Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A crise na Opel é bem real! - desabafos de dentro da própria marca

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A crise na Opel é bem real! - desabafos de dentro da própria marca

    Opel - um dos construtores automóveis mais conhecidos e com mais tradições na Europa. Um global player conhecido nos 4 cantos do mundo, embora muitas vezes com outras designações.
    No entanto, nos últimos anos, esta marca, que detinha uma sólida reputação de qualidade, fiabilidade e excelente value for money parece ter caído num buraco de que está a ser difícil libertar-se. E não adianta tapar o sol com a peneira - os números comprovam-no.

    Vejam o seguinte depoimento de fontes internas da própria Opel, que expressam bem o mal estar e preocupação no seio da marca:

    (traduzido do site da auto motor und sport na Alemanha)

    A revista de economia "Capital" faz uma citação de uma análise confidencial de uma representação dos trabalhadores no Conselho Fiscal da Opel. Nesse documento pode ler-se: "A Opel corre o risco de descer à liga dos importadores no mercado alemão com importância reduzida". A perda de quota de mercado na Alemanha, que passou de 17% em 1995 para 9,1% em 2007, é "dramática".

    Uma fonte da Opel recusou-se a comentar esse relatório na 4ª feira passada, 23 de Abril, anunciando que a empresa pretende apresentar publicamente a sua nova estratégia na próxima semana. "Existe uma estratégia para levar a Opel para diante", declarou a fonte. O objectivo será voltar a atingir uma quota de mercado superior a 10% na Alemanha.
    A grande esperança para alcançar esse objectivo é o novo modelo do segmento médio superior, o Insignia, que irá substituir o Vectra no Outono. Segundo dados da empresa, a Opel conta vender ca. de 50.000 exemplares do Insignia durante o próximo ano.

    No documento do Conselho Fiscal com o título "O que fazer para levar a marca Opel e a empresa Adam Opel para diante" do Verão de 2007, e segundo a revista "Capital", os seus membros criticam igualmente a política da empresa. À marca "falta uma identidade própria", a sua imagem é "pouco clara, vulgar e inconsistente". Para além disso, critica-se o facto de a administração "desvalorizar boas propostas" e de as mesmas acabarem por perder-se dentro da "infinita burocracia" da organização da empresa-mãe General Motors

    O que acham em relação a isto?

    #2
    No tempo que estive na Alemanha em 2003 raramente vi Opel, acho que via mais Alfas!!!
    Tenho um Corsa B e, apesar de ter sido comprado usado e provavelmente ter vindo escafiado, já me fartei de gastar dinheiro com ele!!!
    Assim que encontrar um negócio jeitoso vai-se embora.
    Além disso, os Opel recentes vieram com problemas que nesta altura do campeonato já não deveriam aparecer...

    Comentário


      #3
      Sinceramente, como mero espectador e não percebendo nada disto vou dar o meu bitaite.

      Já espero uma crise na Opel.
      Lançam carros com defeitos e apesar de se passarem meses, eles continuam a vir com os mesmos defeitos. Inadmissível! Ou seja, não se preocupam em modificar isso nas linhas de montagem é só vender. O último da saga é o Corsa D é muito giro e tal, mas é uma vergonha os relatos que por aí há. Tenho um amigo numa oficina da Opel que me confirma muitas das histórias.

      A assistência no geral é cara ou por outra é má. Ainda se fosse cara mas de qualidade.

      O material é exageradamente caro! Umas peças para o corsa B fosse na altura dele, ou agora, se for à Opel é um autêntico atentado à carteira. E falo deste caso porque sei. Dos outros não conheço.
      Isto é só o que eu penso sobre a Opel na actualidade, não quer dizer que eu tenha a razão mas é o que eu penso no geral.

      Comentário


        #4
        À marca "falta uma identidade própria", a sua imagem é "pouco clara, vulgar e inconsistente". Para além disso, critica-se o facto de a administração "desvalorizar boas propostas" e de as mesmas acabarem por perder-se dentro da "infinita burocracia" da organização da empresa-mãe General Motors
        De um lado os produtos, do outro a organização...
        Esta citação diz tudo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por cuica Ver Post
          No tempo que estive na Alemanha em 2003 raramente vi Opel, acho que via mais Alfas!!!
          Tenho um Corsa B e, apesar de ter sido comprado usado e provavelmente ter vindo escafiado, já me fartei de gastar dinheiro com ele!!!
          Assim que encontrar um negócio jeitoso vai-se embora.
          Além disso, os Opel recentes vieram com problemas que nesta altura do campeonato já não deveriam aparecer...
          O problema da Opel é pertencer ao gigante GM. Se eles estão mal, é claro que não podem dar a devida atenção a uma das suas marcas.

