Anúncio

Collapse
No announcement yet.

É possivel APREENDER as viaturas ON LINE !

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    É possivel APREENDER as viaturas ON LINE !

    Estou a colocar no geral porque certamente haverá muitas interessados nesta informação.

    Hoje foi divulgada a noticia que os antigos proprietários de viaturas a que ainda não tenham sido alterados os registos, e por conseguinte figurem com o Imposto de Circulação para pagar em nome dos seus Ex proprietários.

    Os Ex Proprietários podem mandar apreender a vitaura Online mediante a verificação digital de dados como o numero de contribuinte ou assinatura digital do cartão de cidadão.



    2008-04-29 13:59

    Registo de viaturas


    Apreensão de veículos pela Internet já é possível


    O novo serviço pretende incentivar a regularização e a actualização do registo dos automóveis.


    O novo serviço «Automóvel On-line» que irá permitir a apreensão de veículos pela Internet entra, esta segunda-feira, em funcionamento. O serviço foi criado a pensar nos cidadãos ou empresas que venderam viaturas e que continuam a receber multas, porque o novo proprietário não registou o automóvel em seu nome.
    Para o antigo proprietário efectuar o pedido de apreensão da viatura que vendeu, terá apenas de introduzir a identificação do veículo e os seus dados pessoais no site Automóvel On-line do Ministério da Justiça. O veículo passará de imediato a fazer parte da lista de carros a apreender.
    Até agora a apreensão do veículo era feita através de um pedido ao Instituto de Mobilidade dos Transportes Terrestres ou no Conservatório do Registo Automóvel. De acordo com Ministério da Justiça, o novo serviço on-line pretende incentivar a regularização e a actualização do registo da viatura.


    Comunicação Social hoje

    #2
    Até agora a apreensão do veículo era feita através de um pedido ao Instituto de Mobilidade dos Transportes Terrestres ou no Conservatório do Registo Automóvel.
    E locais onde o tempo de espera para o respectivo atendimento era e é muito longo.

    Comentário


      #3
      pois!!!!!!
      mas ,eu hoje fui la para o fazer, e bati com o nariz na porta ,sem duvida o site esta activo ,mas aqui pros "pobres" ainda nao se consegue com o nº de contribuinte.
      ou seja, mais uma tanga.
      visitem o site http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/
      experimentem e vejam.
      abraço
      ass:ASTROPEL
      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
      Estou a colocar no geral porque certamente haverá muitas interessados nesta informação.

      Hoje foi divulgada a noticia que os antigos proprietários de viaturas a que ainda não tenham sido alterados os registos, e por conseguinte figurem com o Imposto de Circulação para pagar em nome dos seus Ex proprietários.

      Os Ex Proprietários podem mandar apreender a vitaura Online mediante a verificação digital de dados como o numero de contribuinte ou assinatura digital do cartão de cidadão.

      Comentário


        #4
        Por acaso quando tentei aceder ao site por engano coloquei um ponto no final e foi parar a outro sítio! Experimentem

        http://www.automovelonline.mj.pt.

        Estes gajos só fazem borrada (j/k)

        Quanto a só dar com o certificado digital, devem ser os típicos atrasos nas relações entre entidades públicas Quem tem que fornecer as autenticações é DGCI e quem é o proprietário do site é o MJ/ITIJ.

        O certificado está disponível para quem tem cartão do cidadão... que tanto quanto sei já é possível tirar em alguns sítios (no cú de judas, mas dá).

        Comentário


          #5
          Se já era possivel às finanças cruzar os dados dos regstos automóveis com o número de contribuinte, não era particularmente dificil (parece-me) confirmar atraves dos dados do contribuinte, por ex. no mesmo site das declarações electrónicas e onde se paga o antigo selo, fazer aí mesmo o pedido de anulaçao aproveitando assim passwords e um sistema já com segurança comprovada (parece-me).
          Alias se ali aparece logo os vários carros em nosso nome, tb se podiam solicitar para apreender todos esses carros.

          Claro que a entidade que trata desta situação não é a mesma, mas se calhar era mais fácil ir buscar estes dados às finanças, do que propriamente criar um site especifico com a necessidade do Cartão de Cidadão!

          Mas é uma ajuda!

          Comentário


            #6
            se bem vi, o pedido de apreensão está disponivel através do numero de contribuinte, e a pw é a mesma que se usa no site da DGCI (irs...).

            entrei em http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/ simulando o pedido de um carro meu, e fui avançando verificando que o sistema reconheceu através da matricula o nº do quadro, o que faz todo o sentido dado o carro aparecer na DGCI como sendo (ainda) meu.

            pareceu-me a funcionar bem (não concluí...é claro) e se calhar vou ter de usar este mês.

