Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Finalmente o 1.6 HDI/TDci com caixa de 6v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Finalmente o 1.6 HDI/TDci com caixa de 6v

    Fui hoje à PUG com a minha namorada para ver o 308 e a vendedora disse que, finalmente, daqui a um mês o 308 já vem com caixa de seis, já não era sem tempo estes excelentes motores virem com caixa de seis.

    #2
    Sera que não vai ser automática como à da Citroen?

    Comentário


      #3
      E sobre a potência sabes alguma coisa?

      Comentário


        #4
        Não sei porque.

        No Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv, em 5ª ás 3.000rpm faz 150km/h. Exactamente igual ao Golf 1.9 TDi 105cv que andei no outro dia.

        Para que é preciso a 6ª? Para porem a 6ª com a relação da 5ª e encurtarem as outras?

        Se a 5ª fosse muito curta justificava-se. Não sendo não vejo necessidade.

        Na realidade, os carros que sofreram um update de caixa de 5v para 6v pioraram os consumos e ganharam 0,1s e 1 ou 2km/h de vel. max.
        Exemplos do Accord 2.2 CDTi e GPunto 1.3 JTD 90cv (que lá fora em alguns mercados é vendido com caixa 5v).

        É uma questão de moda que não tem fundamento nenhum.

        Comentário


          #5
          No Mini o 1.6 Hdi já vem com caixa de 6 há muito.

          Comentário


            #6
            Peugeot_Sales chamado ao tópico...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
              Não sei porque.

              No Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv, em 5ª ás 3.000rpm faz 150km/h. Exactamente igual ao Golf 1.9 TDi 105cv que andei no outro dia.

              Para que é preciso a 6ª? Para porem a 6ª com a relação da 5ª e encurtarem as outras?

              Se a 5ª fosse muito curta justificava-se. Não sendo não vejo necessidade.

              Na realidade, os carros que sofreram um update de caixa de 5v para 6v pioraram os consumos e ganharam 0,1s e 1 ou 2km/h de vel. max.
              Exemplos do Accord 2.2 CDTi e GPunto 1.3 JTD 90cv (que lá fora em alguns mercados é vendido com caixa 5v).

              É uma questão de moda que não tem fundamento nenhum.
              a conversa deve ser a mesma de quando se passou a utilizar caixa de 5 em vez de 4

              Comentário


                #8
                Acho que primeiro era preciso melhorar a fiabilidade destes motores, o meu 1.6 hdi 110cv encomendou a alma ao criador aos 42K, apesar do cuidado tratamento que levou.
                Tenho conhecidos, com peugeot´s com este motor que só têm problemas com os mesmos.
                Começa a ser preocupante a falta de fiabilidade dos peugeot´s actuais.

                Comentário


                  #9
                  Mais valia que lançassem em Portugal o 308 de 3 portas com esse motor e o 2.0 hdi, que vergonha......

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                    Não sei porque.

                    No Mazda 3 com o 1.6 HDI 110cv, em 5ª ás 3.000rpm faz 150km/h. Exactamente igual ao Golf 1.9 TDi 105cv que andei no outro dia.

                    Para que é preciso a 6ª? Para porem a 6ª com a relação da 5ª e encurtarem as outras?

                    Se a 5ª fosse muito curta justificava-se. Não sendo não vejo necessidade.

                    Na realidade, os carros que sofreram um update de caixa de 5v para 6v pioraram os consumos e ganharam 0,1s e 1 ou 2km/h de vel. max.
                    Exemplos do Accord 2.2 CDTi e GPunto 1.3 JTD 90cv (que lá fora em alguns mercados é vendido com caixa 5v).

                    É uma questão de moda que não tem fundamento nenhum.

                    Por um lado a 5ª do C4 HDI é mais curta do que esses dados que puseste.

                    Por outro lado, a caixa de 6 permitiria ter diversas opções:

                    Uma seria ter uma 6ª ligeiramente mais longa para melhorar os consumos em AE (que bem precisam).

                    A outra seria criar um melhor aproveitamento do motor.

                    Em termos práticos, o Accord passou a consumir menos depois da caixa de 6, porque permite uma condução diferente, aguentando a mudança acima onde a de 5 não aguenta. Ainda melhora em reprises.

                    Não vamos contrariar a evolução.

                    Se a maior parte dos carros tem evoluído para ter caixa de 6, algum motivo deverá haver...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                      a conversa deve ser a mesma de quando se passou a utilizar caixa de 5 em vez de 4
                      Depende dos carros. Com a evolução de potencia há tendencia a haver mais relações de caixa.

                      E porque é que o mesmo carro, com o mesmo motor mas com caixa de 6v em vez de 5v gastam mais e não tem melhores perfomances?

