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Honda Civic / Mazda3 / Mitsubishi Lancer / Seat Leon - dicas precisam-se!!!

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    Honda Civic / Mazda3 / Mitsubishi Lancer / Seat Leon - dicas precisam-se!!!

    Viva.

    Está na altura de comprar um automóvel novo - a família vai crescer! O meu anterior automóvel foi um Seat Ibiza FR (comercial) - 1.9 TDI com uns valentes 130 mustangs!

    O carro fará cerca de 20000 kms/ano (30% cidade, 50% AE e 20% nacionais - mais ou menos isto) e tenho ciente quais as características que não quero dispensar: algum conforto, economia, muita segurança e alguma explosividade (para poder ter um carro que sirva para me divertir um pouco quando viajar sozinho!!). Como poderão atestar, gosto de carros equilibrados, seguros, que tragam muito equipamento e que se revelem capazes de responder com alguma "alegria" quando eu quiser/precisar de uma coisa mais a sério.
    Assim, cheguei aos quatro (que na verdade são oito) magníficos donde sairá o vencedor - tenciono começar a negociar o carro em Julho/Agosto deste ano.

    Decidi lançar este tópico porque para cada um dos modelos continuo com algumas dúvidas. Algumas já foram alvo de conversas com amigos e vendedores e muitas pesquisa na Net, mas nada como perguntar e pedir conselhos/dicas a quem possa estar disponível para ajudar (principalmente se tiverem um destes carros). Claro que também já percorri muitos fóruns e li (milhares de posts).

    Assim sendo e sem mais demoras, os "candidatos" (e respectivas dúvidas)
    são:

    HONDA CIVIC 1.8 ES (quais os intervalos de manutenção, se os 140 cv são de facto gulosos ou poupadinhos e se está prevista um novo modelo para breve) - o Honda Hybrid também poderia ser uma opção (mas os 1300 cc vs 95 cv mais 20 cv e o peso do carro não me façam crer que o carro poderá servir para algo mais que umas viagens confortáveis);

    MAZDA3 CS MZ-CD 1.6 Sport Plus ou CS MZR 1.6 Exclusive Plus (Intervalos de manutenção e se existe planos para apresentação de novo modelo que substitua a versão actual);

    Mitsubishi Lancer 1.8 (se alguém sabe o preço que este modelo terá para o mercado nacional,quando será posto à venda e quais os intervalos de manutenção);

    SEAT LEON 1.4 TSI Sport Up ou 1.9 TDI Sport Up (quais os intervalos de manutenção e se é verdade que os 105 cavalos não parecem capazes de entusiasmar).

    Os modelos são estes.,O facto de equacionar se será a gasolina ou a gasóleo é porque ainda não tenho definido quanto tempo pretendo ficar com ele (mas será sempre mais de 6 anos), porque a diferença de preços poderá esbater-se ou inverter-se rapidamente e porque existe a possibilidade de fazer mais do que os 20000 kms/ano pensados inicialmente.

    Aguardo as vossas dicas/conselhos. Elas já tinham sido preciosas quando comprei o (já saudoso) IBIZA.

    Obrigado a todos.

    #2
    O que posso dizer é que o 1.8 do Civic é muito poupado.

    E que o TSI 125 cv do Leon é certamente capaz de dar divertimento.

    Quanto aos outros, é uma questão de fazeres test-drive.

    Todos eles são bastante seguros e bem equipados, embora o Lancer e 3 possam perder um pouco neste ultimo aspecto.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Micas Ver Post
      SEAT LEON 1.4 TSI Sport Up ou 1.9 TDI Sport Up (quais os intervalos de manutenção e se é verdade que os 105 cavalos não parecem capazes de entusiasmar).
      As revisões são a cada 30.000 kms intercaladas com mudanças de óleo a cada 15.000 kms. Os 105 cv são com certeza menos exuberantes que os 130 do teu Ibiza, se queres divertimento vai para o 1.4 TSI. Em relação ao carro vão te dizer que tem os piores interiores da história automóvel (ao nível de um Tata e não sei quê) mas se ponderas o Leon é porque deves gostar do carro. Pelo menos divertimento na condução não te irá faltar, o comportamento do chassis é fabuloso. Mas falas também em conforto... nesse caso esquece o SportUp, mais vale o Stylance.

