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As Normas Euro5, os filtros de partículas e a respectiva regeneração...

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    As Normas Euro5, os filtros de partículas e a respectiva regeneração...

    Fala-se muito na poluição, devendo os carros obedecer às Normas Euro2, Euro3, Euro4 e, em breve, às normas Euro5...

    Para isso os carros que forem produzidos em breve passarão a ter de apresentar valores deste tipo...:


    "Todos os veículos registados a partir de 1 de Outubro de 2006 têm de cumprir o disposto na norma Euro 4. A norma Euro 5 será implementada a 1 de Outubro de 2009.

    As novas normas Euro para redução dos gases de escape impõem rigorosas exigências a todos os fabricantes de veículos. A diferença de nível de exigência no que respeita à emissão de gases de escape entre a norma Euro 3 e um motor preparado para a norma Euro 4 é significativa. As emissões de óxidos de azoto (NOx) têm de baixar de 5 para 3,5 g/kWh, uma redução de 30%. As emissões de partículas (PM) têm de baixar de 0,1 para 0,02 g/kWh. Isso corresponde a uma redução sempre superior a 80%.

    O diagrama seguinte mostra a drástica redução de NOx e PM, necessária para cumprir o disposto na norma Euro 4 e especialmente na norma Euro 5:

    Os camiões e os veículos comerciais pesados com a tecnologia SCR cumprirão os padrões de emissões de gases de escape impostos a partir de 2006, conseguindo também - numa versão melhorada - cumprir a fase seguinte, o Euro 5, que entrará em vigor em 2009."

    http://www.volvo.com/trucks/portugal.../aboutEuro4_5/

    Mas, lá está, e há sempre um mas, valerá a pena continuar a comprar carros a diesel se esta tecnologia continuar a ser mais dispendiosa, quer na sua concepção quer na sua manutenção?

    É que, prevê-se, os custos de manutenção estima-se venham a ser significativamente mais altos para os veículos equipados com filtros de partículas e os espaços de revisão serão reduzidos dos habituais 30.000kms de intervalo para 20.000kms.

    Isto para já não falar dos perigos, fiabilidade e manutenções adicionais de veículos com três catalizadores, pré-catalizador à saída do colector, o catalizador "normal" e, para já e por último, o filtro de partículas que, em boa medida, pode considerar-se, também, um terceiro catalizador!

    Se a isto considerarmos as temperaturas de funcionamento destes três catalizadores, 1000º do pré-catalizador, 600º do segundo e 600º do filtro de partículas, com o consequente perigo que isso representa (imaginem estacionar distraidamente em cima de restolho alto...), podemos começar a repensar os critérios que hoje nos levam a escolher diesel, até porque com toda esta nova tecnologia anti poluição os preços irão subir...

    Valerá a pena continuar a apostar no diesel em termos de economia?

    #2
    A Volkswagen anunciou o recente 1.5 TDi ja respeitador desta norma!

    Agora so falta mesmo é a producção em série![8D];)

    Comentário


      #3
      Já agora, o S2000 consegue cumprir a Euro4?

      E o 1.5TDI já vai cumprir a Euro 5?

      Comentário


        #4
        Enquanto o Diesel for subsidiado via ISP... dificilmente deixará de fazer sentido;).

        A política energética Europeia é uma aberração.
        Gastamos escandalosamente Gaz Natural para produzir electricidade em vez de o queimarmos nos nossos veiculos, principalmente nos Coleectivos.

        Subsidiamos o Diesel e andam tudo o que é particular a Diesel.
        Nada faz sentido.

        Mas apesar de tudo sou a favor dessas normas no sentido da Saúde Pública.

        E viva o Ultra Low Sulphur Diesel:D.

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por RScupra

          A Volkswagen anunciou o recente 1.5 TDi ja respeitador desta norma!

