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Visibilidade (ou falta dela) devido ao pilar "A"

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    Visibilidade (ou falta dela) devido ao pilar "A"

    Por vezes quando vou a conduzir, e especialmente a virar p/o lado esquerdo em curvas, acontece-me não conseguir ver nada bem a faixa contrária nem eventuais carros que venham nessa curva em sentido contrário, devido ao raio do pilar dianteiro esquerdo, dependendo claro está, do ângulo da curva em questão.

    Acontece-me particularmente no carro que possuo actualmente, por ter um pilar bastante largo e comprido, algo que é bastante comum nos dias de hoje, em várias marcas e vários tipos de carro. No carro que possuía anteriormente, como tinha um pilar bem mais "magro", não notava tanto isto.

    Verifico que este facto, devido ao pilar poder ocupar grande parte da faixa de visão, pode impedir uma manobra rápida em caso de qualquer problema na trajectória, seja a minha, ou a de um eventual carro que venha em sentido contrário.

    Já em relação ao pilar direito e às curvas p/a direita não sinto este problema, obviamente devido a este estar a uma maior distância e o pára-brisas permitir um bom ângulo de visão nestas curvas.

    Vocês também já notaram isto? E faz-vos confusão? Ou nem por isso? Acham que as marcas deveriam repensar este pormenor dos pilares? Será só mesmo embirração minha?

    #2
    Eu noto no meu Honda de 1995, e o pilar nem é muito grosso relativamente aos automóveis modernos.
    No meu K10 é bastante mais fácil.
    O pior que já conduzi foi o Seat ibiza. É um pilar grosso e muito deitado.

    Comentário


      #3
      Já me aconteceu uma situação complicada com uma curva à esquerda, uma passadeira, carros parados no sentido inverso e putos a surgir por entre os carros.

      O pilar A grosso da Partner não me ajudou a descortinar os putos, que me pregaram um cagaço.

      No meu carro, o problema não é tão grave, pois ainda é daqueles chassos que não tem um pilar A grosso e "deitado" como os dos "electrodomésticos" actuais.

      Comentário


        #4
        Esta é uma boa questão e que, por certo, já causou calafrios a muitos de nós, precisamente porque esse malfadado pilar A não deixa ver nada por detrás dele.

        Penso que já existe tecnologia suficiente para tornar esse pilar "invisível" e permitir ver "através dele", designadamente com recurso a câmaras vídeo e à respectiva transmissão da imagem exibida num ecrân colocado no interior do mesmo.

        Comentário


          #5
          Chega em alguns carros a ser preocupante.
          E já agora o B, em alguns carros é mto largo.

          Comentário


            #6
            Volvo SCC

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              #7
              Também já reparei nisso, mais no Safrane do que no 106. A minha casa fica nuns caminhos um pouco estreitos, e com muitas curvas, e às vezes torna-se dificil ver ao curvar para a esquerda. Já tive alguns toques à custa disso, mas nada de muito grave, só porque ia devagar.

              Comentário


                #8
                Não é só contigo. Com os carros actuais esse problema é cada vez maior, porque os pilares são construidos de forma a suportar maiores forças, fazendo-nos passar por calafrios.

                Para além disso, a forma de alguns pilares, próximos do formato de monovolume também não ajudam.

                A volvo desenvolveu uma solução interessante no prototipo do C30.
                02_Volvo_SCC.jpg

                Mas estéticamente é discutivel.

                EDIT: já vi que a foto foi postada acima pelo nitrofurano

                Comentário


                  #9
                  Isso penso que acontece em todos os carros, mais nuns que outros como é normal.

                  No meu Fabia também tenho esse problema em certas curvas. É confiar na virgem ou abrandar.

                  Comentário


                    #10
                    No alfa os pilares são fininhos, mas no C3 ás vezes era um "vê se te avias"...

                    No C3 corta um bocado a visibilidae...

                    Num Mazda 2 por exemplo não noto tanto o pilar A...

                    Comentário


                      #11
                      Já me aconteceu por várias vezes, ao entrar em rotundas, ser surpreendido por um carro vindo do lado esquerdo.