            Face ao que vi aqui escrito, será que fiz alguma coisa mal
            Editado pela última vez por carlosmrs; 02 May 2008, 20:37.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
              se bem vi, o pedido de apreensão está disponivel através do numero de contribuinte, e a pw é a mesma que se usa no site da DGCI (irs...).

              entrei em http://www.automovelonline.mj.pt/AutoOnline/ simulando o pedido de um carro meu, e fui avançando verificando que o sistema reconheceu através da matricula o nº do quadro, o que faz todo o sentido dado o carro aparecer na DGCI como sendo (ainda) meu.

              pareceu-me a funcionar bem (não concluí...é claro) e se calhar vou ter de usar este mês.

              Face ao que vi aqui escrito, será que fiz alguma coisa mal
              Pelo contrário, fizeste tudo bem. É possível fazer pedidos de apreensão online e a funcionalidade está a "bombar" correctamente e a 100%.

              Comentário


                #8
                pois, bem me pareceu que é o velho hábito português...

                De facto, podem ser poucas é certo, mas temos tido algumas inovações fantásticas nos ultimos anos.
                Editado pela última vez por carlosmrs; 02 May 2008, 20:48.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                  Se já era possivel às finanças cruzar os dados dos regstos automóveis com o número de contribuinte, não era particularmente dificil (parece-me) confirmar atraves dos dados do contribuinte, por ex. no mesmo site das declarações electrónicas e onde se paga o antigo selo, fazer aí mesmo o pedido de anulaçao aproveitando assim passwords e um sistema já com segurança comprovada (parece-me).
                  Alias se ali aparece logo os vários carros em nosso nome, tb se podiam solicitar para apreender todos esses carros.

                  Claro que a entidade que trata desta situação não é a mesma, mas se calhar era mais fácil ir buscar estes dados às finanças, do que propriamente criar um site especifico com a necessidade do Cartão de Cidadão!

                  Mas é uma ajuda!
                  A ideia é muito boa, mas nem com todo o Simplex a base de dados das finanças consegue estar sincronizada com a do Registo Automóvel (que é a que verdadeiramente conta) por isso seria difícil de pôr em prática, pelo menos no imediato.

                  Comentário


                    #10
                    Acabei de mandar aprender um carro que vendi há +1 ano que o comprador ainda não tratou de mudar o nome, continuando a aparecer nas finanças em meu nome.

                    Como o dito está incontactável, toma lá disto.

                    O processo on-line correu com toda a normalidade, super-rápido. Pedi 1º uma certidão para ter a certeza que ainda estava em meu nome, e de seguida apreensão.

                    Agora a questão que não encontrei esclarecida em lado nenhum, é se tenho de fazer alguma coisa nas finanças, ou se a actualização é automática(?)

                    Alguém teve esta experiência ?

                    para quem não sabe, está claro que quem mandar apreender o veiculo não tem de pagar o IUC: http://www.portugal.gov.pt/portal/pt...ef_com_iuc.htm
                    Editado pela última vez por carlosmrs; 06 October 2008, 10:15.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                      Acabei de mandar aprender um carro que vendi há +1 ano que o comprador ainda não tratou de mudar o nome, continuando a aparecer nas finanças em meu nome.

                      Como o dito está incontactável, toma lá disto.

                      O processo on-line correu com toda a normalidade, super-rápido. Pedi 1º uma certidão para ter a certeza que ainda estava em meu nome, e de seguida apreensão.

                      Agora a questão que não encontrei esclarecida em lado nenhum, é se tenho de fazer alguma coisa nas finanças, ou se a actualização é automática(?)

                      Alguém teve esta experiência ?
                      Pelo que sei, até ao momento, a actualização não é imediata, pelo que, na data em que seria suposto pagar o IUC deverás apresentar o pedido de apreensão nas finanças para que te isentem do pagamento do imposto.

                      Mas pode ser que até lá já esta sincronização entre a conservatória e as finanças tenha sido resolvida.

                      Comentário


                        #12
                        olhem que para: Pedido da Certidão Permanente do Registo Automóvel

                        Valor
                        6,00 €


                        bom, era mera curiosidade, vou deixar passar a data e caduca...

                        Comentário


                          #13
                          vou dar uso ao site em breve...

