Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Rotação ideal para melhor condução num diesel.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Rotação ideal para melhor condução num diesel.

    Bom dia,


    Gostaria de saber, qual a melhor rotação para se conseguir um melhor consumo, o menor desgaste possivel, e também livrar/minimizar os problemas como apoios de motor, etc.. Para diesel turbinados, ou atmosfericos.

    Desde já, o meu obrigado.

    #2
    Na Tvturbo uma vez disseram que para poupar combustível não deveríamos exceder as 2000/2500 rpm's.
    Agora para minimizar estragos nos apoios do motor isso depende dos sítios por onde andas, etc.

    Comentário


      #3
      isso depende muito do tipo de motor.

      Se for um diesel muito turbo dependente é difícil andar abaixo das 2000 rpm.

      Comentário


        #4
        Isso depende de carro para carro (leia-se também motor para motor)!

        O que é uma verdade absoluta para um, pode ser errado noutro.

        É certo que entre as 2000-2500 num diesel, é uma condução económica de certo, mas eu no meu, mais do que as 2000 já estou a fazer "rotações a mais"!

        As 2000 já tenho força de sobra!

        Portanto, para o meu carro, algo entre as 1500-2000 já é mais do que suficiente.

        Comentário


          #5
          Quanto mais perto do Zero, menos combustivel consome

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
            Quanto mais perto do Zero, menos combustivel consome

            Não necessariamente

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
              Quanto mais perto do Zero, menos combustivel consome
              Mas aí o carro ou lá o que aquilo é, já vai a abanar muito

              Comentário


                #8
                Andar abaixo das 1250/1500 será estragar?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                  Andar abaixo das 1250/1500 será estragar?

                  Depende, mas pode

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                    Depende, mas pode
                    Será que a vibração até ás 1500rpm é de tal forma grande que seja prejudicial para algumas componentes do carro? apoios, etc?

                    abraço

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                      Será que a vibração até ás 1500rpm é de tal forma grande que seja prejudicial para algumas componentes do carro? apoios, etc?

                      abraço
                      Não necessariamente, acho que se faz pior é ao motor em si!

                      Umas quantas vezes é na boa, mas continuado ao longo de meses ou anos, sim é prejudicial!
                      Editado pela última vez por REDLINER; 14 May 2008, 10:18.

                      Comentário


                        #12
                        Eu das vibrações não sei nada. Mas sei que em autoestrada é uma bela seca ir a 90/100 e ser ultrapassado até pelas camionetas da Rodoviária. Não, por esse enxovalho já passei e garanto que não faz nada bem ao ego.

                        Comentário


                          #13
                          Boas,

                          Não sou "ingenheiro" por isso posso estar a dizer uma parvoíce, mas penso que a rotação ideal para qualquer motor ser mais eficiente seja próximo do topo da curva de binário. É nesta rotação que o motor consegue transmitir mais força com o menor consumo de combustível, logo mais eficiência (notem que não estou a dizer que é onde gasta menos, mas sim onde produz mais com uma determinada quantidade de combustível). Penso por isso que quanto mais próximo andarmos destas rotações melhor, pois abaixo disto estamos a esforçar mais o motor e acima a gastar muito sem produção tão efectiva de força.

                          Quando andamos em rotações muito abaixo do binário ideal, não necessáriamente gastamos menos... se formos com pézinhos muito "de lã", até conseguimos gastar pouco, mas se metermos pé a fundo numa rotação onde não há binário suficiente o consumo dispara e não há produção efectiva de movimento correspondente ao nível de consumo, para além de estamos a impor um esforço brutal ao motor através da caixa/cambota, etc que se poderá traduzir no longo prazo em folgas mais acentuadas com a consequente perda de resposta/saúde do motor.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Depende do diesel, mas deves ter em mente que deves andar com o motor perto do binario maximo.

                            Comentário


                              #15
                              Eu no 1.5dci de parcos 65 equideos, em mudanças altas rodo sempre entre as 1750/2500. Embora em torno das 1500 já aguente razoávelmente a 5ª.

                              Ao preço a que a gota está, há que ter uma condução económica : )


                              Cump.

                              Comentário


                                #16
                                A rotação ideal é das 1.200 até as 4.5000rpm. Acho que isso não tem regra.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Senhor_VX Ver Post
                                  Depende do diesel, mas deves ter em mente que deves andar com o motor perto do binario maximo.
                                  Isso não é verdade !!

                                  depende do motor e do carro e claro da estrada (se é a subir ou a descer).

                                  Mas se pensarmos que um S2000 tem o binário máximo lá para as 6.000 rpms, não é concertea aí que gasta menos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Segundo o meu CB no consumo instantâneo no meu caso (1.9 tdi de 110 cvs) a faixa onde demonstra menos consumo é entre as 2000 e as 2500 rpm! Em 5ª a 1500 rpm gasto mais do que se for em 4ª a 2000 rpm

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                      Isso não é verdade !!

                                      depende do motor e do carro e claro da estrada (se é a subir ou a descer).

                                      Mas se pensarmos que um S2000 tem o binário máximo lá para as 6.000 rpms, não é concertea aí que gasta menos
                                      7.500rpm

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando circulo na minha viatura, faço questão de trocar a velocidade a partir das 2500, 3000 rpm no máximo, porque se for trocar antes das 2000 rpm o motor perde força e não desenvolve. O motor é o 1.3 Mjet 90 cv da Fiat. Tenho esse cuidado, porque sou um dono que gosta bastante de estimar.

                                        Cump's.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                          Isso não é verdade !!

                                          depende do motor e do carro e claro da estrada (se é a subir ou a descer).

