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    Bye Bye Stephenson

    Design guru Frank Stephenson leaving Alfa Romeo


    Iconic automobile designer Frank Stephenson is on the move again. After six years in the Fiat Auto Group, Stephenson is stepping down from his position as head of design for Alfa Romeo. Stephenson denies the conclusion that he's leaving Fiat because of Lorenzo Ramaciotti, the former Pininfarina design chief sho Fiat coaxed out of retirement to head its group design.
    Stephenson is widely known as the father of the retro-hatch, having designed the MINI while at BMW before designing the Fiat 500, Alfa Mi.To and, it's speculated, the upcoming Lancia Ypsilon. Stephenson also had a hand in designing cars as diverse as the original BMW X5, Maserati MC12 and Quattroporte, and Ferrari F430 and 612 Scaglietti. With a portfolio like his, the big question is where he will turn up next, a subject on which the American-educated designer remains mum.


    http://www.autoblog.com/
    Que será que aconteceu para o criador do "magnífico" Mi.To ter abandonado os italianos?

    #2
    O mais provável é ter recebido uma proposta ainda mais milionária de outro grupo, e fez-se à vida...

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      #3
      para desenhar aquilo, estava quieto

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        #4
        vai fazer companhia ao Da Silva na VAG

        ld

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          #5
          Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
          para desenhar aquilo, estava quieto
          Sou da mesma opinião, infelizmente

          Comentário


            #6
            Acho que fez um bom trabalho pois sao carros com originalidade e com distinçao, mas como faria outro no seu lugar?

            Começo é a ver que existem filosofias em certas marcas que tornam os produtos mais susceptiveis a encontrar o chamado belo! Pois na Alfa Romeu ja passaram varios e geralmente tem carros altamente sensuais, secalhar é mesmo por isso pelas formas humanas e femininas (onduladas) que tem grande atracçao.

            Era eles nao terem feito uns erros no passado que podiam ter melhor imagem e vender mais para estarem numa posiçao mais confortavel e ainda estarem mais a vontade para lançar coisas ainda mais ambiciosas.

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              #7
              Esse artigo é a disinformação total , os Ferraris são desenhados pela Pininfarina, e ele não desenhou o 4porte, nem oMC 12 nem o 5oo...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post
                Esse artigo é a disinformação total , os Ferraris são desenhados pela Pininfarina, e ele não desenhou o 4porte, nem oMC 12 nem o 5oo...
                http://www.cardesignnews.com/site/de...re4/item78586/

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                  #9
                  É pena, mas a Alfa tem sobrevivido muito bem à saída de vários designers, de Silva, Zapatinas, Wolfgang Egger, e este não deve ser excepção.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jts Ver Post
                    É pena, mas a Alfa tem sobrevivido muito bem à saída de vários designers, de Silva, Zapatinas, Wolfgang Egger, e este não deve ser excepção.
                    Muito bem? Assassinaram o genial 147 do Walter da Silva!

                    O 159 perdeu a elegância do 156. O Brera sendo parecido com o prototipo, nas pequenas mudanças feitas arruinaram-no!

                    As vendas em Portugal estão em queda livre há vários anos! No 1º trimestre cairam mais 41%!!!

                    Comentário


                      #11
                      Stop........

                      E antes que venham dizer que é preconceito dos portugueses e coisa e tal... as vendas da Fiat subiram 43%

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                        Muito bem? Assassinaram o genial 147 do Walter da Silva!

                        O 159 perdeu a elegância do 156. O Brera sendo parecido com o prototipo, nas pequenas mudanças feitas arruinaram-no!

                        As vendas em Portugal estão em queda livre há vários anos! No 1º trimestre cairam mais 41%!!!
                        Quanto ao 147 já se pode atribuir muita da sua autoria ao Andreas Zapatinas do que propriamente toda ao Walter, mas de qualquer maneira não se pode atribuir culpas ao Centro Stile sobre o seu restyling porque foi um trabalho externo: Giugiaro.

                        O Brera também é assinado por Giugiaro que por acaso até é autor do original, se há alguem a culpar é quem criou as condicionantes para a versão definitiva ser tão diferente do protótipo. Projecto (inicialmente independente) externo e execução acabou por ser também externa, nada a ver com o Centro Stile.

                        De qualquer maneira se calhar sem essa dança das cadeiras na Alfa Romeo se calhar não era preciso recorrer tantas vezes a casas de design.


                        Quanto às vendas em Portugal (note-se o detalhe relevante ), a única coisa que te posso dizer é que la belezza non basta

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                          Muito bem? Assassinaram o genial 147 do Walter da Silva!

                          O 159 perdeu a elegância do 156. O Brera sendo parecido com o prototipo, nas pequenas mudanças feitas arruinaram-no!

