As Normas Euro5, os filtros de partículas e a respectiva regeneração... - Página 3

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Título: As Normas Euro5, os filtros de partículas e a respectiva regeneração...

  1. #61
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    Por Defeito Novos diesel e os filtros de partículas

    Para mim os carros a gasóleo actuais começam a fazer cada vez menos sentido, devido à manutenção dos filtros de partículas. Será que todos os novos filtros de partículas exige manutenção? E manutenção tão cara? Tudo na ordem dos 1200 euros a cada 120 mil kms. Como funciona o filtro dos novos BMW, dos novos TDI?
    Seria interessante fazer 1 lista num tópico com as principais marca e a manutenção dos seus filtros.

    Outra coisa nos diesel é a fragilidade dos turbos. A minha ideia é que nos novos gasolina turbo (VW, Fiat, etc) o turbo não tem tanta pressão e será mais fiável. Será assim?
    Claro, um gasolina atmosférico tem menos 1 coisa para avariar. Mas e mt menos elástico.
    Última edição por cpgt : 01-03-10 às 15:10:34


  2. #62
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    Por Defeito

    Quanto aos filtros não te posso ajudar mas os turbos parece me daquelas coisas que quem não tem um carro turbinado julga que é feito de papel.
    Tenho um carro com mais de 270mil km e um defender que não vê alcatrão com 100mil ambos com turbo de origem. E outros carros que passaram aqui por casa a mesma coisa, nunca se trocou um turbo.

  3. #63
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    Quanto aos filtros não te posso ajudar mas os turbos parece me daquelas coisas que quem não tem um carro turbinado julga que é feito de papel.
    Tenho um carro com mais de 270mil km e um defender que não vê alcatrão com 100mil ambos com turbo de origem. E outros carros que passaram aqui por casa a mesma coisa, nunca se trocou um turbo.
    Qual é esse com 270 mil?

    Eu falei isso dos turbos porque tenho 1 que assobia desde os 60 mil. Já passou os 100 mil actualmente.

  4. #64
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    Citação Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
    Qual é esse com 270 mil?

    Eu falei isso dos turbos porque tenho 1 que assobia desde os 60 mil. Já passou os 100 mil actualmente.
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  5. #65
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    Ainda não dá para perceber essa panca pelos turbos que não são capazes de durar uma vida...




    A questão é que tudo bem estimado, dura muito...


  6. #66
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    A questão é que tudo bem estimado, dura muito...
    Se isso fosse verdade era bem bom

  7. #67
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    Citação Originalmente Colocado por Andre Ver Post
    Se isso fosse verdade era bem bom
    Erros de concepção à parte, óbvio...

  8. #68
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    Boas

    Eu do turbo ja tive um que partiu aos 80000km e com todas as manutenções a tempo e horas, sem arrancar antes do oleo ja se encontrar a circular e depois de uma viagem longa ou a "puxar" mais um pouco nunca desligar abruptamente! Partiu como podia não ter partido!

    Já o Filtro de Particulas eu fui tirar uma duvida em relação ao meu Fiesta MK7 e disseram que não tinha manutenção e que nunca tinha tido conhecimento de problemas no mesmo em nenhum Ford! Mas como ja li em varios sites (este Forum incluido) que os mesmos dão problemas não me convenceu e ja estou a preparar (psicologicamente) uns €€ para daqui uns anos!

    Abraços

  9. #69
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    Citação Originalmente Colocado por Vinheiras Ver Post
    Boas

    Eu do turbo ja tive um que partiu aos 80000km e com todas as manutenções a tempo e horas, sem arrancar antes do oleo ja se encontrar a circular e depois de uma viagem longa ou a "puxar" mais um pouco nunca desligar abruptamente! Partiu como podia não ter partido!

    Já o Filtro de Particulas eu fui tirar uma duvida em relação ao meu Fiesta MK7 e disseram que não tinha manutenção e que nunca tinha tido conhecimento de problemas no mesmo em nenhum Ford! Mas como ja li em varios sites (este Forum incluido) que os mesmos dão problemas não me convenceu e ja estou a preparar (psicologicamente) uns €€ para daqui uns anos!

    Abraços
    Que carro era esse com 80 mil?

    Os Focus 1.6 tdci >06 têm manuteção do filtro. Não sei se os fiesta é igual.

  10. #70
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    Citação Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
    Que carro era esse com 80 mil?

    Os Focus 1.6 tdci >06 têm manuteção do filtro. Não sei se os fiesta é igual.

    Boas

    Foi uma Focus SW 1.8 TDCI!