                      Pela logica vamos mas é já meter 10 velocidades nos carros. Ou 15.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                        Depende dos carros. Com a evolução de potencia há tendencia a haver mais relações de caixa.

                        E porque é que o mesmo carro, com o mesmo motor mas com caixa de 6v em vez de 5v gastam mais e não tem melhores perfomances?

                        Pela logica vamos mas é já meter 10 velocidades nos carros. Ou 15.
                        já existem caixas auto de 7 e ate 8.

                        nao se utilizavam com tanta desmultiplicação porque simplesmente nao sabiam fazer caixas assim, pelo menos ao um custo aceitavel

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Por um lado a 5ª do C4 HDI é mais curta do que esses dados que puseste.

                          Por outro lado, a caixa de 6 permitiria ter diversas opções:

                          Uma seria ter uma 6ª ligeiramente mais longa para melhorar os consumos em AE (que bem precisam).

                          A outra seria criar um melhor aproveitamento do motor.

                          Em termos práticos, o Accord passou a consumir menos depois da caixa de 6, porque permite uma condução diferente, aguentando a mudança acima onde a de 5 não aguenta. Ainda melhora em reprises.

                          Não vamos contrariar a evolução.

                          Se a maior parte dos carros tem evoluído para ter caixa de 6, algum motivo deverá haver...
                          Nos 1.6 HDI, como em todos os outros motores, diferentes carros levam diferentes relações de caixa. Já andei num 407 que a 5ª era extremamente curta. Tinha que o ser porque é um carro pesado.

                          No Accord o aparecimento da 6ª veio a prejudicar os consumos e não a melhorar.

                          Accord 5v
                          http://motor.terra.es/pruebas-coches..._version=13100
                          210km/h
                          9,4s
                          6,7 / 4,6 / 5,4 l/100km

                          Accord 6v
                          http://motor.terra.es/pruebas-coches...fm?id=MOT40242
                          212km/h
                          9,3s
                          7,2 / 4,5 / 5,5 l/100km

                          São assim tão evidentes as melhorias?
                          +2km/h, -0,1s e +0,1l/100km

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                            Nos 1.6 HDI, como em todos os outros motores, diferentes carros levam diferentes relações de caixa. Já andei num 407 que a 5ª era extremamente curta. Tinha que o ser porque é um carro pesado.

                            No Accord o aparecimento da 6ª veio a prejudicar os consumos e não a melhorar.

                            Accord 5v
                            http://motor.terra.es/pruebas-coches..._version=13100
                            210km/h
                            9,4s
                            6,7 / 4,6 / 5,4 l/100km

                            Accord 6v
                            http://motor.terra.es/pruebas-coches...fm?id=MOT40242
                            212km/h
                            9,3s
                            7,2 / 4,5 / 5,5 l/100km

                            São assim tão evidentes as melhorias?
                            +2km/h, -0,1s e +0,1l/100km
                            Nos valores anunciados não consegues ver muita coisa, nomeadamente as reprises, e aí um carro com caixa de 6 tem possibilidade de fazer muito melhor, e não estamos a falar de 0,1 segundos.

                            O mesmo se passa nos consumos. O modo como é feita a medição oficial dos consumos não tem em conta alguns factores do dia-a-dia, tal como subidas, por exemplo.

                            Continuo a dizer que não e por acaso que passaram a ter 6 velocidades, é porque existem vantagens reais nisso.

                            Não tem nada a ver com o aumento de potência.
                            Há carros com 10 anos com muita potência e caixa de 5 e actuais menos potentes com caixa de 6.

                            Comentário


                              #15
                              Oficialmente os numeros são esses. São identicos aos que tenho no livro de instruções do GPunto (versão de 5v com iguais prestações e melhores consumos).

                              Acho que em certos casos acaba por ser moda.

                              No 1.6 HDi 110cv que há cá em casa não vejo necessidade de ter caixa de 6v. A 5ª é tão longa como carros de potencia semelhante.
                              Com a 6ª ou iria ser exageradamente longa ou então ia ser igual a 5ª e incurtavam as outras. Em nenhum destes casos vejo vantagens, por isso não sinto a falta de uma caixa de 6v.

                              Comentário


                                #16
                                Mas estás a comparar os números (sejam eles quais forem) de um GPunto com um Accord ?

                                Já vi que não gostas de caixas de 6 velocidades, eu por mim podiam vir todos com caixa de 6.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                  Mas estás a comparar os números (sejam eles quais forem) de um GPunto com um Accord ?

                                  Já vi que não gostas de caixas de 6 velocidades, eu por mim podiam vir todos com caixa de 6.
                                  Estou a comparar os numeros do:
                                  Accord 5v vs 6v
                                  GPunto 90cv 5v vs 6v

                                  Quando disse que eram identicos, referia-me ao facto de no GPunto o 5v gastar menos do que o de 6v. O mesmo caso do Accord 5v em relação ao 6v.