                          As vendas em Portugal estão em queda livre há vários anos! No 1º trimestre cairam mais 41%!!!
                          O Brera não deixa de ser um carro bastante bonito. O gajo que fez o restyling do 147 merecia ter as mãos cortadas.

                          Comentário


                            #14
                            é uma pena.
                            Tinha lido um artigo sobre este senhor, e pelo facto de já ter andado por todo o lado, era um trunfo em termos de bagagem visual e cultural.

                            Irónico o facto de ele ter desenhado os 2 mega-sucessos do mundo do retro-design: Mini e 500.

                            Em relação à autoria de certos projectos da Ferrari/Maserati.
                            O Stephenson foi o 1º director de design da Ferrari. Uma estreia absoluta.
                            Até lá, a Pininfarina tinha tomado as rédeas a 100% de toda a estética Ferrari.

                            ou seja, houve input do Stephenson no desenho dos últimos Ferrari, e até do QP da Maser, já que nessa altura a Masearti estava sob a alçada da Ferrari.

                            Comentário


                              #15
                              O 5oo foi desenhado por Roberto Giolitto, se reparem nos esboços do 5oo ke por ai andam não estão assinados stephenson pois não ?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post
                                O 5oo foi desenhado por Roberto Giolitto, se reparem nos esboços do 5oo ke por ai andam não estão assinados stephenson pois não ?
                                É o Stepehenson que dirigiu o projecto.
                                Normalmente existe uma equipa de designers.
                                E provável que se encontre nos sketchs de desenvolvimento de um determinado modelo a assinatura de diferentes designers.
                                Mas a orientação e aprovação final pertence ao Stephenson.

                                Além de que o styling do 500 já estava totalmente definido no final de 2003, e apresentado em 2004, através do Trepiuno.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                  Muito bem? Assassinaram o genial 147 do Walter da Silva!

                                  O 159 perdeu a elegância do 156. O Brera sendo parecido com o prototipo, nas pequenas mudanças feitas arruinaram-no!

                                  As vendas em Portugal estão em queda livre há vários anos! No 1º trimestre cairam mais 41%!!!
                                  para além da associação ser no mínimo cómica, é falsa.
                                  A Alfa terminou 2007 com com uma subida de 32%

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AF147 Ver Post
                                    para além da associação ser no mínimo cómica, é falsa.
                                    A Alfa terminou 2007 com com uma subida de 32%
                                    A Alfa neste primeiro trimeste de 2008 está com vendas abaixo na casa dos 40-50% a nivel europeu, porque a produção esteve parada em Janeiro e Fevereiro, para actualizações nas unidades de produção.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                      É o Stepehenson que dirigiu o projecto.
                                      Normalmente existe uma equipa de designers.
                                      E provável que se encontre nos sketchs de desenvolvimento de um determinado modelo a assinatura de diferentes designers.
                                      Mas a orientação e aprovação final pertence ao Stephenson.

                                      Além de que o styling do 500 já estava totalmente definido no final de 2003, e apresentado em 2004, através do Trepiuno.
                                      Exacto, o sthep. foi o maestro. A ideia do 500 surgiu com o pai da multipla e uma equipa de jovens designers do centro estilo FIAT que apresentaram o protótipo no salão.Quando a FIAT decidiu avançar com o projecto, foi buscar o steph. para dirigir o projecto, quem melhor do que ele que já tinha concebido o BMW MINI para que tudo desse certo.

                                      Quando ao Steph. se virem a carreira dele, andou sempre a saltar de marca para marca, estilo para estilo, é bom para ele, e mais a mais creio que além d eprotagonismo procure um cargo de relevançia, o que não tem acontecido visto não passar de chefe de projectos e afins.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por xiapadai Ver Post
                                        Exacto, o sthep. foi o maestro. A ideia do 500 surgiu com o pai da multipla e uma equipa de jovens designers do centro estilo FIAT que apresentaram o protótipo no salão.Quando a FIAT decidiu avançar com o projecto, foi buscar o steph. para dirigir o projecto, quem melhor do que ele que já tinha concebido o BMW MINI para que tudo desse certo.

                                        Quando ao Steph. se virem a carreira dele, andou sempre a saltar de marca para marca, estilo para estilo, é bom para ele, e mais a mais creio que além d eprotagonismo procure um cargo de relevançia, o que não tem acontecido visto não passar de chefe de projectos e afins.
                                        Cargo de relevância?
                                        Ainda mais?
                                        O homem foi o 1º director de design da Ferrari.
                                        No grupo Fiat estava a comandar os destinos estilisticos das 3 marcas...
                                        Tem 2 mega-sucessos à conta dele: o Mini e o 500

                                        Ou fizeram-lhe uma proposta mais tentadora, ou poderá ter havido conflitos com o chefão-mor do design do grupo Fiat, o Lorenzo Ramaciotti (ex-Pininfarina)

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                          Ou fizeram-lhe uma proposta mais tentadora, ou poderá ter havido conflitos com o chefão-mor do design do grupo Fiat, o Lorenzo Ramaciotti (ex-Pininfarina)
                                          Aposto que foi a Subaru (I wish.. ).. Depois do Zapatinas, mais um ex-Alfa..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                            É o Stepehenson que dirigiu o projecto.
                                            Normalmente existe uma equipa de designers.
                                            E provável que se encontre nos sketchs de desenvolvimento de um determinado modelo a assinatura de diferentes designers.
                                            Mas a orientação e aprovação final pertence ao Stephenson.

