Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Os carros sem manutenção

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Os carros sem manutenção

    Ultimamente ouve-se falar muito neste fórum num espécimen maravilhoso de carros que, ao que parece, são isentos de qualquer tipo de manutenção!

    Não raras vezes, os seus orgulhosos proprietários (ou então é o carro do pai do primo que trabalha na empresa de Cascos de Rolha, ou ainda o primo do irmão do vizinho da namorada do meu melhor amigo de que ouviram falar) descrevem o carro do seguinte modo: "Eh pá, aquilo é um espectáculo! É só meter gasolina e andar! E já tem 6.357.896 Km!!! É verdade! Ah! E anda sempre no red line..."
    Pois, exacto! . E, deixem-me adivinhar: pneus, amortecedores, embraiagem, até as escovinhas limpa pára-brisas são de origem!! E tudo em óptimo estado de conservação!!

    Mas o que eu adoro é a expressão: "é só meter gasolina e andar" (ah, sim, de vez em quando lá vem uma troca de óleo, mas mais nada, e mesmo assim muuuuito fora de horas, talvez de 100.000 km em 100.000 km, que o carro é tão bom que a gente até se esquece de mudar o óleo. Escusado será dizer que o filtro nunca foi trocado, pois não precisa).

    Bom, eu um dia destes, quando trocar de carro, é claro que vou querer um assim! Tenho algum raio de acção e possibilidade de escolha, mas principalmente e quase de certeza irá ser um carro produzido num país oriental ou então um teutónico, daqueles que se deslocam em terra, no ar e no mar, mas só até a um certo ano de produção, pois a partir daí nunca mais se fizeram verdadeiros XXX [marca em questão]...

    #2
    Detecto algum ódio a carros nipónicos no ar :D

    Tendo em conta que 90% dos automóveis que são "gabados" neste forum têm uma quilometragem ridiculamente baixa, eu até acredito que não tenham efectuado nenhuma revisão, ou apenas uma.

    A verdade é que nenhum carro, seja ele nipónico, alemão, francês ou italiano sobrevive sem revisões e manutenção.

    Na minha misera opinião apenas os carros que têm uma manutenção cuidada e uma condução a condizer resistem ao passar dos anos e quilómetros.

    Neste forum já se criaram alguns mitos, os quais me divertem na minha leitura habitual :D.

    Cumprimentos.

    Comentário


      #3
      A manutenção num carro é vital para uma boa vida util e em segurança.
      Deve ser constante e cuidada.

      Comentário


        #4
        O que eu acho curioso é a famosa "baratez" das revisões de certas marcas.....pudera...a trocar óleo de 10 em 10 mil Km enquanto os outros trocam de 30 em 30.....acaba por bater no mesmo....

        Marca X
        1ª revisão: 10.000Km - 100€
        2ª revisão: 20.000Km - 100€
        3ª revisão: 30.000Km - 100€

        Marca Y
        1ª revisão: 30.000Km - 300€
        (Xiii a marca X é MUITOOOO mais barata...)

        Comentário


          #5




          Bem... isso faz-me lembrar aquela velha conversa saloia dos velhos dos Corolla 1200 e Datsun 1200 que só pegavam no carro quando o rei fazia anos e apenas se esse dia fosse solarengo... isto há muitos anos atrás...

          Este quárro num abaria!!! E xó meter gajolina e óileo!!!

          E ai de quem lhes dissesse o contrário!!!

          Comentário


            #6
            Eu tinha um peugeot 106 velhote. E sendo o XSi tinha problemas "típicos" daquele modelo, muita rotação, sistema de refrigeração manhoso, junta da cabeça lixada.

            Tirando isso, deu 1 ou 2 problemas pequenos. Fazia as revisões de 15.000 em 15.000km num mecanico amigo e foi levando tudo, pastilhas, oleo, filtros, discos juntas, relés, luzes, casquilhos, rotulas.

            Um amigo meu tinha um 106 que ele estava sempre a dizer que estava novo e que nunca dava problemas... Os tais é só meter gasolina e andar.

