Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como encaram o "downsizing"?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Como encaram o "downsizing"?

    A pergunta é simples, como encaram o "downsizing"?

    Um fenomeno que se tem vindo a registar de alguns anos para cá, a escalada da cavalagem nos 3 grandes germânicos (e não só), tem vindo a surpreender o publico em geral cada vez que sai um modelo novo.
    Eu dou um exemplo bem claro, M3.

    - E30 -> 4 cilindros, 200cv/215cv
    - E36 -> 6 cilindros, 286cv/321cv
    - E92 -> 8 cilindros, 420cv

    Digo sinceramente que nunca vi por bem estas mudanças, preferiria que reduzissem no peso, ou trabalhassem o motor para ganhar alguns cavalos.

    Com a crise do petroleo em alta, já se nota uma preocupação de algumas marcas e estas já mudaram de rumo.
    A mercedes vai deixar de ter V8 diesel, passando para V6 biturbinados.
    A VW vem ai com o 1.2 TFSI pro Golf, a Audi vai colocar o 1.4 TFSI no TT, a Renault ja tem o 1.2 com 100cv...
    De alguma maneira esta nova tendência vos desilude?
    "Vamos de cavalo pra burro", já que estavamos num patamar adquirido?
    Haverá alguma contenção no aumento das potências em alguns segmentos?
    Editado pela última vez por jackboot; 12 May 2008, 22:01.

    #2
    Pessoalmente acho que é o caminho que as marcas vão fazer. As regras mais apertadas de emissões, a escalada do petróleo e as questões ambientais, fazem com que as marcas comecem a investir muito dinheiro nesse "downsizing".

    Daí que se vejam marcas a recorrer a motores mais pequenos (inclusivé a diminuir do mº de cilindros), recorrendo à sobrealimentação e a novas tecnologias (injecção directa de gasolina, ureia nos diesel, "diesotto", novas tecnologias mecânicas e electrónicas, etc). Já para não falar em tecnologias híbridas ou novos combustíveis (alternativos).

    As prestações não se ressentem (chegando mesmo a aumentar) e os carros ficam mais "amigos do ambiente" e da carteira (no que toca a combustíveis, pois em termos de aquisição duvido devido ao manancial tecnológico). Depois, juntando isto à redução de peso, aí temos a full picture do downsizing.

    Aliás, de forma mais abrangente, as próprias marcas estão a olhar cada vez mais para os carros mais pequenos, de modo a explorarem viaturas mais racionais para o uso que a maioria das pessoas lhes dá, ou seja, pequenos trajectos, em regra urbanos ou extra-urbanos.

    Comentário


      #3
      Vamos depois ver como ficam os "verdadeiros" consumos dos mini-motores em carros grandes e pesados.
      Isto no banco de ensaio é muito bonito mas depois na pratica é que são elas.
      Algumas das opções de downsizing são simplesmente ridiculas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
        Vamos depois ver como ficam os "verdadeiros" consumos dos mini-motores em carros grandes e pesados.
        Isto no banco de ensaio é muito bonito mas depois na pratica é que são elas.
        Algumas das opções de downsizing são simplesmente ridiculas.
        E a resistência destes pequenos motores em carro grandes e pesados, nomeadamente em muitos km's por ex. em AE.

        (p.s. - não sou engenheiro mecanico, pode não ter nada a ver)

        Comentário


          #5
          É o caminho necessário antes da mudança da energia a usar que todos sabemos que terá de acontecer mais cedo ou mais tarde!


          Não percebo o preconceito! o barulho pode nao ser tão bom, mas ainda assim o andamento é simpatico quando estao acopolados 2 turbos mesmo para pesos elevados porque o binario é grande e desde rotações baixas tipicamente.

          Assim o motores nao duram tanto, mas, who cares? os carros de hoje em dia ja nao duram tanto como antigamente e até ja sao reciclaveis numa maior proporção!


