Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Indústria Automóvel Portuguesa.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Indústria Automóvel Portuguesa.

    Crio este tópico para descobrirmos e darmos a conhecer, o que se fez e se faz em Portugal na Indústria Automóvel.

    Colocando fotos e informações de Marcas,carroçadores,designers e automóveis de marcas estrangeiras produzidos em Portugal.

    Lista de Marcas Portuguesas

    AC - A. Cação Automóveis Lda. - Figueira da Foz

    1983 a 1993 - AC SportCar - (Motores e chassis VW - Carr. 2+2 em Fibra de Vidro,estruturada em tubo de aço)

    Motores/versões
    1.2 VW/34cv - DIN (41,5cv - SAE)
    1.3 VW/40cv - DIN (50cv - SAE)
    1.5 VW/44cv - DIN (53cv - SAE)
    1.6 VW/50cv - DIN (60cv - SAE)


    ALBA - Albergaria-a-Velha

    1950 - Alba 1100 (motor Fiat 1089cc)

    1952 - Alba 1500 (motor Alba 1500cc - 90cv - Bloc. 4cili. em Alumínio 4 vel. - 200km/h - Chassi 508-C - Carr. Fibra de Vidro)



    A.R. - Alcobia e Ribeiro - Castelo Branco

    A. R., um automóvel que nos anos 50 deslumbrou com a sua elegância, performance e fiabilidade.
    Chassi tubular e motor Peugeot 203 alterado, que muito honrosamente ombreou com os Mercedes, Porsche e Ferraris na VII Volta a Portugal.


    Aranhiço - ?

    Só se sabe que correu em Monsanto em 1955 e a imprensa o confundiu com um Lotus.



    Camat - ?

    Camat Douro - Motores e chassi VW.



    Dima/D.M. - Porto

    Em pesquisa.


    Edfor - Porto

    1937 - Edfor Grand Sport (motor Ford V8 3620cc -com introdução de Pistões "a Turbolência" - 160 Km/h - Carroceria (150kg) e Chassi em Alumínio - Guarda-Lamas 100% aerodinâmicos)


    Etnerap - Porto

    Em pesquisa.


    FAP
    Editado pela última vez por domfillas; 12 June 2021, 17:05. Razão: EM ACTUALIZAÇÃO

    #2
    Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
    Crio este tópico para descobrirmos e darmos a conhecer o que se fez em Portugal na industria automóvel.Para tal colocando fotos e textos de Marcas,carroçadores,designers e automóveis de marcas estrangeiras feitos em Portugal.


    E porque não também uma listagem de fornecedores a laborar em Portugal?

    Comentário


      #3
      Como tal começo por colocar as fotos de um carro que gosto muito,o Alba.

      alba rt.JPG
      alba ft1.jpg
      alba%2B3%2B4.jpg
      alba exp2.jpg
      alba%2Blateral.jpg

      Comentário


        #4
        Marlei



        Comentário


          #5
          Mias umas.
          albaqi1.jpg
          Alba ft12.jpg
          1953_cb_3palhinhaspai_fap_1crealpereira_alba_4abarros_fap_dsc02030_acpl.jpg

          Comentário


            #6
            Nesta foto o carro de trás assinalado é um P.E.(Produtos da Estrela) e penso que o que está ao lado seja um Dima que mais tarde se chamou só D.M. devido á Panhard ter feito pressão para mudarem o nome devido a terem um carro chamado Dyna.
            1953_cb_3palhinhaspai_fap_1crealpereira_l.JPG

            Fotos do Alba com os Panhard.
            Panhard_Alba_1953_2.jpg
            Panhard_Alba_1953_3.jpg

            Mais fotos de outro Modelo.
            alba no estoril.jpg
            Alba Moita-1.jpg

            Comentário


              #7
              Não tenho tempo agora para pôr fotos de todos, mas:

              -proze
              -Portaro
              -edfor
              -sado 550
              -datsun Sado
              -etnerap
              -UMM
              -GM Amigo
              -Marlei
              -Lusito
              -Berliet-Tramagal (camião)
              -...

