Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Compra de veículo com documentos apreendidos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Compra de veículo com documentos apreendidos

    Boas, normalmente ando sempre por cá a mandar bitaites sobre documentação mas desta vez tenho uma dúvida.

    Imaginemos que me surge a oportunidade de adquirir uma viatura cujos documentos estão apreendidos por alguma razão. A viatura em causa não irá circular na via pública mas apenas em circuito fechado, não necessitando de documentos, nem passaporte técnico, seguro, IPO, etc.

    Há alguma forma de legalizar a situação e passar os documentos para meu nome ou uma vez apreendidos só deixam de o ser se o actual proprietário do carro seguir todos os trâmites para os levantar?

    É possível alegar que o carro vai ser parcialmente desmontado ou que vai circular em reboque e circuito fechado e cancelar a matrícula?

    É possível rebocar uma viatura sem que esta esteja registada em nome de alguém? Bastará uma guia de transporte do reboque? Como comprovo que a comprei?

    Fui confusa demais nas perguntas?

    #2
    Ninguém?

    Comentário


      #3
      Ou seja, queres um carro para correr em circuito ou para "rasgar" numa propriedade privada. Como não anda na rua, achas que não precisas de documentos. É isso?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
        Ou seja, queres um carro para correr em circuito ou para "rasgar" numa propriedade privada. Como não anda na rua, achas que não precisas de documentos. É isso?
        Em poucas palavras, sim. O problema é que o carro irá estar na minha garagem e quando houver p. ex. um TD vou levá-lo de reboque para lá... e tenho receio que, pelo facto de o carro estar com documentos apreendidos e talvez não ser possível legalizar a situação haja problemas com o transporte dele.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
          Em poucas palavras, sim. O problema é que o carro irá estar na minha garagem e quando houver p. ex. um TD vou levá-lo de reboque para lá... e tenho receio que, pelo facto de o carro estar com documentos apreendidos e talvez não ser possível legalizar a situação haja problemas com o transporte dele.
          Creio que mesmo sendo só para TD, convem a propriedade estar definida.
          Estando os documentos apreendidos podes sempre celebrar o contrato de compra e venda e respectivo impresso, no entanto, sem os levantar não me parece é que consigas depois alterar o DUA.
          Já agora qual o motivo da apreensão (se ainda por cima for por estar batido e sujeito a inspecção tipo B, pior).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Creio que mesmo sendo só para TD, convem a propriedade estar definida.
            Estando os documentos apreendidos podes sempre celebrar o contrato de compra e venda e respectivo impresso, no entanto, sem os levantar não me parece é que consigas depois alterar o DUA.
            Já agora qual o motivo da apreensão (se ainda por cima for por estar batido e sujeito a inspecção tipo B, pior).
            O motivo da apreensão em princípio seria por precisar de ir a IPO B para poder circular... tipo aqueles carrinhos um "bocadinho" modificados... acabam por se encontrar alguns baratos pelo facto de terem os documentos apreendidos. Ainda por cima como seria para descascar, tirar peças, montar outras peças etc não me importava muito com o estado do carro, desde que a carroçaria e a base de mecânica / electrónica estivesse boa.

            Eu preferia ter tudo legal, obviamente, mas não sei até que ponto eu não teria que preparar o carro para ir a IPO B para o poder legalizar em meu nome, e isso não dava lá muito jeito.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
              O motivo da apreensão em princípio seria por precisar de ir a IPO B para poder circular... tipo aqueles carrinhos um "bocadinho" modificados... acabam por se encontrar alguns baratos pelo facto de terem os documentos apreendidos. Ainda por cima como seria para descascar, tirar peças, montar outras peças etc não me importava muito com o estado do carro, desde que a carroçaria e a base de mecânica / electrónica estivesse boa.

              Eu preferia ter tudo legal, obviamente, mas não sei até que ponto eu não teria que preparar o carro para ir a IPO B para o poder legalizar em meu nome, e isso não dava lá muito jeito.
              Para libertarem os documentos, so mesmo com a IPO tipo B aprovada.

              De outra forma, sem ser por algum conhecimento, parece-me que será dificil por esse carro legal, nem que seja a propriedade... podes ficar com a prova de compra, mas o registo não o deves conseguir fazer.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                Para libertarem os documentos, so mesmo com a IPO tipo B aprovada.

                De outra forma, sem ser por algum conhecimento, parece-me que será dificil por esse carro legal, nem que seja a propriedade... podes ficar com a prova de compra, mas o registo não o deves conseguir fazer.
                E se eu comprar o carro e não o legalizar, ao transportá-lo num reboque (para tal contrato uma empresa), e se for mandado parar pelas autoridades, haverá problemas pelo facto de o carro ter os documentos apreendidos?