          Ainda assim, uma maior preocupação com a redução do peso pode ajudar ainda mais! retira algum conforto, mas ajuda nas emissões! Existem materiais em alguns carros perfeitamente passiveis de serem alterados!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Vamos depois ver como ficam os "verdadeiros" consumos dos mini-motores em carros grandes e pesados.
            Isto no banco de ensaio é muito bonito mas depois na pratica é que são elas.
            Algumas das opções de downsizing são simplesmente ridiculas.
            E quando não sobem colinas... e quando não apanham um acidente numa avenida congestionada... e quando não apanham os semáforos todos vermelhos...

            Isto de andar a testar em rolos é sempre muito bonito.

            O caminho mais dificil, mas talvez o mais eficaz, é baixar o peso dos carros, como o mazda 2. E depois venham lá os motores pequenos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por jackboot Ver Post
              A pergunta é simples, como encaram o "downsizing"?

              Um fenomeno que se tem vindo a registar de alguns anos para cá, a escalada da cavalagem nos 3 grandes germânicos (e não só), tem vindo a surpreender o publico em geral cada vez que sai um modelo novo.
              Eu dou um exemplo bem claro, M3.

              - E30 -> 4 cilindros, 200cv/215cv
              - E36 -> 6 cilindros, 286cv/321cv
              - E92 -> 8 cilindros, 400cv

              Digo sinceramente que nunca vi por bem estas mudanças, preferiria que reduzissem no peso, ou trabalhassem o motor para ganhar alguns cavalos.

              Com a crise do petroleo em alta, já se nota uma preocupação de algumas marcas e estas já mudaram de rumo.
              A mercedes vai deixar de ter V8 diesel, passando para V6 biturbinados.
              A VW vem ai com o 1.2 TFSI pro Golf, a Audi vai colocar o 1.4 TFSI no TT, a Renault ja tem o 1.2 com 100cv...
              De alguma maneira esta nova tendência vos desilude?
              "Vamos de cavalo pra burro", já que estavamos num patamar adquirido?
              Haverá alguma contenção no aumento das potências em alguns segmentos?
              360cv na versão M3 CSL (E36),

              O actual M3 (E92) tem 420cv.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Filipe Miguel F. Lopes Ver Post
                360cv na versão M3 CSL (E36),

                O actual M3 (E92) tem 420cv.

                os 360 cvs foram na versão e46

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por joaomika Ver Post
                  E quando não sobem colinas... e quando não apanham um acidente numa avenida congestionada... e quando não apanham os semáforos todos vermelhos...

                  Isto de andar a testar em rolos é sempre muito bonito.

                  O caminho mais dificil, mas talvez o mais eficaz, é baixar o peso dos carros, como o mazda 2. E depois venham lá os motores pequenos.
                  X2

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                    os 360 cvs foram na versão e46
                    Sim tens razão.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      Vamos depois ver como ficam os "verdadeiros" consumos dos mini-motores em carros grandes e pesados.
                      Isto no banco de ensaio é muito bonito mas depois na pratica é que são elas.
                      Algumas das opções de downsizing são simplesmente ridiculas.
                      Com bi-turbos (quer diesel como otto) e redução de peso acho que se pode descer bem os consumos, assim com tecnologias como a ED da BMW e redução do cx..

                      Comentário


                        #12
                        Se conseguissem reduzir o peso dos carros para menos de 1000 kg com apoio aerodinâmico...
                        Eu não acho que um carro quanto mais pesado seja, mais segurança tenha porque pensem: quanto mais pesado mais demora a parar, o mesmo acontece se tiver um embate, claro, mas não façam carros de "plástico"...

                        Comentário


                          #13
                          Encaro muito bem o "downsizing".

                          Venha de lá a tecnologia para compensar.

                          Comentário


                            #14
                            Downsizing foi a melhor coisa que poderia acontecer à indústria.

                            Obriga as células cinzentas a trabalhar...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                              Downsizing foi a melhor coisa que poderia acontecer à indústria.

                              Obriga as células cinzentas a trabalhar...
                              Entendo por down (essa coisa) melhorar as prestações dos carros por outras maneiras mas... é mesmo isso?
                              Burro é quem não pergunta...

