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    Ford Focus

    Viva a todos,

    Ando de olho no segmento mais cobiçado, e como tal ando a tentar perceber quais as qualidades e defeitos de cada modelo.

    Cheguei à conclusão que não desgosto do Focus (e até gosto do seu novo look), mas cheguei também à conclusão que é um carro que sei muito pouco.

    Bem sei que temos tópicos no Forum a falarem do mesmo, mas os diários de bordo (1.6 TDCI e 1.8 TDCI) são muito grandes e é complicado extrair deles a informação que pretendo.

    Desta forma, e centrando-me na motorização mais vendida 1.6 TDCI, o que há a dizer sobre este carro (prefiro a versão carro, se bem que para a análise global do modelo isso me pareça pouco relevante).

    O que é melhor o que é pior, que problemas costumam surgir, que defeitos e feitios existem, qual o conforto, etc etc...

    Vejam este tópico como alguém curioso, que pouco sabe sobre este modelo, e que antes de desatar a correr stands e ouvir vendedores e fazer test drive, quer saber mais sobre o carro.

    Desde já obrigado

    #2
    Sinceramente sempre ovi dizer que o carro globalmente é bom e que a condução é exelente.

    Para além disso foi actualizado recentemente e o carro melhorou bastante.

    É um carro a considerar, num segmento onde as propostas começam a ser bem tentadoras!




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      #3
      Ora problemas...

      Uma das resistências do óculo traseiro foi à vida, tenho que ir ao stand tratar disso. Foi substituído um tubo qualquer no compartimento do motor na 1ª revisão. A versão de 90cv parece-me que tem as 1ªs mudanças demasiado separadas, requer um pouco de habituação, sobretudo nas subidas. Os materiais das portas não são grande coisa, mas pelo preço dele não se pode pedir mais. Em termos de conforto, não é um Renault, mas não é mau.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
        Viva a todos,

        Ando de olho no segmento mais cobiçado, e como tal ando a tentar perceber quais as qualidades e defeitos de cada modelo.
        O Focus até pode ser uma viatura bastante jeitosa (gosto do termo viatura!!!), mas daí até pertencer ao segmento mais cobiçado ...

        Tá certo !!!!! .......

        Comentário


          #5
          Tenho 2 Fócus.
          Compraria 0 3º.

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            #6
            Depois de ter o Focus I,e ter considerado comprar o II que ja o conheço bem,tenho a certeza que se o comprares nao te vais arrepender.

            O restyling fez-lhe maravilhas,o design interior tb gosto bastante e quanto ao comportamento do 1.6 HDi,quer o de 90 cv como o de 109 é 5 estrelas.

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              #7
              Quando disse segmento mais cobiçado, queria dizer segmento mais procurado. É claro que cobiçar a sério, será segmentos de outros valores é certo


              Entretanto, digam-me uma coisa: a iluminação interior do Focus facelift mantem-se verde? Não sei porquê mas acho a cor antiquada, ou se calhar, é do hábito de agora ser tudo laranja, branco, e outras cores mais esotéricas (à moda do Golf, que gosto)...se bem que isto é um pormenor que não tira qualidade ao carro.

              Quanto ao conforto, é certo que nunca baterá os franceses.

              Em curiosidade: o motor do Focus é o mesmo que o do grupo Peugeot correcto? (TDCI que na realidade é HDI).

              Qualidade dos materiais interiores? Como se comporta (e aqui estou a atirar para o 1.6 mais musculado) em subidas e/ou ultrapassagens quando lotado com 4 pessoas e bagagens, por exemplo? Tem genica, ou temos de abrandar o ritmo que o motor é pouco para a carga?

              Esta última pergunta, é no sentido, que dentro deste segmento temos várias motorizações que é preciso alguma condução mais tranquila em situações de maior esforço, pois "morrem" um bocado.

              Comentário


                #8
                Quanto o comportamento nao tenhas duvidas que o 1.6 TDCi 109 cv e mesmo o 90 cv aguenta com isso tudo sem sentires que o carro se esta a arrastar.
                Tens aqui tb uma foto do interior para veres a nova iluminaçao

                Comentário


                  #9
                  De noite a iluminação (pelo menos no velocimetro) é branca

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por basini Ver Post
                    Depois de ter o Focus I,e ter considerado comprar o II que ja o conheço bem,tenho a certeza que se o comprares nao te vais arrepender.