          Mesmo assim, considero a Opel como um dos melhores fabricantes de automóveis, que tem primado por criar automóveis modernos, completos, bonitos e seguros.

          Basta lembrar que em Portugal, a Opel foi a primeira a introduzir os farois direccionais.

          O grande problema da Opel em PT é a sua assistência, que infelizmente deixa muito a desejar.

          Comentário


            #6
            Enquanto insistirem em vender cepos em vez de carros as coisas vão correr mal.

            A VW normalmente tem carros mais espaçosos e confortáveis, a BMW e Audi conseguem oferecer carros mais desportivos e confortáveis mesmo assim, a Opel acaba por oferecer carros terrivelmente desconfortáveis sem qualquer mais valia para o dia a dia.

            Só para masoquistas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
              Enquanto insistirem em vender cepos em vez de carros as coisas vão correr mal.

              A VW normalmente tem carros mais espaçosos e confortáveis, a BMW e Audi conseguem oferecer carros mais desportivos e confortáveis mesmo assim, a Opel acaba por oferecer carros terrivelmente desconfortáveis sem qualquer mais valia para o dia a dia.

              Só para masoquistas.
              Isto é para ser lido com um pouco de sal e pimenta não? Daqui a pouco dizem que os Opel são duros e desconfortáveis tipo uma carroça de bois...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                Enquanto insistirem em vender cepos em vez de carros as coisas vão correr mal.

                A VW normalmente tem carros mais espaçosos e confortáveis, a BMW e Audi conseguem oferecer carros mais desportivos e confortáveis mesmo assim, a Opel acaba por oferecer carros terrivelmente desconfortáveis sem qualquer mais valia para o dia a dia.

                Só para masoquistas.
                Confesso que sou apreciador dos teus comentários, mas este foi mesmo mau.

                Sabes bem que não é verdade o que dizes. Aliás, comparar a Audi e a BMW com a Opel não faz sentido, pois são players de mercado diferentes.

                Em relação à VW, considero a VW pior do que a Opel, em tudo. E tenho exemplos que fundamentam a minha afirmação.

                Comentário


                  #9
                  Umas fontes dizem o óbvio que é dizer que os números da Opel baixaram na Alemanha..

                  Uau, que bomba.

                  Depois diz-se que existe uma estratégia para levar a Opel para diante, mas isso já não interessa para aqui.


                  O grande problema é mesmo a GM, como até no texto é referido.


                  Resumindo, nada de novo, mais um tópico para se vir vomitar ódios de estimação.

                  Como já fizeram questão de o fazer.


                  * Nunca tive um Opel.

                  Comentário


                    #10
                    Os teus exemplos valem o que valem, o que interessa é a opinião da generalidade do Mercado. Para a maioria a Opel é de longe a pior marca alemã, como se pode ver neste estudo colocado no tópico acima



                    Repara na evolução da VW, na distância entre ambas, e percebes pq perdeu tanta quota de mercado na Alemanha.

                    E sim, os Opel são muito desconfortáveis

                    Comentário


                      #11
                      Não tinha qualquer dúvida, alias, quem "trabalha" com a marca nota claramente isso. Os níveis de qualidade têm vindo a descer, deixam de se ver vários pormenores que à não muitos anos se viam, e a juntar a isso a estética dos modelos já à muito não é o que era. Apesar da qualidade e solidez ainda serem boas, já não são o que eram!

                      Por outro lado, se os vendedores lá fora forem como cá, não percebem muito do assunto (e com certeza estarão alguns conhecidos meus a ler isto, mas o que digo é bem verdade), os catálogos são mal feitos, a promoção dos modelos é mal feita, as coisas são mal explicadas, as qualidades não são faladas.

                      O Vectra foi comprado, e insistiram comigo que alguns extras que pedi, não eram como eu achava que era (e afinal eram), não pedimos alguns extras porque não sabíamos que existiam, só os descobri ao ler o manual de instruções do carro.

                      Os vendedores parece que não sabem o que estão a vender, nas exposições colocam versões base, e fracas!!!

                      Ha uma feira em Aveiro (Feira de Março) que tem várias marcas com modelos expostos, está lá a Opel. Está um Vectra base, sem extras, cuja lista de equipamento estava mal feita!!! Fui ao stand chamar à atenção desse erro.