                          acho uma enorme falta de responsabilidade pessoas q ao fim de 2 anos ainda nao alteraram o registo do automovel!
                          nem me vou dar ao trabalho de avisar o suposto novo dono do carro....pois da primeira vez q o fiz disse q ia faze-lo no proximo mes, ou seja...isto ja foi a meio ano atras!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por zombi.l Ver Post
                            olhem que para: Pedido da Certidão Permanente do Registo Automóvel
                            Valor
                            6,00 €
                            bom, era mera curiosidade, vou deixar passar a data e caduca...
                            exacto. O programa dá as referencias MB. Passado 1/4 hora estava disponivel para consulta/impressão. Muito bom.
                            Editado pela última vez por carlosmrs; 07 October 2008, 07:09.

                            Comentário


                              #15
                              uma soluçao pratica.......

                              pois é caro amigo,eu tinha ainda duas motos em meu nome,e fui ao tal site para fazer o pedido,acontece que ainda continuavam na D.G.C.I. as ditas viaturas em meu nome, e com a divida por pagar as finanças entrentanto armei-me em investigador(pq nao tinha qualquer contacto dos compradores)e fiz uma outra pesquisa que me levou direitinho ao adquirente.
                              entao fui a este site http://www.isp.pt/NR/exeres/019EEB91...2293701692.htm vi onde estava o veiculo segurado e o nº da apolice do mesmo,retirei estes dados e escrevi um mailzito a companhia onde estava registado o seguro do veiculo,e no dia seguinte tinha todos os dados do adquirente da minha viatura inclusivé o nº de telemovel .ehehehehehe.
                              e resultou pq o fulano que é agora o adquirente(ja nao era a mesma pessoa) tb andava á minha procura pq tinha perdido a declaraçao de venda(diz ele) o que é certo e que veio de cascos de rolha ate onde moro para lhe poder passar outra ,e ja tem o veiculo em seu nome....
                              tenta fazer o mesmo que eu talvez resulte(se o carro, estiver a circular claro)
                              um abraço
                              ASS:astropel
                              um abraço
                              Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                              Acabei de mandar aprender um carro que vendi há +1 ano que o comprador ainda não tratou de mudar o nome, continuando a aparecer nas finanças em meu nome.

                              Como o dito está incontactável, toma lá disto.

                              O processo on-line correu com toda a normalidade, super-rápido. Pedi 1º uma certidão para ter a certeza que ainda estava em meu nome, e de seguida apreensão.

                              Agora a questão que não encontrei esclarecida em lado nenhum, é se tenho de fazer alguma coisa nas finanças, ou se a actualização é automática(?)

                              Alguém teve esta experiência ?

                              para quem não sabe, está claro que quem mandar apreender o veiculo não tem de pagar o IUC: http://www.portugal.gov.pt/portal/pt...ef_com_iuc.htm
                              Editado pela última vez por ASTROPEL; 10 October 2008, 00:06.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ASTROPEL Ver Post
                                pois é caro amigo,eu tinha ainda duas motos em meu nome,e fui ao tal site para fazer o pedido,acontece que ainda continuavam na D.G.C.I. as ditas viaturas em meu nome, e com a divida por pagar as finanças entrentanto armei-me em investigador(pq nao tinha qualquer contacto dos compradores)e fiz uma outra pesquisa que me levou direitinho ao adquirente.
                                entao fui a este site http://www.isp.pt/NR/exeres/019EEB91...2293701692.htm vi onde estava o veiculo segurado e o nº da apolice do mesmo,retirei estes dados e escrevi um mailzito a companhia onde estava registado o seguro do veiculo,e no dia seguinte tinha todos os dados do adquirente da minha viatura inclusivé o nº de telemovel .ehehehehehe.
                                e resultou pq o fulano que é agora o adquirente(ja nao era a mesma pessoa) tb andava á minha procura pq tinha perdido a declaraçao de venda(diz ele) o que é certo e que veio de cascos de rolha ate onde moro para lhe poder passar outra ,e ja tem o veiculo em seu nome....
                                tenta fazer o mesmo que eu talvez resulte(se o carro, estiver a circular claro)
                                um abraço
                                ASS:astropel
                                um abraço
                                sem dúvida que é uma boa ideia. Já tinha visto que o carro tem seguro activo mas não sabia que as seguradoras informavam o nome.

                                só que não quero ser mais complacente com o intermediário (conheço) e comprador(não conheço), isso seria facilitar-lhes a vida. O carro foi vendido o...ano passado!!

                                Já quando foi para pagar o selo no inicio deste ano, foi um "31"...acabou por ser pago (não sei por quem) já depois do prazo.