                              Comentário


                                #16
                                Sou um adepto ferveroso da tendência actual do downsizing! Entao para o mercado português ainda melhor tendo em conta que menor cilindrada e menores emissões geram menos impostos a pagar! Yeah!
                                Mas agora é que o Estado se vai lembrar de alterar o IA sem ser por cilindrada! Vão ver!



                                Para mim o que importa é o nível de potência, binário ou perfomances! é esse o produto final! Se um 1.4 pode ter tanta eficácio como um 2.0 porque não escolher o 1.4? consome e emite menos e tudo!

                                Comentário


                                  #17
                                  Não é ruim de todo.

                                  Menos motor, menores dimensões, menor peso. É algo de certo ponto interessante num mundo cada vez mais "apertado"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Alfa Romeo 8C Ver Post
                                    Entendo por down (essa coisa) melhorar as prestações dos carros por outras maneiras mas... é mesmo isso?
                                    Burro é quem não pergunta...
                                    Downsizing consiste em,diminuir a cilindrada e manter a cavalagem.

                                    Antigamente os motores com 150e mais cavalos eram quase todos de alta cilindrada e hoje em dia, um mero 1.4 já pode ter essa cavalagem, benificiando os consumos e as emissões poluentes, sem prejudicar as performances

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Alfa Romeo 8C Ver Post
                                      Entendo por down (essa coisa) melhorar as prestações dos carros por outras maneiras mas... é mesmo isso?
                                      Burro é quem não pergunta...
                                      Downsizing basicamente implica repensar o automóvel, redefenindo todo o packaging, arquitectura, etc...

                                      A fórmula é redifinir as partes constituintes do carro, sem prejudicar habitabilidade, conforto ou segurança, tendo como objectivo componentes mais compactos, leves e eficientes.

                                      Em teoria, poderá levar a que os carros percam tamanho e peso, aproximando-se da dimensão de alguns dos seus antecessores.

                                      Os motores é a parte mais visivel do fenómeno do downsizing.
                                      (cilindrada mais baixa, menos cilindros, sobrealimentação).
                                      Os TSI da VW são um óptimo exemplo. O futuro bicilindrico da Fiat leva a questão de downsizing uns degraus acima (metade dos cilindros e 20-30% menos peso, com melhores consumos)

                                      Mas existe um monte de componentes (sistemas de ar condicionado, por exemplo) que estão a ser redefenidos e que também obedecem ao downsizing.
                                      Basta ver o que a Toyota criou com o iQ.
                                      Ou seguir com mais atenção o trabalho da Lotus.
                                      Ou então ver os masters nipónicos a trabalhar a questão do packaging, como o mitsubishi i e o honda jazz.
                                      Ou então ver a genialidade do interior do citroen c-cactus.

                                      A filosofia de adicionar pra resolver um problema, está a ser contra-atacada com com uma nova abordagem ao problema: se em vez de adicionarmos, será que não podemos reformular?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Se se quer salvar o Mundo do AG só há uma coisa a fazer: esquecer cepticismos!!
                                        Por amor de deus, não me venham dizer que um Renô Clio de 1991 polui mais que qualquer BMW recente com (a treta do) ED...
                                        (Adoro a BMW, mas não vou em tangas, disse Renô como podia ter dito Ford, etc....).
                                        É o peso, o equipamento, a cavalagem cada vez maior que estraga a "casa" onde vivemos!!
                                        A treta do verde nos automóveis é apenas para vender...
                                        Os pneus são feitos de quê?

                                        Clio: seguramente - de 1000 kg

                                        318I: 1435 kg (site da BMW...)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                          Downsizing basicamente implica repensar o automóvel, redefenindo todo o packaging, arquitectura, etc...

                                          A fórmula é redifinir as partes constituintes do carro, sem prejudicar habitabilidade, conforto ou segurança, tendo como objectivo componentes mais compactos, leves e eficientes.

                                          Em teoria, poderá levar a que os carros percam tamanho e peso, aproximando-se da dimensão de alguns dos seus antecessores.