                    O restyling fez-lhe maravilhas,o design interior tb gosto bastante e quanto ao comportamento do 1.6 HDi,quer o de 90 cv como o de 109 é 5 estrelas.
                    Não vejo quais as maravilhas, não trocava a minha Focus S pelo pós-restyling... ainda por cima o meu AC auto e o rádio mp3 são os mesmos da versão pós-restyling..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                      Não vejo quais as maravilhas, não trocava a minha Focus S pelo pós-restyling... ainda por cima o meu AC auto e o rádio mp3 são os mesmos da versão pós-restyling..
                      Gostos nao se discutem mas pessoalmente acho bem melhor o Focus exteriormente agora do que antes do restyling.

                      Embora a traseira nao tenha ficado nada demais,a frente ficou muito porreira

                      O restyling tb lhe fez maravilhas pois o preço ficou melhorzito.hehe

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por basini Ver Post
                        Quanto o comportamento nao tenhas duvidas que o 1.6 TDCi 109 cv e mesmo o 90 cv aguenta com isso tudo sem sentires que o carro se esta a arrastar.
                        Tens aqui tb uma foto do interior para veres a nova iluminaçao

                        Igual ao que vi no stand, muito porreiro o carro, os estofos em pele/tecido dão um toque especial ao conjunto. O interior é bastante acolhedor.

                        Dentro do segmento está lá em cima em termos de apresentação, gostei bastante do que vi.

                        Comentário


                          #13
                          eu prefiro de longe o Focus II pre-restyling!!!

                          sempre gostei dos focus...nao tanto deste ultimo...eu comprava tanto o I como o II.

                          Comentário


                            #14
                            Se não é a melhor proposta do segmento dele neste momento é uma das melhores...isso te garanto . Na relação performance/prazer de condução/conforto/construção/materiais/preço não encontras muito melhor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por basini Ver Post
                              Gostos nao se discutem mas pessoalmente acho bem melhor o Focus exteriormente agora do que antes do restyling.

                              Embora a traseira nao tenha ficado nada demais,a frente ficou muito porreira

                              O restyling tb lhe fez maravilhas pois o preço ficou melhorzito.hehe
                              Sim o preço baixou mas eu também aproveitei a campanha promocional que na altura havia no Ford options..

                              Quanto à estética propriamente dita, os pára-choques da minha Focus S, as jantes de 17' de 5 braços e o spoiler traseiro dão-lhe um ar impecável

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                Se não é a melhor proposta do segmento dele neste momento é uma das melhores...isso te garanto . Na relação performance/prazer de condução/conforto/construção/materiais/preço não encontras muito melhor.
                                És capaz de encontrar um Kia Ceed ou um Hyundai i30

                                Eu às vezes acho piada neste fórum compararem esses carros dessas marcas "chinesas" com carros de marcas como a Ford... Mas alguém no seu juízo todo equacionaria a diferença de qualidade/comportamento/conforto entre um e outro??

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                  És capaz de encontrar um Kia Ceed ou um Hyundai i30

                                  Eu às vezes acho piada neste fórum compararem esses carros dessas marcas "chinesas" com carros de marcas como a Ford... Mas alguém no seu juízo todo equacionaria a diferença de qualidade/comportamento/conforto entre um e outro??
                                  Joke of the day...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Gasoil Ver Post
                                    Joke of the day...
                                    Da semana

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                      És capaz de encontrar um Kia Ceed ou um Hyundai i30

                                      Eu às vezes acho piada neste fórum compararem esses carros dessas marcas "chinesas" com carros de marcas como a Ford... Mas alguém no seu juízo todo equacionaria a diferença de qualidade/comportamento/conforto entre um e outro??

                                      Da China para a Coreia ainda há alguma distancia, e automobilisticamente falando, a distância é de anos luz! Só quem nunca andou num Ceed ou I30, ou só quem nunca conviveu com um Hyundai (como eu, que tive um Getz) é que pode dizer uma "barbaridade" dessas! Pois para mim, quer o Ceed quer o I30 metem no Focus num cantinho

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xpedro Ver Post
                                        Da China para a Coreia ainda há alguma distancia, e automobilisticamente falando, a distância é de anos luz! Só quem nunca andou num Ceed ou I30, ou só quem nunca conviveu com um Hyundai (como eu, que tive um Getz) é que pode dizer uma "barbaridade" dessas! Pois para mim, quer o Ceed quer o I30 metem no Focus num cantinho
                                        Essa tua frase final é a piada, não do dia nem da semana, mas do século

                                        Vivemos em democracia e cada um faz o que quer mas se era eu que ia deixar o meu dinheirinho num Hyundai ou num Kia! E sim, já tive oportunidade de guiar vários "chineses"... Kia Sportage, Hyundai Getz, Hyundai Santa Fé e todos eles estão bastante abaixo dos patamares de qualidade da maioria dos carros europeus.

