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o "kick" do tdi

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    o "kick" do tdi

    O que é que na realidade origina o tao falado "kick" dos motores tdi??? Já ouvi dizer por um lado que é uma descarga massiva de binário e k depois disso é como s o motor s esgotasse; por outro já ouvi falar no facto que esses motores possuem mais cavalos do que aqueles que declaram oficialmente.
    Forampoucos os tdi em que andei e nunca conduzi nenhum mas lembro-me de ter andado num ibiza de um amigo meu e realmente essa sensação de sermos puxados para traz nota-se bem. Mas será que esse factor tem repercussões nas performances dos carros equipados com esse motor e os faz andar mais que os seus concorrentes directos ?
    É que sei k mesmo nos1.4 tdi essa sensação existe mas são motores umpouco limitados em relação a outros do memso segmento como por ex o 1.5did que experimentei ha pouco tempo num colt cz3 onde não se nota que tem (muita) força mas não se sente o "kick".
    Cumprimentos.

    #2
    Em relação a cavalos escondidos não será com certeza. Conduzo um Passat habitualmente (105cv, salvo erro) e noto muito mais o kick que no meu Civic (140cv). Se fosse só por uma questão de cv, mesmo que o Passat tivesse, digamos, uns 120cv, o Civic teria a 'obrigação' de dar mais kick.

    Acho que tem a ver com o binário bastante elevado, ou pelo menos foi sempre assim que interpretei.

    No fundo acaba por ser apenas a sensação, porque em potência oferecida, no caso que falei, é até claramente inferior.

    Comentário


      #3
      As razões principais estão na própria tecnologia - Injector Bomba e Bomba Injectora. Os PD fazem uma pressão muito elevada...2050...e aliados às 8 válvulas ficam motores mais nervosos. Com isto a descarga do binário é muito característica o que não significa que é maior ou que apenas os PD fazem picos de descarga...todos os dieseis têm uma descarga de binário...depois é o tipo de motor e tecnologia que tratam de nos fazer sentir isso de um modo ou de outro...

      Um PD 16v já não é tão bruto. Mas é mais bruto que um CR.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
        As razões principais estão na própria tecnologia - Injector Bomba e Bomba Injectora. Os PD fazem uma pressão muito elevada...2050...e aliados às 8 válvulas ficam motores mais nervosos. Com isto a descarga do binário é muito característica o que não significa que é maior ou que apenas os PD fazem picos de descarga...todos os dieseis têm uma descarga de binário...depois é o tipo de motor e tecnologia que tratam de nos fazer sentir isso de um modo ou de outro...

        Um PD 16v já não é tão bruto. Mas é mais bruto que um CR.

        Exacto.

        Comentário


          #5
          trtl se a questão fosse a quantidade de binário, no meu exemplo o colt devia dar mto mais kick pq enquanto o polo/ibiza/fabia com motores 1.4 de 80cv dispõem de 190nm o colt com um motor 1.5 de 95cv dispõe de 210nm o que é um valor espectacular. Como disseram os dois users a questão deverá estar relacionada com a entrega do mesmo e não com a quantidade.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
            trtl se a questão fosse a quantidade de binário, no meu exemplo o colt devia dar mto mais kick pq enquanto o polo/ibiza/fabia com motores 1.4 de 80cv dispõem de 190nm o colt com um motor 1.5 de 95cv dispõe de 210nm o que é um valor espectacular. Como disseram os dois users a questão deverá estar relacionada com a entrega do mesmo e não com a quantidade.
            É possível que sim, é óbvio que não nego!
            Nestas questões confesso a minha ignorância...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
              trtl se a questão fosse a quantidade de binário, no meu exemplo o colt devia dar mto mais kick pq enquanto o polo/ibiza/fabia com motores 1.4 de 80cv dispõem de 190nm o colt com um motor 1.5 de 95cv dispõe de 210nm o que é um valor espectacular. Como disseram os dois users a questão deverá estar relacionada com a entrega do mesmo e não com a quantidade.
              Eu diria a forma de entrega. É que se olharmos para o gráfico de um 1.9 PD ou de um 2.0 CR (e: TDi 150 vs 320d 150). As curvas são parecidas. O pico do binário está lá. Depois mantem-se um tempo e depois começa a cair...ao mesmo tempo que a potência vem a subir. Por isso é que digo que é forma como o motor nos entrega o que tem. Por exemplo, um o 6cil em V da nissan (3.5cc) é menos bruto que o 6cil em linha da BMW (3.2cc)...mais uma vez tem muito a ver com o tipo de motor.

