Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A originalidade... paga-se?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A originalidade... paga-se?

    Bem malta... venho aqui lançar um " reptil " e iniciar uma discussão..

    Como alguns sabem, tenho feito um esforço consideravel para repor em estado " impecavel " a minha T5.. ja quando recuperei o R que tive, paguei bem para comprar os items que o deixavam " stock "

    Ja com o UMM, tento manter o mesmo o mais fiel possivel aquilo que saia de fabrica.

    Agora a questão...

    Um carro cheio de extras, alterado, com modificaçoes de bom ou mau gosto (normalmente encontram-se mais da segunda ) vale mais ou menso que um que esteja em estado original?

    Imaginemos casos praticos... encontrar um 106 GTi ou Rally MK I, um Cup, um Civic VTi, Fiat Coupé turbo etc etc em estado stock e em bom estado é um martirio... é quase uma tarefa herculea..

    Encontra-los com 1000W de som, jantes 3 medidas acima, escapes que parecem toros ( de carvalho ) é comum, mas eu pergunto.. e vendem-se? e valem o que pedem por eles?

    Cada vez mais prezo a originalidade, o facto de ter um exemplar bem tratado, eventualmente ate pode estar alterado com opcionais da marca e da época mesmo sendo um comum automovel de dia a dia, dá-me imenso gozo, pagar bem por este ou aquele item original é comum, agora será que um dia isso vai se reflectir no valor do carro em si?

    É que cada vez mais é dificil encontrar certas peças originais para certos carros e muitos que os tranaformam acabam pro mandar fora items que tem o seu valor para quem gosta de preservar...

    Eis a questão... qual deles o melhor " investimento "

    #2
    Na minha opinião, os proprietários desses veículos alterados deviam guardar o material original, para depois, um dia mais tarde quando quisessem vender a viatura, o material stock estava lá.

    O que acho que acontece é que quem altera, exagera um pouco, deixando o carro demasiado a seu gosto, e depois torna-se difícil vender, logo tem que fazer um preço mais acessível.

    Comentário


      #3
      Os carros originais têm um preço de tabela.

      Os alterados valem o que alguém der por aquilo.

      Ter um 106 Xsi original de 98 vale uns 2.000€

      Se tiver 5.000€ de fibras e som em cima valeria 7.000€, mas nunca ninguém dará isso pelo carro. Logo vale o que alguém chegar lá e pagar. Não tem preço fixo e tem um mercado pequeno.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
        Os carros originais têm um preço de tabela.

        Os alterados valem o que alguém der por aquilo.

        Ter um 106 Xsi original de 98 vale uns 2.000€

        Se tiver 5.000€ de fibras e som em cima valeria 7.000€, mas nunca ninguém dará isso pelo carro. Logo vale o que alguém chegar lá e pagar. Não tem preço fixo e tem um mercado pequeno.
        O problema esta aqui... original vale o preço de tabela... ou ate um pouco mais.. mas e encontra-los ??

        O problema do " preço de tabela " é que dificilmente reflecte o valor de mercado dum carro desses... originais e em bom estado pedem sempre muito mais por eles...

        O exemplo, é pedirem 2500 euros por um Uno turbo ie de 91 ou 92, em estado original, e 5000 euros por um 106 GTi de 98 e quando aparecem, nao demoram a ser vendidos, significa que para os puristas amantes deste ou daquele modelo tem valor..

        Passa-se o mesmo com a minha T5 que teoricamente ninguem da nada por aquilo e ha algumas à venda à volta de 10 mil euros impecaveis...

        Acho que começa a ser mais dificil encontrar e manter um carro ogirinal, mas ao fim de algum tempo sera mais valorizado pelos apreciadores..

        Dos muitos carros que ja tive, muito poucos encarei com a filosofia de usar por usar... ha sempre aquele verdadeiro " gostar " que leva a trata-los duma forma diferente de muitos...

        Comentário


          #5
          Ja agora... e algo a que se assiste é que ha quem procure um modelo em estado original, muito bem tratado para comprar, para logo a seguir tratar de lhe fazer alteraçoes de gosto discutivel... ja vi varios casos desses ...

          Nao seria mais facil pegar num la meio alterado e continuar o processo? estragava-se menos .. penso eu de que...

          Eu nao sou anti tuning.. o problema é que verdadeiro tuning é algo que se encontra pouco... porque tuning bem feito é caro...

