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Será o Saxo Cup um futuro clássico?

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    Será o Saxo Cup um futuro clássico?

    Esta é uma dúvida que tive.

    Os apologistas do sim, vêem-no como o grito de Ipiranga no mundo dos desportivos acessíveis.
    Foi um marco na história automóvel recente uma vez que ao comportamento fantástico e boas performances associava um preço razoavelmente acessível e é um carro permite uma panóplia de alterações, ou seja, "tuner friendly" se é que posso assim dizer.

    Os apologistas do não, recorrem á vulgarização deste carro através do tuning e acreditam que isto será fatal no futuro. Os exemplares stock, já hoje são raros e mais ainda serão daqui a 20 ou 30 anos e como tal nunca poderão ser clássicos uma vez que não se encontrarão nenhuns ou quase nenhuns no seu estado original. Além do mais, com o tuning, a sua imagem estará em constante decedência podendo no futuro (se a mentalidade acerca do tuning não mudar nas próximas décadas) ser associado a irresponsabilidade e delinquência na estrada.

    Este é o resumo dum brainstorming entre 5 amigos.

    E vocês? O que acham?

    Aproveito para juntar os Honda Civic e outros carros vulgarmente associados ao tuning.

    PS: não pretendo arranjar polémicas. Foi apenas uma longa conversa da qual saíram estes argumentos de ambas as partes.

    #2
    Dúvido... Antes do Saxo tens o AX GT ou o R5 GT Turbo, verdadeiros pocket rockets que vieram trazer a tal performance a preços acessiveis. O que aconteceu com o Saxo Cup foi um boom no mundo do tuning que denegriu a sua imagem negativamente para sempre.

    Comentário


      #3
      Futuro icone?Sim talvez...

      Grito do Ipiranga? Nem pensar! E o 205 GTi (1.6)? O HF Turbo? G40?Turbo ie? Corolla AE86? E muitos mais que não me lembro agora...

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por eduardomaio

        Dúvido... Antes do Saxo tens o AX GT ou o R5 GT Turbo, verdadeiros pocket rockets que vieram trazer a tal performance a preços acessiveis. O que aconteceu com o Saxo Cup foi um boom no mundo do tuning que denegriu a sua imagem negativamente para sempre.
        Mas poderemos dizer que o mérito da divulgação do tuning em Portugal se deve a carros como o Saxo ou o Civic?

        Ou precisamos de recuar ainda mais no tempo e partir para a análise de AX, 5GTT, G40, Punto GT...terá sido aqui que começou o tuning?
        Se de facto foi aqui que começou, não terá o saxo, o mérito de ter contribuído mais para o boom do tuning do que os que mencionei?

        Comentário


          #5
          Eu diria que sim...pq esses pocket rockets basicamente dos anos 80,poderiam ser grandes icones...Turbo I.E.(para mim ja um classico) G40,R5 GTT mas também eram conhecidos como verdadeiros caixões com rodas!O mesmo não se passou com o saxo cup...para o carro que era,tem um grande comportamento,e um motor fantastico.Eu acho que vai ser um classico,especialmente os que se encontrarem totalmente originais!Isso é que vai ser complicado de ser ver daqui a uns valentes anos.

          Comentário


            #6
            citação:Originalmente colocada por REDLINER_

            Futuro icone?Sim talvez...

            Grito do Ipiranga? Nem pensar! E o 205 GTi (1.6)? O HF Turbo? G40?Turbo ie? Corolla AE86? E muitos mais que não me lembro agora...
            Quando o saxo saíu, o boom do tuning foi quase imediato.

            Terá sido assim tão imediato o tuning quando apareceram 205 GTi (1.6), O HF Turbo, G40, Turbo ie, Corolla AE86?