                      Quando saiu o Corsa, a Garagem Justino tinha "guardados" dois Enjoys (versões base), um Cosmo (versão topo) e um GTC, e em exposição aparecem os dois Enjoys e o GTC!!!

                      Fiz um test drive a um Antara durante um dia, e preenchi o papel que o acompanhava acerca do modelo e da marca. Deixei o papel no porta luvas, e informei-os que este lá estava. Passados VÁRIOS meses, um amigo meu vai fazer o test-drive ao modelo e encontra o papel preenchido por mim no Porta Luvas!!!

                      O meu pai pediu uma proposta de preço para esse Antara, e pediu o preço novo com um determinado nível de equipamento, isto foi quase à um ano, ainda hoje espera a resposta!

                      A assistência é vergonhosa em alguns locais, o pessoal cada vez percebe menos dos modelos, parece que pararam no tempo. Só conheço um local onde é realmente muito boa!

                      O El_Nino assistiu comigo a uma situação absolutamente surreal, em que o electricista insistiu comigo que determinada unidade de comando não comandava o Ar Condicionado e a Refrigeração do motor em conjunto, eu insisti que comandava, e aconselhei-o a ir rever os esquemas electricos, ao que ele me responde - "eu não preciso, porque eu sei". No fim, quem tinha razão era eu.

                      Na minha opinião anda tudo "ao deus dará", e tudo isto em conjunto acaba por deixar a marca cair imenso.

                      Até o aspecto dos stands deixa a desejar.

                      Assim, não me admira nada que apesar da marca fazer alguns bons produtos, esteja em queda acentuada!

                      Por outro lado, faz-me acreditar que o Insignia será, sem dúvida, um excelente automóvel!

                      Comentário


                        #12
                        Para mim o problema da Opel está na falta de personalidade.

                        Os carros deles não se destacam em nada face aos concorrentes, quer seja em dinâmica, conforto, prestações, preço, equipamento, segurança, enfim. Em várias marcas se podem apontar virtudes (e defeitos), que conferem a tal personalidade à marca, a sua imagem. Mas na Opel isso tem faltado, e os clientes estão-se a perder por causa disso mesmo.

                        Comentário


                          #13
                          Felizmente até à data não me posso queixar minimamente... A nível de tudo!!!
                          E conheço amigos que pensam o mesmo... aliás, muitos dos meus amigos têm Opel e até hoje... nada...

                          Cumps.

                          Comentário


                            #14
                            Eu tenho Opel à vários anos, muitos amigos meus têm Opel, a marca é boa. No geral ninguém se queixa, os produtos são sólidos e resistentes.

                            Acho que a Opel é daquelas marcas que, não é a melhor em nada, mas é boa em tudo.

                            Basicamente é isto.

                            Agora, que há uma falha muito grave a nível de marketing – há!

                            Comentário


                              #15
                              Da Opel tenho a queixar somente da Assistência Ofical.
                              Uma completa trampa, com mau atendimento, pessimo serviço e peças caras.

                              Basta visitar o site da ebay.de/co.uk para ver a diferença brutal de preços nas peças!!!!

                              O carro em si, não me posso queixar muito!

                              Comentário


                                #16
                                Infelizmente não encontrei os resultados do ano passado, mas os que apresento referem-se ao primeiro semestre de 2007 no mercado Alemão.


                                Ranking de marcas
                                1 - Volkswagen - 59.252
                                2 - Mercedes-Benz - 30.150
                                3 - Opel - 28.695
                                4 - BMW/Mini - 25.847
                                5 - Audi - 24.632
                                6 - Ford - 18.945
                                7 - Renault/Dacia - 12.955
                                8 - Toyota/Lexus - 12.300
                                9 - Skoda - 11.573
                                10 - Peugeot - 9.534
                                11 - Fiat - 6.824
                                12 - Citroën - 6.770
                                13 - Mazda - 6.034
                                14 - Hyundai - 4.803
                                15 - Seat - 4.788
                                16 - Honda - 4.215
                                17 - Kia - 4.136
                                18 - Volvo - 3.631
                                19 - Suzuki - 3.546
                                20 - Smart - 3.275
                                21 - Mitsubishi - 2.722
                                22 - Chevrolet - 2.078
                                23 - Porsche - 1.802
                                24 - Chrysler/Jeep - 1.796
                                25 - Alfa Romeo - 1.298