            Tinha 50.000km (o meyu xsi 120.000km) tinha menos 4 anos que o meu xsi. Fazia revisões de 5.000 em 5.000km.... TYrocava sempre tudo, mesmo que não fosse preciso. E tinha como todos os carros problemas... Claro que ele abafava e nuca dizia nada!

            Ou seja esse ainda é outro grupo. Os que mimam os carros, mas omitem tudo...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              A manutenção num carro é vital para uma boa vida util e em segurança.
              Deve ser constante e cuidada.

              Talvez por se fazer manutenção atempada e cuidada, é que haja pessoas (no oposto) que estranhem que haja carros que nunca dão problemas.

              Desde ficar sem bateria a ficar sem gasolina ... há de tudo.

              Se isto ocorre, o que não será com a manutenção essencial para manter um carro em excelentes condições.

              Comentário


                #8
                Concordo com o silverarrow, há aí muito boa gente, principalmente quem tem as marcas ditas "premium" que omitem muitos problemas. Um tio meu com um c200cdi, até tem vergonha de falar dos problemas que o carro já deu...

                Comentário


                  #9
                  Por acaso,há muitos anos tive um carro que era assim. Era um clio 1.2 RT da primeira série e pertencia ao primeiro lote que chegou a portugal. O carro foi vendido uns três anos mais tarde com cerca de 60.000kms e nas revisões pouco mais levava para além do óleo.

                  A seguir a um AX 1.0 que fez 200.000kms sem problemas de maior, este clio foi o carro mais fiável que até hoje tive.

                  Comentário


                    #10
                    O defunto R19 fazia as revisões a tempo e horas e nunca deu raia...

                    Esta é a prova que com as manutenções feitas a tempo e horas, até um Ranhô é fiável............

                    Comentário


                      #11
                      Já agora, os meus dois carros que até hoje mais oficina precisaram foram, um Fiat Punto GT de 1995 e um Mercedes C270CDI de 2004. No pouco tempo que os tive passaram meses na oficina.

                      Edit: E já me esquecia do Golf 2.0TDI da minha mulher. Manutenção especial ele não precisa, só vai à oficina muito esporadicamente. Mas entre revisões, a cada 5000kms, lá acende a luz do nível do óleo. Não é grave mas chateia.
                      Editado pela última vez por Jbranco; 28 March 2008, 11:17.

                      Comentário


                        #12
                        Há é que ver que para muitos o avariar é ficar parado na berma da AE... E ter um arranjo de 2.000€ ou mais.

                        Depois pequenas coisas nunca se lembram. Calhas de vidros (comuns nos vag's) Maf's, relés de piscas, lampadas, casquilhos, travões, discos, uma ou outra junta, um bocado de tubo qq. Encher o ar condicionado. Isso as pessoas não contam como avarias.

                        Por isso é que dizem que os carros são os melhores do mundo.

                        O meu XSi com 120.000km e 9 anos nunca me deixou apeado. E foi tendo a sua manutenção e problemas.

                        Eu já convivi com carros das mais diversas marcas, idades, quilometragem e segmentos.

                        E não conheço um que não tenha tido um problemazito qq por mais pequeno que seja!

                        Comentário


                          #13
                          Eu diria mais,

                          Com revisões na ordem dos 500 euros, relatadas por alguns amigos com carros ditos premium, até um fiat punto faz 1 000 000 de km. até porque ao fim de uns anos 500 euros é o preço dele :D.

                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Depois pequenas coisas nunca se lembram. Calhas de vidros (comuns nos vag's) Maf's, relés de piscas, lampadas, casquilhos, travões, discos, uma ou outra junta, um bocado de tubo qq. Encher o ar condicionado. Isso as pessoas não contam como avarias.
                            Por incrivel que possa parecer, o clio que eu referi nunca precisou de lavar nada mesmo. O carro parecia que tinha bruxedo...

                            Talvez uma pastilhas de travões... Mas nem disso me lembro.

