Anúncio

Collapse
No announcement yet.

GASOLINA vs DIESEL ...os comparativos dos "media"

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    GASOLINA vs DIESEL ...os comparativos dos "media"

    Tendo em conta os aumentos sucessivos do preço dos combustíveis que suscitou novamente o intresse dos "media", lançaram-se mais uma vez os famosos comparativos entre GASOLINA vs DIESEL!

    Ontém vi num dos telejornais um comparativo entre um carro a DIESEL e o seu "equivalente" a GASOLINA, desta vez pegaram no Opel Corsa:
    • Opel Corsa 1.3 CDTi 75cv - DIESEL
    • Opel Corsa 1.2 80cv - GASOLINA


    Eu ja tive oportunidade de conduzir ambos estes modelos e posso dizer que não considero a versão 1.2 a GASOLINA equivalente á versão 1.3 a DIESEL. A versão a DIESEL é mais agradável de conduzir e não exige que se puxe tanto pelo motor.

    Subindo um pouco no segmento e olhando para mais dois modelos que tive oportunidade de conduzir, temos o Ford Focus 1.6 TDCI (110cv - DIESEL) e o 1.6 Turbo (120cv - GASOLINA) e aqui a diferença é ainda mais abismal!

    Infelizmente temos a mentalidade e obsessão de que a cilindrada é que dita tudo. Isto reflete-se tanto no nosso "famoso" IA como nos comparativos que os media andam a fazer.

    Não quero começar grandes discussões do estilo "o meu Corsa a gasolina bate o teu a diesel" mas acho que não nos podemos basear num comparativo DIRECTO (ou quase) de cilindrada sem antes experimentarmos ambos os modelos.

    #2
    Penso que as análises sejam apenas racionais (observando números) e aí faz sentido.

    O problema é que faz confusão a muita gente que uma pessoa possa gostar mais da condução de 100cv a diesel do que 120 a gasolina...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Penso que as análises sejam apenas racionais (observando números) e aí faz sentido.

      O problema é que faz confusão a muita gente que uma pessoa possa gostar mais da condução de 100cv a diesel do que 120 a gasolina...
      Pena é não aproveitarem para comparar tambem com os hibridos, e de forma correcta, com os carros equivalentes, ainda á pouco andavam a comparar o HCH com o civic 1.4 5p e para depois dizerem que os hibridos não compensam.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
        Penso que as análises sejam apenas racionais (observando números) e aí faz sentido.

        O problema é que faz confusão a muita gente que uma pessoa possa gostar mais da condução de 100cv a diesel do que 120 a gasolina...
        A mim faz-me e tenho exactamente os dois carros com as cavalagens e combustíveis mencionados... otto is better...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          O problema é que faz confusão a muita gente que uma pessoa possa gostar mais da condução de 100cv a diesel do que 120 a gasolina...
          E, pelos vistos, tb acontece o contrário.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por neo_alfa Ver Post
            A mim faz-me e tenho exactamente os dois carros com as cavalagens e combustíveis mencionados... otto is better...
            São opiniões e cada um tem a sua.
            Já eu discordo na generalidade.

            Comentário


              #7
              temos tambem o grande punto...

              1.3 multijet de 90
              1.4 startjet de 95 cv..

              sao 5 cavalos de diferenca de um para o outro...e para quem faz poucos km o gasolina compensa..

              em andamento lentos o starjet faz consumos de 6.5 7 litros... mais 1.5 2 litros que o gasoleo...

              ora a diferenca de precos deles sao 2 mil e tal euros... para quem faz poucos km... o dinheiro que compensa na compra..da para uns bons tempos de gasolina...

              por nao falar que o startjet tem discos atras e o multigaitas nao...

              eu se pudesse comprava o 1.4..andamento fomenal... mas os meus 80 120 km diarios..a isso nao me permitem

              Comentário


                #8
                Pois, é normal que agora os media comecem a despertar para as comparações diesel vs gasolina, em versões "equivalentes". Como aqui já foi dito, analisando apenas números, até que as conclusões podem ser vistas como correctas. Mas depois há situações em que os carros "equivalentes" não são assim tão "equivalentes", nomeadamente na "agradabilidade de utilização".