              Comentário


                #8
                Axo que é tudo devido á maneira como o motor entrega a potencia. Podes ter 3 carros com 100cv e sentir essa potencia de 3maneiras diferentes, mais ou menos progressivo mais ou menos brusco.
                Cabe a cada um saber do que gosta mais.

                Comentário


                  #9
                  Mas o kick não tem haver com a potencia nem binário máximo do motor.

                  Mas sim como ele é entregue ás rodas.

                  Como neste gráfico, o binário sobre das 140NM para as 240NM em 500RPM.

                  E isto origina o tal kick.

                  Comentário


                    #10
                    No final das contas, acabamos por andar tanto como outro qualquer.

                    Comentário


                      #11
                      Suponho que o TDI dê kick por efeito de muito binário a baixa rotação. O kick aparece às 1500-2000 rpms, que é onde o pessoal normalmente anda. Já um gasolina tem pico de binário nas 4000 rpms. Se lhe deres um cheirinho a essa velocidade, também tens kick.

                      Atenção que estou a fazer suposições. Nunca estudei a coisa a sério.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                        Suponho que o TDI dê kick por efeito de muito binário a baixa rotação. O kick aparece às 1500-2000 rpms, que é onde o pessoal normalmente anda. Já um gasolina tem pico de binário nas 4000 rpms. Se lhe deres um cheirinho a essa velocidade, também tens kick.

                        Atenção que estou a fazer suposições. Nunca estudei a coisa a sério.
                        Acho que tens razão.

                        No fundo o binário pode ser traduzido numa determinada potência.
                        Se fizermos as contas, se calhar na zona onde os tdi dão o kick já estamos com valores de potência interessantes, e fazendo o mesmo num motor a gasolina (numa faixa de rotação onde tivesse os mesmos valores de potência), acabava por dar um efeito semelhante.

                        Comentário


                          #13
                          Nãop entendo a comparação dos TDI com motores a gasolina, mas está bem.
                          Seria mais lógico a comparação com equivalentes diesel.

                          Comentário


                            #14
                            Estavam dois pescadores na Nazaré a conversar:
                            - Oh Zé já ouviste falar no kick do tdi ?
                            - Já !
                            - Mas o que é isso ?
                            - Epá, ... imagina...imagina, olha imagina que estás a ca@gar
                            - Sim
                            - Estás a imaginar ?
                            - Sim
                            - Agora aceleravas no tdi, aquilo dava o kick, já só ias limpar o ku a Alcobaça !!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                              Nãop entendo a comparação dos TDI com motores a gasolina, mas está bem.
                              Seria mais lógico a comparação com equivalentes diesel.
                              A lógica é comparar potências. P.ex. os 140 cv de um golf tdi devem dar mais ou menos o mesmo kick dos 140 cv de um civic 1.8 se ambos os carros estiverem no regime de binário máximo.

                              Comentário


                                #16
                                Isso é do aumento vrutar em pouca rotação.
                                Imagina teres num carro 60 cavalos as 1500rpm e 80 cv as 2000rpm, aumentaste 20cv em 500rpm.
                                Agora imagina um com 45 cv as 1500 e 100cv as 1800rpm, notas logo uma diferenca brutal (55cv em 300rpm). E qualquer destes 2 carros pode ter a mesma potencias as 4000rpm, depende da curva de potencia.

                                Comentário


                                  #17
                                  Só sei é que esse TDI não vale nada...

                                  Aquilo só parece que anda em baixas velocidades (2ª e 3ª), e mesmo assim...

                                  É muito ejaculação precoce, aquilo é só fogo de vista, e pouco... uma pessoa põe-se a puxar por aquilo, e olha para o ponteiro e... 140km/h... WTF?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Já tive o prazer de testar o kick.

