Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Opel Corsa 25 Anos! Desenvolvimento & Design Pág. 4

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Opel Corsa 25 Anos! Desenvolvimento & Design Pág. 4

    A História Corsa A




    1982

    30 Agosto

    Começo da produção do Opel Corsa na nova Fábrica em Zaragoza Espanha
    A primeira produção contempla um hatchback 3-portas e um saloon 2-portas (TR).
    Com suas dimensões compactas (comprimento total 3622mm, TR 3955mm) o Corsa entra na classe dos veículos pequenos não abrangidos pela Opel desde à quase cinco décadas.

    O Corsa foi mostrado pela primeira no Paris Motor Show em Setembro Outubro

    No começo é vendido somente em Espanha e França.

    Três reconhecidas motorizações com motores de carburator foram oferecidas.
    O motor 1.0S OHV com o 33kW , o motor 1.2ST OHC com 40kW e 1.3SB com 51kW. Os 1.0 e os 1.2-ST foram equipados com uma transmissão de 4 velocidades e como uma opção com 5 velocidade, como as usadas no 1.3.
    O chassis teve, era similar ao Kadett (Astra) e As**** (cavalier), suspensão independente McPherson na parte dianteira com amortecedores de choque.
    Na parte traseira um eixo com barra de torção, com mola e amortecedor.
    Todos os modelos tiveram travões de disco na parte dianteira e de tambor na parte traseira.

    Havia 3 variantes doe equipamento:

    Corsa (Versão base)
    Corsa L (Luxus)
    Corsa Berlina.

    A Vauxhall Motors vende como um modelo paralelo ao Corsa, desde Setembro 1983 o modelo Vauxhall Nova. A designação Opel Corsa nunca foi vendida até hoje no Reino Unido)
    Novembro: Na competição "Gold Steering Wheel" o Corsa ganha a sua classe


    1983

    Fevereiro:
    Apresentação oficial do Opel Corsa na Alemanha

    Março: Começo das vendas do Corsa na Almanha.
    Foi oferecido o SR, a versão do desportiva com o motor 1.3SB.

    Agosto:
    O 1.3SB-Motor foi equipado com o controlo electrónico de ignição.

    Setembro: Todos os modelos receberam travões de travão auto ajustáveis nas rodas traseiras.

    Com 220.000 veículos o Corsa A era o carro o mais exportado de Espanha


    1984

    Setembro: Introdução do modelo 1,3S com o 1.3S-engine, cuja potência era 55kW e um binário de 130Nm.
    Dezembro: De "série especial do balanço Corsa" com equipamento low-priced

    Em Espanha o Corsa dentro de sua classe representa no mercado 24%, na Europa excede os 10%.

    Novembro:
    O Corsa nº 500.000 é produzido


    1985


    Abril: A gama é alargada com o Saloon 4-portas e as versões do hatchback 5-portas com as configurações LS, GL e GLS e a introdução do GT com a motorização1,3-l, tornando-se na versão mais desportiva.
    Uma nova motorização 1,2 com o motor E12GV de OHV está disponível, com uma potência de 33kW e de 80Nm às 2200RPM.

    Setembro:
    O modelo novo 1,3i com catalizador, o motor C13N, motor com injecção monoponto , gestão electrónica do motor e corte de potência , esta cifra-se nos 44kW.
    Duas versões desportivas especiais são apresentadas: Dr. do Sprint C e do Sprint
    Ambas em desenvolvido directo e cooperação com a Irmscher.
    Também novo: O Spider. Corsa de 4 lugares descapotável..

    A taça ONS júnior é criada pela Opel tornando-se numa das mais prestigiadas competições e mostragem de novos valores.


    1986


    Fevereiro: Modelo novo 1,3N, classificado como “baixa poluição”.

    O motor 13NB tem carburador e uma potência de 44kW e um binário máximo de 96Nm às 3200RPM.

    Agosto:
    Nas peças de desgaste, como motor, transmissão, motor de arranque, alternador a Opel concede a garantia de 1 ano.

    Setembro:
    O Corsa nº 1.000.000 sai da linha de produção.