                Por coincidência, tenho um familiar que anda indeciso entre duas versões do Clio (3 portas). De um lado o 1.2 TCE Sport (100 cv), que sem extras custa por volta dos 17.500 euros. Do outro o 1.5 dci Dynamique S (85 cv), que sem extras custa sensivelmente 20.300 euros. Claro que estou a falar de valores sem descontos e sem os referidos extras (que serão os mesmos seja qual for a escolha final). Ele prevê fazer cerca de 1500 kms mês.

                E assim temos aqui mais uma pessoa com uma dúvida que, até há bem pouco tempo, nem se colocava (se vi bem hoje, na Galp a diferença entre o diesel e a gasolina está nos 0,09 euros). Perante as premissas acima indicadas, qual seria a vossa escolha? Obrigado.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                  Pois, é normal que agora os media comecem a despertar para as comparações diesel vs gasolina, em versões "equivalentes". Como aqui já foi dito, analisando apenas números, até que as conclusões podem ser vistas como correctas. Mas depois há situações em que os carros "equivalentes" não são assim tão "equivalentes", nomeadamente na "agradabilidade de utilização".

                  Por coincidência, tenho um familiar que anda indeciso entre duas versões do Clio (3 portas). De um lado o 1.2 TCE Sport (100 cv), que sem extras custa por volta dos 17.500 euros. Do outro o 1.5 dci Dynamique S (85 cv), que sem extras custa sensivelmente 20.300 euros. Claro que estou a falar de valores sem descontos e sem os referidos extras (que serão os mesmos seja qual for a escolha final). Ele prevê fazer cerca de 1500 kms mês.

                  E assim temos aqui mais uma pessoa com uma dúvida que, até há bem pouco tempo, nem se colocava (se vi bem hoje, na Galp a diferença entre o diesel e a gasolina está nos 0,09 euros). Perante as premissas acima indicadas, qual seria a vossa escolha? Obrigado.
                  Aqui tens que jogar com os consumos tambem os do TCE serã bem maiores que os do DCI 85, o que é certo é que 2800€ pagam a diferença de preço para 35.000 litros de combustivel

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                    Aqui tens que jogar com os consumos tambem os do TCE serã bem maiores que os do DCI 85, o que é certo é que 2800€ pagam a diferença de preço para 35.000 litros de combustivel
                    Isso é que foi uma conta a correr mal, hein ?

                    No melhor dos cenários, o TCE gasta 1 litro a mais do que o dci (e estou a ser muito conservador).

                    Ora, a 1,5 euros o litro...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TheJackal Ver Post
                      Tendo em conta os aumentos sucessivos do preço dos combustíveis que suscitou novamente o intresse dos "media", lançaram-se mais uma vez os famosos comparativos entre GASOLINA vs DIESEL!

                      Ontém vi num dos telejornais um comparativo entre um carro a DIESEL e o seu "equivalente" a GASOLINA, desta vez pegaram no Opel Corsa:
                      • Opel Corsa 1.3 CDTi 75cv - DIESEL
                      • Opel Corsa 1.2 80cv - GASOLINA

                      Eu ja tive oportunidade de conduzir ambos estes modelos e posso dizer que não considero a versão 1.2 a GASOLINA equivalente á versão 1.3 a DIESEL. A versão a DIESEL é mais agradável de conduzir e não exige que se puxe tanto pelo motor.

                      Subindo um pouco no segmento e olhando para mais dois modelos que tive oportunidade de conduzir, temos o Ford Focus 1.6 TDCI (110cv - DIESEL) e o 1.6 Turbo (120cv - GASOLINA) e aqui a diferença é ainda mais abismal!

                      Infelizmente temos a mentalidade e obsessão de que a cilindrada é que dita tudo. Isto reflete-se tanto no nosso "famoso" IA como nos comparativos que os media andam a fazer.

                      Não quero começar grandes discussões do estilo "o meu Corsa a gasolina bate o teu a diesel" mas acho que não nos podemos basear num comparativo DIRECTO (ou quase) de cilindrada sem antes experimentarmos ambos os modelos.
                      Não entendo quando dizes que nestes a diferença é ainda mais abismal!

