Alfa Romeo 159 SW 2.4 JTDm 20v 4x4 210cv
A realidade portuguesa confina muitos dos nossos condutores às opções mais lógicas e racionais, com a ditadura do “Renting” a impor a escolha de alguns deles. Mas ainda há quem tenha a liberdade de guiar o carro que quer. Esta carrinha da Alfa Romeo destina-se a esse público muito restrito: a alta cilindrada e o sistema de tracção integral atiram-na para lá dos 54 mil euros, o que a torna pouco competitiva perante os 42 mil euros da 159 SW 1.9 JTDm, a variante Diesel mais vendida em Portugal, mas talvez haja quem dê valor ao facto de ter mais motor e do comportamento ser “à prova de intempérie”.
É certo que os mais de 10 l/100 km registados pela 159 SW 2.4 JTDm 4x4 também não são lá muito convidativos, mas o prazer de condução e a eficácia com que vai de A a B, preferencialmente por estradas sinuosas, são argumentos igualmente difíceis de rebater.
Q4: Torsen é o segredo
O potencial dinâmico da 159 SW 2.4 JTDm 4x4 é imenso, mas para lá chegar é preciso lidar com algumas limitações. Para começar, a caixa é das mais rijas que tivemos a oportunidade de testar e engrenar a 1ª é uma tarefa quase hercúlea… Depois, é preciso acertar o passo com o temperamento do motor. Nesta mais recente evolução do bloco 2.4 JTDm, a potência sobe de 200 para 210 cv e, mais importante do que isso, os 400 Nm de binário máximo são atingidos logo às 1500 rpm, quando antes ainda tardavam 500 rpm a aparecer. Contudo, a entrega ainda não é nenhum exemplo de fluidez e há que antecipar a brusquidão com que o cinco cilindros passa dos baixos para os médios regimes.
Mas, passado o período de habituação, esta 159 SW mostra-nos que é difícil encontrar modelos rivais que se agarrem à estrada com a mesma convicção e que se desenvencilhem do mau tempo com tamanha displicência. E muita da “culpa” é imputada ao sistema de tracção integral, que a Alfa Romeo designa por Q4. Dos três diferenciais que o compõem, o protagonismo vai para o autoblocante Torsen, que estipula 43:57 como sendo a repartição de binário entre os eixos dianteiro e traseiro, respectivamente.
Os 400 Nm nunca se escoam em ineficazes perdas de motricidade e esta 159 SW progride com uma certeza inatacável, mesmo quando o piso se encontra encharcado. Aliás, é essa indiferença às condições exteriores que a tornam especialmente competente perante eventuais imprevistos da condução. Os travões reagem com prontidão ao pedal, a frente é incisiva e o sistema 4x4 responde com garra sempre que tentamos apressar as saídas das curvas.
E a forma directa como sentimos o acelerador conectado às quatro rodas, tanto em aceleração como quando se “levanta pé”, dá plena confiança para atacar qualquer tipo de estrada, com a 159 SW Q4 a exibir reacções muito progressivas e a mostrar-se bastante ajustável em curva.
A 159 SW pode não ser a carrinha mais espaçosa da classe e o formato da mala é pouco aproveitável, mas a beleza das formas, o requinte a bordo e a eficácia em estrada desta variante 2.4 JTDm 4x4 deixam saudades…
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