Fui hoje à PUG com a minha namorada para ver o 308 e a vendedora disse que, finalmente, daqui a um mês o 308 já vem com caixa de seis, já não era sem tempo estes excelentes motores virem com caixa de seis.
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Finalmente o 1.6 HDI/TDci com caixa de 6v
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Não sei porque.
No Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv, em 5ª ás 3.000rpm faz 150km/h. Exactamente igual ao Golf 1.9 TDi 105cv que andei no outro dia.
Para que é preciso a 6ª? Para porem a 6ª com a relação da 5ª e encurtarem as outras?
Se a 5ª fosse muito curta justificava-se. Não sendo não vejo necessidade.
Na realidade, os carros que sofreram um update de caixa de 5v para 6v pioraram os consumos e ganharam 0,1s e 1 ou 2km/h de vel. max.
Exemplos do Accord 2.2 CDTi e GPunto 1.3 JTD 90cv (que lá fora em alguns mercados é vendido com caixa 5v).
É uma questão de moda que não tem fundamento nenhum.
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostNão sei porque.
No Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv, em 5ª ás 3.000rpm faz 150km/h. Exactamente igual ao Golf 1.9 TDi 105cv que andei no outro dia.
Para que é preciso a 6ª? Para porem a 6ª com a relação da 5ª e encurtarem as outras?
Se a 5ª fosse muito curta justificava-se. Não sendo não vejo necessidade.
Na realidade, os carros que sofreram um update de caixa de 5v para 6v pioraram os consumos e ganharam 0,1s e 1 ou 2km/h de vel. max.
Exemplos do Accord 2.2 CDTi e GPunto 1.3 JTD 90cv (que lá fora em alguns mercados é vendido com caixa 5v).
É uma questão de moda que não tem fundamento nenhum.
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Acho que primeiro era preciso melhorar a fiabilidade destes motores, o meu 1.6 hdi 110cv encomendou a alma ao criador aos 42K, apesar do cuidado tratamento que levou.
Tenho conhecidos, com peugeot´s com este motor que só têm problemas com os mesmos.
Começa a ser preocupante a falta de fiabilidade dos peugeot´s actuais.
Comentário
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostNão sei porque.
No Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv, em 5ª ás 3.000rpm faz 150km/h. Exactamente igual ao Golf 1.9 TDi 105cv que andei no outro dia.
Para que é preciso a 6ª? Para porem a 6ª com a relação da 5ª e encurtarem as outras?
Se a 5ª fosse muito curta justificava-se. Não sendo não vejo necessidade.
Na realidade, os carros que sofreram um update de caixa de 5v para 6v pioraram os consumos e ganharam 0,1s e 1 ou 2km/h de vel. max.
Exemplos do Accord 2.2 CDTi e GPunto 1.3 JTD 90cv (que lá fora em alguns mercados é vendido com caixa 5v).
É uma questão de moda que não tem fundamento nenhum.
Por um lado a 5ª do C4 HDI é mais curta do que esses dados que puseste.
Por outro lado, a caixa de 6 permitiria ter diversas opções:
Uma seria ter uma 6ª ligeiramente mais longa para melhorar os consumos em AE (que bem precisam).
A outra seria criar um melhor aproveitamento do motor.
Em termos práticos, o Accord passou a consumir menos depois da caixa de 6, porque permite uma condução diferente, aguentando a mudança acima onde a de 5 não aguenta. Ainda melhora em reprises.
Não vamos contrariar a evolução.
Se a maior parte dos carros tem evoluído para ter caixa de 6, algum motivo deverá haver...
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Originalmente Colocado por miguel santos Ver Posta conversa deve ser a mesma de quando se passou a utilizar caixa de 5 em vez de 4
E porque é que o mesmo carro, com o mesmo motor mas com caixa de 6v em vez de 5v gastam mais e não tem melhores perfomances?
Pela logica vamos mas é já meter 10 velocidades nos carros. Ou 15.
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostDepende dos carros. Com a evolução de potencia há tendencia a haver mais relações de caixa.
E porque é que o mesmo carro, com o mesmo motor mas com caixa de 6v em vez de 5v gastam mais e não tem melhores perfomances?
Pela logica vamos mas é já meter 10 velocidades nos carros. Ou 15.
nao se utilizavam com tanta desmultiplicação porque simplesmente nao sabiam fazer caixas assim, pelo menos ao um custo aceitavel
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostPor um lado a 5ª do C4 HDI é mais curta do que esses dados que puseste.
Por outro lado, a caixa de 6 permitiria ter diversas opções:
Uma seria ter uma 6ª ligeiramente mais longa para melhorar os consumos em AE (que bem precisam).
A outra seria criar um melhor aproveitamento do motor.
