Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Autohoje testa 159 SW 2.4 JTDm 20v 4x4 210cv

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Autohoje testa 159 SW 2.4 JTDm 20v 4x4 210cv



    Alfa Romeo 159 SW 2.4 JTDm 20v 4x4 210cv


    A realidade portuguesa confina muitos dos nossos condutores às opções mais lógicas e racionais, com a ditadura do “Renting” a impor a escolha de alguns deles. Mas ainda há quem tenha a liberdade de guiar o carro que quer. Esta carrinha da Alfa Romeo destina-se a esse público muito restrito: a alta cilindrada e o sistema de tracção integral atiram-na para lá dos 54 mil euros, o que a torna pouco competitiva perante os 42 mil euros da 159 SW 1.9 JTDm, a variante Diesel mais vendida em Portugal, mas talvez haja quem dê valor ao facto de ter mais motor e do comportamento ser “à prova de intempérie”.

    É certo que os mais de 10 l/100 km registados pela 159 SW 2.4 JTDm 4x4 também não são lá muito convidativos, mas o prazer de condução e a eficácia com que vai de A a B, preferencialmente por estradas sinuosas, são argumentos igualmente difíceis de rebater.

    Q4: Torsen é o segredo
    O potencial dinâmico da 159 SW 2.4 JTDm 4x4 é imenso, mas para lá chegar é preciso lidar com algumas limitações. Para começar, a caixa é das mais rijas que tivemos a oportunidade de testar e engrenar a 1ª é uma tarefa quase hercúlea… Depois, é preciso acertar o passo com o temperamento do motor. Nesta mais recente evolução do bloco 2.4 JTDm, a potência sobe de 200 para 210 cv e, mais importante do que isso, os 400 Nm de binário máximo são atingidos logo às 1500 rpm, quando antes ainda tardavam 500 rpm a aparecer. Contudo, a entrega ainda não é nenhum exemplo de fluidez e há que antecipar a brusquidão com que o cinco cilindros passa dos baixos para os médios regimes.


    Mas, passado o período de habituação, esta 159 SW mostra-nos que é difícil encontrar modelos rivais que se agarrem à estrada com a mesma convicção e que se desenvencilhem do mau tempo com tamanha displicência. E muita da “culpa” é imputada ao sistema de tracção integral, que a Alfa Romeo designa por Q4. Dos três diferenciais que o compõem, o protagonismo vai para o autoblocante Torsen, que estipula 43:57 como sendo a repartição de binário entre os eixos dianteiro e traseiro, respectivamente.

    Os 400 Nm nunca se escoam em ineficazes perdas de motricidade e esta 159 SW progride com uma certeza inatacável, mesmo quando o piso se encontra encharcado. Aliás, é essa indiferença às condições exteriores que a tornam especialmente competente perante eventuais imprevistos da condução. Os travões reagem com prontidão ao pedal, a frente é incisiva e o sistema 4x4 responde com garra sempre que tentamos apressar as saídas das curvas.

    E a forma directa como sentimos o acelerador conectado às quatro rodas, tanto em aceleração como quando se “levanta pé”, dá plena confiança para atacar qualquer tipo de estrada, com a 159 SW Q4 a exibir reacções muito progressivas e a mostrar-se bastante ajustável em curva.


    A 159 SW pode não ser a carrinha mais espaçosa da classe e o formato da mala é pouco aproveitável, mas a beleza das formas, o requinte a bordo e a eficácia em estrada desta variante 2.4 JTDm 4x4 deixam saudades…
    http://www.autohoje.com/index.php?op...3184&Itemid=80

    #2
    Reconheço-lhe as qualidades e está a apontar a um nicho restrito mas 54 mil euros...está a entrar numa "área complicada"...

    Comentário


      #3
      De facto está bastante cara.... mas é fantastica

      Comentário


        #4
        O que é há de concorrência?