                                    1 A3 2.0 TDi 140cv e um 147 1.9 JTD 140cv lado a lado

                                    Antes disso andei nos 2 e fiquei com a sensação que o A3 era bem mais rápido. Lado a lado não é nada disso. O 147 é muito suave, mas é mais rápido.

                                    As sensações enganam muito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Estavam dois pescadores na Nazaré a conversar:
                                      - Oh Zé já ouviste falar no kick do tdi ?
                                      - Já !
                                      - Mas o que é isso ?
                                      - Epá, ... imagina...imagina, olha imagina que estás a ca@gar
                                      - Sim
                                      - Estás a imaginar ?
                                      - Sim
                                      - Agora aceleravas no tdi, aquilo dava o kick, já só ias limpar o ku a Alcobaça !!

                                      Tem aqui a resposta..
                                      cumps,,

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                        Estavam dois pescadores na Nazaré a conversar:
                                        - Oh Zé já ouviste falar no kick do tdi ?
                                        - Já !
                                        - Mas o que é isso ?
                                        - Epá, ... imagina...imagina, olha imagina que estás a ca@gar
                                        - Sim
                                        - Estás a imaginar ?
                                        - Sim
                                        - Agora aceleravas no tdi, aquilo dava o kick, já só ias limpar o ku a Alcobaça !!
                                        È pá, sou da Nazaré e nunca ouvi essa..lol

                                        Edit: peço desculpa pelo off topic
                                        Editado pela última vez por Belshior; 18 March 2008, 21:14.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Estavam dois pescadores na Nazaré a conversar:
                                          - Oh Zé já ouviste falar no kick do tdi ?
                                          - Já !
                                          - Mas o que é isso ?
                                          - Epá, ... imagina...imagina, olha imagina que estás a ca@gar
                                          - Sim
                                          - Estás a imaginar ?
                                          - Sim
                                          - Agora aceleravas no tdi, aquilo dava o kick, já só ias limpar o ku a Alcobaça !!
                                          Boa!!! eheheh!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                            A lógica é comparar potências. P.ex. os 140 cv de um golf tdi devem dar mais ou menos o mesmo kick dos 140 cv de um civic 1.8 se ambos os carros estiverem no regime de binário máximo.
                                            Mas não é assim que acontece. O TDI tem mais Kick que o Civic estando ambos no seu melhor regime.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O Óscar vai para quem disser para que serve o kick...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu sinto mais o kick nos HDI do que nos TDI.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A mim já me disseram que o kick do tdi deve-se à entrada do turbo, se formos sem acelarar, e acelarar de repente, há um segundo que o carro não desenvolve e depois começa a disparar, e isto porque o IB não entrega a potencia como um CR, que no caso dos CR, assim que se acelera sente-se logo a desenvolver e não se sente tanto o kick


                                                  é mais uma teoria para juntar a muitas

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O famoso "kick" acontece quando se acelera a fundo (ou praticamente) a partir de uma rotação muito baixa. Por volta das 1900rpm sente-se de repente o carro a andar muito mais rápido... e nessa fase de transição ocorre o tal "kick".

                                                    Por este motivo não se pode dizer que um carro a gasolina, normalmente, também terá um kick na zona de binário máximo. Talvez o VTEC da Honda se possa considerar um "kick"


                                                    Não tem a ver com valores de potência, mas sim com uma variação muito brusca de binário disponível numa pequena faixa de rotação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É o chamado Peido Mestre, pois o gás acaba-se depressa

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                                        O Óscar vai para quem disser para que serve o kick...
                                                        Para por o motor a funcionar qd não existe motor de arranque ou está avariado!! LOLOL

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          tirando o tdi 170, nenhum dos tdi actual tem kick!

                                                          os antigos sim...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Se virem os mapas de injecçao e boost destes motores é facil de perceber.
                                                            Dps ainda por cima sao 8v... nao é preciso pensar mto.

                                                            E os motores n sao "fracos" o "kick" é k é forte de mais nos 130 por exemplo e faz parecer k dps morre.

                                                            Cumps

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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