    Novembro:
    O novo GT com equipamento desportivo e o motor C13N.
    A garantia de seis anos contra corrosão do chassis é introduzida.
    A série especial "Copa" para cativar clientes jovens, tem atributos desportivos é apresentada no inicio do Campeonato do Mundo de Futebol do México.


    1987

    Fevereiro:
    O Corsa Cup torna-se no modelo de entrada da gama é vendido como o modelo de entrada da gama Corsa, três-portas com motor1.0-l-engine, ou em opção com motor 1.2.

    Outubro: É introduzido o modelo Swing, acompanha os modelos GL e GT, a sigla GLS desaparece. O modelo Swing existe também no modelo 5 portas, o GL com bancos em veludo e assentos traseiros rebatíveis assimetricamente. Os sintos de segurança passam a ter afinação em altura e o todos os modelos têm banco traseiro rebatível O modelo Saloon deixa de ser vendido na Alemanha.

    È introduzido o mais pequeno motor diesel do mercado 1.5D (4EC1) tendo 37KW, de proveniência Isuzu, dará enormes alegrias à marca, batendo no Reino Unido recordes de consumo e comparativos com os seus rivais Peugeot e Ford.


    1988

    Fevereiro: GSi modelo novo (1.6i) com o motor da injeção e 74kW, segue a norma de baixa poluição, de acordo com o padrão Euro, a injecção é uma Bosch LE Jetronic e controlo eletrónico da gestão de motor. Afinação e regulação do chassis melhorada para fazer face ás exigência de condução e potência.
    Equipamento exclusivo com assentos do desportivo, tacómetro e instrumentos auxiliares, jantes desportivas e pneus mais largos.

    Março
    Introduzido o primeiro Turbo Diesel na gama Corsa, a potência eleva-se para os 50Kw.

    Junho: Série especial "Steffi especial" como o reconhecimento dos sucessos dode Steffi Graf no mundo do ténis.


    1989

    Março: Finda a produção do modelo 1.2 N

    Novo motor 1.6-lcom 53kW. Estes C16NZ-Motor foram equipados com a injeção Monoponto e possuíram um catalizador.
    Outubro: Finda a produção dos modelos1.3S (carburador)e o modelo 1.3i com o motor C13N

    Mas 3 modelos novos apareceram: 1,4S com o 14NV (carburador) e 53kW, e o 1.4i com o C14NZ com injecção e catalizador , com uma potência de 44Kw.
    Além disso saõ introduzidos os motores C16Sei com gestão eletrónica Motronic e função “self-diagnostic”, e catalizador.
    Para o GSi a potência máxima passa ser de 72kW.

    Dezembro:
    O Corsa nº 2.000.000 sai da fábrica em Zaragoza.

    Anúncios e spots publicitários com Tom & Jerry alcançam o status do culto


    1990


    Fevereiro: Finda a produção do modelo 1.2S

    Julho: Os primeiros modelos do Corsa saõ exportado para a Ex-DDR (Alemanha de Leste).
    Setembro: Fim da produção do modelo C16NZ

    No modelo 1.2 o mais atractivo economicamente em termos de venda surge o novo motor 1.2i.
    O motor C12NZ do OHC oferece 33kW devido à injecção monoponto da geração a mais nova, sistema de ignição do motor controlado e mapeamento característico incluindo o sistema o “self diagnostic”, catalizador e sonda Lambda.
    O veículo foi oferecido nas variantes , City, Swing e Joy, última substitui a variante GL.

    Todos os modelos sofrem um ultimo “Restyling” sem mudanças assinaláveis na carroceria: Grelha nova, faróis, piscas frontais maiores e translucidos bem como novos tipos de amortecedores , um spoiler na tampa da mala . Equipamento melhorado, painel de instrumento novo com instrumentos redondos, interruptores rotativos para a Chauffage, ventilação e ventilador do aquecimento no consola do centro.

    Outubro: Fim da produção do modelo 1.3N


    1991

    A primeira geração de Corsa ECO alcançou um consumo médio de somente 6.1 litros por 100 quilometros e tornando-se ( à época) dessa forma num dos modelos mais econômicos na Europa.


