Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Economia vs Automóveis vs Muito Transito vs Preço Combustíveis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Economia vs Automóveis vs Muito Transito vs Preço Combustíveis

    Ora bem,

    Com as recentes noticias de aumento brutal dos combustiveis, e como somos um país do sempre a pagar mais, pus-me a reflectir, numa situação que por certo afecta muitos portugueses.

    Trabalhar em sitios com fracos transportes (fora dos centros urbanos), mas que obrigam a viver enormes filas de trânsito. Por exemplo: morar na margem sul e trabalhar em Oeiras.

    Um percurso que pode ser, vá vamos supor, de 20 km em cada viagem, perfazendo 40 km por dia. Em quem 80% - 90% do tempo gasto no trajecto é feito em fila de trânsito.

    De acordo com o mercado, qual o melhor veículo a utilizar para esta deslocação? Refiro-me a automoveis, motociclos fora do baralho.
    Qual o mais economico? Um comercial diesel? Um diesel qualquer do mercado? Um smart? Um hibrido?

    Ou a melhor solução é vender a casa, e ir viver po lado do emprego seja la onde ele fôr e deixar o carro na garagem?

    Digam de vossa justiça...referindo modelos, prós e contras, e também reflectindo para onde caminhará a nossa sociedade.

    #2
    Bem, nesse caso o melhor é mesmo um hibrido ! Ou então um Start-STOP..OU UM Hibrido PSA.....quando existir.

    Porque estes desligam o motor quando estamos parados.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Stockinger Ver Post
      Ou a melhor solução é vender a casa, e ir viver po lado do emprego seja la onde ele fôr e deixar o carro na garagem?
      Se fosse viavel, esta seria mesmo a melhor solução. Além de fazer muito bem á carteira, andar a pé anda faz melhor á saude!!

      Comentário


        #4
        É.

        Basta olhar para as imensas e cada vez maiores filas de trânsito onde a maioria é um carro por um passageiro, que dá para ver que todos têm uma excelente desculpa para levarem o seu carro.

        Ainda noutro dia visitei uma fábrica textil, que há uns anos o parque de estacionamento chegava para todos, havendo um serviço de autocarros para a maioria do pessoal e que agora as ruas à volta estão entupidas de viaturas dessa mesma fábrica.

        Dá que pensar, não dá?

        Comentário


          #5
          Quando trabalhava em Oeiras tinha um colega meu da margem sul (que mora ali para os lados do Fogueteiro) e ia todos os dias de transportes para o trabalho.

          Conheci outro rapaz que morava para esses lados e ia de carro para o trabalho, mas chegava lá às 8:30 (para evitar as filas).

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
            Quando trabalhava em Oeiras tinha um colega meu da margem sul (que mora ali para os lados do Fogueteiro) e ia todos os dias de transportes para o trabalho.

            Conheci outro rapaz que morava para esses lados e ia de carro para o trabalho, mas chegava lá às 8:30 (para evitar as filas).
            quando trabsalhava no CCcolombo, tinha 2 colegas meus que vinham do barreiro de transportes...um deles tinha as vezes que lá estar as 7 da manha, levanta-va se pouco depois das 5 para demorar 2 horas a la chegar


            sou da amadora, trabalho em oeiras, apanho dois bus...levo entre 40min a uma hora...se quiser vou de carro todos os dias e demoro 15 minutos(felizmente apanho a ic19 com a hora de ponta no sentido contrario)
            não vou de carro simplesmente porque os 35€ que gasto no passe não dariam para a gasolina...(mas 90% da empresa vai de carro próprio e moram mais perto que eu) comodismo? 100€

            Comentário


              #7
              Epá eu devo dizer que o carro é das poucas coisas que gasto dinheiro de forma irracional.

              Se gastasse 35 euros de passe ou 100 de gasolina, optava pelos 100 de gasolina. Já que sou poupado noutras coisas, no carro não .

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Magno20 Ver Post
                Epá eu devo dizer que o carro é das poucas coisas que gasto dinheiro de forma irracional.

                Se gastasse 35 euros de passe ou 100 de gasolina, optava pelos 100 de gasolina. Já que sou poupado noutras coisas, no carro não .
                nunca gastarias apenas os 100 na gasolina...também tens o desgaste do teu carro...
                é com pensamentos como o teu que temos as estradas cheias de carros, e depois queixam-se que a gasolina está cara etc. etc. etc.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post

                  sou da amadora, trabalho em oeiras, apanho dois bus...levo entre 40min a uma hora...se quiser vou de carro todos os dias e demoro 15 minutos(felizmente apanho a ic19 com a hora de ponta no sentido contrario)
                  não vou de carro simplesmente porque os 35€ que gasto no passe não dariam para a gasolina...(mas 90% da empresa vai de carro próprio e moram mais perto que eu) comodismo? 100€
                  Nem todas as pessoas saem do trabalho e vão para casa.