                                Urbanos
                                1 - Smart ForTwo - 3.243
                                2 - VW Fox - 2.014
                                3 - Toyota Aygo - 1.737
                                4 - Hyundai Atos - 1.391
                                5 - Fiat Panda - 1.330
                                6 - Kia Picanto - 1.294
                                7 - Citroën C1 - 917
                                8 - Citroën C2 - 887
                                9 - Peugeot 107 - 819
                                10 - Chevrolet Matiz - 703

                                Compactos
                                1 - VW Polo - 7.583
                                2 - Opel Corsa - 7.238
                                3 - Skoda Fabia - 4.946
                                4 - Peugeot 207 - 4.456
                                5 - Ford Fiesta - 4.153
                                6 - BMW Mini - 2.845
                                7 - Toyota Yaris - 2.811
                                8 - Renault Clio - 2.693
                                9 - Fiat Punto - 2.469
                                10 - Seat ibiza - 2.347
                                11 - Mitsubishi Colt - 1.502
                                12 - Mazda2 - 1.351
                                13 - Nissan Micra - 1.302
                                14 - Honda Jazz - 1.206
                                15 - Hyundai Getz - 1.008
                                16 - Peugeot 206 - 949
                                17 - Citroën C3 - 909
                                18 - Suzuki Swift - 857
                                19 - Chevrolet Kalos - 404
                                20 - Daihatsu Sirion - 365

                                Médios
                                1 - VW Golf - 20.533
                                2 - Opel Astra - 9.140
                                3 - Audi A3 - 6.130
                                4 - Ford Focus - 5.934
                                5 - Mercedes-Benz Classe A - 4.748
                                6 - BMW Série 1 - 4.380
                                7 - Seat León - 2.166
                                8 - Renault Mégane - 2.156
                                9 - Toyota Corolla - 2.124
                                10 - Citroën C4 - 2.070
                                11 - Toyota Auris - 2.001
                                12 - Dacia Logan - 1.767
                                13 - Honda Civic - 1.627
                                14 - Peugeot 307 - 1.486
                                15 - Mazda3 - 1.350
                                16 - Kia Cee'd - 754
                                17 - Fiat Bravo - 752
                                18 - Volvo C30 - 685
                                19 - Suzuki Liana - 631
                                20 - Alfa 147 - 541

                                Familiares
                                1 - VW Passat - 10.109
                                2 - BMW Série 3 - 8.665
                                3 - Audi A4 - 8.473
                                4 - Mercedes-Benz Classe C - 8.070
                                5 - Skoda Octavia - 4.642
                                6 - Opel Vectra - 1.858
                                7 - Ford Mondeo - 1.778
                                8 - Mazda6 - 1.662
                                9 - Toyota Avensis - 1.304
                                10 - Peugeot 407 - 864
                                11 - Volvo V50 - 820
                                12 - Alfa 159 - 746
                                13 - Renault Laguna - 714
                                14 - Opel Signum - 515
                                15 - Honda Accord - 374

                                Executivos
                                1 - Audi A6 - 5.561
                                2 - BMW Série 5 - 4.187
                                3 - Mercedes-Benz Classe E - 3.913
                                4 - Volvo V70 - 1.074
                                5 - Skoda Superb - 399
                                6 - Chrysler 300C - 270
                                7 - Volvo S80 - 236
                                8 - Citroën C6 - 154
                                9 - Jaguar S-Type - 129
                                10 - Peugeot 607 - 73

                                SUVs
                                1 - BMW X3 - 3.262
                                2 - Mercedes-Benz ML - 1.620
                                3 - Toyota Rav4 - 1.370
                                4 - Audi Q7 - 1.346
                                5 - BMW X5 - 1.288
                                6 - Hyundai Tucson - 1.023
                                7 - VW Touareg - 866
                                8 - Honda CRV - 856
                                9 - Nissan X-Trail - 815
                                10 - Opel Antara - 792


                                Nota-se claramente que o Vectra está em fim de linha, pelo que é normal as vendas descerem.

                                Continuo a achar que o Golf não vale as vendas que tem, mas isso dava um "case studie" e não se verifica só na Alemanha.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tive um Corsa B de três cilindros durante 4 anos e meio.

                                  O carro era sólido e económico mas certos defeitos "genéticos" nunca foram resolvidos e os preços das peças e serviço de oficina eram caros.

                                  A ultima vez que lá fui com o Corsa (Opel Traxx em Lódz) tinha um problema com o MAF e o arranjo ficaria em cerca de 500 Euros. Disse ao fulano do serviço que o carro tinha a sua idade e não valia esse investimento e ele disse quase em surdina que concordava! Paguei 25 Euros pelo serviço de diagnóstico.