    Eu falei nisso por saber que pelomenos tem que levar um liquido! mas o mecanico de um stand oficial da marca disse não ter conhecimento! Pareceu um pouco tanga mas posso ter percebido mal! Como não me queria chatear nem continuei com a conversa!

    E a referencia que é feita nas publicidades da Ford é que o Fiesta tem um Filtro sem manutenção! O que para mim ainda piora mais as coisas ja que implica que se vai ter que o trocar mais cedo ou mais tarde!

    Abraços

  11. #71
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    Citação Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
    Ainda não dá para perceber essa panca pelos turbos que não são capazes de durar uma vida...




    A questão é que tudo bem estimado, dura muito...
    E uma boa dose de sorte também. Não acho que seja nem 8 nem 80, mas tudo ajuda.
    Eu estimo o meu e foi á vida com 130 mil...

    EDIT: aqui o do VINHEIRAS é igual e partiu aos 80 mil... O meu não foi bem partir, mas pronto, o resultado foi o mesmo, teve de levar novo.

  12. #72
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    Citação Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
    Que carro era esse com 80 mil?

    Os Focus 1.6 tdci >06 têm manuteção do filtro. Não sei se os fiesta é igual.
    O fiesta 1.6 tdci têm todos filtro, o sistema é igual.

  13. #73
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    Citação Originalmente Colocado por HUGORIBA Ver Post
    O fiesta 1.6 tdci têm todos filtro, o sistema é igual.

    Boas

    Pois mas a informação transmitida ao cliente é que é um filtro de particulas sem manutenção!

    Abraçis

  14. #74
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    Pois mas a informação transmitida ao cliente é que é um filtro de particulas sem manutenção!

    Abraçis
    Se for como os Focus só tem de levar 1 líquido, nada de especial. E depois aos 120 mil leva 1 novo. Realmente não há para manter, é só trocar.

  15. #75
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    Citação Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
    Se for como os Focus só tem de levar 1 líquido, nada de especial. E depois aos 120 mil leva 1 novo. Realmente não há para manter, é só trocar.

    Boas

    Não será assimtão directo ja que não esta nos planos de manutenção da marca mas como disseste e eu ja tinha dido deve de se resumir a isso mesmo, troca e não bufa!

    Abraços

  16. #76
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    Que renda do caraças que a FAP vai sair ao pessoal
    Mais vale manter um burro a pão de ló.
    Ouvi falar em 1300€ na BMW. É verdade ou mito urbano? A verificar-se o meu carro custou um bocado menos do que quatro revisões dessas

  17. #77
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    Citação Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
    Seria interessante fazer 1 lista num tópico com as principais marca e a manutenção dos seus filtros.
    Manutenção e/ou quilometragem para substituição!

  18. #78
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    Citação Originalmente Colocado por Vinheiras Ver Post
    Boas

    Não será assimtão directo ja que não esta nos planos de manutenção da marca mas como disseste e eu ja tinha dido deve de se resumir a isso mesmo, troca e não bufa!

    Abraços
    Com os exemplos que eu vou conhecendo, ainda vais com sorte se trocares isso apenas aos 120 mil...
    Se for carro de cidade, nem te conto... Estes filtros precisam de uma boa dose de AE ou velocidade estabilizada para regenerarem os filtros.
    Na Peugeot também anunciam sem manutenção... um amigo meu anda fulo com eles...
    Realmente é estranho isso não constar sequer da manutenção programada.
    Mais parece um presente envenenado.

  19. #79
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    Eu estou para comprar carro daqui a uns meses e estou a pensar comprar a gasolina por causa disto. Ando pouco e ao fim de alguns anos o custo é o mesmo na equação preço novo + custo combustível. Retoma não interessa.

    Às tantas os novos TSI tb tem filtro?

    Confirma-se que nos Ford 1.6 tem de ser trocado aos 120 mil. E aos 60 leva recarga do liqúido.
    Última edição por cpgt : 01-03-10 às 16:22:45

  20. #80
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    Os Tsi ou praticamente qualquer Otto emitem uma ínfima quantidade de partículas face ao diesel.



    PARA QUE SERVE?
    O FAP foi criado pelo grupo PSA (Peugeot/Citroën) com o objectivo de reter as partículas de fuligem negra transportadas pelos gases de escape dos motores diesel, extremamente nocivos para a saúde pública e directamente responsáveis pelo crescente aumento das infecções e doenças do foro respiratório nos grandes centros urbanos.
    Este fenómeno preocupou as autoridades comunitárias ao ponto de ser ponderada a interrupção do fabrico de motores diesel na Europa. Enquanto a poluição dos motores a gasolina provoca maioritariamente efeitos nefastos no clima terrestre (atacando o ser humano posteriormente por efeito de acumulação), a poluição diesel tem um efeito de agressão mais directo.
    A criação do filtro de partículas permitiu assegurar a continuidade dos motores diesel, sendo muito provavelmente estes que se manterão maioritariamente no mercado até à futura transição para os motores de baixa poluição (híbridos) e poluição zero (células de combustível), uma vez que a sua capacidade de retenção é de uns extraordinários 95%.