      Comentário


        #4
        Desses Honda Civic ou Leon 1.4 tsi são os que consideraria. O Leon tem uns interiores uns para ão dizer muitos furos abaixo do civic, ambos são carros duros. Tenho um 1.8 i-vtec e num andamento sem preocupações tenho média de 7,6 no CB nos ultimos 1000kms em andamento misto e com muuitas gazadas pelo meio. Em relação a andamentos ainda não experimentei o leon mas digo-te que de certeza que o Leon aparente ter um andamento muito superior ao civic e na verdade seja o contrário, o civic é muito linear.
        Também ponderaria um Fiat Bravo Tjet 150cv já experimentei e é também uma grande máquina

        Cmps

        Comentário


          #5
          Parece-me que tás inclinado para modelos de 4 portas. Se a familia vai aumentar, as versões de 5 portas são bem mais praticas, decorrente da 5º porta.

          Honda Civic muito bom produto e linear na progressão. Mas preferia a versão de 5 portas.

          O Leon TSI deve ter mais algum kick na acelaração, deve ser engraçado capaz de algum gozo.

          Como o i-andrec referiu o bravo tjet de 150cv acho que deveria ser uma hipotese a considerar. O motor deve ser uma maravilha.

          O mazda3, é um bom carro, é um carro equilibrado e com bom equipamento pelo preço oferecido, curva bem e dá algum prazer, mas se estás habituado a 130cvs vais sentir a diferença. Faz um teste drive, mas de preferência a uma versão Sport, pois trás jante 17 e assim verificas melhor o seu comportamento. Intervalos de manutenção são de 20.000kms e é o gasto habitual, caso não precise de nada extra, senão o preço sobe significativamente decorrente do preços das peças. Fala-se em 2009 para novo modelo, mas na europa só deverá sair em 2010.

          O Mitsubishi não tem só 125cv? Deverá ser um motor linear, mas não tão divertido como o Civic.

          Comentário


            #6
            Tenho ideia que no final do ano vai sair o novo Mazda 3 e também está previsto um "facelift" no Civic para o Outono, provavelmente a a ser apresentada em Outubro no salão de Paris (tal como o Mazda).

            Comentário


              #7
              O Civic Hybrid dá perfeitamente para mais que viagens confortaveis com a familia, embora de todos os que indicaste seja o melhor para esse fim especifico, os 115 cv parecem poucos mas ganhas em linearidade (o binário máximo é identico ao do 1.8, mas disponivel desde as 800 rpm até ás 2.500, e mantem-se em bom nível até ás 6.000) tem uma velocidade máxima acima dos 200 kms/h e faz recuperações ao nivel de carros muito mais potentes (em parte graças á CVT) é claro que não esperes milagres de economia de combustivel em utilização desportiva, mas eu nunca consegui medias superiores a 9l/100 km

              Comentário


                #8
                Koluirty, o Civic Hybrid não é um carro comparável aos outros no que ao gozo em condução rápida diz respeito.

                Está mais direccionado para o conforto e viagens tranquilas. Aliás, tu como dono de um deverias saber isso...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                  Koluirty, o Civic Hybrid não é um carro comparável aos outros no que ao gozo em condução rápida diz respeito.

                  Está mais direccionado para o conforto e viagens tranquilas. Aliás, tu como dono de um deverias saber isso...

                  Já conduzis-te um ?

                  alias partilha a mesma plataforma do 1.8 ES e apesar de ser o unico Civic actual que não conduzi, não tenho duvidas que em termos de condução rápida é identico ao hybrid, para "gozo" será melhor a versão 5 portas, mas apenas e tão só pela taragem da suspensão, mas se considerares os outros quesitos o hybrid ganha aos pontos.