          Agora so falta mesmo é a producção em série![8D];)
          gato escaldado de agua fria tem medo

          [}][}][}][}]

          Comentário


            #6
            Acho mto bem, normas cada vez mais restritivas!!![^][^]

            Comentário


              #7
              Quando fiz o test-drive do novo civic o sr da honda disse que a partir de 2009 todos os carros eram obrigados a estar sobre as normas respectivas desse ano e que os carros anteriores a esse ano teriam de ser modificados, a custo do proprietário, para ficarem a poluir de acordo com a EURO 5...
              Isto é possível?????????? É que fiquei parvo com isto que o sr me disse...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por DefenderBlack

                Quando fiz o test-drive do novo civic o sr da honda disse que a partir de 2009 todos os carros eram obrigados a estar sobre as normas respectivas desse ano e que os carros anteriores a esse ano teriam de ser modificados, a custo do proprietário, para ficarem a poluir de acordo com a EURO 5...
                Isto é possível?????????? É que fiquei parvo com isto que o sr me disse...
                Não.
                Isso é desinformação;).

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por DefenderBlack

                  Quando fiz o test-drive do novo civic o sr da honda disse que a partir de 2009 todos os carros eram obrigados a estar sobre as normas respectivas desse ano e que os carros anteriores a esse ano teriam de ser modificados, a custo do proprietário, para ficarem a poluir de acordo com a EURO 5...
                  Isto é possível?????????? É que fiquei parvo com isto que o sr me disse...
                  Isso é apenas ele a tentar "vender o peixe".
                  O meu é euro 1 e de acordo com esse senhor, eu tenho de modificar o meu carro, para respeitar a norma euro 4!

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por warmthboy

                    Acho mto bem, normas cada vez mais restritivas!!![^][^]
                    X2[^][^][^][^], Planeta Terra só há um;)[8D]!

                    Comentário


                      #11
                      o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                        Mas, lá está, e há sempre um mas, valerá a pena continuar a comprar carros a diesel se esta tecnologia continuar a ser mais dispendiosa, quer na sua concepção quer na sua manutenção?
                        Compensa sempre... Ainda mais enquanto existir um consumidor final disposto a pagar essa factura.

                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                        É que, prevê-se, os custos de manutenção estima-se venham a ser significativamente mais altos para os veículos equipados com filtros de partículas e os espaços de revisão serão reduzidos dos habituais 30.000kms de intervalo para 20.000kms.
                        A Renault já fez isso para os dCi... Eh eh... [8)]
                        Graças a isso, prefiro manter durante mais tempo o meu dCi...

                        Outra coisa gira, os filtros são giros e tal, mas raramente o consumidor é informado correctamente acerca da sua manutenção e dos custos da mesma...

                        Cuidado...



                        citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                        (imaginem estacionar distraidamente em cima de restolho alto...)
                        O manual do teu Renault já refere isso mesmo, mas abrangendo também o sistema completo de escape e não apenas o catalisador...

                        Comentário


                          #13
                          Ora bem vamos lá a ver a coisa por outro ponto de vista:
                          O que se tem verificado actualmente é uma escalada nos níveis de potência nos Diesel. Se calhar isto também tem alguma relação com as normass ambientais. Vejamos: o gráfico apresentado relaciona duas variáveis PM (partículas) em g/Kwh (medida de potência) e NOx (oxidos de azoto) também na mesma unidade de medida. Atente-se que ambas as variáveis são em função da potência. O que me quer parecer é que os motores Diesel sendo cada vez mais pequenos (capacidade/cilindrada) e apresentando níveis de potencia superiores, permitem-lhes ter uma maior amplitude no que às emissões diz respeito. Ou seja, se por um lado motores mais pequenos, à partida podem ser menos poluentes, por outro lado, apresentando níveis de potencia superiores, têm mais margem de manobra em relação às emissões. Por outro lado, e citando como exemplo o motor 1.5 dci da Renault (lembrei este apenas porque têm vários níveis de potência) o motor de 105 cv tem maior rendimento do que os de níveis inferiores. Ora isto permite-lhe ter níveis de emissões supeiores (embora provavelmente não seja o caso), mas por outro lado apresenta um rendimento térmico superior (consumo idêntico mas potência supeior), conseguindo deste modo ser mais cumpridor das normas ambientais.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por AF147