                                          Os motores é a parte mais visivel do fenómeno do downsizing.
                                          (cilindrada mais baixa, menos cilindros, sobrealimentação).
                                          Os TSI da VW são um óptimo exemplo. O futuro bicilindrico da Fiat leva a questão de downsizing uns degraus acima (metade dos cilindros e 20-30% menos peso, com melhores consumos)

                                          Mas existe um monte de componentes (sistemas de ar condicionado, por exemplo) que estão a ser redefenidos e que também obedecem ao downsizing.
                                          Basta ver o que a Toyota criou com o iQ.
                                          Ou seguir com mais atenção o trabalho da Lotus.
                                          Ou então ver os masters nipónicos a trabalhar a questão do packaging, como o mitsubishi i e o honda jazz.
                                          Ou então ver a genialidade do interior do citroen c-cactus.

                                          A filosofia de adicionar pra resolver um problema, está a ser contra-atacada com com uma nova abordagem ao problema: se em vez de adicionarmos, será que não podemos reformular?
                                          Obrigado

                                          Comentário


                                            #22
                                            Este tópico gira há volta do Planeta (verde? )...

                                            Quem se está a borrifar para isto tudo são:

                                            -governantes: bem que podiam dar o exemplo: Volks Phanton's eram dispensáveis...
                                            -senhores da agricultura: 70 % da água para aí destinada é desperdiçada por evaporação...
                                            -da indústria: os boss's da indústria vão para a Ásia (China...) pois não há legislação para a poluição...

                                            Pah, não sei onde isto vai parar...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Alfa Romeo 8C Ver Post
                                              Se se quer salvar o Mundo do AG só há uma coisa a fazer: esquecer cepticismos!!
                                              Por amor de deus, não me venham dizer que um Renô Clio de 1991 polui mais que qualquer BMW recente com (a treta do) ED...
                                              (Adoro a BMW, mas não vou em tangas, disse Renô como podia ter dito Ford, etc....).
                                              É o peso, o equipamento, a cavalagem cada vez maior que estraga a "casa" onde vivemos!!
                                              A treta do verde nos automóveis é apenas para vender...
                                              Os pneus são feitos de quê?

                                              Clio: seguramente - de 1000 kg

                                              318I: 1435 kg (site da BMW...)

                                              Entendo, embora se estejam a cmparar carros de diferentes segmentos.
                                              Ora bem, mas realmente as marcas já se aperceberam de que podem ganhar muito dinheiro com as suas associações ecológicas!
                                              Existem algumas situações ridiculas como a de atribuição de selos ecológicos a modelos que emitam menos de x CO2! Vejo aí muitos carros que de ecológicos não têm nada e levam logotipos airdream, ecomotion, bluemotion etc etc etc!

                                              Já o programa ED da BMW acho-o realmente eficaz e verdadeiramente democratizador, uma aposta muito interessante que vai num sentido diferente à aposta em modelo de nincho como fez a Toyota com o Prius!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alfa Romeo 8C Ver Post
                                                Se se quer salvar o Mundo do AG só há uma coisa a fazer: esquecer cepticismos!!
                                                Por amor de deus, não me venham dizer que um Renô Clio de 1991 polui mais que qualquer BMW recente com (a treta do) ED...
                                                (Adoro a BMW, mas não vou em tangas, disse Renô como podia ter dito Ford, etc....).
                                                É o peso, o equipamento, a cavalagem cada vez maior que estraga a "casa" onde vivemos!!
                                                A treta do verde nos automóveis é apenas para vender...
                                                Os pneus são feitos de quê?

                                                Clio: seguramente - de 1000 kg

                                                318I: 1435 kg (site da BMW...)
                                                Um Clio de 91 pode poluir mais que um série 3 actual.
                                                não é só CO2 que os carros emitem.
                                                As pessoas esquecem-se de tudo o resto que um motor emite.
                                                Devido às norma Euro de anti-poluição, é mais provável que o que saia de um escape do série 3 actual seja menos nocivo daquilo que sai de um Clio de 91.