                      Eu bem olhei antes... mas não vi nada

                      Não sei se é do pilar se da velhice

                      Agora olho sempre três vezes

                      Comentário


                        #12
                        Eu queixo-me disso no Punto MK2... mais ao início, fui-me habituando.

                        Comentário


                          #13
                          No Colt sinto algumas dificuldades em curvas apertadas para a esquerda porque ficas com o pilar A mesmo em frente ao teu campo de visão!

                          Comentário


                            #14
                            Aqui na firma temos uma Berlingo Multispace e aquilo tem uns pilares A de tal forma grossos que dificultam realmente a visibilidade.

                            Comentário


                              #15
                              conduzam uma Fiat Idea ou uma Lancia Musa e depois venham falar comigo. Até mete medo!

                              Comentário


                                #16


                                Estéticamente discútivel, foi de longe o carro que conduzi mais fácil neste aspecto

                                Comentário


                                  #17
                                  Um mal dos carros de hoje em dia.
                                  Para garantir a integridade da célula de sobrevivência, o pilar A é dos elementos mais fundamentais para tal, daí o facto de o mesmo ter vindo a aumentar de dimensão de forma considerável.

                                  Chateia imenso a visibilidade.
                                  COnduzi bastante as várias gerações do Punto, inclusivé o mais recente GPunto, e o problema tem-se agravado ao longo de cada geração.
                                  A visibilidade geral do GPunto, é mesmo má, em curvas e manobras de estacionamento (vale-lhe uns bons retrovisores). É um carro que só tem boa visibilidade para a frente.

                                  Mesmo no meu Miata, apesar de ser um projecto antigo, aquele pilar A reforçado, chateia em algumas situações (é bastante largo), mas mesmo assim, devido à sua posição mais vertical que o habitual nos carros actuais, não afecta tanto como seria de esperar.

                                  Soluções para isto?
                                  Bem, não nos podemos livrar do pilar A. A Volvo tem essa solução, mas não é viavel do ponto de vista industrial (tendo em conta as declarações deles).

                                  A solução passará, a meu ver por 2 caminhos:

                                  Tranformar um pilar em dois, pelo menos em monovolumes poderá ser mais viável. EM vez de 1 largo, ter 2 mais estreitos que garantam os mesmos niveis de rigidez/integridade.

                                  Materiais. Com as tecnologias a evoluirem e a permitirem maior solidez na união entre materiais diferentes, poderíamos ter um pilar A em outro material, que garantisse os mesmos niveis de rigidez/integridade, mas usando menos material.

                                  Poderá haver uma 3ª solução, que passa pelo pára-brisas, mudando o material de vidro para policarbonato de alta-resistência, o que permite maiores facilidades em termos de moldagem, e permitindo assim um pilar mais vertical, que acaba por prejudicar menos a visibiliade.

                                  A solução encontrada pela Peugeot para o concept RC parece-me bem
                                  rc.jpg
                                  Editado pela última vez por crash; 26 May 2008, 10:27.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Num fiat uno que uso ás vezes tenho esse problema, mas mais por causa de puxar o banco quase todo para tras e fico mesmo ao lado do pilar, para olhar para a esquerda tenho sempre que me dobrar para a frente..

                                    Comentário


                                      #19
                                      acontece-me muito!

                                      em curvas para a esquerda ja começo a olhar pelo vidro lateral!

                                      é perigoso particularmente em cidade, porque nao vemos se vai uma pessoa numa passadeira, por exemplo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Já numa ou noutra vez apanhei sustos em curvas p/a esquerda. Nada de especial, mas é complicado irmos a virar nas calmas e assim de repente vermos que está lá algo que não tínhamos visto por causa do raio do pilar. Daí que em manobras mais apertadas p/a esquerda ou em locais urbanos mais congestionados, já tenho muito cuidadinho por causa disto.