    Peugeot - Filtro de Partículas (F.A.P.)


    Ainda há uns dias falei nisto. Nem tudo é um mar de rosas, portanto convém as pessoas saberem no que se vão meter. Muitos se calhar nunca ganham um centimo durante a vida dos novos carros diesel face a um otto

  21. #81
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    Citação Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
    Eu estou para comprar carro daqui a uns meses e estou a pensar comprar a gasolina por causa disto. Ando pouco e ao fim de alguns anos o custo é o mesmo na equação preço novo + custo combustível. Retoma não interessa.

    Às tantas os novos TSI tb tem filtro?
    Os TSI são a gasolina, por isso não têm.

    Esta história dos filtros de partículas faz-me lembrar o catalizador há uns anos atrás. No início quando se tinha de trocar, também era um tombo dos bons, mas agora nem tanto (há dias fizeram-me um orçamento de €500 na marca e de 350 na concorrência). Por isso, daqui a algum tempo deverão surgir DPF da concorrência mais em conta.
    Já agora, na Opel, pelo que me dissera (tenho um corsa Ecoflex que à conta desta treta teve de trocar o óleo+filtro de óleo pelos 8000km, quando deveria durar 30000km), não necessita de manutenção nem de substituição (???). Quem me disse foi um mecânico da Opel quando estava a trocar o óleo do meu corsa. Na altura disse que, os piores eram os Ford e do grupo PSA pois esses tinham mesmo de trocar pelos 120/150kkm. Até agradecia que me esclarecessem isto (da Opel) pq fiquei com muitas dúvidas... O que é certo é que, pelo forum, apenas vejo utilizadores de motores do grupo PSA a queixarem-se disso...


    E já agora, inputs de utilizadores do grupo VAG tb eram bem vindos.
    Última edição por pcg2001 : 01-03-10 às 16:32:15

  22. #82
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Ainda há uns dias falei nisto. Nem tudo é um mar de rosas, portanto convém as pessoas saberem no que se vão meter. Muitos se calhar nunca ganham um centimo durante a vida dos novos carros diesel face a um otto
    Sem querer criar flames, por favor não venhas para aqui falar de como o GPL é que é (como a imagem parece querer indicar) e que quem tem diesel não sabe no que se mete, como tens feito em diversos tópicos (mesmo não directamente ligados ao GPL)... Este tópico ainda está bom e é bastante útil para quem tem ou está a pensar comprar veículos com DPF.

  23. #83
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    Citação Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
    Já agora, na Opel, pelo que me dissera (tenho um corsa Ecoflex que à conta desta treta teve de trocar o óleo+filtro de óleo pelos 8000km, quando deveria durar 30000km)
    Teve de trocar o óleo mais cedo devido ao FAP?

    Não se pode generalizar, o diesel compensa para quem faz muitos kms. Pela minha estimativa, a diferença do preço do carro que eu quero são 2500€ para 1 diesel. Calculando o consumo e os preços actuais, são precisos cerca de 80 mil para rentabilizar. Adicionando 1500€ a esses 2500€ torna necessário mais alguns kms... Ou seja, é muito tempo para rentabilizar, ainda para mais quando o gasolina tem melhores prestações e é inquestionavelmente mais agradável de conduzir. O meu caso favorece o gasolina porque é automático e a retoma não tem importância.
    Se for manual, o gasolina desvaloriza que é 1 coisa assustadora.

  24. #84
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    Citação Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
    Sem querer criar flames, por favor não venhas para aqui falar de como o GPL é que é (como a imagem parece querer indicar) e que quem tem diesel não sabe no que se mete, como tens feito em diversos tópicos (mesmo não directamente ligados ao GPL)... Este tópico ainda está bom e é bastante útil para quem tem ou está a pensar comprar veículos com DPF.
    Mas ele não falou em GPL, apenas em otto?