                      Comentário


                        #12
                        Flyingsauce compensa o 1.5 dci ao fim de 7 anos (se não me enganei nas contas) ele com o 1.2 tce gasta (preço compra mais gasolina) 28.457,72€ no caso do 1.5 DCI 28.350,64

                        Podes fazer conferir os calculos nesta folha do ecxel (penso que estão bem feitas)
                        http://www.box.net/shared/vym08ieio0

                        =======
                        Enganei-me fiz as contas com o consumo do 1.5 de 105 cavalos sendo assim compensa ao final de 6 anos e pouco (26.900 diesel contra 26.892 otto) contas feitas com os consumos anunciados.
                        Editado pela última vez por ImHoTep; 20 May 2008, 13:39.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Isso é que foi uma conta a correr mal, hein ?

                          No melhor dos cenários, o TCE gasta 1 litro a mais do que o dci (e estou a ser muito conservador).

                          Ora, a 1,5 euros o litro...
                          ???? a minha conta correu mal porque usei um valor para a diferença gasoleo /gasolina de 0,08 em vez de 0,09. (afinal não correu é mesmo 0,08 a diferença)

                          É essa a conta a fazer quantos litros precisas de comprar do combustivel mais caro para gastar o valor de diferença de preço dos carros.

                          ora se a diferença do preço dos carros são 2800 e a diferença de preço de 1 litro de combustivel é de 0,09 precisa de comprar 31.111 litros, agora é ver que consumos se fazem com um e outro para saber o que dão os 31,111 litros... como a diferença entre gasoleo e gasolina são mesmo 0,08, são precisos 35.000 litros de combustivel para o diesel começar a compensar.
                          Editado pela última vez por koluirty; 20 May 2008, 13:43.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                            ???? a minha conta correu mal porque usei um valor para a diferença gasoleo /gasolina de 0,08 em vez de 0,09.É essa a conta a fazer
                            quantos litros precisas de comprar do combustivel mais caro para gastar o valor de diferença de preço dos carros.

                            ora se a diferença do preço dos carros são 2800 e a diferença de preço de 1 litro de combustivel é de 0,09 precisa de comprar 31.111 litros, agora é ver que consumos se fazem com um e outro para saber o que dão os 31,111 litros...
                            Continuas a fazer contas erradas.

                            Isso só seria válido se consumissem o mesmo, ou os litros que o carro a gasolina consome a mais também são abastecidos a 9 cêntimos por litro ?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              Continuas a fazer contas erradas.

                              Isso só seria válido se consumissem o mesmo, ou os litros que o carro a gasolina consome a mais também são abastecidos a 9 cêntimos por litro ?
                              não, com os 2800 € podes comprar 35.000 litros de combustivel mais caro, depois como disse tens que fazer as contas para saberes o que andas com 35.000 litros de combustivel com um e com o outro

                              Comentário


                                #16
                                qual o preço do diesel e da gasolina hoje?

                                Comentário


                                  #17
                                  Só umas contas rápidas.

                                  TCE - 7l/100
                                  DCI - 5l/100

                                  Gasolina - 1.474
                                  Diesel - 1.389

                                  7x1.474 = 10.32
                                  5x1.389 = 6.95

                                  Diferença por cada 100km = 3.37€

                                  2.800 / 3.37 = 830,860

                                  830,860 x 100 = 83.086km

                                  Ou seja o diesel só vai compensar depois de 83.000km

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Im-Ho-Tep Ver Post
                                    Flyingsauce compensa o 1.5 dci ao fim de 7 anos (se não me enganei nas contas) ele com o 1.2 tce gasta (preço compra mais gasolina) 28.457,72€ no caso do 1.5 DCI 28.350,64

                                    Podes fazer conferir os calculos nesta folha do ecxel (penso que estão bem feitas)
                                    http://www.box.net/shared/vym08ieio0

                                    =======
                                    Enganei-me fiz as contas com o consumo do 1.5 de 105 cavalos sendo assim compensa ao final de 6 anos e pouco (26.900 diesel contra 26.892 otto) contas feitas com os consumos anunciados.
                                    Muito obrigado Im-Ho-Tep. Também já andei a fazer umas contas e conferem com as tuas para o cenário usado. E como tudo aponta para uma convergência de preços entre os dois combustíveis, o TCE cada vez ficará "mais competitivo" no que a contas diz respeito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                      Só umas contas rápidas.