                                  Eu não gosto nem desgosto de caixas de 6v.

                                  Detesto as relações da caixa do Swift 1.3 93cv da minha namorada. E é uma caixa de 5v.
                                  A 5ª é tão longa que chega a morrer em AE se formos a velocidades baixas.
                                  Não faz sentido nenhum.

                                  Gosto de caixas bem escalonadas. Só isso.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Por acaso gostava de ver as diferenças de ter 5v ou 6v, no 308 ou no 207.
                                    No 207 a 120kph vai-se ás 2500rpm a 150kph vai-se ás 3000rpm

                                    E concordo com rogerAjacto... DEPENDE DO TIPO DE CAIXA. Se meterem uma 6ª pouco diferente da 5ª actual e meterem todas as outras mais curtas não se ganha nada. (talvez sim se disfarce o peso do carro).
                                    Se meterem uma 6ª que tire umas 350-500 rpms á 5ª actual ai sim penso que compensaria APENAS em AE, pois na pratica seria apenas uma overdrive sem força para nacionais.

                                    A malta gosta destas caixas de 6v pois dão status e dá para ir a fundo na AE e nas descidas sacar mais 5-15kph de velc de ponta, algo essencial para qualquer chefe de familia que se preze.


                                    Curisidade:
                                    Metam depois LADO A LADO os carros com caixas de 5v e 6v e vejam as diferenças. Comparem tambem os consumos EM TODAS as situações e não só em AE.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RFS Ver Post
                                      Acho que primeiro era preciso melhorar a fiabilidade destes motores, o meu 1.6 hdi 110cv encomendou a alma ao criador aos 42K, apesar do cuidado tratamento que levou.
                                      Tenho conhecidos, com peugeot´s com este motor que só têm problemas com os mesmos.
                                      Começa a ser preocupante a falta de fiabilidade dos peugeot´s actuais.
                                      É a 1ª pessoa q vem falar sobre falta de fiabilidade nesse bloco... E estranhamente restringe a conversa à Peugeot, estranhamente mesmo, visto q equipa, como é sabido:

                                      Peugeot (206,207,307,308,407), Citroen (C2,C3,C4,C4 Picasso,C5), Volvo (C30,S40,V50), Ford (Focus,C-Max), Mazda (3), Mini (Cooper D) e Suzuki (SX4), isto senão estiver a falhar nenhum...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Shark Ver Post
                                        Por acaso gostava de ver as diferenças de ter 5v ou 6v, no 308 ou no 207.
                                        No 207 a 120kph vai-se ás 2500rpm a 150kph vai-se ás 3000rpm

                                        E concordo com rogerAjacto... DEPENDE DO TIPO DE CAIXA. Se meterem uma 6ª pouco diferente da 5ª actual e meterem todas as outras mais curtas não se ganha nada. (talvez sim se disfarce o peso do carro).
                                        Se meterem uma 6ª que tire umas 350-500 rpms á 5ª actual ai sim penso que compensaria APENAS em AE, pois na pratica seria apenas uma overdrive sem força para nacionais.

                                        A malta gosta destas caixas de 6v pois dão status e dá para ir a fundo na AE e nas descidas sacar mais 5-15kph de velc de ponta, algo essencial para qualquer chefe de familia que se preze.


                                        Curisidade:
                                        Metam depois LADO A LADO os carros com caixas de 5v e 6v e vejam as diferenças. Comparem tambem os consumos EM TODAS as situações e não só em AE.
                                        Desculpa mas tens noção daquilo que está sublinhado? Conheço muita gente, uns que se gabam da potência, outros da beleza, outros dos picanços que fazem, outros das hélices, argolas ou estrelas dos simbolos, mas nunca em momento algum vi alguém a vangloriar-se de a caixa ter 6 velocidades.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que ele não queria dizer status. Era mais que está na moda ter caixa de 6v.

                                          Criticam carros em ensaios com caixas de 5v que estão muito bem escalonadas, e cuja falta de uma caixa de 6v é nula.

