! Esses não capotavam e se bem me lembro, a Citroën dava um prémio bem grande a quem o conseguisse! E já lá vão umas boas décadas...
                                2CV

                                Comentário


                                  #17
                                  HJ na A2 de manha vi uma serie 5...não esta versão, a anterior...capotada...e era quase um recta, ou pelo menos a curva não era mt acentuada,mas lá estava ela nas couves virada de pernas para o ar...2kms a frente...Mercedes CLK...despistou-se...e couves com ele também...mas não capotou este.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Fresh_Fruit Ver Post
                                    Não me parece ... eu farto-me de ver carros virados ao contrario ... Ainda não dá para contrariar a 100% a física.

                                    Só mesmo o citroen 2 CV ... só capota de marcha atras.
                                    Manda um 2cv na diagonal contra um separador central duma AE e vais ver se não capota, qq carro capota nessa situação porque a base do separador central é mais larga do que o topo, ou seja, é uma rampa de lançamento. Basta ver as marcas que lá estão, muitas delas são ascendentes!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                      2CV
                                      Olha que a arrastadeira não é o 2CV

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por hazakis Ver Post
                                        HJ na A2 de manha vi uma serie 5...não esta versão, a anterior...capotada...e era quase um recta, ou pelo menos a curva não era mt acentuada,mas lá estava ela nas couves virada de pernas para o ar...2kms a frente...Mercedes CLK...despistou-se...e couves com ele também...mas não capotou este.
                                        É curioso (apesar de nada ter a ver com o tema original do tópico ) mas hoje de manhã, à chuva e na AE, fartei-me de ultrapassar BMW's que iam literalmente a pastar (eu ia a 90-100 Km/h) e eles iam bem mais devagar. Também vi uma 320d nova com a roda traseira esquerda partida, resultante de um pião.

                                        Será que o mito de que os BMW's são difíceis de guiar à chuva é mesmo verdade, ou a situação de eles irem tão devagar é resultado de esse mito já estar no subconsciente das pessoas...?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                          É curioso (apesar de nada ter a ver com o tema original do tópico ) mas hoje de manhã, à chuva e na AE, fartei-me de ultrapassar BMW's que iam literalmente a pastar (eu ia a 90-100 Km/h) e eles iam bem mais devagar. Também vi uma 320d nova com a roda traseira esquerda partida, resultante de um pião.

                                          Será que o mito de que os BMW's são difíceis de guiar à chuva é mesmo verdade, ou a situação de eles irem tão devagar é resultado de esse mito já estar no subconsciente das pessoas...?

                                          acho que é mais o mito instalado no subconsciente.
                                          Mas essa malta não tem nos seus BM's, controlos de estabilidade e tracção?
                                          Fé a mais na tecnologia?

                                          O meu Mx-5 torna-se um bicho sensivel com o piso molhado, mas é mais devido aos pneus do que propriamente ao carro. E não existe controlos xpto para o agarrar. Há que ter cuidado é com a força do pé no pedal da direita.

                                          Também há a questão da largura dos pneus. Carros com pneus mais largos têm tendência a entrar em aquaplaning mais cedo, apesar de conseguirem, teoricamente escoar maior quantidade de água. E como a maior parte dos carros actualmente, e BM's incluidos vêm com mega rodas...

                                          Em relação à questão do 2cv capotar. Eu já vi ao vivo e a cores um a capotar.
                                          (Ok, foi numa corrida de Pop-Cross, mas capotou)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                            A pergunta pode parecer meio "parva" e de resposta óbvia, mas o que me motiva a perguntar isto foi uma situação que vi hoje em que a gente se pergunta: "mas como é possível??"

