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Opiniões sobre motor T-Jet 16v 150cv

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    Opiniões sobre motor T-Jet 16v 150cv

    Boas
    Gostava de ler opiniões dos foristas que já experimentaram o motor T-Jet de 150cv que equipa o novo Fiat Bravo, pois estou extremamente interessado neste veiculo e a curto\médio prazo poderá vir um destes cá para casa. Mas gostaria de ter algumas provas em como este novos motores são mesmo melhores, ou se continua a ser apenas "mais um" Fiat.

    Obrigado

    #2
    Tenho um TJet versão Sport.

    A melhor recomendação que posso fazer, é 'test drive'.
    Consegui um test drive de 2 dias que me permitiu testar o carro nas condições de utilização habituais do dia a dia. A FIAT anda com essa política de 'try before you buy'.

    A versão Sport tem a suspensão dura e é nitidamente um compromisso em termos de conforto.
    ...Contudo, trás igualmente um botãozinho com o mesmo nome (Sport) ...que não é mais que uma 'repro' em tempo real. Aumenta a 'sensibilidade' do acelerador, a direcção fica mais pesada, aumenta o overboost do turbo ...e claro está, aumenta o consumo.. ...mas aumenta também as prestações e o gozo.

    Em condução normal, ando sempre com o modo 'Sport' desligado, pois mesmo desligado, anda muito bem. Até em 6a velocidade ele 'puxa' bem.
    (com o modo Sport faz 8.2 dos 0 aos 100, com ele desligado faz 8.5)

    O turbo IHI de baixa inércia dá-nos 90% do binário logo às 1700, mas além de responder 'cedo', responde depressa. ...o melhor mesmo, é experimentar.

    Os meus consumos no trânsito à hora de ponta (e 'pé pesado') andam na casa dos 11.
    Em andamento moderado já fiz médias na casa dos 6, mas diria que é impossível resistir à disponibilidade do motor que nos convida permanentemente a subir o regime, por isso, são de esperar médias mais na casa dos 8.

    O que menos gosto no carro são os manómetros de fundo cinzento claro que não têm visibilidade de dia e o apoio de braço que é na realidade, apoio de cotovelo.

    Michael

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
      Tenho um TJet versão Sport.

      A melhor recomendação que posso fazer, é 'test drive'.
      Consegui um test drive de 2 dias que me permitiu testar o carro nas condições de utilização habituais do dia a dia. A FIAT anda com essa política de 'try before you buy'.

      A versão Sport tem a suspensão dura e é nitidamente um compromisso em termos de conforto.
      ...Contudo, trás igualmente um botãozinho com o mesmo nome (Sport) ...que não é mais que uma 'repro' em tempo real. Aumenta a 'sensibilidade' do acelerador, a direcção fica mais pesada, aumenta o overboost do turbo ...e claro está, aumenta o consumo.. ...mas aumenta também as prestações e o gozo.

      Em condução normal, ando sempre com o modo 'Sport' desligado, pois mesmo desligado, anda muito bem. Até em 6a velocidade ele 'puxa' bem.
      (com o modo Sport faz 8.2 dos 0 aos 100, com ele desligado faz 8.5)

      O turbo IHI de baixa inércia dá-nos 90% do binário logo às 1700, mas além de responder 'cedo', responde depressa. ...o melhor mesmo, é experimentar.

      Os meus consumos no trânsito à hora de ponta (e 'pé pesado') andam na casa dos 11.
      Em andamento moderado já fiz médias na casa dos 6, mas diria que é impossível resistir à disponibilidade do motor que nos convida permanentemente a subir o regime, por isso, são de esperar médias mais na casa dos 8.

      O que menos gosto no carro são os manómetros de fundo cinzento claro que não têm visibilidade de dia e o apoio de braço que é na realidade, apoio de cotovelo.

      Michael
      Uma curiosidade: a 80/100 km que média fazes?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mik Ver Post
        Tenho um TJet versão Sport.

        A melhor recomendação que posso fazer, é 'test drive'.
        Consegui um test drive de 2 dias que me permitiu testar o carro nas condições de utilização habituais do dia a dia. A FIAT anda com essa política de 'try before you buy'.

        A versão Sport tem a suspensão dura e é nitidamente um compromisso em termos de conforto.
        ...Contudo, trás igualmente um botãozinho com o mesmo nome (Sport) ...que não é mais que uma 'repro' em tempo real. Aumenta a 'sensibilidade' do acelerador, a direcção fica mais pesada, aumenta o overboost do turbo ...e claro está, aumenta o consumo.. ...mas aumenta também as prestações e o gozo.