              Comentário


                #8
                Projecto nascido no Soito (Sabugal)



                Este senhor participa tambem na Shell Eco Marathon



                Aqui esta um pequeno video do Youtube a falar da Proto Design
                Editado pela última vez por maap; 01 May 2008, 23:33. Razão: Mais Informação sobre o tema

                Comentário


                  #9
                  O ZF 98 (Amarelo) e o Lince (Verde).

                  772.jpg
                  eulincezf.jpg
                  Amarelo1.jpg
                  lince 2.jpg
                  zf98-4.jpg

                  Comentário


                    #10
                    Edfor Grand Sport (1937)

                    Este carro diz-me alguma coisa pois o meu avô chegou a fazer peças para ele quando trabalhava na Eduardo Ferreirinha e Irmão!!!



                    Em 1937, o industrial portuense Eduardo Ferreirinha que, a par de uma notável carreira como piloto, era um técnico respeitado, com algumas patentes registadas e grande experiência anterior na criação de veículos para competição, nomeadamente sobre mecânicas dos Ford V8, que transformara em monolugares, enfrentou um novo desafio e, inspirado naqueles, concebeu e construiu um novo automóvel desportivo.

                    O resultado foi o Edfor, indubitavelmente uma obra-prima, tanto pela beleza das linhas, que o levaram a ser considerado, no seu tempo, um dos mais elegantes «sports» da Europa, como na concepção mecânica, recheada de inovações, a maioria concebidas nas próprias oficinas do construtor.

                    Numa entrevista à revista «O Volante», por ocasião da apresentação do carro, Eduardo Ferreirinha explicava as principais novidades em relação aos anteriores modelos, revelando tratar-se de um «(...) dois lugares, 160 kms/h, carroçaria toda metálica em alumínio, com o peso de 150 kgs, sendo o esqueleto em liga especial de alumínio fundido, que é um género de construção inédito; guarda-lamas de desenho atraente e cem por cento aerodinâmicos; pára-brisas de concepção nova e cadeiras de suspensão integral. O motor foi equipado com pistões 'a turbulência' para maior rendimento (...). A caixa de velocidades foi modificada de forma a obterem-se os 85 kms/h em 1ª. velocidade e os 130 em 2ª. A direcção está equipada com uma caixa intermédia multiplicadora e está estudada para maior segurança. A suspensão da frente é de novo desenho, com molas helicoidais em grupo, facilmente regulável, e permitindo um comportamento nas curvas em segurança absoluta.

                    Os amortecedores, reguláveis do tablier, são do novo modelo André Telecontrol, e os travões foram modificados, sendo os tambores equipados com alhetas de liga de alumínio de grande diâmetro». O preço do Edfor era de 55 contos, o que nem pode ser considerado exagerado, tratando-se de um veículo de fabrico praticamente artesanal.

                    Tendo-se revelado de imediato um êxito a merecer mesmo referências em publicações estrangeiras da especialidade, os Edfor depressa atingiram uma presença prestigiada no panorama do automobilismo desportivo nacional, nas mãos do próprio Eduardo Ferreirinha e de outros corredores de então. Com um desses «sports», o RP-10-30, o construtor obteve um 4º. lugar no Circuito de Vila Real, ainda em 1937, depois de ter comandado a prova ao longo de oito voltas, e o 2º. na Rampa de Santo Tirso, no ano seguinte. Até ficar bastante danificado num acidente ocorrido durante o Rali Internacional de Lisboa, em 1947, este carro ainda averbou, na sua longa carreira, várias classificações honrosas.

                    Entretanto, havia já cerca de sete anos que um anúncio num jornal alemão o colocara à venda: a história coincidia, mas a fotografia mostrava uma carroçaria bastante diferente da original, sobretudo na frente e na traseira, zona em que foi montado uma espécie de leme de avião ligeiro. Identificado por um neto do construtor, este quase não acreditava tratar-se do Edfor construído e pilotado pelo avô.

