Fala-se muito na poluição, devendo os carros obedecer às Normas Euro2, Euro3, Euro4 e, em breve, às normas Euro5...
Para isso os carros que forem produzidos em breve passarão a ter de apresentar valores deste tipo...:
"Todos os veículos registados a partir de 1 de Outubro de 2006 têm de cumprir o disposto na norma Euro 4. A norma Euro 5 será implementada a 1 de Outubro de 2009.
As novas normas Euro para redução dos gases de escape impõem rigorosas exigências a todos os fabricantes de veículos. A diferença de nível de exigência no que respeita à emissão de gases de escape entre a norma Euro 3 e um motor preparado para a norma Euro 4 é significativa. As emissões de óxidos de azoto (NOx) têm de baixar de 5 para 3,5 g/kWh, uma redução de 30%. As emissões de partículas (PM) têm de baixar de 0,1 para 0,02 g/kWh. Isso corresponde a uma redução sempre superior a 80%.
O diagrama seguinte mostra a drástica redução de NOx e PM, necessária para cumprir o disposto na norma Euro 4 e especialmente na norma Euro 5:
Os camiões e os veículos comerciais pesados com a tecnologia SCR cumprirão os padrões de emissões de gases de escape impostos a partir de 2006, conseguindo também - numa versão melhorada - cumprir a fase seguinte, o Euro 5, que entrará em vigor em 2009."
http://www.volvo.com/trucks/portugal.../aboutEuro4_5/
Mas, lá está, e há sempre um mas, valerá a pena continuar a comprar carros a diesel se esta tecnologia continuar a ser mais dispendiosa, quer na sua concepção quer na sua manutenção?
É que, prevê-se, os custos de manutenção estima-se venham a ser significativamente mais altos para os veículos equipados com filtros de partículas e os espaços de revisão serão reduzidos dos habituais 30.000kms de intervalo para 20.000kms.
Isto para já não falar dos perigos, fiabilidade e manutenções adicionais de veículos com três catalizadores, pré-catalizador à saída do colector, o catalizador "normal" e, para já e por último, o filtro de partículas que, em boa medida, pode considerar-se, também, um terceiro catalizador!
Se a isto considerarmos as temperaturas de funcionamento destes três catalizadores, 1000º do pré-catalizador, 600º do segundo e 600º do filtro de partículas, com o consequente perigo que isso representa (imaginem estacionar distraidamente em cima de restolho alto...), podemos começar a repensar os critérios que hoje nos levam a escolher diesel, até porque com toda esta nova tecnologia anti poluição os preços irão subir...
Valerá a pena continuar a apostar no diesel em termos de economia?
Para isso os carros que forem produzidos em breve passarão a ter de apresentar valores deste tipo...:
"Todos os veículos registados a partir de 1 de Outubro de 2006 têm de cumprir o disposto na norma Euro 4. A norma Euro 5 será implementada a 1 de Outubro de 2009.
As novas normas Euro para redução dos gases de escape impõem rigorosas exigências a todos os fabricantes de veículos. A diferença de nível de exigência no que respeita à emissão de gases de escape entre a norma Euro 3 e um motor preparado para a norma Euro 4 é significativa. As emissões de óxidos de azoto (NOx) têm de baixar de 5 para 3,5 g/kWh, uma redução de 30%. As emissões de partículas (PM) têm de baixar de 0,1 para 0,02 g/kWh. Isso corresponde a uma redução sempre superior a 80%.
O diagrama seguinte mostra a drástica redução de NOx e PM, necessária para cumprir o disposto na norma Euro 4 e especialmente na norma Euro 5:
Os camiões e os veículos comerciais pesados com a tecnologia SCR cumprirão os padrões de emissões de gases de escape impostos a partir de 2006, conseguindo também - numa versão melhorada - cumprir a fase seguinte, o Euro 5, que entrará em vigor em 2009."
http://www.volvo.com/trucks/portugal.../aboutEuro4_5/
Mas, lá está, e há sempre um mas, valerá a pena continuar a comprar carros a diesel se esta tecnologia continuar a ser mais dispendiosa, quer na sua concepção quer na sua manutenção?
É que, prevê-se, os custos de manutenção estima-se venham a ser significativamente mais altos para os veículos equipados com filtros de partículas e os espaços de revisão serão reduzidos dos habituais 30.000kms de intervalo para 20.000kms.
Isto para já não falar dos perigos, fiabilidade e manutenções adicionais de veículos com três catalizadores, pré-catalizador à saída do colector, o catalizador "normal" e, para já e por último, o filtro de partículas que, em boa medida, pode considerar-se, também, um terceiro catalizador!
Se a isto considerarmos as temperaturas de funcionamento destes três catalizadores, 1000º do pré-catalizador, 600º do segundo e 600º do filtro de partículas, com o consequente perigo que isso representa (imaginem estacionar distraidamente em cima de restolho alto...), podemos começar a repensar os critérios que hoje nos levam a escolher diesel, até porque com toda esta nova tecnologia anti poluição os preços irão subir...
Valerá a pena continuar a apostar no diesel em termos de economia?
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