        Em condução normal, ando sempre com o modo 'Sport' desligado, pois mesmo desligado, anda muito bem. Até em 6a velocidade ele 'puxa' bem.
        (com o modo Sport faz 8.2 dos 0 aos 100, com ele desligado faz 8.5)

        O turbo IHI de baixa inércia dá-nos 90% do binário logo às 1700, mas além de responder 'cedo', responde depressa. ...o melhor mesmo, é experimentar.

        Os meus consumos no trânsito à hora de ponta (e 'pé pesado') andam na casa dos 11.
        Em andamento moderado já fiz médias na casa dos 6, mas diria que é impossível resistir à disponibilidade do motor que nos convida permanentemente a subir o regime, por isso, são de esperar médias mais na casa dos 8.

        O que menos gosto no carro são os manómetros de fundo cinzento claro que não têm visibilidade de dia e o apoio de braço que é na realidade, apoio de cotovelo.

        Michael
        E já agora diz-me só uma coisa em relação a esse test-drive de dois dias: tens alguma espécie de obrigação para com eles ou é apenas assinar o termo de responsabilidade e tá a andar?
        Pergunto-te isto porque tenho muita curiosidade em experimentar esse modelo e particularmente o motor e é claro que um trajecto de 5 ou 10 km não dá para formar uma opinião em relação ao mesmo, mas ainda tenho alguns assuntos pendentes antes de avançar para a (possível) compra do carro...

        Comentário


          #5
          Deves ter de assinar algum termo de responsabilidade!

          É quase como a malta que anda com um smart por um euro ao dia! Não era chegar ao stand pagar um euro e já cá canta. Deves ter de fazer no minimo uma assinatura e de bloquear um determinado valor como caução a semelhança do que fazem nas empresas de aluguer.

          Mas de qualquer modo um test-drive de uma meia hora já deve dar para ter uma ideia do motor NOT?

          Comentário


            #6
            Já fiz alguns (pelo menos 3) test drive de 2 dias (diferentes marcas) e nunca assinei nada em nenhum concessionário.

            Abraço.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por PSL Ver Post
              Uma curiosidade: a 80/100 km que média fazes?
              Nessas velocidades, a média fica-se na casa dos 6.

              Michael

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tiltslb Ver Post
                E já agora diz-me só uma coisa em relação a esse test-drive de dois dias: tens alguma espécie de obrigação para com eles ou é apenas assinar o termo de responsabilidade e tá a andar?
                Pergunto-te isto porque tenho muita curiosidade em experimentar esse modelo e particularmente o motor e é claro que um trajecto de 5 ou 10 km não dá para formar uma opinião em relação ao mesmo, mas ainda tenho alguns assuntos pendentes antes de avançar para a (possível) compra do carro...
                Assinei o termo de responsabilidade, mas não li as entrelinhas... Nâo sei se há limitações de Kms ou algo do género. ...sei que o fiz durante a semana propositadamente para o testar nas condições de utilização habitual, nas idas e vindas do trabalho. Claro que aproveitei também os serões e hora de almoço para testá-lo melhor.
                O meu problema prendia-se muito em medir a minha paciência para voltar à utilização de uma caixa de velocidades manual que aproveito para dizer, no Bravo a caixa de 6 está excelente, muito precisa e macia, nem parece uma caixa Fiat.
                Estava habituado à caixa sequencial Selespeed do Stilo Abarth ...e continua a ser isso que mais falta me faz, mas é a vida. Em contrapartida, ganhei muito nos consumos de combustível, ganhei bastante em prestações em utilização normal (este turbo faz maravilhas pelo comportamento dinâmico), apesar de ser um pouco maior e mais pesado que o Stilo, o Bravo transmite uma sensação de condução bem mais 'leve' ...e ganhei um veículo com 5 anos de garantia.

                Michael
                Editado pela última vez por Mik; 21 May 2008, 11:12.

                Comentário


                  #9
                  Estou mesmo a começar a ficar convencido com os vossos argumentos, e extremamente entusiasmado em ir amanha à Rodosul ver se tenho hipóteses de fazer de imediato o test-drive, de preferência o de "longa duração"! Já agora Mik tiveste que fazer alguma marcação prévia ou não foi necessário?
                  Desde já agradeço as vossas respostas...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                    Tenho um TJet versão Sport.

                    A melhor recomendação que posso fazer, é 'test drive'.
                    Consegui um test drive de 2 dias que me permitiu testar o carro nas condições de utilização habituais do dia a dia. A FIAT anda com essa política de 'try before you buy'.