                    O outro Edfor de que se conhece registo de matrícula, o NT-10-68, tem um palmarés desportivo mais modesto, mas uma história que acaba bem, não se encontrasse ele, desde 1955, no Porto e na garagem do filho de quem o construiu. Também de nome Eduardo, o jovem Ferreirinha cumpria a tropa como aspirante em Santa Margarida quando, naquele ano, voltou a ver um dos Edford perto de si: «Era guiado por um sargento, ali mesmo na parada do quartel, a caminho do portão da saída. Com efeito, acabou por sair; meti-me num carro, fui atrás dele pela estrada do Tramagal e soube que pertencia a Rui Duarte Ferreira, a quem propus comprá-lo, dizendo-lhe quem era e contando-lhe algumas estórias do carro. Pediu-me dez contos... que eu não tinha e que o meu pai não me deu!»

                    Nestas coisas, as mães são mais compreensíveis, e o jovem militar acabou por ver o problema resolvido com a ajuda materna, fazendo, com grande surpresa para a família, regressar ao lar o NT-10-68 construído em 1937. Aos 70 anos, Eduardo Ferreirinha sente um natural orgulho no automóvel. Apesar dos seus 63 anos, parece ter saído há pouco das mãos habilidosas de seu pai. Utiliza-o com frequência, mesmo em deslocações mais longas em tempo de férias algarvias ou em passeios estivais pelos arredores do Porto. Sem problemas de manutenção, o Edfor, sem que se lhe possam assacar culpas, apenas lhe pregou um susto: «Foi por ocasião da festa dos vinte anos do autódromo do Estoril, acelerei demais, despistei-me e... fui à relva». É o único Edfor existente em estado original. Felizmente.

                    Quanto aos monolugares que o inspiraram, nem um só escapou à sucata. Dos três, construídos em 1936, um deles (o N-17021, mais tarde MN-70-21) foi adquirido por um jovem de nome Manoel de Oliveira expressamente para competir... e alcançar várias vitórias. Ainda longe das longas-metragens mas já apaixonado pelas grandes velocidades, conta-nos como numa certa tarde chuvosa do Circuito Internacional da Gávea, no Rio de Janeiro, enfrentando carros mais potentes, alcançou um excelente terceiro lugar: «...um outro concorrente avariou à minha frente, parti mal, mas depois, graças à chuva que começou a cair, passei toda aquela gente e, no final, só se classificaram antes de mim os dois Alfa Romeo oficiais de fábrica conduzidos pelos melhores pilotos europeus de então - o Pintacuda e o Tadinni. Para mim, guiar à chuva era canja... não havia diferença, mas não era como agora, porque sempre que se saía da estrada era em definitivo...».

                    Com o mesmo carro, Manoel de Oliveira averbou ainda mais alguns êxitos, entre eles o triunfo no I Circuito Internacional do Estoril, e vários recordes de rampa em Portugal, apesar de se considerar tão-somente «um amador apaixonado, muito voluntarioso, que guiava com a cabeça e muito coração, mas que tinha muito jeito para aquilo...». Tanto que esteve prestes a ganhar um campeonato nacional de rampas, não fora o ACP ter anulado, sem razões plausíveis, a derradeira subida do calendário. Vendeu o carro para a sucata, mas hoje o grande cineasta que é Manoel de Oliveira confessa o seu arrependimento: «Foi pena; agora não o faria, mas casei-me e tive que tomar juízo... Foi a melhor taça que ganhei!»








                    In Fórum Contra-Brecagem (originalmente no Expresso)

                    Características

                    Ano de fabrico: 1937

                    Motor: Ford V8 preparado. 3620cc

                    Peso total: 970Kg

                    Vel. Max: 160Km/h

                    Nª de exemplares: 4
                    Editado pela última vez por cuica; 01 May 2008, 23:45.

                    Comentário


                      #11
                      Mais Fotos.
                      A matriz do Lince.
                      lince0.jpg

                      ZF 98

                      zf98-0.jpg
                      DSC00560%5B1%5D.jpg
                      zf98-5.jpg
                      zf98-6.jpg

                      Comentário


                        #12
                        Projecto ZF 2000 (que penso não ter passados de maquetes)

                        zf98-11.JPG
                        zf2000.jpg

                        Gesta P-4

                        Gesta-p4.jpg

                        Comentário


                          #13
                          Boas informações,desconhecia essas inovações do Edfor.