                  Ainda mais agora com pneus novos , os dunlop de origem são verdadeiramente maus só agora me apercebo o quanto,...

                  Comentário


                    #10
                    Boa noite a todos e obrigado pelas respostas.

                    Depois de ler o que postaram gostava de dizer umas coisitas:

                    Raistaparta: registei a dica do Stylance vs Sport Up (será, de facto, mais racional).

                    i-andrec: o Bravo está fora de questão - se me apanhasse com aquilo dificilmente poria lá a família! Preferia ir brincar sozinho e dar largas ao que aquele motor promete oferecer!!

                    JBS - mais importante que 4 ou cinco portas é ter uma boa mala (calculo que os putos tenham sempre muita coisa para carregar!) Além do mais, gosto mais das linhas do Civic 4 portas que do de 5. E relativamente ao novo Mitsubishi lancer 1.8, a marca anuncia 143 cv (e não 125).

                    Carrega-lhe: O Mitsubishi na versão Instyle deverá vir bem recheado. E até agora é o carrito que mais parece encher-me as medidas (espero um comparativo/ensaio nas revistas da especialidade relativamente ao motor 1.8)


                    LS34 - o facelift do Mazda 3 e Honda Civic poderão proporcionar um bom negócio, uma vez que as marcas têm sempre modelos em stock que tentam despachar nestas alturas. (vou registar isso. No outono, certo? Talvez espere um pouco mais que Julho/Agosto)

                    Kolurty - para optar pelo Hybrid, carro que muita atenção me merece e que me deixou fascinado quando saiu, ele teria de fazer médias de 6-7l/100 kms. caso contrário prefiro pagar uns euritos a mais e comprar o Civic 1.8 (que também parece fazer consumos moderados, traz mais equipamento e parece-me que poderia dar um pouco mais de gozo a nível da condução).

                    Um abraço,

                    Comentário


                      #11
                      Eu curto à brava o Civic.

                      Over and out.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Micas Ver Post
                        Boa noite a todos e obrigado pelas respostas.

                        Depois de ler o que postaram gostava de dizer umas coisitas:

                        Raistaparta: registei a dica do Stylance vs Sport Up (será, de facto, mais racional).

                        i-andrec: o Bravo está fora de questão - se me apanhasse com aquilo dificilmente poria lá a família! Preferia ir brincar sozinho e dar largas ao que aquele motor promete oferecer!!

                        JBS - mais importante que 4 ou cinco portas é ter uma boa mala (calculo que os putos tenham sempre muita coisa para carregar!) Além do mais, gosto mais das linhas do Civic 4 portas que do de 5. E relativamente ao novo Mitsubishi lancer 1.8, a marca anuncia 143 cv (e não 125).

                        Carrega-lhe: O Mitsubishi na versão Instyle deverá vir bem recheado. E até agora é o carrito que mais parece encher-me as medidas (espero um comparativo/ensaio nas revistas da especialidade relativamente ao motor 1.8)


                        LS34 - o facelift do Mazda 3 e Honda Civic poderão proporcionar um bom negócio, uma vez que as marcas têm sempre modelos em stock que tentam despachar nestas alturas. (vou registar isso. No outono, certo? Talvez espere um pouco mais que Julho/Agosto)

                        Kolurty - para optar pelo Hybrid, carro que muita atenção me merece e que me deixou fascinado quando saiu, ele teria de fazer médias de 6-7l/100 kms. caso contrário prefiro pagar uns euritos a mais e comprar o Civic 1.8 (que também parece fazer consumos moderados, traz mais equipamento e parece-me que poderia dar um pouco mais de gozo a nível da condução).

                        Um abraço,
                        Não teras percebido o que escrevi, a pior media que consegui com o meu HCH foi de 8,9 e para isso tive que fazer covilhã-Lisboa com ele carregado e prego a fundo, a media normal é de 5,5

                        Comentário


                          #13
                          Isso já é pouco diferente!!