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              #7
              citação:Originalmente colocada por hazakis

              Eu diria que sim...pq esses pocket rockets basicamente dos anos 80,poderiam ser grandes icones...Turbo I.E.(para mim ja um classico) G40,R5 GTT mas também eram conhecidos como verdadeiros caixões com rodas!O mesmo não se passou com o saxo cup...para o carro que era,tem um grande comportamento,e um motor fantastico.Eu acho que vai ser um classico,especialmente os que se encontrarem totalmente originais!Isso é que vai ser complicado de ser ver daqui a uns valentes anos.
              Nisso concordo!Encontrar um Cup estimado no futuro deve ser muito dificil[xx(]

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                citação:Originalmente colocada por hazakis

                Eu diria que sim...pq esses pocket rockets basicamente dos anos 80,poderiam ser grandes icones...Turbo I.E.(para mim ja um classico) G40,R5 GTT mas também eram conhecidos como verdadeiros caixões com rodas!O mesmo não se passou com o saxo cup...para o carro que era,tem um grande comportamento,e um motor fantastico.Eu acho que vai ser um classico,especialmente os que se encontrarem totalmente originais!Isso é que vai ser complicado de ser ver daqui a uns valentes anos.
                Nisso concordo!Encontrar um Cup estimado no futuro deve ser muito dificil[xx(]
                E afinal de contas não será a raridade uma permissa (não a única obviamente) para se considerar clássico?

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por hazakis

                  Eu diria que sim...pq esses pocket rockets basicamente dos anos 80,poderiam ser grandes icones...Turbo I.E.(para mim ja um classico) G40,R5 GTT mas também eram conhecidos como verdadeiros caixões com rodas!O mesmo não se passou com o saxo cup...para o carro que era,tem um grande comportamento,e um motor fantastico.Eu acho que vai ser um classico,especialmente os que se encontrarem totalmente originais!Isso é que vai ser complicado de ser ver daqui a uns valentes anos.
                  Aí disseste tudo... nunca vai ser um clássico... e se fosse, nunca era apenas uma versão do saxo, seria "o" saxo a ser um clássico, e não apenas o Cup... e que de emblematico não tem nada...

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                    citação:Originalmente colocada por hazakis

                    Eu diria que sim...pq esses pocket rockets basicamente dos anos 80,poderiam ser grandes icones...Turbo I.E.(para mim ja um classico) G40,R5 GTT mas também eram conhecidos como verdadeiros caixões com rodas!O mesmo não se passou com o saxo cup...para o carro que era,tem um grande comportamento,e um motor fantastico.Eu acho que vai ser um classico,especialmente os que se encontrarem totalmente originais!Isso é que vai ser complicado de ser ver daqui a uns valentes anos.
                    Nisso concordo!Encontrar um Cup estimado no futuro deve ser muito dificil[xx(]
                    x2
                    Mas acrescentro...hoje em dia já é mesmo muito difícil encontrar um completamente stock. Daqui a uns anos já nem existirão, estarão todos feitos em bocados, como aliás já estão mesmo muitos, nas sucatas...mal empregues..[xx(][xx(][xx(] Mas é a tal cena, "eu tenho um saxo Cup, e sou um mestre no volante...." e depois pum...[8]

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por cmax

                      citação:Originalmente colocada por hazakis

                      Eu diria que sim...pq esses pocket rockets basicamente dos anos 80,poderiam ser grandes icones...Turbo I.E.(para mim ja um classico) G40,R5 GTT mas também eram conhecidos como verdadeiros caixões com rodas!O mesmo não se passou com o saxo cup...para o carro que era,tem um grande comportamento,e um motor fantastico.Eu acho que vai ser um classico,especialmente os que se encontrarem totalmente originais!Isso é que vai ser complicado de ser ver daqui a uns valentes anos.
                      Aí disseste tudo... nunca vai ser um clássico... e se fosse, nunca era apenas uma versão do saxo, seria "o" saxo a ser um clássico, e não apenas o Cup... e que de emblematico não tem nada...
                      Mas nesse aspecto tens o G40 que poderá ser um clássico precisamente devido à versão G40. As versões "normais" poderão ter tanto carisma no futuro como o G?

                      Comentário


                        #12
                        Um classico do ghetto sem duvida! :D

                        Agora mais a sério, penso que não. O carro tinha (muito) boas perfomances para o preço, mas nada mais do que isso. Acho que lhe falta carisma para chegar a classico.

                        Comentário


                          #13
                          Será q os Cup's duram + de 30 anos!

                          Comentário


                            #14
                            citação:Originalmente colocada por warmthboy

                            Será q os Cup's duram + de 30 anos!

                            :D:D:D:D

                            Comentário


                              #15
                              Bom então nessas permissa, o Golf Mark I e II nunca poderão ser classicos, mas são! Da "nossa geração", será:

                              Cup,CTR,CTS,Celica T-Sport,Clio RS...Acrescentem!