                                  O sensor de pressão de óleo custa 5 Euros mas com montagem ficava em 20 ou 25 portanto o que fiz foi comprar o sensor e montá-lo em casa.

                                  Acabei por gastar 55 Euros para colocar o MAF numa oficina Opel não autorizada.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Eu já tive um Corsa A de 1987, desconfortável como tudo, maus travões, fiável como tudo. O meu sogro tem um Astra de 2002, desconfortável, maus travões, fiável como tudo. De salientar que em 15 anos mantiveram-se. Troquei o Corsa por um 206 em 2000, nunca mais deixei a Peugeot. muito mais confortável e fiável. O meu sogro mantém o Opel, porque sempre teve Opel (desde o Kadet).
                                    Gosto do design do Corsa D, do 3 portas do Corsa B, do Astra GTC, do novo Ágila e do insigna. O problema do design da Opel, por muito giro que seja é que não tem identidade própria, com outro simbolo pode ser de outra marca qualquer (talvez seja por pertencer à GM e esta quer vender Opel em todo o mundo).
                                    O problema da Opel foi a guerra perdida no final dos anos 70 para a GM. Nessa década todas as marcas da GM, fora dos EUA, eram independentes, como estratégias e design próprios. Devido a crise pretolifera dos anos 70 a GM decidiu unir todo. Acabou com a identidade da Vauxhall e agora nada resta.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                      Para mim o problema da Opel está na falta de personalidade.

                                      Os carros deles não se destacam em nada face aos concorrentes, quer seja em dinâmica, conforto, prestações, preço, equipamento, segurança, enfim. Em várias marcas se podem apontar virtudes (e defeitos), que conferem a tal personalidade à marca, a sua imagem. Mas na Opel isso tem faltado, e os clientes estão-se a perder por causa disso mesmo.
                                      O primeiro parágrafo está correcto e eu ia escrever precisamente acerca disso. Falta um certo carisma à volta da marca mas que pode ser facilmente corrigido com marketing e anúncios de jeito, não aqueles tipo música foleira, imagens intervaladas por menos de 1 segundo e já está.

                                      Quanto à segunda parte, não podias estar mais errado mas isso é fruto precisamente da falta de marketing (promoção dos produtos). Os veículos produzidos pela Opel hoje em dia têm uma dinâmica boa, prestações de respeito (1.2 twinport por exemplo c/ 80cv), bom equipamento e de segurança estão muito bem. A maioria das pessoas não tem essa noção porque a própria marca não a projecta e depois acaba por ser esquecida por muita gente na altura de equacionar um carro novo.

                                      Vocês podem dizer que a VW com o Golf IV era o supra sumo em 98 ou 99 em termos de qualidade mas eu digo-vos que o Astra G mete a um canto o Golf IV e hoje em dia essa diferença vê-se ainda melhor. É vê-los com as portas descascadas, é vê-los com a consola central descascada, é vê-los com a parte do cinzeiro a balançar de um lado para o outro, ruídos parasitas com fartura, etc.

                                      O Astra G também tem alguns ruídos mas garanto-vos que são bem menos que os do Golf IV, as portas estão direitinhas como se tivessem acabado de sair do stand, a consola central igualmente e a parte do cinzeiro está imóvel.

                                      Posto isto, ouve claramente muito marketing metido ao barulho (verdade seja dita em relação a uma coisa, no que toca aos motores TDI na altura não havia rival) que aliado a um preço acima da média projectou-se uma imagem de carro caro mas cheio de qualidade! A SIVA nesse aspecto jogou muito bem.

                                      Isto tudo para dizer que não espero que a Opel suba os preços mas que projecte uma imagem actual e moderna daquilo que realmente eles fazem hoje em dia. Também espero que comecem a resolver os problemas da assistência mas podem ter a certeza que não é a única, andam aí bem piores e quanto ao preço das peças a mesma coisa, qualquer marca em determinadas peças estica-se e não é pouco.

                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        À marca "falta uma identidade própria", a sua imagem é "pouco clara, vulgar e inconsistente". Para além disso, critica-se o facto de a administração "desvalorizar boas propostas" e de as mesmas acabarem por perder-se dentro da "infinita burocracia" da organização da empresa-mãe General Motors
                                        Como já referiram o maior problema é mesmo este.
                                        A Opel está ao nivel de outras generalistas como Ford, Renault, etc, mas as outras marcas estão muito melhor posicionadas na questão "identidade".