                                                No entanto, é claro que não devemos parar por aí.
                                                A evolução tem de ser contínua, e espero que o próximo série 3 venha com uns quilos a menos, e o mais certo é o 318i vir a passar a ser um 1.6 Turbo de 150cv (e consumirá menos, em teoria)
                                                E que consigam oferecer mais espaço sem aumentar as dimensões (é aqui que se vê quem tem as células cinzentas mais produtivas)

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por lss911 Ver Post
                                                  Entendo, embora se estejam a comparar carros de diferentes segmentos.
                                                  Ora bem, mas realmente as marcas já se aperceberam de que podem ganhar muito dinheiro com as suas associações ecológicas!
                                                  Existem algumas situações ridiculas como a de atribuição de selos ecológicos a modelos que emitam menos de x CO2! Vejo aí muitos carros que de ecológicos não têm nada e levam logotipos airdream, ecomotion, bluemotion etc etc etc!

                                                  Já o programa ED da BMW acho-o realmente eficaz e verdadeiramente democratizador, uma aposta muito interessante que vai num sentido diferente à aposta em modelo de nincho como fez a Toyota com o Prius!
                                                  Escelente post
                                                  Era ao negrito que eu queria chegar (sem ofender ninguém).
                                                  Mas tens razão, são diferentes, mas para isso basta comparares este Clio ao novo... Ganho eu

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                    Um Clio de 91 pode poluir mais que um série 3 actual.
                                                    não é só CO2 que os carros emitem.
                                                    As pessoas esquecem-se de tudo o resto que um motor emite.
                                                    Devido às norma Euro de anti-poluição, é mais provável que o que saia de um escape do série 3 actual seja menos nocivo daquilo que sai de um Clio de 91.

                                                    No entanto, é claro que não devemos parar por aí.
                                                    A evolução tem de ser contínua, e espero que o próximo série 3 venha com uns quilos a menos, e o mais certo é o 318i vir a passar a ser um 1.6 Turbo de 150cv (e consumirá menos, em teoria)
                                                    E que consigam oferecer mais espaço sem aumentar as dimensões (é aqui que se vê quem tem as células cinzentas mais produtivas)
                                                    Veremos na prática!
                                                    Na teoria da BMW o serie 3 (um mais "baixo") consome 5 litrinhos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                      Downsizing consiste em,diminuir a cilindrada e manter a cavalagem.

                                                      Antigamente os motores com 150e mais cavalos eram quase todos de alta cilindrada e hoje em dia, um mero 1.4 já pode ter essa cavalagem, benificiando os consumos e as emissões poluentes, sem prejudicar as performances
                                                      E os motores a partirem aos 100 000 km como actualmente se vê...
                                                      Na na, eles se verdadeiramente quiserem salvar o mundo têm de baixar também a cavalagem...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu chaço tem 82cv 16v e é 1242 c.c. Veio substituir em 1999, o 1400 c.c. 12v e 80cv.

                                                        Melhores prestações, maior disponibilidade, menos consumo, melhor som !


                                                        Até aqui tudo bem.

                                                        De 2.0 HDI 110 para 1.6 HDI 110, ok. Até aqui tudo bem!


                                                        Agora, 1.4 TSi's 170cv e etc, naaa....nem 8 nem 80.

                                                        Os diesel já aprenderam a lição...estão cada vez menos lineares, e menos fiáveis. E a única opção é levar com 2 turbos em cima.

                                                        Antes um 2.0 16v 170cv atmosférico, do que um 1.4 TSI 170cv XPTO.

                                                        Gosto muito de tecnologia, mas também gosto de carros com alguma cilindrada e com alguma robustez. E quando se fala em gasolina, não pensem que isto dos carros turbo serem melhor em baixas RPM vem de agora...há vários anos que já existiam carros turbo a gasolina com o objectivo de serem muito lineares...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alfa Romeo 8C Ver Post
                                                          E os motores a partirem aos 100 000 km como actualmente se vê...
                                                          Na na, eles se verdadeiramente quiserem salvar o mundo têm de baixar também a cavalagem...
                                                          Sim até porque isto de baixos consumos é tudo muito engraçado... a 100 km/h...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            deleted

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X