                  E os 35€ dão-me para uns 450Km com o carro, portanto como para alguns a diferença nem é muita, optam pelo carro.

                  Comentário


                    #10
                    E se o pessoal controlar o seu andamento, o consumo ainda descerá mais.

                    Não esquecer que a imposição do limite de velocidade em AE de 120Km/h foi na altura do grande choque petrolífero e motivada para reduzir o consumo de combustíveis.

                    E no meu carro, em AE em velocidade estabilizada a 90 gasto uns 5l. A 120, uns 7. A 140 uns 9.

                    Dá que pensar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                      nunca gastarias apenas os 100 na gasolina...também tens o desgaste do teu carro...
                      é com pensamentos como o teu que temos as estradas cheias de carros, e depois queixam-se que a gasolina está cara etc. etc. etc.
                      Há quem diga que tempo é dinheiro, nesse caso ao demorarem 15 minutos em vez dos 40-60, poupam ao fim do mês umas 20 horas. Para além de irem com conforto, não terem que estar a coordenar horários, etc etc. Dá que pensar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                        Nem todas as pessoas saem do trabalho e vão para casa.

                        E os 35€ dão-me para uns 450Km com o carro, portanto como para alguns a diferença nem é muita, optam pelo carro.
                        de minha casa ao trabalho, ja fiz questão de ver e são cerca de 12 Km...faz-lhe as contas ao fim do mês 22 dias uteisX 12 = 264Km... o problema e que se fossem 264 Km sem parar os 35€ ate sobravam, mas há sempre o ligar carro deixar aquecer ou ir andando com ele frio...algum para arranca...e quando se vai ver os 35€ ja ficaram na segunda semana

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                          Há quem diga que tempo é dinheiro, nesse caso ao demorarem 15 minutos em vez dos 40-60, poupam ao fim do mês umas 20 horas. Para além de irem com conforto, não terem que estar a coordenar horários, etc etc. Dá que pensar.
                          concordo...mas não passa de comodismo...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                            E se o pessoal controlar o seu andamento, o consumo ainda descerá mais.

                            Não esquecer que a imposição do limite de velocidade em AE de 120Km/h foi na altura do grande choque petrolífero e motivada para reduzir o consumo de combustíveis.

                            E no meu carro, em AE em velocidade estabilizada a 90 gasto uns 5l. A 120, uns 7. A 140 uns 9.

                            Dá que pensar...
                            e aqueles que vão bem a cima disso?
                            (o pessoal as vezes esquece que o consumo extra urbano é calculado quando se circula a cerca de 90-100km/h)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                              concordo...mas não passa de comodismo...
                              Nem sempre. Há n exemplos que te posso apresentar e que nada têm a ver com comodismo, é mesmo necessidade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                Nem sempre. Há n exemplos que te posso apresentar e que nada têm a ver com comodismo, é mesmo necessidade.
                                quando é de facto necessario, tudo bem...mas são muito mais os que são simples comodismo...

                                Comentário


                                  #17
                                  Concordo com muito do que aqui já se escreveu. Há algum comodismo mas também sei que a nossa rede de transportes (nomeadamente aqueles que servem os movimentos pendulares dos arredores das cidades para o seu centro) não prima pela eficácia.

                                  Mas há quem vá sozinho quando podia dividir o carro com outras pessoas (car sharing). Outros andam com carros "enormes" para aquilo que realmente necessitam. Outros ainda praticam uma condução aos repelões e nada racional em termos de consumo ou então fazem tudo a fundo...para chegarem mais depressa à traseira do carro da frente. E há aqueles que levam o carro para evitarem andar um pouco a pé, "ignorando" o que poluem, gastam e a melhoria que podiam incutir na sua saúde.

                                  Pessoalmente (e infelizmente) dependo do carro pois trabalho por conta própria e passo o dia entre idas a clientes e fornecedores, sendo muito usual ter planeado ir de A para B mas, entretanto, necessitar (assim de repente) de ir também a D. Logo aí dependo mesmo do carro...até porque por vezes são distâncias consideráveis na grande Lisboa. Já para não falar de andar sempre com envelopes, caixas e afins. Senão uma moto também dava para o meu trabalho. Mas se fosse de casa para o trabalho todos os dias, ou seja com uma rotina mais "cristalizada"...estaria a ponderar os transportes públicos como o caminho a seguir.