                    A versão Sport tem a suspensão dura e é nitidamente um compromisso em termos de conforto.
                    ...Contudo, trás igualmente um botãozinho com o mesmo nome (Sport) ...que não é mais que uma 'repro' em tempo real. Aumenta a 'sensibilidade' do acelerador, a direcção fica mais pesada, aumenta o overboost do turbo ...e claro está, aumenta o consumo.. ...mas aumenta também as prestações e o gozo.

                    Em condução normal, ando sempre com o modo 'Sport' desligado, pois mesmo desligado, anda muito bem. Até em 6a velocidade ele 'puxa' bem.
                    (com o modo Sport faz 8.2 dos 0 aos 100, com ele desligado faz 8.5)

                    O turbo IHI de baixa inércia dá-nos 90% do binário logo às 1700, mas além de responder 'cedo', responde depressa. ...o melhor mesmo, é experimentar.

                    Os meus consumos no trânsito à hora de ponta (e 'pé pesado') andam na casa dos 11.
                    Em andamento moderado já fiz médias na casa dos 6, mas diria que é impossível resistir à disponibilidade do motor que nos convida permanentemente a subir o regime, por isso, são de esperar médias mais na casa dos 8.

                    O que menos gosto no carro são os manómetros de fundo cinzento claro que não têm visibilidade de dia e o apoio de braço que é na realidade, apoio de cotovelo.

                    Michael
                    Não tá aqui uma contradição ? Porque quando se mete sport normalmente pisa-se mais, daí gastar mais, a questão é em andamento normal.. qual gasta mais.

                    Também adorava experimentar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tiltslb Ver Post
                      Estou mesmo a começar a ficar convencido com os vossos argumentos, e extremamente entusiasmado em ir amanha à Rodosul ver se tenho hipóteses de fazer de imediato o test-drive, de preferência o de "longa duração"! Já agora Mik tiveste que fazer alguma marcação prévia ou não foi necessário?
                      Desde já agradeço as vossas respostas...
                      Tem atenção porque nem todos os stands têm T-Jet´s de serviço, principalmente agora que acabou de sair o 1.6 diesel com 120cv.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                        Não tá aqui uma contradição ? Porque quando se mete sport normalmente pisa-se mais, daí gastar mais, a questão é em andamento normal.. qual gasta mais.

                        Também adorava experimentar...
                        Segundos, pah, segundos! Não são l/100 km!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                          Não tá aqui uma contradição ? Porque quando se mete sport normalmente pisa-se mais, daí gastar mais, a questão é em andamento normal.. qual gasta mais.

                          Também adorava experimentar...
                          Apenas seria uma contradição se ele, no paragrafo em causa, estivesse a falar de consumos...
                          Como fala sobre a potencialidade do motor/caixa, refere-se a tempos!! (em segundos)

                          Abraço

                          Tadeu

                          Comentário


                            #14
                            Peço desculpa.

                            Realmente tou todo queimado....

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Pininfarina Ver Post
                              Tem atenção porque nem todos os stands têm T-Jet´s de serviço, principalmente agora que acabou de sair o 1.6 diesel com 120cv.
                              Sim isso é verdade, também é por essa razão que fiz a perg. de ser necessário alguma marcação ou não.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Tiltslb Ver Post
                                Estou mesmo a começar a ficar convencido com os vossos argumentos, e extremamente entusiasmado em ir amanha à Rodosul ver se tenho hipóteses de fazer de imediato o test-drive, de preferência o de "longa duração"! Já agora Mik tiveste que fazer alguma marcação prévia ou não foi necessário?
                                Desde já agradeço as vossas respostas...
                                Dar uma volta no momento, é uma questão de sorte de apanhar um 'comercial' disponível.
                                Para o test de 2 dias, foi necessário marcar um dia, mas a espera foram 2 ou 3 dias.

                                Michael

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por lz200 Ver Post
                                  Não tá aqui uma contradição ? Porque quando se mete sport normalmente pisa-se mais, daí gastar mais, a questão é em andamento normal.. qual gasta mais.

                                  Também adorava experimentar...
                                  Minha culpa.
                                  Os 8.2 aos 100 contra os 8.5 aos 100 não é consumo, é aceleração...


                                  Nunca fiz um teste a sério para poder dar uma resposta objectiva. Mas tenho reparado invariavelmente que os consumos instantâneos são mais elevados com o modo Sport ligado, mesmo em condução normal...

                                  Michael
                                  Editado pela última vez por Mik; 21 May 2008, 21:36.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ok obrigado pela atenção Mik.

                                    Comentário

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