                                        Ford - kinetic design
                                        Fiat - redescoberta das origens italianas
                                        Seat - de perfeitamente anónima a uma imagem forte (copy-paste em todos sos modelos não interessa para aqui)
                                        Mazda - flow design, estreado com o Mazda 6.
                                        Renault - apesar de alguns tropeções nos ultimos modelos, vamos ver como é que a nova linguagem estreada com o Laguna se desenvolverá
                                        Peugeot - bocarra e exagero estilistico

                                        Acho que são as marcas que mais têm conseguido criar uma identidade própria, tendo em conta que andam mais ou menos todas a combater os mesmos segmentos

                                        A Opel carece disso. Falta uma personalidade e individualidade mais forte, apesar de existir uma imagem unificadora ao longo da gama. Tira-se o simbolo e bem que poderia ser facilmente confundido por outras marcas com soluções estilisticas próximas.

                                        O outro grande problema é mesmo a GM, que tem tendência a estragar mais do que ajudar. É o mal de ser um gigante. São tantos os filtros de decisão, que quando chega a altura de agir, já pode ser tarde de mais. Nem tudo é mau, óbvio, mas veja-se o tempo que demoraram a tomar as decisões certas para a Saab. Sem contar com as desgraças que foram o 9-7x (um chevy tahoe) e o saabaru 9-2x (cadê a identidade).

                                        Não que a Opel venda mal, mas perder dessa forma no seu mercado doméstico, ainda para mais, o maior a nivel europeu, denota falhas estratégicas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                          Sinceramente, como mero espectador e não percebendo nada disto vou dar o meu bitaite.

                                          Já espero uma crise na Opel.
                                          Lançam carros com defeitos e apesar de se passarem meses, eles continuam a vir com os mesmos defeitos. Inadmissível! Ou seja, não se preocupam em modificar isso nas linhas de montagem é só vender. O último da saga é o Corsa D é muito giro e tal, mas é uma vergonha os relatos que por aí há. Tenho um amigo numa oficina da Opel que me confirma muitas das histórias.

                                          A assistência no geral é cara ou por outra é má. Ainda se fosse cara mas de qualidade.

                                          O material é exageradamente caro! Umas peças para o corsa B fosse na altura dele, ou agora, se for à Opel é um autêntico atentado à carteira. E falo deste caso porque sei. Dos outros não conheço.
                                          Isto é só o que eu penso sobre a Opel na actualidade, não quer dizer que eu tenha a razão mas é o que eu penso no geral.
                                          Não concordo com a má assistencia da opel! tudo depende do posto em que se vai. Posso afirmar que a fernando simão do porto é uma vergonha!! Desde que o meu Opel Corsa 1.5 TD tem 2 anos que eu faço toda a manutenção na Auto Industrial Porto, em Rio Tinto, não tenho uma unica queixa a fazer, simplesmente exelente e o carro já vai com 8 anos.

                                          Quanto à manutenção ser cara, não concordo! nem cara nem barata.. Caro é sempre cara!! mas grande parte das marcas são bem mais caras!! A revisão mais cara que ja tive custou 500€ porque mudou a correia. de resto sempre pelos 200 - 300.

                                          Quanto ao resto, a opel é uma marca que não me diz muito, nunca foi uma marca da minha eleição! Dificilmente compraria outro!

                                          O Corsa C era aceitavel, o Corsa D não gosto.. Já andei 1 mes num e não consegui gostar do carro! É bonitinho e tal mas a condução......

                                          Comentário


                                            #22
                                            É, a manutenção depende dos concessionários… Onde costumo ir (apesar de ser mais longe de casa que outro concessionário), os preços são bons, e a assistência/conhecimento da marca é muito bom também.

                                            A revisão dos 150 mil km do Astra, que incluiu mudança da correia de distribuição, mudança dos calços de travão, liquido de refrigeração e lavagem do circuito, etc. não ultrapassou os 400 Euros.

                                            Já a dos 30 mil do Vectra ficou em 88 Euros…

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                              Como já referiram o maior problema é mesmo este.
                                              A Opel está ao nivel de outras generalistas como Ford, Renault, etc, mas as outras marcas estão muito melhor posicionadas na questão "identidade".