                                  Cá para mim vamos a caminho de um choque petrolífero à la anos 70. O carro passa a ser um item de quase "luxo" e os que vão imperar serão os pequenos automóveis, com consumos "frugais". Tal e qual o que aconteceu no choque acima citado. A história tem tendência a repetir-se e a reinventar-se. Podem mudar os protagonistas mas tem o seu quê de cíclico. Neste caso...infelizmente.
                                  Editado pela última vez por Flyingsauce; 30 April 2008, 23:48.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                    nunca gastarias apenas os 100 na gasolina...também tens o desgaste do teu carro...
                                    é com pensamentos como o teu que temos as estradas cheias de carros, e depois queixam-se que a gasolina está cara etc. etc. etc.
                                    Eu estudo a 10 Km de casa, e ainda assim também tenho ginásio a 5 Km de casa, e uma vez por outra faço uma saída de 20 ou 30 KM.

                                    Gasto praí 70 euros por mês em gasolina.

                                    Os transportes publicos na minha zona são ineficazes, há elevado risco de assaltos, não há condições no inverno para estar á chuva á espera de BUS, e demoraria muito mais tempo.

                                    Daí que utilizar o carro, para mim, tem muito mais lógica.

                                    Mas admito que mesmo que assim não fosse, ou seja, que houvesse bons transportes publicos e etc, eu utilizaria na mesma o carro...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Trabalho a 6 km's de casa e vou sempre de carro faço uma média de 8/8.5 mas nunca me passou pela cabeça ir de transportes nem acho que faça grande sentido

                                      Comentário


                                        #20
                                        Então e esta ideia? http://www.carpool.com.pt/

                                        Se muita gente aderisse....

                                        Sem mais
                                        Ink

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ontem, nas entrevistas que fizeram às pessoas sobre os aumentos dos preços dos combustiveis, algumas disseram que se isto continuasse a subir, teriam que começar a ir de transportes para o emprego.

                                          Se têm hipótese de ir de transportes para o emprego, porque não o fazem? Comodismo, vaidade?

                                          Percebo quem tenha que levar o carro para o emprego porque necessita dele para fazer o seu trabalho (ir a clientes, etc...). Estive numa situação semelhante nos ultimos nove meses. Entretanto mudei de emprego (vou começar 2ª feira) e vou voltar a utilizar os transportes publicos.

                                          Moro a 35 kms de Lisboa, numa vila muito mal servida de transportes publicos, mas faço um esforço por conjugar o meu horário com os horários dos transportes.

                                          Há dois anos tomei a decisão de começar a ir trabalhar de transportes publicos. Interrompi essa decisão nos ultimos nove meses mas vou recomeçar.

                                          Menos stress, mais barato (110€ vs 230€) e permite-me apreciar o meu carro muito melhor, quando pego nele para conduzir a sério. E digo conduzir a sério, porque para mim estar parado em filas de trânsito, não é conduzir... é apenas e só maltratar o carro.

                                          Just my 2 cts.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                            Ontem, nas entrevistas que fizeram às pessoas sobre os aumentos dos preços dos combustiveis, algumas disseram que se isto continuasse a subir, teriam que começar a ir de transportes para o emprego.

                                            Se têm hipótese de ir de transportes para o emprego, porque não o fazem? Comodismo, vaidade?
                                            Cada caso é um caso. Não pensem só em vocês e na vossa vida.

                                            As pessoas dizem que passam a ir de transportes, mas quando os virem a aumentar pensam duas vezes.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu sou contra toda a espécie de extremismos, venham de onde vierem, mas penso que é altura de repensarmos um pouco sobre a nossa vida e da qualidade que lhe queremos incutir.

                                              As cidades estão saturadas de automóveis e o uso que lhe damos acaba por ser irracional (mais por comodismo...)

                                              E é espantoso que em Portugal, o uso de carro por habitante ultrapassa já o de alguns países mais desenvolvidos.

                                              Temos que impor limites.