        Allroad, XC70 e Bmw X320 (nem sei se estes modelos tem tido algum saída com o X3). - das marcas mais requisitadas neste patamar.
        E quanto custam estas?

        Comentário


          #5
          Este "setup" no Brera (e menos uns quilinhos) deve ficar fantástico!

          Comentário


            #6
            Acho que a concorrência andará mais para os lados de:
            * Audi A4 Avant 3.0Tdi quattro a 59000€
            * Bmw 330 Xd touring a 64900€

            Comentário


              #7
              A custar 54000€, a ir dos 0-100 em 8,5s e a gastar mais de 10l/100...está destinado ao mesmo que os outros Alfas em Portugal: fiasco.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Acinonyx Ver Post
                A custar 54000€, a ir dos 0-100 em 8,5s e a gastar mais de 10l/100...está destinado ao mesmo que os outros Alfas em Portugal: fiasco.
                O que comprarias tu de identico??

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                  Acho que a concorrência andará mais para os lados de:
                  * Audi A4 Avant 3.0Tdi quattro a 59000€
                  * Bmw 330 Xd touring a 64900€
                  Pus a Allroad, esqueci-me das versões Quattro do A4

                  Pelos vistos é mais barata.

                  (a Allroad / XC70 - é para a versão "subida" da Alfa )

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                    O que comprarias tu de identico??
                    A tracção integral é perfeitamente dispensável. Acréscimo absudo de preço e peso.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Acinonyx Ver Post
                      A tracção integral é perfeitamente dispensável. Acréscimo absudo de preço e peso.
                      E consumo... Concordo contigo mas para quem quer este tipo de sistema nao sei se havera identico em termos motorizaçao/comportamento/preço... Apesar de tambem achar a tracçao integral dispensavel...

                      Comentário


                        #12
                        Pah... este carro faz mais sentido em países com climas frios e com Invernos mais rigorosos em que se fazem estradas e percursos de montanha com neve ou gelo.

                        Em Portugal só se for para subir a Serra da Estrela de vez em quando ou andar ilegalmente nas dunas de qualquer praia suburbana...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                          Pah... este carro faz mais sentido em países com climas frios e com Invernos mais rigorosos em que se fazem estradas e percursos de montanha com neve ou gelo.

                          Em Portugal só se for para subir a Serra da Estrela de vez em quando ou andar ilegalmente nas dunas de qualquer praia suburbana...
                          Andar nas dunas?!?!?
                          Nem por vezes um SUV faz isso...

                          Comentário


                            #14
                            nas dunas atasca logo ehehe

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                              Pah... este carro faz mais sentido em países com climas frios e com Invernos mais rigorosos em que se fazem estradas e percursos de montanha com neve ou gelo.

                              Em Portugal só se for para subir a Serra da Estrela de vez em quando ou andar ilegalmente nas dunas de qualquer praia suburbana...
                              Então ter awd não faz qualquer sentido em PT. Nem X5, nem Quattros, nem nada...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                Pah... este carro faz mais sentido em países com climas frios e com Invernos mais rigorosos em que se fazem estradas e percursos de montanha com neve ou gelo.

                                Em Portugal só se for para subir a Serra da Estrela de vez em quando ou andar ilegalmente nas dunas de qualquer praia suburbana...
                                Esta não será para isso....

                                Para isso terá que ser a outra versão (mais alta), Alguem se lembra do modelo?

                                Era a 156 Crosswagon! Na 159 ainda não existe este modelo (parece-me)
                                Editado pela última vez por Valium; 06 May 2008, 10:30. Razão: NOME DO MODELO

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                  Então ter awd não faz qualquer sentido em PT. Nem X5, nem Quattros, nem nada...
                                  Claro que faz mais sentido, tens o dobro do status...
                                  Mais a sério, em Pt, não acredito que as vendas destes Awd sejam significativas, excepto na Audi que se vai vendo uma ou outra A6 ou A4 quattro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                    Então ter awd não faz qualquer sentido em PT. Nem X5, nem Quattros, nem nada...
                                    Sem duvida que nao faz muito sentido ...