Em termos práticos, o Accord passou a consumir menos depois da caixa de 6, porque permite uma condução diferente, aguentando a mudança acima onde a de 5 não aguenta. Ainda melhora em reprises.
Não vamos contrariar a evolução.
Se a maior parte dos carros tem evoluído para ter caixa de 6, algum motivo deverá haver...
No Accord o aparecimento da 6ª veio a prejudicar os consumos e não a melhorar.
Accord 5v
http://motor.terra.es/pruebas-coches..._version=13100
210km/h
9,4s
6,7 / 4,6 / 5,4 l/100km
Accord 6v
http://motor.terra.es/pruebas-coches...fm?id=MOT40242
212km/h
9,3s
7,2 / 4,5 / 5,5 l/100km
São assim tão evidentes as melhorias?
+2km/h, -0,1s e +0,1l/100km
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Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver PostNos 1.6 HDI, como em todos os outros motores, diferentes carros levam diferentes relações de caixa. Já andei num 407 que a 5ª era extremamente curta. Tinha que o ser porque é um carro pesado.
No Accord o aparecimento da 6ª veio a prejudicar os consumos e não a melhorar.
Accord 5v
http://motor.terra.es/pruebas-coches..._version=13100
210km/h
9,4s
6,7 / 4,6 / 5,4 l/100km
Accord 6v
http://motor.terra.es/pruebas-coches...fm?id=MOT40242
212km/h
9,3s
7,2 / 4,5 / 5,5 l/100km
São assim tão evidentes as melhorias?
+2km/h, -0,1s e +0,1l/100km
O mesmo se passa nos consumos. O modo como é feita a medição oficial dos consumos não tem em conta alguns factores do dia-a-dia, tal como subidas, por exemplo.
Continuo a dizer que não e por acaso que passaram a ter 6 velocidades, é porque existem vantagens reais nisso.
Não tem nada a ver com o aumento de potência.
Há carros com 10 anos com muita potência e caixa de 5 e actuais menos potentes com caixa de 6.
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Oficialmente os numeros são esses. São identicos aos que tenho no livro de instruções do GPunto (versão de 5v com iguais prestações e melhores consumos).
Acho que em certos casos acaba por ser moda.
No 1.6 HDi 110cv que há cá em casa não vejo necessidade de ter caixa de 6v. A 5ª é tão longa como carros de potencia semelhante.
Com a 6ª ou iria ser exageradamente longa ou então ia ser igual a 5ª e incurtavam as outras. Em nenhum destes casos vejo vantagens, por isso não sinto a falta de uma caixa de 6v.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostMas estás a comparar os números (sejam eles quais forem) de um GPunto com um Accord ?
Já vi que não gostas de caixas de 6 velocidades, eu por mim podiam vir todos com caixa de 6.
Accord 5v vs 6v
GPunto 90cv 5v vs 6v
Quando disse que eram identicos, referia-me ao facto de no GPunto o 5v gastar menos do que o de 6v. O mesmo caso do Accord 5v em relação ao 6v.
Eu não gosto nem desgosto de caixas de 6v.
Detesto as relações da caixa do Swift 1.3 93cv da minha namorada. E é uma caixa de 5v.
A 5ª é tão longa que chega a morrer em AE se formos a velocidades baixas.
Não faz sentido nenhum.
Gosto de caixas bem escalonadas. Só isso.
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Por acaso gostava de ver as diferenças de ter 5v ou 6v, no 308 ou no 207.
No 207 a 120kph vai-se ás 2500rpm a 150kph vai-se ás 3000rpm
E concordo com rogerAjacto... DEPENDE DO TIPO DE CAIXA. Se meterem uma 6ª pouco diferente da 5ª actual e meterem todas as outras mais curtas não se ganha nada. (talvez sim se disfarce o peso do carro).
Se meterem uma 6ª que tire umas 350-500 rpms á 5ª actual ai sim penso que compensaria APENAS em AE, pois na pratica seria apenas uma overdrive sem força para nacionais.
A malta gosta destas caixas de 6v pois dão status e dá para ir a fundo na AE e nas descidas sacar mais 5-15kph de velc de ponta, algo essencial para qualquer chefe de familia que se preze.
Curisidade:
Metam depois LADO A LADO os carros com caixas de 5v e 6v e vejam as diferenças. Comparem tambem os consumos EM TODAS as situações e não só em AE.
Comentário
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Originalmente Colocado por RFS Ver PostAcho que primeiro era preciso melhorar a fiabilidade destes motores, o meu 1.6 hdi 110cv encomendou a alma ao criador aos 42K, apesar do cuidado tratamento que levou.
Tenho conhecidos, com peugeot´s com este motor que só têm problemas com os mesmos.
Começa a ser preocupante a falta de fiabilidade dos peugeot´s actuais.