                            o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
                            Está à frente do seu tempo... ;)

                            cumps,
                            [dio]

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por AF147

                              o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
                              citação:Hasta aquí los gasolina. Pero Alfa Romeo está desde siempre a la vanguardia también en los propulsores diesel, como demuestran, por ejemplo, el 2.4 JTDM 5 cilindros 20 V de 147 kW (200 CV a 4.000 r.p.m.) y 400 Nm (40,8 kgm a 2.000 r.p.m.) de par y los dos 1.9 JTDM: el primero es un "16 V" de 110 kW (150 CV a 4.000 r.p.m.) y par 320 Nm (32,6 kgm a 2.000 r.p.m.), el segundo es un "8 V" de 88 kW (120 CV a 4.000 r.p.m.) y par 280 Nm (28,6 kgm a 2.000 r.p.m.). Todos pertenecen a la última generación de propulsores "Common Rail", los JTD con tecnología Multijet, disponen de una sobrealimentación confiada a un turbocompresor de geometría variable e intercooler. En particular, el 1.9 JTDM 16V aprovecha una turbina específica desarrollada por Alfa Romeo mientras que el 2.4 JTDM dispone de una nueva culata y nuevas bielas de acero "fracturado".

                              Además, los tres propulsores respetan la normativa Euro 4 y ofrecen de serie la trampa para las partículas sólidas (DPF) que elimina el polvo. (El sistema es "eterno", no requiere la utilización de aditivos para su regeneración y permitirá disfrutar de incentivos fiscales)
                              Onde viste essa info ?[:0]

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por dio

                                citação:Originalmente colocada por AF147

                                o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
                                Está à frente do seu tempo... ;)

                                cumps,
                                [dio]
                                sempre! [8D]
                                e cumpre com a Euro4 sem recurso a filtro de particulas. [:X]

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  citação:Originalmente colocada por dio

                                  citação:Originalmente colocada por AF147

                                  o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
                                  Está à frente do seu tempo... ;)

                                  cumps,
                                  [dio]
                                  sempre! [8D]
                                  e cumpre com a Euro4 sem recurso a filtro de particulas. [:X]
                                  citação:Además, los tres propulsores respetan la normativa Euro 4 y ofrecen de serie la trampa para las partículas sólidas (DPF) que elimina el polvo. (El sistema es "eterno", no requiere la utilización de aditivos para su regeneración y permitirá disfrutar de incentivos fiscales)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Analizando melhor o gráfico nota-se que as reduções incidem apenas nos óxidos de azoto (NOx). Isto entre Euro 4 face a Euro 5. Os NOx resultam de reacções paralelas e secundárias da combustão (o ar é quase 3/4 azoto). De maneira que a diminuição deste indíce só poderá ser conseguida através de uma optimização da combustão. Os gases de azoto são criados em situações de empobrecimento da mistura ar / combustível. Ou seja, excesso de ar (diminuição de combustível). Estas situações ocorrem em desacelerações (o combustível é praticamente cortado) sendo a combustão realizada em excesso de ar (azoto). Já com os SOx (óxidos de enxofre) passa-se exactamente o contrário, uma vez que o enxofre encontra-se no combustível.