                                              Ford - kinetic design
                                              Fiat - redescoberta das origens italianas
                                              Seat - de perfeitamente anónima a uma imagem forte (copy-paste em todos sos modelos não interessa para aqui)
                                              Mazda - flow design, estreado com o Mazda 6.
                                              Renault - apesar de alguns tropeções nos ultimos modelos, vamos ver como é que a nova linguagem estreada com o Laguna se desenvolverá
                                              Peugeot - bocarra e exagero estilistico

                                              Acho que são as marcas que mais têm conseguido criar uma identidade própria, tendo em conta que andam mais ou menos todas a combater os mesmos segmentos

                                              A Opel carece disso. Falta uma personalidade e individualidade mais forte, apesar de existir uma imagem unificadora ao longo da gama. Tira-se o simbolo e bem que poderia ser facilmente confundido por outras marcas com soluções estilisticas próximas.

                                              O outro grande problema é mesmo a GM, que tem tendência a estragar mais do que ajudar. É o mal de ser um gigante. São tantos os filtros de decisão, que quando chega a altura de agir, já pode ser tarde de mais. Nem tudo é mau, óbvio, mas veja-se o tempo que demoraram a tomar as decisões certas para a Saab. Sem contar com as desgraças que foram o 9-7x (um chevy tahoe) e o saabaru 9-2x (cadê a identidade).

                                              Não que a Opel venda mal, mas perder dessa forma no seu mercado doméstico, ainda para mais, o maior a nivel europeu, denota falhas estratégicas.
                                              Cuidado que o que define a identidade e imagem de uma marca está muito longe de se resumir à estética dos seus modelos bê-á-bá do marketing! Estes 2 componentes estão presentes até em marcas de detergentes da louça, onde sim o formato da embalagem também conta... mas pouco!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                Cuidado que o que define a identidade e imagem de uma marca está muito longe de se resumir à estética dos seus modelos bê-á-bá do marketing! Estes 2 componentes estão presentes até em marcas de detergentes da louça, onde sim o formato da embalagem também conta... mas pouco!
                                                claro. A identidade e a imagem de uma marca não é apenas no campo estilistico. Burrinho, mas não tanto.

                                                O marketing conta e muito para criar estratégias de reconhecimento do produto, da marca, de valores ideológicos.

                                                No entanto, se acertarem no desenho da coisa, é meio caminho andaod para o reconhecimento e notoriedade dentro do mercado. Mas mesmo assim não significa que venda ou tenha sucesso.
                                                Veja-se o caso da Seat que é paradigmático. Eles actualmente têm uma identidade forte. Não se confundem facilmente com outras marcas. Goste-se ou não.

                                                Também tenho misturado erradamente um pouco a questão identidade/imagem.
                                                É que mesmo que uma marca tenha uma boa identidade visual, se a imagem da mesma estiver "queimada" também nao lhe vai adiantar de muito.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                  O primeiro parágrafo está correcto e eu ia escrever precisamente acerca disso. Falta um certo carisma à volta da marca mas que pode ser facilmente corrigido com marketing e anúncios de jeito, não aqueles tipo música foleira, imagens intervaladas por menos de 1 segundo e já está.

                                                  Quanto à segunda parte, não podias estar mais errado mas isso é fruto precisamente da falta de marketing (promoção dos produtos). Os veículos produzidos pela Opel hoje em dia têm uma dinâmica boa, prestações de respeito (1.2 twinport por exemplo c/ 80cv), bom equipamento e de segurança estão muito bem. A maioria das pessoas não tem essa noção porque a própria marca não a projecta e depois acaba por ser esquecida por muita gente na altura de equacionar um carro novo.

                                                  Vocês podem dizer que a VW com o Golf IV era o supra sumo em 98 ou 99 em termos de qualidade mas eu digo-vos que o Astra G mete a um canto o Golf IV e hoje em dia essa diferença vê-se ainda melhor. É vê-los com as portas descascadas, é vê-los com a consola central descascada, é vê-los com a parte do cinzeiro a balançar de um lado para o outro, ruídos parasitas com fartura, etc.

                                                  O Astra G também tem alguns ruídos mas garanto-vos que são bem menos que os do Golf IV, as portas estão direitinhas como se tivessem acabado de sair do stand, a consola central igualmente e a parte do cinzeiro está imóvel.

                                                  Posto isto, ouve claramente muito marketing metido ao barulho (verdade seja dita em relação a uma coisa, no que toca aos motores TDI na altura não havia rival) que aliado a um preço acima da média projectou-se uma imagem de carro caro mas cheio de qualidade! A SIVA nesse aspecto jogou muito bem.