    Quer dizer, se os diesel já chateia o filtro, manutenção dos injectores e toda a porcaria adjacente, turbo, etc. no GPL em que é 1 adaptação pos-fábrica o risco de problemas é mt maior. A VW pex já vende lá fora 1 TSI GPL, isso considero excelente. Agora adaptações pós-fábrica? Existem pessoas que adoram meter-se em embrulhadas, estar sempre a caminho da oficina, para afinar isto, afinal aquilo, barulho dali, etc.
    Última edição por cpgt : 01-03-10 às 16:37:47

  25. #85
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    Teve de trocar o óleo mais cedo devido ao FAP?
    Sim, porque não fez as regenerações quando deveria ter feito. O que aconteceu foi que o carro durante alguns meses apenas fez circuito citadino e muitos poucos km, ao contrário do que estava previsto fazer quando foi comprado. Como a regeneração não foi feita nas melhores condições, o óleo foi sendo contaminado com o gasóleo que foi sendo injectado para fazer a regenração, mas que depois não foi usado e voltou para o motor. Resultado: óleo contaminado e que por isso teve de ser trocado. Com a mudança de óleo o filtro de óleo tb teve de ser tocado.

  26. #86
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    Citação Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
    Sem querer criar flames, por favor não venhas para aqui falar de como o GPL é que é (como a imagem parece querer indicar) e que quem tem diesel não sabe no que se mete, como tens feito em diversos tópicos (mesmo não directamente ligados ao GPL)... Este tópico ainda está bom e é bastante útil para quem tem ou está a pensar comprar veículos com DPF.
    Era a única imagem que tinha o nível de partículas dos motores otto, como se falou no tsi ficou o exemplo a provar que não precisa de fap.
    Tanta comichão com o GPL, não se pode sugerir a ninguém que é logo motivo para flamar? Mais vale mudar o nome para fórum autodiesel, não sei que mentira teve a minha intervenção.
    No que toca a fap a gasolina ou gpl são idênticos, a serio que não entendo

    E sinceramente, essa tua intervenção não te ficou nada bem. Podes criticar o GPL á vontade porque tem ainda alguns "inconvenientes", claro que tem! Mas isto não é um FCP vs SLB. Os carros que andam a gasolina igualmente, e os DIESEL também! Só quero que faças as contas ao preço de um carro novo+consumo de combustivel (onde o diesel vai ganhando)+preço do combustivel (onde ganha o gpl, depois o gasóleo e em último a gasolina) e as revisões e manutenção onde o diesel sai cada vez mais prejudicado. Não entendo o que estas verdades fazem de mal ao tópico, a sério!

    Nem vou entrar pelo ponto das emissões REAIS de CO2 e consumos da maioria dos carros do mercado, seja de que combustivel forem. Tenho lá em casa uma revista com um teste muito interessante em que as emissões REAIS ultrapassam em 40% ou mais o que as marcas declaram e os consumos são 1 litro ou dois a mais aos 100km.
    Se o cerco se apertar a estes dois pontos pode ser sejam mais fiscalizados os carros com 99g/km de CO2 e 3,5l aos 100, que hoje em dia são quase todos por este andar.
    Serve para todos os combustíveis, seja a gasóleo, gpl, gasolina ou o que for
    Última edição por GPL : 01-03-10 às 16:48:00

  27. #87
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    Mas ele não falou em GPL, apenas em otto?
    sim, sim, eu sei, mas já o conheço de outros posts onde defende o GPL com unhas e dentes. Se repares a imagem tem a comparação entre diesel e GPL evidenciada. Daqui a começar a falar nas vantagens do GPL face ao diesel, é um passinho. Claro que cada um fala daquilo que quiser. Estamos num fórum livre, mas depois threads interessantes começam a descambar para guerrinhas perdendo-se no meio da confusão.

  28. #88
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    Era a única imagem que tinha o nível de partículas dos motores otto, como se falou no tsi ficou o exemplo a provar que não precisa de fap.
    Tanta comichão com o GPL, não se pode sugerir a ninguém que é logo motivo para flamar? Mais vale mudar o nome para fórum autodiesel, não sei que mentira teve a minha intervenção.
    No que toca a fap a gasolina ou gpl são idênticos, a serio que não entendo
    não dramatizes que ele explicou bem que não era nada de mal. É normal porque parece que só falas de gpl seja onde for.

  29. #89
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Era a única imagem que tinha o nível de partículas dos motores otto, como se falou no tsi ficou o exemplo a provar que não precisa de fap.
    Tanta comichão com o GPL, não se pode sugerir a ninguém que é logo motivo para flamar? Mais vale mudar o nome para fórum autodiesel, não sei que mentira teve a minha intervenção.
    No que toca a fap a gasolina ou gpl são idênticos, a serio que não entendo
    Não foi esse o meu objectivo. Não queria flamar.

  30. #90
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    Citação Originalmente Colocado por GPL Ver Post
    Tanta comichão com o GPL, não se pode sugerir a ninguém que é logo motivo para flamar?
    99.9% dos teus posts são a tentar converter pessoal para GPL, é normal que as pessoas reajam assim.

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