                                por isso, muito antes do novo momento critico (inicio de 2009) decidi por esta via, que, repito, funciona na perfeição, ou melhor, ainda falta saber como é na DGCI.

                                Comentário


                                  #17
                                  Olá malta,

                                  Bem, para não estar a abrir um novo tópico, retomo este já existente, dado que o assunto é similar.

                                  A questão que coloco é a seguinte:

                                  Depois de efectuar o pedido de apreensão do veiculo, o mesmo deixa de ficar registado em nome do proprietário e este deixa de efectuar o pagamento anual do IUC, ou tal só sucede quando o veiculo for apreendido?

                                  E se o veiculo nunca for localizado pelas autoridades? Fica-se a pagar o IUC indefinidamente?


                                  O meu vizinho, que é uma pessoa já de certa idade (e já deixou de conduzir) vendeu o carro dele há cerca de 10 meses, porém, recebeu uma notificação das finanças para pagar o IUC que está em atraso. Como sou eu que lhe costumo enviar o IRS pela net, estive agora a verificar que o veiculo ainda está registado em nome dele.

                                  Na página dos Seguros de Portugal obtive a informação que o carro tem actualmente seguro activo na Mapfre, mas no contact center não me deram nenhum dado do actual proprietário. Portanto, a única solução que vejo é mandar apreender o veiculo...


                                  Desde já, o meu obrigado por eventuais respostas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                    Olá malta,

                                    Bem, para não estar a abrir um novo tópico, retomo este já existente, dado que o assunto é similar.

                                    A questão que coloco é a seguinte:

                                    Depois de efectuar o pedido de apreensão do veiculo, o mesmo deixa de ficar registado em nome do proprietário e este deixa de efectuar o pagamento anual do IUC, ou tal só sucede quando o veiculo for apreendido?

                                    E se o veiculo nunca for localizado pelas autoridades? Fica-se a pagar o IUC indefinidamente?

                                    O meu vizinho, que é uma pessoa já de certa idade (e já deixou de conduzir) vendeu o carro dele há cerca de 10 meses, porém, recebeu uma notificação das finanças para pagar o IUC que está em atraso. Como sou eu que lhe costumo enviar o IRS pela net, estive agora a verificar que o veiculo ainda está registado em nome dele.

                                    Na página dos Seguros de Portugal obtive a informação que o carro tem actualmente seguro activo na Mapfre, mas no contact center não me deram nenhum dado do actual proprietário. Portanto, a única solução que vejo é mandar apreender o veiculo...


                                    Desde já, o meu obrigado por eventuais respostas.
                                    Estou na mesma situação.
                                    O meu anterior veículo continua em nome do meu pai no site das finanças, mas no IMTT já tem outro proprietario.
                                    Parece-me que o problema é das Finanças e não do novo proprietario.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                                      Estou na mesma situação.
                                      O meu anterior veículo continua em nome do meu pai no site das finanças, mas no IMTT já tem outro proprietario.
                                      Parece-me que o problema é das Finanças e não do novo proprietario.
                                      Como é que verificaste que no IMTT o veiculo já está em nome do novo proprietário?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Tenho um caso parecido. Há uns anos a minha maria teve um acidente com um ax e foi perda total. Entregou a um Rebocador amigo com quem tem confiança, visto ela trabalhar em assistência em viagem. Na altura o carro estava em meu nome por causa de colocar o seguro em meu nome. Seria o melhor pois ela tinha pouco mais de 1 ano e meio de carta.


                                        Recentemente lembrei-me de ir ao portal das finanças e o carrito ainda por lá está como pertencente à minha pessoa. Mas a realidade é que não devo nada às finanças pois não aparece nada lá como tal. No campo automóvel aparece sempre o Astra h que está pago e aparece a quantia em € para o Ax.

                                        Já passaram muitos anos. Será melhor deixar isto assim ou que poderei fazer?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                          Como é que verificaste que no IMTT o veiculo já está em nome do novo proprietário?
                                          Desculpa, enganei-me.
                                          Não foi no IMTT, foi na Conservatória do Porto (registo automóvel).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                            Recentemente lembrei-me de ir ao portal das finanças e o carrito ainda por lá está como pertencente à minha pessoa. Mas a realidade é que não devo nada às finanças pois não aparece nada lá como tal. No campo automóvel aparece sempre o Astra h que está pago e aparece a quantia em € para o Ax.

