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Consequências de ir até ao red line/"corte" ?

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    Consequências de ir até ao red line/"corte" ?

    Boas tardes, tenho lido aqui no forum, algum pessoal gosta de levar as rotações até ao red line, o chamado corte, e gostaria de saber que consequencias trás para um motor seja a gasolina/disel, e pergunto isto tambem porque ainda a pouco dei por mim a levar a 3ª até quase as 3000 e poucas rpm, mas tambem como não puxo muito pelo carro convem de vez em quando tirar carvão...

    #2
    3000 só?isso não é nada,no meu a gasolina é as 7000 no diesel é as 4500.um tem 100000km o outro tem 30000km.

    Comentário


      #3
      Desde que o carro esteja bem quente e com a rodagem minimamente feita, não existe probelmas de monta...Agora não convem fazer isso todos os dias certo?

      Como dizes, andar "sempre" a pastar até pode ser ainda mais prejudicial para o carro!

      Comentário


        #4
        O corte não é o redline e o redline não é o corte. ;)

        Comentário


          #5
          citação:Originalmente colocada por Torres

          O corte não é o redline e o redline não é o corte. ;)
          Exacto;)

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por REDLINER_

            Desde que o carro esteja bem quente e com a rodagem minimamente feita, não existe probelmas de monta...Agora não convem fazer isso todos os dias certo?

            Como dizes, andar "sempre" a pastar até pode ser ainda mais prejudicial para o carro!
            Normalmente a minha media de velocidade anda nos 80/100kmh dependendo da condição do piso da estrada, mas tambem à que ter em conta que os consumos disparam! [xx(]

            Comentário


              #7
              Leva o carro ao redline... mas nao fiques com ele lá muito tempo... tipo no corte...

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por Torres

                O corte não é o redline e o redline não é o corte. ;)
                Correcção:
                O corte, já é no Red-line, mas o Red-line nem sempre é o corte... ;)

                Comentário


                  #9
                  o corte existe mesmo é para evitar que a rotações subam para niveis prejudicias para motor.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Taveirada

                    Leva o carro ao redline... mas nao fiques com ele lá muito tempo... tipo no corte...
                    Pois mas esse corte acontece automaticamente certo, se não o motor [xx(]

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Braz

                      citação:Originalmente colocada por Torres

                      O corte não é o redline e o redline não é o corte. ;)
                      Correcção:
                      O corte, já é no Red-line, mas o Red-line nem sempre é o corte... ;)
                      Há carros sem redline, e têm corte
                      Os que têm redline, é que cortam já dentro dele.

                      Comentário


                        #12
                        Levo o meu 1.2 geralmente até às 4.000rpm (Binário Máximo). Não tenho problemas até agora 50.000km

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por _robie_

                          citação:Originalmente colocada por Taveirada

                          Leva o carro ao redline... mas nao fiques com ele lá muito tempo... tipo no corte...
                          Pois mas esse corte acontece automaticamente certo, se não o motor [xx(]
                          certo.

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por AF147

                            o corte existe mesmo é para evitar que a rotações subam para niveis prejudicias para motor.

                            Certo mas não convem muito andar por essas zonas pois não é nem positivo nem linear que o "corte" proteja efectivamente o motor;)

                            É como o tal CTR que berrrou porque fez...14 mil RPM´s (registados na centralina) e tem corte...

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por _robie_

                              citação:Originalmente colocada por Taveirada

                              Leva o carro ao redline... mas nao fiques com ele lá muito tempo... tipo no corte...
                              Pois mas esse corte acontece automaticamente certo, se não o motor [xx(]
                              Ya, e é dificil não notares. ;)

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por PT82

                                Levo o meu 1.2 geralmente até às 4.000rpm (Binário Máximo). Não tenho problemas até agora 50.000km
                                Mas o melhor é engrenar uma mudandça alta 5ª/6ª e ai acordar os cavalos certo??

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por Torres


                                  Há carros sem redline, e têm corte
                                  Os que têm redline, é que cortam já dentro dele.
                                  O meu tem red-line e não corta.

                                  O conta rpm's tem red-line nas 6000 e termina nas 7000. Já o levei para lá das 7000 e continuava a puxar pela rua acima! :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                    citação:Originalmente colocada por AF147

                                    o corte existe mesmo é para evitar que a rotações subam para niveis prejudicias para motor.

                                    Certo mas não convem muito andar por essas zonas pois não é nem positivo nem linear que o "corte" proteja efectivamente o motor;)
                                    sim claro. o corte servirá mais como aviso do que como agente protector.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Levar um carro ao red-line não tem qualquer tipo de problemas, se o carro tiver um bom tratamento... Nada disso a frio, revisões a horas, oleos bons etc etc.

                                      Aliás até afz bem leva-lo até lá de vez em quando...