                                            Além de que o styling do 500 já estava totalmente definido no final de 2003, e apresentado em 2004, através do Trepiuno.
                                            Quem dirige não desenha ... e o chefe cordena manda , mas não desenha...

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                              É pena, mas a Alfa tem sobrevivido muito bem à saída de vários designers, de Silva, Zapatinas, Wolfgang Egger, e este não deve ser excepção.
                                              Estou de acordo, tirando o caso do 147, asneirada total. O segredo é que a AR tem uma boa estrutura de base em termos de design. Sai um, entra outro, continua a haver sucessos. O Mi.To até parece desenhado pelo da Silva, as linhas são as dele, ao contário do 159. E são designers diferentes! O Centro Stile Alfa coordena os projectos externos, se não coordenasse ainda saia um Matrix, ou qq coisa...

                                              A AR está em queda no início de 2008 porque a fábrica que representa 93% da produção da marca esteve encerrada mais de 2 meses. Mau argumento de quem mandou a boca para ver se colava.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Encerrou 2 meses e ainda assim tem carros em stock

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Pininfarina Ver Post

                                                  A AR está em queda no início de 2008 porque a fábrica que representa 93% da produção da marca esteve encerrada mais de 2 meses. Mau argumento de quem mandou a boca para ver se colava.
                                                  há por aqui quem tenha claro prazer em anúnciar desgraças (ou pseudo-desgraças) desta marca...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                                                    Encerrou 2 meses e ainda assim tem carros em stock
                                                    Se percebesses alguma coisa de economia (e gestão industrial), percebias que todas as marcas têm stocks para mais de 30 dias. Como achas que um modelo deixa de ser fabricado e se altera a linha de montagem inteira para acolher um substituto, e quando este chega aos mercados (transporte dura dias ou semanas) ainda tens modelos dos antigos a serem enviados para os stands?
                                                    Já viste o parque de alguma fábrica? Tens milhares de carros em stock, vai à Autoeuropa. Se vires as datas de produção dos carros vês que são muito anteriores à matrícula, salvo nos casos de encomenda à fábrica (que demora). Até a Fiat ou a MINI, se deixassem de fabricar o 500 e o mini tinham carros para entregar nas próximas semanas, há sempre stock. È uma regra elementar de gestão, meu caro.

                                                    Para além que neste caso se produziu mais antes de fechar para haver stock.`Trocando por termos que entenderás, é como se soubesses que ias passar o dia todo sem poder comer, de manhã tomavas um pequeno-almoço reforçado.
                                                    Editado pela última vez por Pininfarina; 05 April 2008, 21:09.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Regra elementar de má gestão, boa gestão é conseguir entregar a tempo e horas com o mínimo stock possível.

                                                      No caso da Alfa foi uma interrupção conveniente, aproveitaram para renovar as linhas e despachar o excesso de stock.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tu devias era candidatar-te a político...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Pininfarina Ver Post
                                                          Estou de acordo, tirando o caso do 147, asneirada total. O segredo é que a AR tem uma boa estrutura de base em termos de design. Sai um, entra outro, continua a haver sucessos. O Mi.To até parece desenhado pelo da Silva, as linhas são as dele, ao contário do 159. E são designers diferentes! O Centro Stile Alfa coordena os projectos externos, se não coordenasse ainda saia um Matrix, ou qq coisa...

                                                          A AR está em queda no início de 2008 porque a fábrica que representa 93% da produção da marca esteve encerrada mais de 2 meses. Mau argumento de quem mandou a boca para ver se colava.
                                                          A alfa sobrevive bem à saida dos diretores do centro stile porque quem desenha os carros são os mesmos desde sempre . Por exemplo o 156 não foi desenhado pelo Da Silva , só ke ele era o director nesse periodo ...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ferrarino giallo Ver Post
                                                            A alfa sobrevive bem à saida dos diretores do centro stile porque quem desenha os carros são os mesmos desde sempre . Por exemplo o 156 não foi desenhado pelo Da Silva , só ke ele era o director nesse periodo ...
                                                            quem o desenhou estava mesmo inspirado

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