                          Mas não achas que o motor é de uma cilindrada baixa demais? Mesmo com os 95 + 20 cv?

                          Um abraço,

                          Comentário


                            #14
                            Entre o civic 4 portas 1.8 e o hyibrid, apesar do motor 1.8 ser mais potente, acho que o hybrid é uma melhor opção. Pelo que disseste acerca do bravo penso que o que procuras é um carro para os passeios de familia com andamento tranquilo como tal o hybrid permite te isso, aliado amuito bons consumos tb tenho um e dá mesmo para exelentes médias, além disso penso que é um pouco mais barato que o 1.8. E vem com um exelente equipamento sendo bastante confortável.
                            Dos que referiste HCH
                            Cmps

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Micas Ver Post
                              Isso já é pouco diferente!!

                              Mas não achas que o motor é de uma cilindrada baixa demais? Mesmo com os 95 + 20 cv?

                              Um abraço,
                              Não, se reparares tens um binario no motorzinho igual ao do fabuloso 1.8 que equipa o 1.8 es e o 1.8 5 portas e muito mais cedo tal como se fosse um diesel, e quando é para ter "nervo" colocas a CVT em "S", e te garanto que deixas muita gente de queixo caido com o carro a "pilhas"

                              E quanto ao equipamento estas enganado são identicos a diferença é que no hybrid podes não ter estofos em pele e podes ter:

                              Faróis de Xénon;
                              Sistema de Navegação
                              e no 1.8 es podes ter tecto de abrir e cx manual de 6
                              Editado pela última vez por koluirty; 19 March 2008, 21:18. Razão: atenção ao equipamento

                              Comentário


                                #16
                                Portanto, estás resumido a esses 4 modelos?
                                Nessa classe, eu tb aprecio C4 e 308, mas ficando esses de parte...
                                Acho q a escolha + racional será entre o Civic Hybrid (embora eu prefira o 5p nave espacial) e o Leon (em qq 1 dos motores)...
                                O Leon só fica a perder no conforto e qualidade dos interiores...
                                Qto ao Mazda 3 só posso avaliar o motor, q é fiável e consome pco...
                                Sobre o Lancer ñ tenho opinião formada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                  Não, se reparares tens um binario no motorzinho igual ao do fabuloso 1.8 que equipa o 1.8 es e o 1.8 5 portas e muito mais cedo tal como se fosse um diesel, e quando é para ter "nervo" colocas a CVT em "S", e te garanto que deixas muita gente de queixo caido com o carro a "pilhas"

                                  E quanto ao equipamento estas enganado são identicos a diferença é que no hybrid podes não ter estofos em pele e podes ter:

                                  Faróis de Xénon;
                                  Sistema de Navegação
                                  e no 1.8 es podes ter tecto de abrir e cx manual de 6
                                  <Tens toda a razão. Já fui verificar! Gostei do toque "carro a pilhas"!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sc13nt1s Ver Post
                                    Portanto, estás resumido a esses 4 modelos?
                                    Nessa classe, eu tb aprecio C4 e 308, mas ficando esses de parte...
                                    Acho q a escolha + racional será entre o Civic Hybrid (embora eu prefira o 5p nave espacial) e o Leon (em qq 1 dos motores)...
                                    O Leon só fica a perder no conforto e qualidade dos interiores...
                                    Qto ao Mazda 3 só posso avaliar o motor, q é fiável e consome pco...
                                    Sobre o Lancer ñ tenho opinião formada.
                                    O C4 e 308 não me dizem muito! Já fui ver ambos ao vivo e não me entusiasmaram!

                                    O Mitsubishi é, de facto, a grande incógnita: falta ver o 1.8 e o preço que poderá ter por cá. Já estive dentro de um e o carro está muito bem conseguido (por dentro e por fora, embora a traseira pareça um pouco longe do arrojo da frente que é qualquer coisa de olhar duas vezes!!)

                                    Comentário

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