                                      Agora red-line e corte são duas coisas diferentes. Normalmente o corte é já dentro do redline (tipo 200/300rpm lá dentro).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Teoricamente um motor sofre maior desgaste quantas mais rotações der, andar em mudanças baixas e "esganar" o motor faz definitivamente subir o número de rotações por quilometro percorrido, assim como andar em primeira a qualquer rotações.....
                                        Em principio os motores estão limitados e existe o corte antes que o motor sofra danos por causa dos limites serem ultrapasados e provavelmente levar o motor ao máximo a cada passagem tem como pior consquência o aumento dos consumos.
                                        Por outro lado existirá muito pouco interesse em tal, normalmente os motores começam a perder desempenho perto do "red line", nos motores Diesel o fenómeno é notório - para acelerar mais depressa mais vale passar de caixa umas 500rpm antes do limite....

                                        Comentário


                                          #21
                                          citação:Originalmente colocada por REDLINER_
                                          É como o tal CTR que berrrou porque fez...14 mil RPM´s (registados na centralina) e tem corte...
                                          Estamos a falar em acelerar até ao corte, reduções de 5ª para 2ª não há corte que lhe resista [}]

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por Braz

                                            citação:Originalmente colocada por Torres


                                            Há carros sem redline, e têm corte
                                            Os que têm redline, é que cortam já dentro dele.
                                            O meu tem red-line e não corta.

                                            O conta rpm's tem red-line nas 6000 e termina nas 7000. Já o levei para lá das 7000 e continuava a puxar pela rua acima! :D
                                            Ah grande Cinquecento!!!
                                            :D

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Braz

                                              citação:Originalmente colocada por Torres


                                              Há carros sem redline, e têm corte
                                              Os que têm redline, é que cortam já dentro dele.
                                              O meu tem red-line e não corta.

                                              O conta rpm's tem red-line nas 6000 e termina nas 7000. Já o levei para lá das 7000 e continuava a puxar pela rua acima! :D
                                              Isso é o oposto :D

                                              Ok, para ficar esclarecido quem não souber:

                                              Redline não é corte, corte não é redline.
                                              Há carros com redline que não têm corte.
                                              Há carros sem redline que têm corte.
                                              Há carros sem redline e sem corte (?)
                                              Há carros que têm corte, dentro do redline.
                                              Esqueci-me de algum?

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Torres

                                                O corte não é o redline e o redline não é o corte. ;)
                                                Precisamente o que eu ia dizer. Levar ao redline não quer necessariamente que o leves ao corte. Até existem carros que nem sequer têm corte, e continuam a ter redline.

                                                Nos diesel, dependendo do motor em questão e dos mapas de injecção, é um bocado mais complicado levar o motor ao redline, mas levá-lo com alguma frequência ao redline não cria males maiores, e até ajuda a tornar o motor mais elástico e a limpar o "carvão" acumulado.

                                                Otto idem, com a vantagem de estarem mais aptos para trabalhar em regimes mais altos e serem mais elásticos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por SilverArrow



                                                  Agora red-line e corte são duas coisas diferentes. Normalmente o corte é já dentro do redline (tipo 200/300rpm lá dentro).
                                                  é isso o CTR corta pelas 8200/8300rpm

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Bem já vi aqui varias opiniões, como referi no 1º post normalmente troco de mudança dentro das 2000rpm apartir da 2º claro, porque em 1ª é só para arranque!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Bolide

                                                      citação:Originalmente colocada por REDLINER_
                                                      É como o tal CTR que berrrou porque fez...14 mil RPM´s (registados na centralina) e tem corte...
                                                      Estamos a falar em acelerar até ao corte, reduções de 5ª para 2ª não há corte que lhe resista [}]
                                                      :D:D:D;)

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O Redliner e o Taveirada já fizeram 2 considerações importantes sobre o tema.

                                                        Depois depende muito do motor, e o que se ganha ou não com o "ir até ao redline", e da condução de qualquer um.

                                                        A Avensis (a diesel) tem o redline às 5000rpms (não sei onde é o corte mas será depois) mas não ganho nada em levar o motor até lá. Mas ficar preocupado porque foste às 3000 e tal...

                                                        A Avensis vai diariamente às 4000rpms lolol

                                                        O CTR já é um caso mais à parte porque vive das altas rpms. eheh Mas facilmente entra no redline e corta.

                                                        A questão é ir pontualmente e não "viver" com o motor nesse regime. Uma coisa é puxar uma 2ª, 3ª, 4ª (5ª e 6ª já não as levo pois seria demasiado tempo em altas rpms)...e é claro sempre com os devidos cuidados sobre a saúde a 100% do motor.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Pois Redliner...ir a puxar 5ª até cortar e meter por engano uma 4ª não há corte para isso. A fisica é mais forte lolol

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Respondendo à pergunta colocada no tópico... a consequência mais directa é o de gastar um "pouquinho" mais de combustível!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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