                              Comentário


                                #16
                                Mas claro, onde estão as dúvidas? Era um carro à moda antiga. Daqui a uns 10 anos é carro, se estiver original, para valer alguma coisa.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

                                  Mas claro, onde estão as dúvidas? Era um carro à moda antiga. Daqui a uns 10 anos é carro, se estiver original, para valer alguma coisa.
                                  Era exactamente aqui que eu queria chegar!!!!;)

                                  Será talvez um dos últimos da era pré-electrónica (excluindo CTR) e poderá ser por aqui que o tal carisma pode surgir!

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                    Bom então nessas permissa, o Golf Mark I e II nunca poderão ser classicos, mas são! Da "nossa geração", será:

                                    Cup,CTR,CTS,Celica T-Sport,Clio RS...Acrescentem!
                                    406 Coupé

                                    Comentário


                                      #19
                                      O problema é arranjar cup's em condições agora...e ainda mais difícil daki a uns anos!!!

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por warmthboy

                                        O problema é arranjar cup's em condições agora...e ainda mais difícil daki a uns anos!!!
                                        Mas poderá ser possível o restauro dum Cup alterado para o seu estado original! Certo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Obviamente que sim!
                                          Os desportivos originam sempre óptimos clássicos, sobretudo quando são bons como o Cup.

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por hazakis

                                            Eu diria que sim...pq esses pocket rockets basicamente dos anos 80,poderiam ser grandes icones...Turbo I.E.(para mim ja um classico) G40,R5 GTT mas também eram conhecidos como verdadeiros caixões com rodas! O mesmo não se passou com o saxo cup...para o carro que era,tem um grande comportamento,e um motor fantastico.Eu acho que vai ser um classico,especialmente os que se encontrarem totalmente originais!Isso é que vai ser complicado de ser ver daqui a uns valentes anos.
                                            O Turbo IE, o G40, o Fiesta RS Turbo, sim.... Agora o GT Turbo não, nem o Peugeot 205... Esses eram intocáveis na altura....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sinceramente, parece-me que o Cup será um clássico, sim, precisamente pela raridade que terá um dia em termos de estado absolutamente ORIGINAL.
                                              E não tardará nada que não comece a assumir o estatuto de "carro de culto", o que o transformará, quando atingir a idade para isso, em Clássico.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Mesmo os "caixões com rodas" serão óptimos clássicos.
                                                Um clássico será um carro que marcou uma época, pelo bem ou pelo mal!

                                                O Avantime, por exemplo, que nem dado o queria, será um óptimo clássico daqui a uns anos.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Clássico do xuning já o é....
                                                  Se será um classico como carro, é esperar para ver [:P]

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                                                    Sinceramente, parece-me que o Cup será um clássico, sim, precisamente pela raridade que terá um dia em termos de estado absolutamente ORIGINAL.
                                                    E não tardará nada que não comece a assumir o estatuto de "carro de culto", o que o transformará, quando atingir a idade para isso, em Clássico.
                                                    Exacto. Esta é a minha opinião.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      nop....eu nao acredito que nos proximos 15 anos o cup vá ser considerado um clássico!

                                                      mas pode ser considerado sim um dos grandes ultimos verdadeiros "puros" que se fizeram neste nivel/segmento.....

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Não tenho dúvidas de que será um belíssimo clássico. E raro de encontrar original.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          De uma maneira ou de outra o Cup será um clássico...original ou reconstruído!;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                                                            citação:Originalmente colocada por Lino Marques

                                                            Sinceramente, parece-me que o Cup será um clássico, sim, precisamente pela raridade que terá um dia em termos de estado absolutamente ORIGINAL.
                                                            E não tardará nada que não comece a assumir o estatuto de "carro de culto", o que o transformará, quando atingir a idade para isso, em Clássico.
                                                            Exacto. Esta é a minha opinião.
                                                            Mas para ser classico é preciso alguem daqui a 20 anos estar disposto a pagar bom dinheiro para o ter. Tipo ves os carros da historic garage de Lx e quase todos tem caracteristicas especiais, e preços bem altos. Não vejo o mesmo a acontecer com um Saxo, com as conotações que o segueum que normalmente não são muito boas.
                                                            Destacou-se do resto por ter boas perfomances (uma boa relação peso/motor/caixa) e mais nada, não chega. Não é como um Lancia HF, um mini cooper s (original) ou um beetle.

                                                            Comentário

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