                          Este é um anuncio de alguem que encontrou um na sucata e o queria recuperar.
                          edfor.jpg

                          Mais FOTOS.

                          Edfor%20001.jpg
                          Edfor%20002.jpg
                          Edfor%20004.jpg
                          efor gs d.jpg

                          Comentário


                            #14
                            Mais sobre Edfor

                            edfor gs f.jpg
                            edfor gs f1.jpg
                            edfor ef 2.jpg
                            20063252918_wuntitled6b.jpg
                            20063252812_wuntitled5a.jpg

                            Comentário


                              #15
                              Excelente tópico.

                              Comentário


                                #16
                                Fantastico afinal ainda se faz ou fez alguma coisa no mundo automovel em Portugal! É pena nao haver uma Industria Automovel Portuguesa moderna a escala europeia como por ex. os irmaos aqui ao lado! Enfim... Mas fiquei muito contente ao ver uma foto de Vila Real já com uns bons anos! Este ano novamente nao esquecer!! Corridas em Vila Real.

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu avô contava-me que o carro era mesmo bom para a altura. O Eduardo Ferreirinha, no circuito de Vila Real, estava a dar luta pelo primeiro lugar e o carro ficou sem caixa. O homem encostou à boxe e dois mecânicos conseguiram arranjar solução (ficou só com 3ª) e ainda assim conseguiu ser 4º!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    gostei bastante dos modelos portugueses ;) muito bom! parabéns a nós!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tenho umas fotos de um Edfor que foi restaurado na Alemanha.
                                      edfor r.jpg
                                      edfor r 1.jpg
                                      edfor r 2.jpg
                                      Aqui irão vêr e saber mais sobre este carro.
                                      http://www.p-hh.de/PP32/s_pp32_oliveiraP.html
                                      http://rodasdeviriato.blogspot.com/2...-mn-70-21.html
                                      http://1140tv.blogspot.com/2006/10/m...-edfor-v8.html

                                      Ainda tenho mais umas fotos mas não me parecem ser do mesmo.
                                      edfor 8nd.jpg
                                      edfor gs.jpg

                                      Comentário


                                        #20
                                        Excelente tópico!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                          Excelente tópico!!
                                          Nem mais!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em relaçao aos UMM's.. conto ver o Alter III dentro de bem pouco tempo... Ja está a rolar o unico exemplar " existente ´" que foi totalmente recuperado....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
                                              Em relaçao aos UMM's.. conto ver o Alter III dentro de bem pouco tempo... Ja está a rolar o unico exemplar " existente ´" que foi totalmente recuperado....

                                              Se bem me lembro a UMM (que penso que até já mudou de nome) já pôs de parte a hipótese de voltar a produzir automóveis. A renascer (além dos 3 protótipos costruídos), provavelmente será com outro nome (a não ser que comprem os direitos da marca).

                                              Actualmente a nossa única "esperança" é a Vinci.
                                              Editado pela última vez por Fadista; 03 May 2008, 10:17.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                                                Se bem me lembro a UMM (que penso que até já mudou de nome) já pôs de parte a hipótese de voltar a produzir automóveis. A renascer (além dos 3 protótipos costruídos), provavelmente será com outro nome (a não ser que comprem os direitos da marca).

                                                Actualmente a nossa única "esperança" é a Vinci.
                                                Pois é .. hoje vi o Alter III, um exemplar unico...





                                                Foi todo restaurado... segundo se sabe é o unico matriculado e a rolar...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Olha o GIL

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                    Olha o GIL
                                                    pois é.. eu vi-o ao vivo, mas foi numa visita curta.. fui so buscar as G3 novas para o meu

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Este é outro carro que acho um espetaculo,foi carroçado cá em Portugal pela empresa Canelas.

                                                      MG Canelas

                                                      mg carroçado em portugal.jpg
                                                      mg carroçado em portugal 1jpg.jpg
                                                      mg t.jpg

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O AC Sportcar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aqui neste Link estão mais informações sobre a Alba que até chegou a construir o seu proprio motor.
                                                          http://blogdealbergaria.blogspot.com...-automvel.html

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Citroen AX BB Cabrio.

                                                            Versão não oficial ''construida'' pela Benjamim Barral.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X