                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por 3com

                                      citação:Originalmente colocada por AF147

                                      o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
                                      citação:Hasta aquí los gasolina. Pero Alfa Romeo está desde siempre a la vanguardia también en los propulsores diesel, como demuestran, por ejemplo, el 2.4 JTDM 5 cilindros 20 V de 147 kW (200 CV a 4.000 r.p.m.) y 400 Nm (40,8 kgm a 2.000 r.p.m.) de par y los dos 1.9 JTDM: el primero es un "16 V" de 110 kW (150 CV a 4.000 r.p.m.) y par 320 Nm (32,6 kgm a 2.000 r.p.m.), el segundo es un "8 V" de 88 kW (120 CV a 4.000 r.p.m.) y par 280 Nm (28,6 kgm a 2.000 r.p.m.). Todos pertenecen a la última generación de propulsores "Common Rail", los JTD con tecnología Multijet, disponen de una sobrealimentación confiada a un turbocompresor de geometría variable e intercooler. En particular, el 1.9 JTDM 16V aprovecha una turbina específica desarrollada por Alfa Romeo mientras que el 2.4 JTDM dispone de una nueva culata y nuevas bielas de acero "fracturado".

                                      Además, los tres propulsores respetan la normativa Euro 4 y ofrecen de serie la trampa para las partículas sólidas (DPF) que elimina el polvo. (El sistema es "eterno", no requiere la utilización de aditivos para su regeneración y permitirá disfrutar de incentivos fiscales)
                                      Onde viste essa info ?[:0]
                                      http://www.italiaspeed.com/new_model...9/engines.html

                                      "The three Multijet engines of the Alfa 159 obviously respect Euro 4 limits, and incorporate a DPF (particulate trap) that eliminates fine dust in line with the limits currently envisaged for future Euro 5 legislation."

                                      aliás, nem é só o 2.4, é o 2.4 e o 1.9.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por 3com

                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                        citação:Originalmente colocada por dio

                                        citação:Originalmente colocada por AF147

                                        o 2.4 jtdm 200cv tb cumpre com a norma Euro5. [^][:X][^][:X][^][:X][^][:X]
                                        Está à frente do seu tempo... ;)

                                        cumps,
                                        [dio]
                                        sempre! [8D]
                                        e cumpre com a Euro4 sem recurso a filtro de particulas. [:X]
                                        citação:Además, los tres propulsores respetan la normativa Euro 4 y ofrecen de serie la trampa para las partículas sólidas (DPF) que elimina el polvo. (El sistema es "eterno", no requiere la utilización de aditivos para su regeneración y permitirá disfrutar de incentivos fiscales)
                                        <s>tem, mas para cumprir com a norma euro4 não precisava. mas tendo o filtro permite ter beneficios fiscias.</s> ;)





                                        EDIT:
                                        neste campo acho que estou a confundir com o 1.3 Jtd. [8)]
                                        acho que o 1.3 é que cumpre com a Euro4 sem recurso a filtro de particulas.

                                        Comentário


                                          #21
                                          O Chrysler 300C cumpre a EuroV.
                                          O carro tem 3 catalizadores, 2 filtros de particulas e 6 sondas de analise.
                                          Ao fim de 22000kms, o escape está tão limpo como quando saiu do stand.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                            O Chrysler 300C cumpre a EuroV.
                                            O carro tem 3 catalizadores, 2 filtros de particulas e 6 sondas de analise.
                                            Ao fim de 22000kms, o escape está tão limpo como quando saiu do stand.
                                            É que está mesmo!

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                                              #23
                                              Na Suíça (ainda há dias estive lá a passar uns dias de férias e comprovei o facto) o gasóleo é mais caro do que a gasolina. (uma diferença equivalente a cerca de 11/13$00).

                                              Se bem me lembro e em média (isto pq lá a liberalização dos preços existe mesmo: CHF +/- 1,70 da 95 contra 1,80 do diesel.

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                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por DêCêIi
                                                ...O manual do teu Renault já refere isso mesmo, mas abrangendo também o sistema completo de escape e não apenas o catalisador...
                                                Sim, mas agora são mais dois catalizadores, que perfaz três caldeiras a ferver debaixo do carro...[xx(]

                                                Relativamente aos filtros de partículas o que parece é que a operação de manutenção é, constou-me (...), mesmo muitíssimo cara, por ser muito trabalhosa, obriga à redução significativa dos intervalos a que já estávamos habituados relativamente à manutenção e é mais uma coisa nos carros que está sujeita avariar, sendo muito cara...[xx(]

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                                                  #25
                                                  Por isso a questão mantém-se:

                                                  Com estas novas normas continuará, mesmo, a justificar-se comprar diesel, mais caro na aquisição, mais caro na manutenção, com mais curtos prazos entre manutenções e, "apenas", com o combustível mais barato, por enquanto?...