                                              E por vezes poderemos pensar que ir casa para o trabalho pode não ser uma linha recta. Pode ser sair de casa e deixar o carro num parque e daí apanhar um transporte público. E se em vez de haver um carro por cabeça, reduzir o nº de veículos?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se vocês se quiexam dos transportes públicos na zona da Grande Lisboa, então é porque nunca viram como funciona no resto do país.. Dou como exemplo o meu caso: ser-me-ia impossível conjugar universidade com trabalho se não usasse carro próprio.

                                                Outro pormenor: a grande maioria das escolas primárias públicas não tem transportes para os meninos. Isto implica quase um carro por aluno a chegar à escola, 2vezes por dia.

                                                Por outro lado, quem não tem alternativa nos transportes deve fazer por consumir o menos possível em combustível. Por exemplo, no meu caso, consegui baixar passar a fazer mais 100km com o mesmo depósito.
                                                Receita? Sair de casa 10 a 15 minutos antes do costume para poder fazer velocidades mais baixas e condução mais suave.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É só escolher entre comprar casa junto do trabalho para ires a pé, arranjas uma bicicleta e o teu coração agradece, ou então arranja um smart cdi.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Falou-se aqui de muitos pontos e todos eles com a sua parte de razão. A questão é que tem que haver um equilibrio entre eles.

                                                    Para aqueles que trabalham dentro de grandes cidades (e vamos falar de Lisboa, em outras cidades do país a coisa complica-se) faz todo o sentido andar de transportes, que é o que faço actualmente. Ainda assim, tenho imensos colegas que utilizam somente o carro e nem sequer moram fora de Lisboa, mas sim dentro, e também pagam os parquimetros e as suas multas como se de um almoço se tratasse. Isto é comodismo claro.

                                                    Agora quem vai para arredores de Lisboa, tem certamente 2h de caminho em transportes publicos (exemplo: margem sul - oeiras) e uma limitação em termos de horários de transportes e sua escassez, relativamente a quem está no centro de Lisboa. Ora bem, feitas as contas falamos de 4h por dia. Todos também sabemos que há empregos que não são propriamente rigidos no horario de entrada e saida, e em particular na saida. Portanto a transportes, tem que se ser rigido, não se pode ficar mais 20 minutos porque senão não vai haver BUS e por aí fora. De carro, mesmo com transito este percurso levará muito menos tempo. Então se se evitar a hora de maior volume (em vez de sair ás 18h sair ás 19h por exemplo) se calhar o percurso fica abaixo de 1h. Nesta situação, poupa-se tempo, chega-se mais cedo a casa, e ganha-se qualidade de vida. Não me digam que é comodismo, porque perder 4h em transportes publicos é um tempo completamente desperdiçado. Se calhar muitos de nós hoje somos jovens e sem grandes responsabilidades, então mas e amanhã? Quando tivermos a familia, e os filhos? Não será mais proveitoso chegar mais cedo a casa e ser um bocado "comodista"?

                                                    A questão é que o carro pode ser uma necessidade. Contudo, se os verdadeiros comodistas saissem da estrada, aí sim, talvez os que são "obrigados" a ser comodistas ficassem benefeciados.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por mário silva Ver Post
                                                      Outro pormenor: a grande maioria das escolas primárias públicas não tem transportes para os meninos. Isto implica quase um carro por aluno a chegar à escola, 2vezes por dia.
                                                      Fui sempre a pé para a escola. A escola ficava a 700m de casa.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma ajuda para escolher uma opção.
                                                        Tudo consumos combinados.

                                                        http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=52280

                                                        Mas a melhor opção para mim é mesmo fazer as malas e sair deste Portugal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu já fui assaltado mais de 3 vezes aqui nos transportes da minha zona !

                                                          Enquanto for possível, nunca mais andarei de transportes !

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Eu desde que vim para Lisboa aposto nos transportes.

                                                            Se usasse carro gastava 100€ por mês em gasolina, de transportes gasto 38 (L1). São 60 euros por mês, que dão para gasolina para os passeios do fim-de-semana (isto se os houver!).

                                                            Enquanto puder, ando de transportes. Se for de carro, são 17Km demoro 30 a 40 minutos (Linda a velha, Oriente) com transito, 25 minutos na melhor das hipoteses. De transportes são 45 minutos a 1 hora (1 autocarro e 1 comboio). Enquanto puder, vou "gozando" os transportes. As estradas estão pelas costuras, a gasolina está cara e o desgaste do carro é superior!

                                                            Mais tarde se me mudar para o norte (porto ou assim), então ai utilizarei o carro caso necessite. E alias não passo mal se levar carro, mas é uma questão de utilizar os recursos existentes!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X