Peugeot (206,207,307,308,407), Citroen (C2,C3,C4,C4 Picasso,C5), Volvo (C30,S40,V50), Ford (Focus,C-Max), Mazda (3), Mini (Cooper D) e Suzuki (SX4), isto senão estiver a falhar nenhum...
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Originalmente Colocado por Shark Ver PostPor acaso gostava de ver as diferenças de ter 5v ou 6v, no 308 ou no 207.
No 207 a 120kph vai-se ás 2500rpm a 150kph vai-se ás 3000rpm
E concordo com rogerAjacto... DEPENDE DO TIPO DE CAIXA. Se meterem uma 6ª pouco diferente da 5ª actual e meterem todas as outras mais curtas não se ganha nada. (talvez sim se disfarce o peso do carro).
Se meterem uma 6ª que tire umas 350-500 rpms á 5ª actual ai sim penso que compensaria APENAS em AE, pois na pratica seria apenas uma overdrive sem força para nacionais.
A malta gosta destas caixas de 6v pois dão status e dá para ir a fundo na AE e nas descidas sacar mais 5-15kph de velc de ponta, algo essencial para qualquer chefe de familia que se preze.
Curisidade:
Metam depois LADO A LADO os carros com caixas de 5v e 6v e vejam as diferenças. Comparem tambem os consumos EM TODAS as situações e não só em AE.
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Originalmente Colocado por RFS Ver PostAcho que primeiro era preciso melhorar a fiabilidade destes motores, o meu 1.6 hdi 110cv encomendou a alma ao criador aos 42K, apesar do cuidado tratamento que levou.
Tenho conhecidos, com peugeot´s com este motor que só têm problemas com os mesmos.
Começa a ser preocupante a falta de fiabilidade dos peugeot´s actuais.
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Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver PostÉ a 1ª pessoa q vem falar sobre falta de fiabilidade nesse bloco... E estranhamente restringe a conversa à Peugeot, estranhamente mesmo, visto q equipa, como é sabido:
Peugeot (206,207,307,308,407), Citroen (C2,C3,C4,C4 Picasso,C5), Volvo (C30,S40,V50), Ford (Focus,C-Max), Mazda (3), Mini (Cooper D) e Suzuki (SX4), isto senão estiver a falhar nenhum...
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Eu como conduzo um Focus 1.6 TDci todos os dias tenho a minha opinião.
Sou a favor de uma cx. de 6v no Focus nos seguintes termos: Deixar estar as 4 primeiras relações como estão, encurtar a 5ª velocidade e "meter" uma 6ª. E porquê? Porque eu faço muita AE, em serviço, e os 92000 Kms em pouco mais de um ano atestam bem isso. No Focus ás 3000 rpm vamos a 150 Km/h, a 180 Km/h vamos nas 3500 rpm, e a 200 vamos nas 4000 rpm (curiosamente a velocidade maxima que já dei com o carro foi 225, de ponteiro, e estava precisamente a entrar no red line ). Como faço muita AE e sempre "depressinha", pois fazer viagens sozinho como faço sempre, ás vezes do Porto ao Algarve a cumprir o codigo ficava maluco , acho que uma 6ª em que a 180 andasse ali perto ou nas 3000 iria diminuir os consumos.
A caixa de 5v do Focus está muito bem escalonada, tão bem que quando perde em recuperações com carros de potências semelhantes e cx. de 6v a diferença nunca é grande, o que atesta o exemplar escalonamento da caixa.
So mesmo uma sexta mais longa para melhorar os consumos em AE.
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Originalmente Colocado por RFS Ver PostAcho que primeiro era preciso melhorar a fiabilidade destes motores, o meu 1.6 hdi 110cv encomendou a alma ao criador aos 42K, apesar do cuidado tratamento que levou.
Tenho conhecidos, com peugeot´s com este motor que só têm problemas com os mesmos.
Começa a ser preocupante a falta de fiabilidade dos peugeot´s actuais.
PS- Parece-me haver aí qualquer tipo de recalcamento com a PUG.
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Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver PostTens ainda aquela C-Max de aspecto interessante? E o Panda?
O Panda ficou com a minha EX-mulher.
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Originalmente Colocado por necos Ver PostNão, a minha vida, infelizmente, deu uma grande volta. A C-max vendia-a porque deram-me carro de serviço e na minha actual situação era insustentável estar a pagar mensalmente a C-Max para ela estar parada todos os dias. Mas cada vez que me lembro dela quase que me emociono, o meu vizinho que tem uma igualzinha à minha ex fez-lhe agora uma repro e aquilo está com 175cv e 420 de binário, andei nela no outro dia e parece o "demónio"
O Panda ficou com a minha EX-mulher.
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