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                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Pé Leve

                                                    citação:Originalmente colocada por DêCêIi
                                                    ...O manual do teu Renault já refere isso mesmo, mas abrangendo também o sistema completo de escape e não apenas o catalisador...
                                                    Sim, mas agora são mais dois catalizadores, que perfaz três caldeiras a ferver debaixo do carro...[xx(]

                                                    Relativamente aos filtros de partículas o que parece é que a operação de manutenção é, constou-me (...), mesmo muitíssimo cara, por ser muito trabalhosa, obriga à redução significativa dos intervalos a que já estávamos habituados relativamente à manutenção e é mais uma coisa nos carros que está sujeita avariar, sendo muito cara...[xx(]
                                                    já existem filtros de particulas vitalicios que não precisam de manutenção. não sei se a Renault já os tem, mas há outras marcas que sim.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A Mercedes utiliza catalisadores que não precisam de manutenção!

                                                      É preciso que o motor tenha certas características tecnológicas que permitem que seja feita uma injecção adicional de combustível que é depois usado no FAP para queimar os resíduos! Não me lembro é que características são essas...



                                                      O argumento de que teremos uma "caixa" quente debaixo do carro, parece-me um muito mau argumento!!
                                                      Hoje em dia, já temos o escape, a panela, e sabe Deus mais o quê, e isso nunca foi problema. Além do mais se realmente for um problema, não custa nada colocar isolamento minimamente protector para minimizar os riscos.(?)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Só uma pequena nota Pé Leve

                                                        Veiculos produzidos nos anos
                                                        1990-1993 Euro 0 (nota:carburadores com afinação precisa, catalizador obrigatório para os motores com mais de 2.5 litros a gasolina)
                                                        1993-1995 Euro I (nota: injecção eletronica em todos os motores a gasolina)
                                                        1995-1999 Euro II (nota:catalizador obg para todos os motores diesel).
                                                        1999-2006 Euro III (nota: injecção multiponto para todos os motores a gasolina, 16V para cilindradas acima dos 1.6 l, Diesel requer EGR e injecção directa ou directa de alta pressão common-rail e PD nos motores de maior cilindrada).
                                                        2006-2009 Euro IV (filtros de particulas no diesel)
                                                        2009-? Euro V (filtros de particulas no diesel + catalizador de NOX)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Martins79

                                                          Só uma pequena nota Pé Leve

                                                          Veiculos produzidos nos anos
                                                          1990-1993 Euro 0 (nota:carburadores com afinação precisa, catalizador obrigatório para os motores com mais de 2.5 litros a gasolina)
                                                          1993-1995 Euro I (nota: injecção eletronica em todos os motores a gasolina)
                                                          1995-1999 Euro II (nota:catalizador obg para todos os motores diesel).
                                                          1999-2006 Euro III (nota: injecção multiponto para todos os motores a gasolina, 16V para cilindradas acima dos 1.6 l, Diesel requer EGR e injecção directa ou directa de alta pressão common-rail e PD nos motores de maior cilindrada).
                                                          2006-2009 Euro IV (filtros de particulas no diesel)
                                                          2009-? Euro V (filtros de particulas no diesel + catalizador de NOX)
                                                          Obrigado pelo excelente complemento informativo!;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Alpiger

                                                            O Chrysler 300C cumpre a EuroV.
                                                            O carro tem 3 catalizadores, 2 filtros de particulas e 6 sondas de analise.
                                                            Ao fim de 22000kms, o escape está tão limpo como quando saiu do stand.
                                                            Mas os filtros estão "nas lonas"!...;)

                                                            Comentário

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