                                      TCE - 7l/100
                                      DCI - 5l/100

                                      Gasolina - 1.474
                                      Diesel - 1.389

                                      7x1.474 = 10.32
                                      5x1.389 = 6.95

                                      Diferença por cada 100km = 3.37€

                                      2.800 / 3.37 = 830,860

                                      830,860 x 100 = 83.086km

                                      Ou seja o diesel só vai compensar depois de 83.000km
                                      Obrigado SilverArrow. De facto é inegável que o TCE está mais competitivo (no que toca a números) que o dci aqui em análise. Isto numa utilização de 4 a 5 anos. E, tal como disse no meu post anterior, visto que caminhamos para a convergência no preço dos combustíveis (falando-se mesmo que o diesel poderá ficar até mais caro), o TCE nesse cenário fica ainda mais "apetecível" e racional (numericamente falando).

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Flyingsauce Ver Post
                                        Pois, é normal que agora os media comecem a despertar para as comparações diesel vs gasolina, em versões "equivalentes". Como aqui já foi dito, analisando apenas números, até que as conclusões podem ser vistas como correctas. Mas depois há situações em que os carros "equivalentes" não são assim tão "equivalentes", nomeadamente na "agradabilidade de utilização".

                                        Por coincidência, tenho um familiar que anda indeciso entre duas versões do Clio (3 portas). De um lado o 1.2 TCE Sport (100 cv), que sem extras custa por volta dos 17.500 euros. Do outro o 1.5 dci Dynamique S (85 cv), que sem extras custa sensivelmente 20.300 euros. Claro que estou a falar de valores sem descontos e sem os referidos extras (que serão os mesmos seja qual for a escolha final). Ele prevê fazer cerca de 1500 kms mês.

                                        E assim temos aqui mais uma pessoa com uma dúvida que, até há bem pouco tempo, nem se colocava (se vi bem hoje, na Galp a diferença entre o diesel e a gasolina está nos 0,09 euros). Perante as premissas acima indicadas, qual seria a vossa escolha? Obrigado.
                                        Eu na altura em que fui comprar o novo, fiz logo as contas e o preço do diesel era bem mais baixo na altura do que agora, portanto de 5000 ou 5500€ na altura já davam para fazer muito km agora ainda mais!

                                        Agora neste comparativo tocas aí num ponto interessante 85cv vs 100cv e neste caso os dois turbinados. Mais não fosse só pela diferença de andamentos já ia para o gasolina, se ainda se poupam 2300 melhor ainda.

                                        Pergunta, porque não comparar com o dci de 105cv, não está este disponível no clio ?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu tenho 2 carros a Diesel e 1 a gasolina, os Diesel foram comprados devido a trabalho, e Km percorridos, mas considero sempre os Otto melhores....
                                          Nao há nada como um automovel Otto... Minha opiniao pessoal....
                                          OTTO POWER

                                          Comentário


                                            #22
                                            Caiem sempre no mesmo erro...
                                            Comparam sobrealimentados Diesel com não-sobrealimentados a gasolina.

                                            Nesse exemplo, a única semelhança em termos de motor é a potência máxima. A potência em baixos e médios regimes é sempre favorável aos sobrealimentados, neste caso o Diesel.

                                            Ainda assim, mesmo comparando motores mais semelhantes, a gasolina e gasóleo, embora os primeiros ofereçam mais performance, os segundos continuam mais eficientes.
                                            Mesmo quando/se o gasóleo ficar mais caro que a gasolina, vai ser preciso que essa diferença cresça significativamente, até ser preferível um motor a gasolina em termos de gastos em consumo de combustível.

                                            Como tenho o 'bichinho' dos automóveis, prefiro a performance, além disso não gosto das implicações do escape dos Diesel. Por isso pago e pagarei sempre a diferença para ter um zagolina até conseguir mudar para um "eléctrico".


                                            Michael

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Só umas contas rápidas.

                                              TCE - 7l/100
                                              DCI - 5l/100

                                              Gasolina - 1.474
                                              Diesel - 1.389

                                              7x1.474 = 10.32
                                              5x1.389 = 6.95

                                              Diferença por cada 100km = 3.37€

                                              2.800 / 3.37 = 830,860

                                              830,860 x 100 = 83.086km

                                              Ou seja o diesel só vai compensar depois de 83.000km

                                              TCE - 7l/100
                                              DCI - 5l/100

                                              isto aqui é a media aos 100km?