                Na minha opinião o mais simples seria cancelar a matrícula e assim não era necessário registar propriedade nem pagar IUC, mas para cancelar a matrícula presumo que seja necessário resgatar os documentos, e não sei se aí haverá necessidade de efectuar a tal IPO B.

                Estou a ver que o mais fácil é enviar um email a colocar esta questão para IMTT e Comando Metropolitano da PSP a ver o que me dizem...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                  Há alguma forma de legalizar a situação e passar os documentos para meu nome
                  Se legalizares a situação (seja qual for), podes fazê-lo, mas deves ter em atenção dois pormenores:

                  1 - Se o vendedor não volta atrás na palavra depois de ter o carro legal, afinal ainda está em nome dele. Se não for uma pessoa que MUITA confiança, esquece.

                  2 - Se o vendedor tem uma dívida sobre esse carro. Se tiver, só o consegues passar para teu nome quando a mesma estiver liquidada.

                  Eu já fui ao fundo dessa questão por ter tido uma ideia semelhante à tua.

                  Resumindo, esquece.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                    E se eu comprar o carro e não o legalizar, ao transportá-lo num reboque (para tal contrato uma empresa), e se for mandado parar pelas autoridades, haverá problemas pelo facto de o carro ter os documentos apreendidos?
                    O carro é apreendido na hora.

                    E como não é teu, não o podes sequer levantar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                      O carro é apreendido na hora.

                      E como não é teu, não o podes sequer levantar...
                      O carro não está apreendido, mas os documentos sim.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                        O carro não está apreendido, mas os documentos sim.
                        Mas é apreendido se for mandado parar pelas autoridades.

                        Foi a essa questão que respondi.

                        Comentário


                          #13
                          Um carro com documentos apreendidos não deve ser adquirido sem que a situação seja regularizada antes.
                          Comprar um carro sem documentos é estar sujeito a que o vendedor o exija no momento a seguir; ou que as autoridades o apreendam numa das viagens de reboque.
                          Na minha opinião um carro sem documentos não pode ser transaccionado!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                            Mas é apreendido se for mandado parar pelas autoridades.

                            Foi a essa questão que respondi.
                            Desculpa, não percebi.

                            Mas, como é que eles apreendem o carro se ele está a circular num reboque? E se o carro estivesse a caminho de uma IPO B?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MAÇO_1.2_CMON Ver Post
                              Um carro com documentos apreendidos não deve ser adquirido sem que a situação seja regularizada antes.
                              Comprar um carro sem documentos é estar sujeito a que o vendedor o exija no momento a seguir; ou que as autoridades o apreendam numa das viagens de reboque.
                              Na minha opinião um carro sem documentos não pode ser transaccionado!
                              Acho que o mais simples seria cancelar a matrícula... É possível fazê-lo num carro com documentos apreendidos?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                Desculpa, não percebi.

                                Mas, como é que eles apreendem o carro se ele está a circular num reboque? E se o carro estivesse a caminho de uma IPO B?
                                Tens de provar que vais para uma IPO B, e uma IPO B tem de ser marcada.
                                Além disso terias de ter em tua posse a guia (que substitui os documentos) que também não estaria em teu nome.

                                Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                                Acho que o mais simples seria cancelar a matrícula... É possível fazê-lo num carro com documentos apreendidos?
                                Se o carro não tiver dívidas, penso que pode ser feito pelo proprietário.

                                Mas aí, mesmo que isso aconteça voltamos, mais uma vez, à questão do reboque.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se os documentos do carro estão apreendidos só a pessoa que consta no livrete é que os pode levantar e quando a situação estiver regularizada.
                                  E obviamente que o carro indo no reboque as autoridades o podem mandar parar e pedir a documentação do veiculo, e depois aí tu não tens nada onde te agarrar para provar que o carro é teu. Logo se não tens documentos do carro, supostamente podes ter roubado o carro. E aí tens de provar que compraste o carro com os documentos apreendidos e tem de o vendedor explicar-se de que como vende um carro com documentos apreendidos, enfim... Uma grande carga de trabalhos!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O carro não pode circular, nem de reboque, só com autorização do centro de inspecções e é da residência (ou do local onde se encontra a viatura) para o centro para ser efectuada a inspecção B.

                                    Isso é uma carga de trabalhos que não vale a pena.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sei que estou a "desenterrar", mas o tema do tópico adequa-se à minha dúvida:

                                      Tenho interesse numa viatura que vi apreendida num parque da PSP. Em conversa com um agente, disse-me apenas que o carro estava apreendido e que provavelmente ia para leilão ou para a sucata (já estava lá há algum tempo uma vez que até bolor tinha no volante).

                                      Como posso descobrir o dono do carro e/ou ter acesso ao processo no sentido de comprador da viatura? A quem devo recorrer? Tenho apenas a matricula do carro.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X