                                            Já passaram muitos anos. Será melhor deixar isto assim ou que poderei fazer?
                                            se aparece pago é porque pagaste em determinada altura o que era devido.
                                            se não aparece para pagar e no teu patrimonio, é isso mesmo...não é teu. Por aqui estará tudo bem.
                                            outra questão que muitos não sabem é que o carro pode continuar em seu nome no registo automovel.

                                            Logo, se acontecer algo com o carro, já se sabe quem é o responsável... é o proprietário.

                                            Portanto o que há a fazer, confirmando-se que não houve alteração do nome, é mandar cancelar a matricula. Só iso resolve alguma surpresa desagradável.

                                            Respondendo tb a outros companheiros, há portanto duas figuras: apreensão do veículo e cancelamento da matricula.

                                            A 1ª é suficiente para dar baixa nas finanças. A 2ª para dar baixa no registo automovel, ou pelo menos salvaguardar qualquer problema causado pelo carro por outrém.

                                            Estou a falar por experiencia própria conforme postei noutro tópico. http://forum.autohoje.com/road-book/...post1063628195
                                            Editado pela última vez por carlosmrs; 07 July 2010, 16:46.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Obrigado pela informação presta Carlosmrs,

                                              Parece que infelizmente terá que ser esse o caminho a percorrer... apreensão do veiculo e cancelamento da matricula.

                                              Depois, o novo dono que se oriente... fosse uma pessoa séria e nada disto teria acontecido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                                Depois, o novo dono que se oriente... fosse uma pessoa séria e nada disto teria acontecido.
                                                ás vezes até é mais uma questão de desleixo...o nosso muito próprio "deixa andar"

                                                como disse noutro local, até acabei por descobrir o comprador e constatei isso, neste caso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                  Recentemente lembrei-me de ir ao portal das finanças e o carrito ainda por lá está como pertencente à minha pessoa. Mas a realidade é que não devo nada às finanças pois não aparece nada lá como tal. No campo automóvel aparece sempre o Astra h que está pago e aparece a quantia em € para o Ax.

                                                  Já passaram muitos anos. Será melhor deixar isto assim ou que poderei fazer?
                                                  Eu nesse tipo de caso não me preocuparia demasiado com o portal das finanças... Desde sempre me puseram lá dois Mini de 70 e 78 na minha lista de automóveis registados. Consigo ver detalhes pormenorizados dos dois (incluindo nº de quadro e tudo)... e nunca os vi na minha vida nem nunca tive sequer carro nenhum em meu nome.
                                                  Enviei email para lá para verem aquilo... nada. Um dia que passei no balcão das finanças para pagar o IUC aproveitei para confirmar pela base de dados deles e disseram-me que estava tudo ok, não apareciam carros no meu profile. A partir daí... c@guei no assunto.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Cancelar uma matrícula???

                                                    Boas noites.
                                                    Um familiar vendeu à cerca de 2 anos um carro acidentado a um sucateiro.
                                                    Na altura só assinaram um termo de responsabilidade, ficando prometido pelo sucateiro tratar tudo no imtt!!
                                                    O certo é que o meu familiar já tem 2 impostos de circulação atrasados devido ao sucateiro não resolver a situação.

                                                    O que sugerem que se faça?
                                                    Irá o meu familiar ter de pagar para resolver isto?

                                                    Obrigado pela ajuda e Cmpts.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Apreensão de viatura

                                                      Boas amigos
                                                      Vendi um carro a 2 anos mas o rapazolas não passou a viatura para nome dele.
                                                      Alguem me sabe dizer se mandando apreender a viatura pela net no site
                                                      Automóvel Online da resultado se retiram o carro do meu nome nas financas sem que fique em divida com eles apartir desse momento.
                                                      obrigado

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Acho muito improvável / impossivel, mandar apreender um carro pela net!

                                                        Tens que te dirigir/telefonar para o IMTT (antiga DGV) para mandar apreender o carro! E pagar claro!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Tora Ver Post
                                                          Acho muito improvável / impossivel, mandar apreender um carro pela net!
                                                          EU FIZ, e resultou. Aliás, basta entrar no site e ver. Está bem claro e é... oficial. E é de borla!

                                                          Porque a maior parte dos foristas não leêm para trás, alerto é que só funciona para efeitos de finanças e pode demorar uns meses, porque o cruzamento da informação era/é (?) quadrimestral.

                                                          O que não se pode fazer online é o cancelamento, que é o tal outro procedimento essencial para uma situação como a relatada
                                                          para que não haja dúvidas.
                                                          Editado pela última vez por carlosmrs; 11 July 2010, 11:26.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fisco com novo sistema de apreensão de veículos penhorados

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X