No seguimento do tópico sobre a evolução dos motores Otto http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=52232 verificamos que, sobretudo a nível Europeu, a aposta da nova geração a gasolina é nos motores turbinados (seja turbo ou compressor ou um misto).
Do 1.2 da Renault, passando pelo 1.4 da VW e Fiat, ao 1.6 da Opel e por aí adiante. Melhorará ainda com a generalização dos turbinados com TGV?
Será que os motores Otto aspirados vão passar a ser uma miragem ou limitar-se a motorizações mais "nobres", tipo arquitecturas V6, V8 e desportivos?
Não tenho nada contra a evolução e gosto de blocos o mais económicos possível, melhor ainda se forem mais pequenos e com igualmente boa resposta, mas não deixa de ser curiosa esta evolução!
Ainda há pouco tempo se afirmava que os Otto turbinados não eram nobres, não eram refinados, o turbo era brusco/bruto e agora estão a tomar conta do mercado gradualmente! Quem diria? Serão mesmo fiáveis?
Passe a comparação, os diesel aspirados morreram. Será que nos Otto, sobretudo nas cilindradas tipo até 2 litros, vai suceder o mesmo?
A mim a ideia seduz-me! A potência de um Otto "normal" (não daqueles que fazem rotações estratosféricas) com 2.0 num motor 1.4 ou 1.5 soa bem ou então um 2.0 turbinado com a potência de um 3.0! Fora as vantagens em termos de peso, consumos, impostos (pelo menos cá no burgo)...
Do 1.2 da Renault, passando pelo 1.4 da VW e Fiat, ao 1.6 da Opel e por aí adiante. Melhorará ainda com a generalização dos turbinados com TGV?
Será que os motores Otto aspirados vão passar a ser uma miragem ou limitar-se a motorizações mais "nobres", tipo arquitecturas V6, V8 e desportivos?
Não tenho nada contra a evolução e gosto de blocos o mais económicos possível, melhor ainda se forem mais pequenos e com igualmente boa resposta, mas não deixa de ser curiosa esta evolução!
Ainda há pouco tempo se afirmava que os Otto turbinados não eram nobres, não eram refinados, o turbo era brusco/bruto e agora estão a tomar conta do mercado gradualmente! Quem diria? Serão mesmo fiáveis?
Passe a comparação, os diesel aspirados morreram. Será que nos Otto, sobretudo nas cilindradas tipo até 2 litros, vai suceder o mesmo?
A mim a ideia seduz-me! A potência de um Otto "normal" (não daqueles que fazem rotações estratosféricas) com 2.0 num motor 1.4 ou 1.5 soa bem ou então um 2.0 turbinado com a potência de um 3.0! Fora as vantagens em termos de peso, consumos, impostos (pelo menos cá no burgo)...
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