                            Tá bem que foram só três anos, mas mesmo assim.

                            Comentário


                              #15
                              Atenção que manutenção não significa fiabilidade ou defeitos de fabrico.
                              Lá por um carro fazer toda a manutenção prevista a tempo e horas não significa que não dê problemas fiabilidade devido a defeitos de fabrico ou qualidade dos componentes.
                              O que a manutenção pode fazer é retardar ou mesmo evitar que alguns desses problemas apareçam.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                A seguir a um AX 1.0 que fez 200.000kms sem problemas de maior, este clio foi o carro mais fiável que até hoje tive.
                                Tu tens noção do que estás a dizer?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                  Tu tens noção do que estás a dizer?

                                  Porquê?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Porquê?
                                    Até parece que não sabes que não existem Renault's e Citroen's fiáveis.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                      Porquê?
                                      Talvez porque o clio só tinha 60 000 km. Não me parece que tivesse muito para avariar (ainda).

                                      Quanto ao ax, também conheço alguns casos que não tiveram problemas extraordinários. Apenas tiveram que levar (radiadores, válvulas de temperatura, juntas omocinéticas, ponteiras de direcção, termostatos, etc.), tirando isso foram realmente muito fiáveis :D. De qualquer maneira poderá aparecer um caso isolado :D.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                        Até parece que não sabes que não existem Renault's e Citroen's fiáveis.
                                        Esqueci-me disso.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                          Esqueci-me disso.
                                          Mais a sério, não deixa de ser curioso que, no teu caso e tirando o Punto, os carros supostamente melhores e mais fiáveis foram/são os mais problemáticos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                            Ultimamente ouve-se falar muito neste fórum num espécimen maravilhoso de carros que, ao que parece, são isentos de qualquer tipo de manutenção!

                                            Não raras vezes, os seus orgulhosos proprietários (ou então é o carro do pai do primo que trabalha na empresa de Cascos de Rolha, ou ainda o primo do irmão do vizinho da namorada do meu melhor amigo de que ouviram falar) descrevem o carro do seguinte modo: "Eh pá, aquilo é um espectáculo! É só meter gasolina e andar! E já tem 6.357.896 Km!!! É verdade! Ah! E anda sempre no red line..."
                                            Pois, exacto! . E, deixem-me adivinhar: pneus, amortecedores, embraiagem, até as escovinhas limpa pára-brisas são de origem!! E tudo em óptimo estado de conservação!!

                                            Mas o que eu adoro é a expressão: "é só meter gasolina e andar" (ah, sim, de vez em quando lá vem uma troca de óleo, mas mais nada, e mesmo assim muuuuito fora de horas, talvez de 100.000 km em 100.000 km, que o carro é tão bom que a gente até se esquece de mudar o óleo. Escusado será dizer que o filtro nunca foi trocado, pois não precisa).

                                            Bom, eu um dia destes, quando trocar de carro, é claro que vou querer um assim! Tenho algum raio de acção e possibilidade de escolha, mas principalmente e quase de certeza irá ser um carro produzido num país oriental ou então um teutónico, daqueles que se deslocam em terra, no ar e no mar, mas só até a um certo ano de produção, pois a partir daí nunca mais se fizeram verdadeiros XXX [marca em questão]...

                                            Há casos em que isto é praticamente verdade. Eu tenho um Seat Ibiza 1.0 3p de 1997 com 150.000 km e, para além de pneus e escovas, só levou uma embraiagem, de resto, nunca nada avariou. E sim, o carro anda regularmente em rotação alta.

                                            Há casos assim, até pode ter sido sorte, mas acontece

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SpiffWS Ver Post
                                              Talvez porque o clio só tinha 60 000 km. Não me parece que tivesse muito para avariar (ainda).
                                              É verdade, mas como contraponto, a primeira do Punto GT ocorreu quando cheguei a casa vindo do stand. Resolvi mostrar o funcionamento do tecto de abrir electrico. Ele abriu e só voltou a fechar já na oficina.