    1992


    Outubro:
    A 1 de Outubro de 1992 o Corsa 3.000.000 sai da linha de produção em Zaragoza.


    Um total de 3.105.430 Corsas do Modelo A foram produzidos

    Distruibuidos por:

    Motorizações Variadas; 2.876.673
    GSi: 10.294
    Diesel: 168.287
    Turbo-Diesel: 50.176









    Editado pela última vez por Excalibur; 04 April 2008, 11:26.

    #2




    Editado pela última vez por Excalibur; 01 April 2008, 16:48.

    Comentário


      #3
      Isto é um fórum de automóveis pá!

      Comentário


        #4






        Editado pela última vez por Excalibur; 01 April 2008, 16:55.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Isto é um fórum de automóveis pá!
          Respeitinho pelo Clássico Pá !!

          Nem todas as sucatas francesas chegam a esta idade.


          Comentário


            #6
            Foi o meu carro de instrução.Um 1.5 D de 88.
            Em 93 tive um 1.4 Sport de 82 cv.




            Saludos

            Comentário


              #7
              Mais a sério, parabéns ao Opel Corsa!

              Pena não ter ficado com uma única foto do meu GT!

              Comentário


                #8
                O meu era este modelo mas em cinza escuro e com os belos estofos em xadrez!

                OpelCorsaSR-6.jpg

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                  O meu era este modelo mas em cinza escuro e com os belos estofos em xadrez!

                  [ATTACH]28362[/ATTACH]
                  Passava por mim um todos os dias aqui na Amadora até à uns meses atrás, a unica diferença era ser em Amarelo.
                  Mas estava mesmo irrepreensivel.

                  Comentário


                    #10
                    Lindo

                    OpelCorsaSR-4.jpg

                    OpelCorsaSR-2.jpg

                    Comentário


                      #11
                      Bom tópico!
                      Quem diria que já fez 25 anos!
                      Não sou grande adepto do modelo, mas as versões mais especiais são bem curtidas!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                        Bom tópico!
                        Quem diria que já fez 25 anos!
                        Não sou grande adepto do modelo, mas as versões mais especiais são bem curtidas!

                        Podes crer

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post





                          Excalibur, que modelo é este?

                          Comentário


                            #14
                            Parabéns! Grande Tópico

                            Grande Tópico!!!!

                            Eu comprei em 99 (com um ano de carta) o meu primeiro carro, um Corsa A 1.3 GT de 1989.

                            Este carro ficou comigo até Setembro do ano passado, com grande pena minha foi embora, se tivesse garagem tinha ficado com ele.
                            Assim ficou para um amigo que trata bem dele, e até lhe u,a graxa qq que lhe pos os pára choques e restos plásticos um brinco, ficando como novo

                            Uma foto do meu:

                            CORSA A.jpg


                            O teu era igual Vanquish? Este é com bancos cinzentos com riscas...
                            Editado pela última vez por Valium; 01 April 2008, 18:46.

                            Comentário


                              #15
                              Ainda aqui anda em casa um de 85 com caixa de 4 todo original ehehhe

                              Comentário


                                #16
                                Tive um JOY 1.4 de 90 durante muitos anos... Vendi-o ao meu pai por causa dos consumos! Só tenho a dizer bem do carro!

                                Comentário


                                  #17
                                  O primeiro carro do meu pai foi um Corsa A 2p (TR?) de 85...amarelo

                                  Robusto, grande mala, inconfortavelmente inconfortável e com um deplorável comportamento dinâmico (dias de vento...muito cuidado ).

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tive um de 1987, comprado em 1997, 4 anos de intenso prazer... Até começar a andar em 3 cilindros e a consumidr 10 aos 100... Substituido por um 206 novinho (o meu primeiro carro 0km)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                      Excalibur, que modelo é este?

                                      Estou com problemas a visualizar as imagens, presumo que fales deste:




                                      É um modelo Spider cuja produção nunca foi executada, ficando só a versão Irmscher disponivel.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não é esse!
                                        È um também branco alargado com redes metálicas nos faróis de trás!