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                                          #21
                                          E mais respeitinho quando falarem na marca que introduziu a produção em série no mundo automóvel, décadas antes desses "chinesinhos" que se dedicavam à agricultura e aos produtos manufacturados...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                            Essa tua frase final é a piada, não do dia nem da semana, mas do século

                                            Vivemos em democracia e cada um faz o que quer mas se era eu que ia deixar o meu dinheirinho num Hyundai ou num Kia! E sim, já tive oportunidade de guiar vários "chineses"... Kia Sportage, Hyundai Getz, Hyundai Santa Fé e todos eles estão bastante abaixo dos patamares de qualidade da maioria dos carros europeus.
                                            Bem, vejamos as coisas pelo lado positivo: pelo menos o meu nome fica na história por achar o I30 ou o Ceed superior ao Focus!Q E já agora, o que é que entendes por "patamares de qualidade dos carros europeus"?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                              E mais respeitinho quando falarem na marca que introduziu a produção em série no mundo automóvel, décadas antes desses "chinesinhos" que se dedicavam à agricultura e aos produtos manufacturados...
                                              Por terem sido os primeros nõ quer dizer que sejam os melhores

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por xpedro Ver Post
                                                Bem, vejamos as coisas pelo lado positivo: pelo menos o meu nome fica na história por achar o I30 ou o Ceed superior ao Focus!Q E já agora, o que é que entendes por "patamares de qualidade dos carros europeus"?

                                                Que fundamentação tem essa tabela que apresentas? Enfim...

                                                E enquanto são novos, todos os carros são bons, anda comigo ao mecânico daqui a dez anos e depois conversamos sobre o estado dos componentes...

                                                As marcas coreanas precisam muito mais do que um design europeu e umas jantes "à maneira" para conseguirem alcançar a qualidade de marcas como a Ford, Volkswagen, etc...
                                                Refiro-me ao desenvolvimento de chassis de qualidade, com competência dinâmica, motores eficientes, duráveis, fiáveis... Durabilidade de pequenos componentes, etc...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  E já agora, a Ford não é uma marca Europeia, é Americana

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por InjectorBomba Ver Post
                                                    E enquanto são novos, todos os carros são bons, anda comigo ao mecânico daqui a dez anos e depois conversamos sobre o estado dos componentes...
                                                    Actualmente a Hyundai não é inferior à Ford em termos de fiabilidade comprovada . Alem disso diz-me o k vês mais? Hyundais Accents de 95 ou 96 por ex. ou Ford Escorts dos mesmos anos? E atenção k os Ford venderam muito mais...

                                                    As marcas coreanas precisam muito mais do que um design europeu e umas jantes "à maneira" para conseguirem alcançar a qualidade de marcas como a Ford, Volkswagen, etc...
                                                    Refiro-me ao desenvolvimento de chassis de qualidade, com competência dinâmica, motores eficientes, duráveis, fiáveis... Durabilidade de pequenos componentes, etc...
                                                    Olha k tens k te actualizar... Eu gosto bastante da Ford mas tb tenho noção da grande evolução nestes últimos anos da Hyundai/Kia. Entra num Ceed ou num i30 e verás k não é inferior ao Focus. Certo k em termos de dinâmica e nalguns aspectos o Ford é superior, mas no global já se equivalem +/- ela por ela.
                                                    Não é como no passado em k a qualidade e robustez dos carros coreanos (e design) deixava muito a desejar. Quanto aos motores, tambem são mt idênticos: os CRDi por ex. tecnologicamente estão ao nível dos actuais common-rails de última geração (pois é o k ele é precisamente). E nos preços tb são equivalentes, o k p/mim faz destes 2 das melhores opções no segmento actualmente.

                                                    E atenção k a indústria coreana está mais perto da japonesa do k da chinesa

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
                                                      Viva a todos,

                                                      Ando de olho no segmento mais cobiçado, e como tal ando a tentar perceber quais as qualidades e defeitos de cada modelo.

                                                      Cheguei à conclusão que não desgosto do Focus (e até gosto do seu novo look), mas cheguei também à conclusão que é um carro que sei muito pouco.

                                                      Bem sei que temos tópicos no Forum a falarem do mesmo, mas os diários de bordo (1.6 TDCI e 1.8 TDCI) são muito grandes e é complicado extrair deles a informação que pretendo.

                                                      Desta forma, e centrando-me na motorização mais vendida 1.6 TDCI, o que há a dizer sobre este carro (prefiro a versão carro, se bem que para a análise global do modelo isso me pareça pouco relevante).

                                                      O que é melhor o que é pior, que problemas costumam surgir, que defeitos e feitios existem, qual o conforto, etc etc...