                                          Mas se pensarmos que um S2000 tem o binário máximo lá para as 6.000 rpms, não é concertea aí que gasta menos

                                          A questão foi colocada em relação a motores diesel. Neste caso, generalizando, o mais eficaz é andar perto do binário máximo, lógicamente que há excepções provocadas por variáveis como o peso do carro, o nível de biário e respectivo regime ou a desmultiplicação da caixa de velocidades.

                                          Se eu tiver um carro com 900Kg, turbo diesel com 400Nm de binário às 2.000rpm e uma caixa muito desmultiplicada daquelas que em 6ª às 1000rpm faz 70Km/h, julgo que é possível andar nas calmas às 1500rpm pois deve passar-se tudo sem esforços nem vibrações(dependendo do binário disponivel nessa zona do taquimetro).

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por WaF!? Ver Post
                                            Segundo o meu CB no consumo instantâneo no meu caso (1.9 tdi de 110 cvs) a faixa onde demonstra menos consumo é entre as 2000 e as 2500 rpm! Em 5ª a 1500 rpm gasto mais do que se for em 4ª a 2000 rpm
                                            Ou a 5ª é muito curta ou a 4ª é muito longa.

                                            Para isso acontecer quer dizer que a tua 4ª às 2000rpm dá bastante mais velocidade que a 5ª às 1500rpm... caso contrário é impossivel isso acontecer.
                                            Mais rotações = mais injecções por minuto = a mais consumo/hora.
                                            Como nós medimos ao km, para injectares o mesmo combustivel ou mais e gastares menos, ao km, tens que ir muito mais depressa...ou seja, por cada 1000 rotações que o motor faz tens que andar uma maior ditância e isso só se faz com maior desmultiplicação.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Automobilista Ver Post
                                              Ou a 5ª é muito curta ou a 4ª é muito longa.

                                              Para isso acontecer quer dizer que a tua 4ª às 2000rpm dá bastante mais velocidade que a 5ª às 1500rpm... caso contrário é impossivel isso acontecer.
                                              Mais rotações = mais injecções por minuto = a mais consumo/hora.
                                              Como nós medimos ao km, para injectares o mesmo combustivel ou mais e gastares menos, ao km, tens que ir muito mais depressa...ou seja, por cada 1000 rotações que o motor faz tens que andar uma maior ditância e isso só se faz com maior desmultiplicação.
                                              Faz sentido! Vou verificar agora ao ir trabalhar e comparar também com a velocidade! Logo já digo algo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sherlock Holmes Ver Post
                                                Eu das vibrações não sei nada. Mas sei que em autoestrada é uma bela seca ir a 90/100 e ser ultrapassado até pelas camionetas da Rodoviária. Não, por esse enxovalho já passei e garanto que não faz nada bem ao ego.
                                                Perder a carta ou a vida por execesso de velocidade será bem pior, não?!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  cada carro é um caso!
                                                  se o teu computador de bordo tiver a opção consumo instantaneo, vê qual é o regime e mudança que tem valores mais baixos!

                                                  eu em 6 ás 2000 vou a consumir pouco se a estrada for plana, em subida tenhod e passar para as 2200, 2400 porque a minha minha caixa é longa e o turbo é grande.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Para conduzires economicamente basta pensares que só tens 10 km de reserva no deposito e a próxima estação é a 20km. Vais ver que fazes logo consumos de 4 litros

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Isso não é verdade !!

                                                      depende do motor e do carro e claro da estrada (se é a subir ou a descer).

                                                      Mas se pensarmos que um S2000 tem o binário máximo lá para as 6.000 rpms, não é concertea aí que gasta menos
                                                      Agora como ja tenho mais tempo vou explicar melhor o que queria dizer.

                                                      Depende de muita coisa, eu estava apenas e unicamente a falar na saude do motor Diesel.

                                                      Como sabes os motores diesel tem mto mais vibrações que tem de ser absorvidas de varias maneiras. Se o motor for usado em mto baixas rotações, as vibrações vão fazer muito mal ao motor, desde valvulas, apios de motor e cambota e volantes bi-massa.

                                                      N há mta coisa pior para a saude de um diesel que ser deixado ir abaixo (stall), no teu TDI n sei se ja te aconteceu, mas se te aconteceu sabes bem o digo, parece que aquilo se vai partir tudo.

                                                      Em termos de economia, passar de caixa a baixa rotação num diesel e dp meter o pé no fundo, vai gastar mto gasoleo, pq vai ser injectado mto gasoleo para a camara que não vai ser queimado, dai o fuminho preto.

                                                      Em termos de saude do motor/economia, o melhor é conhecer o carro, usar uma faixa de rotação em que o motor não anda mto em esforço, num diesel tipico será entre as 2000 e as 2500 rpms, e sem meter o pé no fundo sem ser necessario.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por NMiguel Ver Post
                                                        Andar abaixo das 1250/1500 será estragar?
                                                        Não deves circular a essas rotações. Usa o carro na sua zona óptima de binário que andará ali por volta das 2000 rpms...basicamente ouve o motor e quando sentires que as vibrações na caixa, transmissão, etc são mínimas então estás na zona ideal.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bento_uno Ver Post
                                                          Perder a carta ou a vida por execesso de velocidade será bem pior, não?!
                                                          Ninguém perde a vida por "execesso de velocidade"!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por don.juan Ver Post
                                                            Não deves circular a essas rotações. Usa o carro na sua zona óptima de binário que andará ali por volta das 2000 rpms...basicamente ouve o motor e quando sentires que as vibrações na caixa, transmissão, etc são mínimas então estás na zona ideal.
                                                            Melhor ainda, é pegar no manual do carro, e observar a curva de binário.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X