                                                  Isto tudo para dizer que não espero que a Opel suba os preços mas que projecte uma imagem actual e moderna daquilo que realmente eles fazem hoje em dia. Também espero que comecem a resolver os problemas da assistência mas podem ter a certeza que não é a única, andam aí bem piores e quanto ao preço das peças a mesma coisa, qualquer marca em determinadas peças estica-se e não é pouco.

                                                  Cumprimentos.
                                                  Eu não disse que a Opel falhava naqueles aspectos. O que disse é muito diferente: a Opel não se destaca em nada. Usando uma analogia, é como aqueles tipos que sabem de tudo um pouco mas não sabem de nada a fundo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                    Eu não disse que a Opel falhava naqueles aspectos. O que disse é muito diferente: a Opel não se destaca em nada. Usando uma analogia, é como aqueles tipos que sabem de tudo um pouco mas não sabem de nada a fundo.
                                                    São politicas, a Opel prefere oferecer um pouco de tudo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      eu fui cliente opel durante 10 anos!! e só vendi o corsa c que tinha por causa da péssima assistência opel e péssima atitude perante a Opel Portugal que nunca resolveu o problema que eu tinha na viatura, nem tão pouco perderam tempo em negociar... contudo, mal souberam que a revisão dos 180.000 km's estava a chegar, mandaram-me para casa talões de desconto em peças e outras facilidades e ofertas... mal eles sabiam que eu já não tinha o meu opel... eu não concordo com as pessoas que dizem que a marca Opel é má, pelo contrário, mas eu tão cedo, por causa deste tipo de situações que me aconteceram, não quero nada com eles....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Parece-me que todos concordamos com a falta de identidade da marca. Realmente falta algo que a distinga. Mas o facto de pertencer à GM, como já disseram, deve levantar barreiras.
                                                        Penso que a Opel já esteve melhor neste capitulo e noutros. A actual estética dos modelos não me atrai, ao contrário da gama que a marca tinha há uns anos (mas isto também é em 98% das marcas...).
                                                        Acho que a Opel evoluiu em robustez aparente dos modelos. Os modelos lançados a partir do Astra G têm um aspecto mais robusto que os antecessores. Mas ao mesmo tempo, esses novos modelos, perderam algo que já não era muito vincado.
                                                        E concordo também que outro grande problema é mesmo de marketing.

                                                        Acredito que na Opel saibam o que fazer e talvez nunca tivesse chegado a isto se não pertencessem à GM. Mas pertencendo... acho que é dificil uma marca ter uma identidade própria vincada, como por exemplo a BMW, quando está inserida numa GM.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                                          São politicas, a Opel prefere oferecer um pouco de tudo.
                                                          Pois... acho que passa um bocado por aí...

                                                          A Opel prima por ser uma marca muito homogénea não se destacando em nada mas oferencendo sempre produtos muito homogéneos e bem conseguidos, na minha opinião, claro...

                                                          Quanto a manutenções fui sempre com o meu carro a um stand na minha zona que era representante da Opel e devido à saída de um sócio ficaram com Peugeot...

                                                          Excelente assistência... aliás, bem melhor que Opel... Até hoje nunca me falharam... se bem que o meu Opel ainda não teve problema absolutamente nenhum (tirando um médio fundido, vá lá... ).

                                                          Cumps.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                                            Eu já tive um Corsa A de 1987, desconfortável como tudo, maus travões, fiável como tudo. O meu sogro tem um Astra de 2002, desconfortável, maus travões, fiável como tudo. De salientar que em 15 anos mantiveram-se. Troquei o Corsa por um 206 em 2000, nunca mais deixei a Peugeot. muito mais confortável e fiável. O meu sogro mantém o Opel, porque sempre teve Opel (desde o Kadet).
                                                            Gosto do design do Corsa D, do 3 portas do Corsa B, do Astra GTC, do novo Ágila e do insigna. O problema do design da Opel, por muito giro que seja é que não tem identidade própria, com outro simbolo pode ser de outra marca qualquer (talvez seja por pertencer à GM e esta quer vender Opel em todo o mundo).
                                                            O problema da Opel foi a guerra perdida no final dos anos 70 para a GM. Nessa década todas as marcas da GM, fora dos EUA, eram independentes, como estratégias e design próprios. Devido a crise pretolifera dos anos 70 a GM decidiu unir todo. Acabou com a identidade da Vauxhall e agora nada resta.
                                                            Desconfortável? Eu acho-o até confortável demais.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X