          Comentário


            #6
            Tenho ideia que no caso dos classicos se o carro estive como origem tem muito mais valor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Manuel Barbosa Ver Post
              Tenho ideia que no caso dos classicos se o carro estive como origem tem muito mais valor.
              Então tens uma ideia correcta

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                O problema esta aqui... original vale o preço de tabela... ou ate um pouco mais.. mas e encontra-los ??

                O problema do " preço de tabela " é que dificilmente reflecte o valor de mercado dum carro desses... originais e em bom estado pedem sempre muito mais por eles...

                O exemplo, é pedirem 2500 euros por um Uno turbo ie de 91 ou 92, em estado original, e 5000 euros por um 106 GTi de 98 e quando aparecem, nao demoram a ser vendidos, significa que para os puristas amantes deste ou daquele modelo tem valor..

                Passa-se o mesmo com a minha T5 que teoricamente ninguem da nada por aquilo e ha algumas à venda à volta de 10 mil euros impecaveis...

                Acho que começa a ser mais dificil encontrar e manter um carro ogirinal, mas ao fim de algum tempo sera mais valorizado pelos apreciadores..

                Dos muitos carros que ja tive, muito poucos encarei com a filosofia de usar por usar... ha sempre aquele verdadeiro " gostar " que leva a trata-los duma forma diferente de muitos...
                É n é? Dei mais do q isso pelo meu.

                Sinceramente, qdo andava à procura, achei dificil encontrar de origem mas n impossivel.

                Mesmo, mesmo, stock, é dificil, mas emsmo assim encontra-se. Saxos Cup é mais dificil, mas tbem encontrei, 0s 106 GTI parece ser mais fácil, eu encontrei 2, o meu e outro q estava a 100% de macânica, mas o preço upa upa. Acredita, os q tao À venda por 3000 e 4000, mais vale n perder tempo. Mas repara, será q ter umas jantes diferentes, escape diferente ou os vidros escurecidos é assim tao dificil de reverter? Eu na altura tava mais preocupado em encontrar um q n tivesse rebaixado. Os pocket-rockets e os hot-hatchbacks estão lentamente a ir sendo assasinados. Qdo procurei um vti, acabei por dessistir, n tinha paciência pa procurar.
                Creio q nos volvos será mais simples, por serem carros mais caros.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                  Ja agora... e algo a que se assiste é que ha quem procure um modelo em estado original, muito bem tratado para comprar, para logo a seguir tratar de lhe fazer alteraçoes de gosto discutivel... ja vi varios casos desses ...

                  Nao seria mais facil pegar num la meio alterado e continuar o processo? estragava-se menos .. penso eu de que...

                  Eu nao sou anti tuning.. o problema é que verdadeiro tuning é algo que se encontra pouco... porque tuning bem feito é caro...
                  Eu fiz isso com o meu,tirando a parte a bold claro
                  Procurei um original porque assim tinha a certeza que o que fizesse era trabalho meu e a meu gosto.Obviamente guardei as peças que foram trocadas e,um dia,se o quiser vender vai também stock.

                  Quanto a carros alterados valerem mais,eu acho que teoricamente não,mas não são raras as vezes que se vendem carros alterados por valores mais altos que stock

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    É n é? Dei mais do q isso pelo meu.

                    Sinceramente, qdo andava à procura, achei dificil encontrar de origem mas n impossivel.

                    Mesmo, mesmo, stock, é dificil, mas emsmo assim encontra-se. Saxos Cup é mais dificil, mas tbem encontrei, 0s 106 GTI parece ser mais fácil, eu encontrei 2, o meu e outro q estava a 100% de macânica, mas o preço upa upa. Acredita, os q tao À venda por 3000 e 4000, mais vale n perder tempo. Mas repara, será q ter umas jantes diferentes, escape diferente ou os vidros escurecidos é assim tao dificil de reverter? Eu na altura tava mais preocupado em encontrar um q n tivesse rebaixado. Os pocket-rockets e os hot-hatchbacks estão lentamente a ir sendo assasinados. Qdo procurei um vti, acabei por dessistir, n tinha paciência pa procurar.
                    Creio q nos volvos será mais simples, por serem carros mais caros.
                    Pois.. quanto aos Volvos, sao mais caros mas nao muito... a sorte é que como sao carros que nao entram na imagem do " tunas " tipico eles nao vão para lá.. ( alguns.. porque tambem ja os vi a fazerem atentados, sobretudo a 850's T5, 440 Turbo e afins )

                    Se eles soubessem o quanto isto anda e o quao facil sao de meter com potencias de respeito que dão cabo da " concorrencia " da ponte nao duvido que começassem a pegar nestes carros tambem... é que pro exemplo 850 T5 ja se arranja a 3 mil euros e nao é so um nem dois...