                                        Comentário


                                          #21
                                          O meu pai teve um dos primeiros TR, 1.2. Em '83 ou '84, acho. Era vermelho. Levou logo com umas jantes especiais maiores e com pneus mais largos, rádio Blaupunkt, amplificador, farois de nevoeiro, cortinas nos vidros de trás e aileron feito á mão, em fibra, preto. E o magnífico tecto de abrir, daqueles que só levanta.

                                          E em '87 ou '88, acho, comprou também um Corsa 1.2, mas de 4 portas, Luxus (acho), cinzento. Mas só lhe pôs o tecto de abrir E foi nesse que aprendi a conduzir, ainda era puto E andou até 2004 ou 2005, e fez uns 300000 km's ou mais. E vendeu-o porque estava a cair de ferrugento, por dormir na rua ao pé do mar. E comprou outro igual, mas de '90 ou '91, dos mais recentes, já com o tablier diferente. Estava como novo. Ainda anda com ele, e fez Fig. Foz-Lisboa todos os fins de semana durante quase 2 anos


                                          TR

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                            Não é esse!
                                            È um também branco alargado com redes metálicas nos faróis de trás!

                                            Desse sei pouco, tenho na foto a designação Sprint Track, deve ser uma especie de versão musculada para pista.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Desse já te digo algo mais

                                              Comentário


                                                #24
                                                A Opel corria em alguns Rallyes regionais e Nacionais além de uns quantos trofeus, nomeadamente no Reino Unido com a Vauxhall

                                                Esta foi uma versão "Proto" para avaliar as capacidades de uma versão Sprint e para o saudoso Grupo B .

                                                As imagens datam de 1985, foram-me enviadas pelo meu cunhado da Alemanha, que as retirou de um forum ou site.









                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Apesar de nunca ter ido muito "à bola" com o Corsa, este é um carro que marcou a sua época (e ainda por aí anda). Merece realmente um reconhecimento como o que está a ser feito com este tópico.

                                                  Falem do B também.

                                                  Para mim são realmente os 2 verdadeiros Corsas. O A e o B. Um pouco menos o C e o D já é um modelo completamente diferente. Mas o A e o B marcaram realmente a época em que foram comercializados.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Gostei bastante desse modelo!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                      Apesar de nunca ter ido muito "à bola" com o Corsa, este é um carro que marcou a sua época (e ainda por aí anda). Merece realmente um reconhecimento como o que está a ser feito com este tópico.

                                                      Falem do B também.

                                                      Para mim são realmente os 2 verdadeiros Corsas. O A e o B. Um pouco menos o C e o D já é um modelo completamente diferente. Mas o A e o B marcaram realmente a época em que foram comercializados.
                                                      Isso é o que admiro mais!
                                                      Com o passar dos anos temos vistos muitos modelo desparecerem sem mais nem menos. Estou-me a lembrar dos AX, dos Uno que venderam imenso, dos R5, os 205, etc.
                                                      Este Corsa ainda é muito visto nas nossas estradas!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                        Gostei bastante desse modelo!
                                                        A versão de estrada que mais se aproximava



                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                          Apesar de nunca ter ido muito "à bola" com o Corsa, este é um carro que marcou a sua época (e ainda por aí anda). Merece realmente um reconhecimento como o que está a ser feito com este tópico.
                                                          Anda sim sr. tenho um TD com 15 anos, e tento que esteja sempre impecável.
                                                          Mas sobre isso falarei em breve.


                                                          Falem do B também.

                                                          Para mim são realmente os 2 verdadeiros Corsas. O A e o B. Um pouco menos o C e o D já é um modelo completamente diferente. Mas o A e o B marcaram realmente a época em que foram comercializados.

                                                          A Familia Corsa

                                                          Os modelos A - B - C



                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O "meu" Corsa A fez 19 anos e está aí para as curvas...

                                                            Tenho pena de até hoje não ter conduzido um Gsi, deve ser um canhão, tendo em conta o meu 1.3!!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X