                                                      Vejam este tópico como alguém curioso, que pouco sabe sobre este modelo, e que antes de desatar a correr stands e ouvir vendedores e fazer test drive, quer saber mais sobre o carro.

                                                      Desde já obrigado
                                                      Aqui vai o meu contributo para a confusão:

                                                      Entre 2003 e 2007 tive um MEGANE II 1,5dCI 80cv. Desde 07/07 sou proprietário de um FOCUS 3P ZETEC 1.6TDCI com Xenon, Pack Visibilidade (sensores de luz e chuva) e ESP. Antes de o comprar ainda ensaiei o MEGANE II Fase 2 1.5dCI 105CV.
                                                      Ao nível de motores o FOCUS é mais gastador que ambas as versões dCI mencionadas. Comparando com a primeira, é fácil de perceber a razão. Já na segunda, sendo as performances idênticas (não adianta dizer o contrário) fica claro que o FOCUS requer mesmo um pouco mais de combustível para fazer o mesmo. Há quem diga que é do DPF. Há também que diga que o actual TDCI com DPF é um pouco mais amorfo que o anterior sem o referido filtro. De qualquer forma, em plano com relativa facilidade chega aos 185-190Km/h. Dá mais a descer, mas isso todos fazem.
                                                      O meu FOCUS é mais robusto do que o meu anterior MEGANE fase 1. Não achei o mesmo quando comparei o MEGANE fase 2 com 15.000Km com o FOCUS de ensaio com 10.000Km. Acheio-os semelhantes. Facto é que o tablier do FOCUS é mesmo muito bom e não dá origem a ruídos. Todos os restantes plásticos são do tipo duro e podem originar aqui e ali alguns ruídos parasitas. Estes só se ouvem em pisos maus! Os referidos plásticos também não permitem tirar pleno partido do excelente sistema de som Sony. Elevar o volume, os graves ou os baixos gera distorções provocados pelos plásticos.
                                                      As borrachas de isolamento à medida que secam originam alguns ruídos sobretudo após prolongada exposição solar. Nada que uma ligeira lubrificação não resolva.
                                                      Outra situação a ter em conta na entrega do FOCUS é a qualidade da pintura. É frequente surgirem unidades com algumas impurezas ou pintura áspera.
                                                      Ao nível da manutenção temos intervalos de 20.000Km para óleo e filtros e revisões todos os 40.000Km. No MEGANE as revisões completas são todos os 30.000Km. Segundo alguns proprietários, o custo das revisões é mais baixo na FORD. Na RENAULT é um roubo.
                                                      Em estrada o FOCUS mostra-se mais firme, mas desengane-se que pensa que é muito superior ao modelo francês. Ambos fazem curvas à mesma velocidade, sendo mais confortável fazê-las no FOCUS, apenas isso. Faço frequentemente percursos serranos e é essa a minha opinião.
                                                      Também ao nível do equipamento são muito semelhantes. Aqui o FOCUS deve mesmo ter uma ligeira vantagem graças ao seu preço mais baixo.
                                                      Ao nível de problemas perece-me que as diferenças não são muito grandes. Comparo os modelos actuais e tenho em conta os modelos MEGANE da primeira fase. Estes, tal como o meu, deram algumas dores de cabeça (não de motor!!).
                                                      Infelizmente, sou perseguido há longa data pelo mesmo problema. O meu primeiro carro, um Fiesta, levou uma caixa de direcção nova. Esta chocalhava em curvas com piso irregular. Após longa luta, a FORD substituiu a caixa. O MEGANE tal como a maioria dos seus irmão da primeira fase sofriam de idêntico mal. Ao curvar para a direita em piso irregular os ruídos metálicos e a sensação de fragilidade eram constantes. A RENAULT substitui sem pestanejar. No entanto, a situação só terá mesmo ficado resolvida com a segunda fase. Desde há duas semanas que o meu FOCUS tem exactamente o mesmo sintoma. Nas curvas para a direita em estradas de paralelo ou calçadas sinto e oiço um chocalhar no fundo da coluna da direcção. Se alguém tiver detectado a mesma situação é favor informar.

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                                                            Originalmente Colocado por - Ver Post
                                                            É vista como mais Alemã do que Americana, visto a marca estar bem dividida (graças a Deus) entre Ford Europe e Ford US, aqui dá lucro lá dá buraco (o que também mostra muita coisa)

                                                            Já agora vejam a posição do Focus nas tabelas de vendas Europeias ANTES do restyle (do Fiesta então é a loucura)

                                                            Jura!??

                                                            Há muitos anos que a Ford europeia está no... Reino Unido!

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