                                        Mas realmente deve ser complicado dar a volta à questão. A solução que aqui foi dita de 2 pilares mais finos e afastados em vez de um grosso parece-me interessante, mas se calhar não é viável a sua implementação, não sei. Resta esperar que as marcas vão apresentando algumas soluções alternativas...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Atrapalho-me um pouco em cidade com o 407, não tanto pela grossura (já de si grande) mas também por ser bastante deitado, o q corta bastante área visual nos cruzamentos.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Dos carros que já conduzi, o pilar que afectou mais a minha visibilidade foi o do Citroen C3. O meu novo 308 também me faz um pouco de confusão pois o meu carro anterior era um Corsa B com um pilar bem estreitinho.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu também me queixo do mesmo. Tenho um Peugeot 207 CC e a visibilidade é muito reduzida devido aos pilares muito largos, ainda por cima com o pára-brisas rebaixado para lhe dar o look coupé.

                                              No início pensei que fosse apenas uma questão de hábito, mas já tenho o carro há um mês e não me parece que o campo de visão vá melhorar.

                                              Já apanhei um susto ao mudar de faixa porque simplesmente não conseguia ver o outro carro. Os pilares traseiros, nem se fala... mesmo olhando por cima do ombro não vejo grande coisa. Acho que é uma questão de ter cuidados redobrados, adoro o meu carro e não o trocava por nada. :P

                                              Comentário


                                                #24
                                                O Fit não é tão ruim, mas não é exemplar.

                                                O Fox era um show nesse aspecto. Nenhum carro que eu conheço conseguiu ser tão ruim nesse campo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Da primeira vez que conduzi a Transit Connect, ia tendo um acidente ao entrar numa rotunda, isto porque olhei para a esquerda e não vi ninguém, embora estivesse um carro a entrar na rotunda pela minha esquerda estando o pilar a tapa-lo. No entanto só me aconteceu uma vez dado que como sei que me tapa o angulo de visao sempre tento fazer uma ginastica em casos que é preciso para compensar essa perda.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    No C3 é bem grosso..custa mesmo a ver...uma vez ia atropelando uma pessoa na passadeira..pq ia muito devagar..e o pilar ia a tampar a pessoa a atravessar à medida que o carro avançava..já só parei em cima quase da pessoa..pq quem eu levava me avisou..e disse que reparou que eu tava a olhar para a frente..mas nao parecia tar a ver a pessoa..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu por vezes também tenho dificuldades em ver no meu carro, mas o pior que já vi foi mesmo o novo Leon.. Muito largo e inclinado..

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nos carros que conduzi nunca notei grande perda. Nos meus carros actuais:

                                                        Xedos 9 (super visibilidade), na A4 B6 -perda de visibilidade à direita no pilar B, literalmente tenho de espreitar quase por cima do volante em cruzamentos muito em cima.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          No meu Corsa GTC não se vê nada bem as diagonais dianteiras (é como o Leon), já tive para levar umas pessoas à frente ao mudar de direcção...
                                                          E as diagonais traseiras são ainda piores, os pilares são muito grossos, parecem as do Saab 93 Cabrio cá de casa (ou seja, péssimas).

                                                          E no Corsa não se vê o capot de nenhuma posição, mas tudo isto é uma questão de hábito. Mas a verdade é que estacionava o meu anterior carro (Volvo 460) com mais facilidade, apesar de ter mais meio metro do que o Corsa - 4m do Corsa contra 4,5m do Volvo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O pior que já passou cá por casa, nesse aspecto, foi sem dúvida alguma o Meriva... Aquele pilar A..

                                                            O meu pai, uma pessoa relativamente alta 1.75, uma vez ao entrar numa rotunda, pura e simplesmente não viu o condutor que estava dentro da rotunda, por culpa do pilar...Foi cá uma travagem...

                                                            Já à minha mãe, não lhe afectava tanto pois é mais baixa e conseguia ver melhor, mesmo assim ainda apanhou alguns cagaços...

                                                            O Corsa B é que é bom...pilar A bem fininho..

                                                            O novo Ibiza também não me parece muito bom...

                                                            Já agora, para os mais entendidos, como é o da C4 picasso? Ele é largo, mas por outro lado, a superfície vidrada também é bastante grande...

                                                            Comentário

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