                                              Comentário


                                                #24
                                                nao percebi o sentido do topico, é para discutir exactamente o que?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por mfpdoi Ver Post
                                                  Há casos em que isto é praticamente verdade. Eu tenho um Seat Ibiza 1.0 3p de 1997 com 150.000 km e, para além de pneus e escovas, só levou uma embraiagem, de resto, nunca nada avariou. E sim, o carro anda regularmente em rotação alta.

                                                  Há casos assim, até pode ter sido sorte, mas acontece
                                                  Ok... vamos pegar no exemplo do mfpdoi


                                                  O Ibiza nunca mudou o escape, os discos de travão, lâmpadas?

                                                  Nunca desafinou o motor, partiu o cabo de embraiagem, avariou o fecho central, as fechaduras nada?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Acho que o título do tópico ficava melhor se fosse qq coisa como

                                                    "marcas de carros que não necessitam de manutenção"

                                                    penso que batia o record de visitas de tópico e assim mostrava que tal especime de carros não existem...


                                                    Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                    nao percebi o sentido do topico, é para discutir exactamente o que?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      mas voces vivem em que mundo? devem pensar que são o espelho do tuga tipico, com conhecimentos do mundo automovel qb (not)

                                                      get a life, lá fora no mundo real, a maioria dos condutores, mete combustivel e tem uma vaga ideia de que o motor precisa de oleo de anos a anos, de resto, apenas fazem a manutenção necessaria para passar na IPO, e isto quando não tem a chunhazeca no centro de inspecção.

                                                      depois tens aqueles que apenas mudam oleo de x em x kms, correia aos 100k, e vão resolvendo qualquer problema conforme apareça.

                                                      fora estes, sobram os que compram carros novos e seguem à risca o plano de manutenção previsto pela marca.

                                                      e sim, existem carros que com oleo e combustivel, fazem milhares de kms sem problemas, apenas levando material de desgaste, e o que não faltam são carros com amortecedores de origem, sem manutenção, com centenas de milhares de kms.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                                        O que eu acho curioso é a famosa "baratez" das revisões de certas marcas.....pudera...a trocar óleo de 10 em 10 mil Km enquanto os outros trocam de 30 em 30.....acaba por bater no mesmo....

                                                        Marca X
                                                        1ª revisão: 10.000Km - 100€
                                                        2ª revisão: 20.000Km - 100€
                                                        3ª revisão: 30.000Km - 100€

                                                        Marca Y
                                                        1ª revisão: 30.000Km - 300€
                                                        (Xiii a marca X é MUITOOOO mais barata...)
                                                        Sim, mas atenção q na maioria das marcas, passado 1 ano deve-se trocar o óleo, independentemente da quilometragem. E a maioria dos carros, num ano, circula entre 10.000 e 20.000km sensivelmente, o q faz equilibrar as contas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          este é o tipico topico de odio aos carros japoneses que pouca manutenção precisam (excepto revisões) e que causa dor de coto...

                                                          e mais n digo nem respondo

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
                                                            mas voces vivem em que mundo? devem pensar que são o espelho do tuga tipico, com conhecimentos do mundo automovel qb (not)

                                                            get a life, lá fora no mundo real, a maioria dos condutores, mete combustivel e tem uma vaga ideia de que o motor precisa de oleo de anos a anos, de resto, apenas fazem a manutenção necessaria para passar na IPO, e isto quando não tem a chunhazeca no centro de inspecção.

                                                            depois tens aqueles que apenas mudam oleo de x em x kms, correia aos 100k, e vão resolvendo qualquer problema conforme apareça.

                                                            fora estes, sobram os que compram carros novos e seguem à risca o plano de manutenção previsto pela marca.

                                                            e sim, existem carros que com oleo e combustivel, fazem milhares de kms sem problemas, apenas levando material de desgaste, e o que não faltam são carros com amortecedores de origem, sem manutenção, com centenas de milhares de kms.
                                                            Hummm... então chegamos à conclusão que a definição de avaria e de fiabilidade é única e exclusivamente quando o carro dá o peido???

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X