                                            No caso, foi um Citroën C 4 que hoje estava capotado na A 10, e aparentemente capotou sozinho, e eu perguntei-me: como é que um carro destes, recente e com um chassis reconhecidamente seguro e dotado de ajudas electrónicas (nomeadamente ESP), numa estrada plana, pode capotar?
                                            Alguém me sabe explicar?
                                            Ora bem como és fesco na conduçao eu explico de forma suscinta : basta nessa AE ires a abrir e de repente mandares 1 guinada forte para a direita e voilá capotanço. Como vais do lado q ele vira, és mais um peso a ajudar, depois em conjunto com o dobrar do pneu ...... Basta olhares para o famoso teste do alce com o classe A.
                                            Editado pela última vez por NossaCapri; 18 February 2008, 18:06.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post

                                              acho que é mais o mito instalado no subconsciente.
                                              Mas essa malta não tem nos seus BM's, controlos de estabilidade e tracção?
                                              Fé a mais na tecnologia?

                                              O meu Mx-5 torna-se um bicho sensivel com o piso molhado, mas é mais devido aos pneus do que propriamente ao carro. E não existe controlos xpto para o agarrar. Há que ter cuidado é com a força do pé no pedal da direita.

                                              Também há a questão da largura dos pneus. Carros com pneus mais largos têm tendência a entrar em aquaplaning mais cedo, apesar de conseguirem, teoricamente escoar maior quantidade de água. E como a maior parte dos carros actualmente, e BM's incluidos vêm com mega rodas...

                                              Em relação à questão do 2cv capotar. Eu já vi ao vivo e a cores um a capotar.
                                              (Ok, foi numa corrida de Pop-Cross, mas capotou)
                                              Na altura era quem virasse os boca de sapo .

                                              Comentário


                                                #24
                                                Todos capotam !

                                                Lembro-me de um amigo meu há uns anos dizer-me que o mini (antigo) não capotava.

                                                Nem de propósito, uns meses depois virou o carro de patas para o ar.


                                                Basta meter uma roda numa valeta, que se sair mal, capota !

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                  É curioso (apesar de nada ter a ver com o tema original do tópico ) mas hoje de manhã, à chuva e na AE, fartei-me de ultrapassar BMW's que iam literalmente a pastar (eu ia a 90-100 Km/h) e eles iam bem mais devagar. Também vi uma 320d nova com a roda traseira esquerda partida, resultante de um pião.

                                                  Será que o mito de que os BMW's são difíceis de guiar à chuva é mesmo verdade, ou a situação de eles irem tão devagar é resultado de esse mito já estar no subconsciente das pessoas...?
                                                  tenho um em casa, e posso dizer que sem ajudas(asr) é quase impossível acelerar naquilo a chuva....
                                                  mas com a electronica ligada é um carro normal(fwd)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Com as condições propícias capotam todos. E não estou a falar apenas de capotagens resultantes de choques. Apenas em situação de despiste / derrapagem. O ESP só está lá para previnir, evitar, prolongar ao máximo uma situação critica, como por exemplo, a capotagem. Mas poderá não actuar a 100% no sentido de anular a capotagem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caz Ver Post
                                                      tenho um em casa, e posso dizer que sem ajudas(asr) é quase impossível acelerar naquilo a chuva....
                                                      mas com a electronica ligada é um carro normal(fwd)
                                                      E qual é exactamente a versão do teu?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por N O S S A - capri Ver Post
                                                        Ora bem como és fesco na conduçao eu explico de forma suscinta : basta nessa AE ires a abrir e de repente mandares 1 guinada forte para a direita e voilá capotanço. Como vais do lado q ele vira, és mais um peso a ajudar, depois em conjunto com o dobrar do pneu ...... Basta olhares para o famoso teste do alce com o classe A.
                                                        Não entendi esse ar de superioridade em relação ao meu tempo de carta de condução. Em 1º lugar, não é isso que está aqui em discussão, e em 2º, gostava de saber como foi que obteve esse dado em relação à minha pessoa, e se realmente sabe há quanto tempo conduzo e qual a prática de condução que tenho.
                                                        Obrigado.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                          2CV
                                                          Era o Arrastadeira.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                                            E qual é exactamente a versão do teu?
                                                            é um banalissimo 320d... mas penso que se aplica a todos rwd...

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