                                    No X5 sim ... mas nos restantes que referiste nem por isso a menos que sejam desportivos que necessitem de 4 rodas de tracção.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                      Pah... este carro faz mais sentido em países com climas frios e com Invernos mais rigorosos em que se fazem estradas e percursos de montanha com neve ou gelo.

                                      Em Portugal só se for para subir a Serra da Estrela de vez em quando ou andar ilegalmente nas dunas de qualquer praia suburbana...
                                      Ou se calhar para se portar ainda melhor dinamicamente não?



                                      OT:
                                      Olha quem é ele na foto

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Neruson Ver Post
                                        Ou se calhar para se portar ainda melhor dinamicamente não?



                                        OT:
                                        Olha quem é ele na foto

                                        Quem é?!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          fantástica, mas não comprava...64k é mt
                                          Editado pela última vez por MAZDA 6; 06 May 2008, 18:58.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por alfamaniaco Ver Post
                                            Quem é?!!
                                            Se a pessoa em questão quiser acusa-se

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                              Claro que faz mais sentido, tens o dobro do status...
                                              Mais a sério, em Pt, não acredito que as vendas destes Awd sejam significativas, excepto na Audi que se vai vendo uma ou outra A6 ou A4 quattro.
                                              Isso é porque alguns motores não podem ser FWD (3.0TDI por ex) e vêm de série com AWD...

                                              Devem ser raras as 2.0TDI com AWD....

                                              Comentário


                                                #24
                                                "Contudo, a entrega ainda não é nenhum exemplo de fluidez e há que antecipar a brusquidão com que o cinco cilindros passa dos baixos para os médios regimes"

                                                Também quero ver se vão dizer mal do pontapé nas costas na maravilha italiana

                                                Atenção que eu não estou a dizer mal deste motor, até pelo contrário gosto bastante, especialmente do som

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                                                  Isso é porque alguns motores não podem ser FWD (3.0TDI por ex) e vêm de série com AWD...

                                                  Devem ser raras as 2.0TDI com AWD....
                                                  Ainda me estava a reportar à geração anterior, ainda se viam algumas 1.9Tdi 130cv quattro e Golf's e Passat's Tdi 4-motion. Mas na A6 anterior a 2.5V6 Tdi quattro, é que se vêm bastantes mesmo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estas versões 4WD vendem-se bem em países onde de manhã um gajo quer tirar o carro da garagem e o chão está com gelo (ou neve).

                                                    E ponho-me aqui a pensar se os Tonys irão de deixar comprar máquinas de costura alemãs para as trocar por umas máquinas de costura Italianas.
                                                    Dentro de Itália, o mesmo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jts Ver Post
                                                      ... Para começar, a caixa é das mais rijas que tivemos a oportunidade de testar e engrenar a 1ª é uma tarefa quase hercúlea…
                                                      Isto é tão mentira..... A caixa é tão fixe... enfim... são opiniões. Ainda que possa ser considerada rija, ser uma tarefa hercúlea é um bocadinho exagero, não ?? Só se o carro estava em andamento

                                                      Quanto ao nosso clima, de facto ele pode não justificar a utilização frequente de um 4x4, ainda para mais permanente como este é, mas esta é também uma forma de ter actualmente um Alfa com um comportamento mais próximo da propulsão... e por isso há quem o escolha... andam por aí umas na rua...

                                                      Cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MAZDA 6 Ver Post
                                                        fantástica, mas não comprava...54k é mt
                                                        Esta versão ensaiada tem lá a indicação de 64K€...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O preço base é de 53.500€.

                                                          5000€ mais caro que uma 520d, só para dar um exemplo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                            Esta versão ensaiada tem lá a indicação de 64K€...
                                                            64K já é bastante.

                                                            Se o equipamento de série for bom justifica bem o preço

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X