                    Eu gosto da originalidade, e acho que vale o esforço.. o problema é gostar de pocker rockets e nao se arranjarem muitos nesse estado...

                    Comentário


                      #11
                      O Silverarrow focou bem a questão essencial.

                      Agora, existe outro tipo de alterações: as benéficas. Imaginemos o seguinte: um carro XPTO muito antigo que de origem não trava, abranda. Ora sabendo nós que o tráfego rodoviário actualmente não é o mesmo daquela altura, além de existirem 1001 passadeiras, será de todo descabido instalar um sistema de travagem melhor? Os puristas vão já cair-me em cima mas acho que não podemos ser tão cegos, o próprio Jay Leno diz isso muitas vezes, que os carros que ele tem alguns levaram umas ligeiras alterações para poderem "sobreviver" no trânsito de hoje em dia.

                      Por mim acho bem e sobretudo, é uma atitude racional. Guardem as peças velhas para se um dia por qualquer razão quiserem colocar o carro 100% stock, elas estão lá.

                      Cumprimentos.

                      Comentário


                        #12
                        deleted

                        Comentário


                          #13
                          Bem..

                          este topico tem tambem como intuito perceber um pouco que postura tomar em relaçao a modelos raros.. isto porque coloca-se a hipotese de agarrar ai um brinquedo e manter o mais original possivel... a ver vamos...

                          Comentário


                            #14
                            Eu gosto é dos carros totalmente de fábrica! Tudo original! A mudar peças só se forem mesmo as do fabricante, como encontramos os kits BMW Motorsport etc...

                            Comentário


                              #15
                              Bela questão essa, Leonel. Sem dúvida nenhuma que certos modelos que "nos chamam mais a atenção" são cada vez mais raros de se encontrarem.
                              Tal como tú, eu também prezo muito um modelo (paixão extremamente antiga), modelo esse que cada vez é mais raro encontrar um exemplar no seu estado original. E esse facto fez com que eu, a pouco mais de um ano atrás, tivesse tomado a decisão de comprar um (que conhecia desde novo, e que sabia o que estava ali) por se encontrar ainda sem alterações de qualquer espécie, e que foi posto à venda numa altura que me apanhou de surpresa .
                              Devido ao seu estado, e por saber que uns anos mais tarde (quando estava projectada a compra de um) muito dificilmente iria encontrar um ainda nesse mesmo estado original, fez com que eu tivesse tomado uma decisão dificil na altura, mas que hoje me faz sorrir.
                              São cada vez menos os modelos com um certo carisma que se vão encontrando no seu estado original, e para quem aprecia estas coisas dos automóveis , e sobretudo clássicos e a sua história, estes têm um grande valor na sua forma mais genuina.



                              Ainda na semana passada estava a tomar café com um amigo meu, e vimos um Nissan 300ZX de 1993 que estava ainda impecável, sem qualquer tipo de alteração , e até comentámos esse facto. Coisa rara nos dias de hoje, infelizmente ...

                              Comentário


                                #16
                                Um carro stock vale sempre mais.

                                Quanto mais personalizado for um carro, menos potencial clientela tem e, naturalmente, acaba por valer sempre menos.

                                E isto aplica-se a tudo e não só aos carros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Depende da personalização...pegando num carro falado pelo autor do tópico, o UMM. Eu acho uma certa piada aquela malta que tenta restaurar estes carros pondo um pouco de bricolage à mistura, fazendo consolas para rádio, trocando os bancos por uns mais confortáveis, portas em fibra...tudo para que o carro fique mais confortável e possa ser usado no dia a dia. Pq ter o carro pra andar 500 kms por ano, mais vale vendê-lo!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pessoalmente um carro modificado não me diz nada. Independentemente de gostar ou não das modificações que lá estejam, não foram minhas.

                                    Depois não se esqueçam de um fenómeno que está mais nada moda agora.
                                    O pessoal com os carros todos modificados e "escafiados", na altura da venda até compram peças novas originais para tirar as suas modificações. Com isto é mais fácil vender, visto que o carro "até está em estado original"...pensa quem o comprou.

                                    Aliás pela pesquisa nos stands de internet, podemos ver que os carros originais e teoricamente estimados chegam a valer quase o dobro dos modificados.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X