                                              Que '2.800' sao aqueles?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                                Só umas contas rápidas.

                                                TCE - 7l/100
                                                DCI - 5l/100

                                                Gasolina - 1.474
                                                Diesel - 1.389

                                                7x1.474 = 10.32
                                                5x1.389 = 6.95

                                                Diferença por cada 100km = 3.37€

                                                2.800 / 3.37 = 830,860

                                                830,860 x 100 = 83.086km

                                                Ou seja o diesel só vai compensar depois de 83.000km

                                                TCE - 7l/100
                                                DCI - 5l/100

                                                isto aqui é a media aos 100km?

                                                Que '2.800' sao aqueles?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                                  Caiem sempre no mesmo erro...
                                                  Comparam sobrealimentados Diesel com não-sobrealimentados a gasolina.

                                                  Nesse exemplo, a única semelhança em termos de motor é a potência máxima. A potência em baixos e médios regimes é sempre favorável aos sobrealimentados, neste caso o Diesel.

                                                  Ainda assim, mesmo comparando motores mais semelhantes, a gasolina e gasóleo, embora os primeiros ofereçam mais performance, os segundos continuam mais eficientes.
                                                  Mesmo quando/se o gasóleo ficar mais caro que a gasolina, vai ser preciso que essa diferença cresça significativamente, até ser preferível um motor a gasolina em termos de gastos em consumo de combustível.

                                                  Como tenho o 'bichinho' dos automóveis, prefiro a performance, além disso não gosto das implicações do escape dos Diesel. Por isso pago e pagarei sempre a diferença para ter um zagolina até conseguir mudar para um "eléctrico".


                                                  Michael
                                                  Neste caso o TCE do clio é sobrealimentado, não é atmosférico

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por supervicius Ver Post
                                                    TCE - 7l/100
                                                    DCI - 5l/100

                                                    isto aqui é a media aos 100km?

                                                    Que '2.800' sao aqueles?

                                                    Os 7l e 5l são as médias aos 100Kms, o 2.800 é a diferença de preços entre o diesel (mais caro) e o otto.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por supervicius Ver Post
                                                      TCE - 7l/100
                                                      DCI - 5l/100

                                                      isto aqui é a media aos 100km?

                                                      Que '2.800' sao aqueles?
                                                      Diferença de preço entre o diesel e o otto.
                                                      Neste caso a diferença é facilmente compensada, apesar de o 1.2 TCE ser outra loiça (a comparaçao devia ter sido feita entre o 1.5 dci 105cv).

                                                      Agora quando a diferença ronda os 6000,8000 e 10000 euros em que a diferença compensa ao fim de 250mil km...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PSL Ver Post
                                                        Diferença de preço entre o diesel e o otto.
                                                        Neste caso a diferença é facilmente compensada, apesar de o 1.2 TCE ser outra loiça (a comparaçao devia ter sido feita entre o 1.5 dci 105cv).

                                                        Agora quando a diferença ronda os 6000,8000 e 10000 euros em que a diferença compensa ao fim de 250mil km...
                                                        À parte do pessoal que mete 50 mil kms por ano no carro e aí a opção é claramente diesel (agora) e mesmo depois com os combustíveis ao mesmo preço. Agora se o diesel ficar mais caro, há que começar a fazer mais contas . . . Claro que isto depende do tempo que se queira ficar com o carro.

                                                        Onde queria chegar mesmo é que daqui a pouco e apesar dos 250 mil kms ainda aparece aí alguém a dizer que para um diesel isso não é nada

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TheJackal Ver Post
                                                          Subindo um pouco no segmento e olhando para mais dois modelos que tive oportunidade de conduzir, temos o Ford Focus 1.6 TDCI (110cv - DIESEL) e o 1.6 Turbo (120cv - GASOLINA) e aqui a diferença é ainda mais abismal!
                                                          O quê, preferes um turbo-diesel a um turbo-otto em termos de agradabilidade?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post
                                                            O quê, preferes um turbo-diesel a um turbo-otto em termos de agradabilidade?

                                                            Perguntei o mesmo, mas não respondeu...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X