                                          Acho que era mais esse ponto de vista.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RFS Ver Post
                                            Acho que primeiro era preciso melhorar a fiabilidade destes motores, o meu 1.6 hdi 110cv encomendou a alma ao criador aos 42K, apesar do cuidado tratamento que levou.
                                            Tenho conhecidos, com peugeot´s com este motor que só têm problemas com os mesmos.
                                            Começa a ser preocupante a falta de fiabilidade dos peugeot´s actuais.
                                            Q se passou com o teu? Conheço bem esse motor, tendo um amigo com um já cerca de 150k KM e considero-o um excelente bloco e a fiabilidade tem sido boa, bem como mtos outros q aí andam. Isso foi algo pontual de certeza!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                              É a 1ª pessoa q vem falar sobre falta de fiabilidade nesse bloco... E estranhamente restringe a conversa à Peugeot, estranhamente mesmo, visto q equipa, como é sabido:

                                              Peugeot (206,207,307,308,407), Citroen (C2,C3,C4,C4 Picasso,C5), Volvo (C30,S40,V50), Ford (Focus,C-Max), Mazda (3), Mini (Cooper D) e Suzuki (SX4), isto senão estiver a falhar nenhum...
                                              As comerciais Partner, Berlingo, Expert e Jumper, o 1.6 HDi anda a puxar comerciais de 3000kg de peso bruto, não tem dificuldade nenhuma com o resto

                                              Comentário


                                                #24
                                                ja passou ca por casa um megane 1.5 100 cv e caixa de 5v e actualmente há um megane 1.5 105 cv, para o mesmo percurso e com o mesmo condutor o 5v fazia media de 5.8 l/100 e o 6v faz 6 l/100, creio que esta diferença se deve mais á caixa do que ao aumento de potencia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Keyser_Soze Ver Post
                                                  Peugeot_Sales chamado ao tópico...

                                                  Quando o Peugeot_sales por aqui aparecer, preciso de informações sobre o novo 308 Comercial!

                                                  Ando a negociar o GTC 1.3 CDTI, mas dei uma volta no 308 HDI, e não achei mau...

                                                  Deculpem o off topic

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu como conduzo um Focus 1.6 TDci todos os dias tenho a minha opinião.

                                                    Sou a favor de uma cx. de 6v no Focus nos seguintes termos: Deixar estar as 4 primeiras relações como estão, encurtar a 5ª velocidade e "meter" uma 6ª. E porquê? Porque eu faço muita AE, em serviço, e os 92000 Kms em pouco mais de um ano atestam bem isso. No Focus ás 3000 rpm vamos a 150 Km/h, a 180 Km/h vamos nas 3500 rpm, e a 200 vamos nas 4000 rpm (curiosamente a velocidade maxima que já dei com o carro foi 225, de ponteiro, e estava precisamente a entrar no red line ). Como faço muita AE e sempre "depressinha", pois fazer viagens sozinho como faço sempre, ás vezes do Porto ao Algarve a cumprir o codigo ficava maluco , acho que uma 6ª em que a 180 andasse ali perto ou nas 3000 iria diminuir os consumos.

                                                    A caixa de 5v do Focus está muito bem escalonada, tão bem que quando perde em recuperações com carros de potências semelhantes e cx. de 6v a diferença nunca é grande, o que atesta o exemplar escalonamento da caixa.

                                                    So mesmo uma sexta mais longa para melhorar os consumos em AE.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tens ainda aquela C-Max de aspecto interessante? E o Panda?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RFS Ver Post
                                                        Acho que primeiro era preciso melhorar a fiabilidade destes motores, o meu 1.6 hdi 110cv encomendou a alma ao criador aos 42K, apesar do cuidado tratamento que levou.
                                                        Tenho conhecidos, com peugeot´s com este motor que só têm problemas com os mesmos.
                                                        Começa a ser preocupante a falta de fiabilidade dos peugeot´s actuais.
                                                        Claro claro....aliás eu ontem comi bacalhau e fiquei mal disposto e de certeza que foi do bacalhau.....conclusão nunca mais como bacalhau na vida

                                                        PS- Parece-me haver aí qualquer tipo de recalcamento com a PUG.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por GTS_M5 Ver Post
                                                          Tens ainda aquela C-Max de aspecto interessante? E o Panda?
                                                          Não, a minha vida, infelizmente, deu uma grande volta. A C-max vendia-a porque deram-me carro de serviço e na minha actual situação era insustentável estar a pagar mensalmente a C-Max para ela estar parada todos os dias. Mas cada vez que me lembro dela quase que me emociono, o meu vizinho que tem uma igualzinha à minha ex fez-lhe agora uma repro e aquilo está com 175cv e 420 de binário, andei nela no outro dia e parece o "demónio"

                                                          O Panda ficou com a minha EX-mulher.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por necos Ver Post
                                                            Não, a minha vida, infelizmente, deu uma grande volta. A C-max vendia-a porque deram-me carro de serviço e na minha actual situação era insustentável estar a pagar mensalmente a C-Max para ela estar parada todos os dias. Mas cada vez que me lembro dela quase que me emociono, o meu vizinho que tem uma igualzinha à minha ex fez-lhe agora uma repro e aquilo está com 175cv e 420 de binário, andei nela no outro dia e parece o "demónio"

                                                            O Panda ficou com a minha EX-mulher.
                                                            175 cv obtidos no 2.0 TDCI?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X