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    Oficina ideal

    Boas,
    Se precisarem de efectuar uma revisão ao vosso carro e tiverem que escolher uma oficina independente, quais os factores que levariam em conta?

    Confiança, conhecimento das pessoas, preços, ofertas, descontos, campanhas de crédito para pagamento.????

    E na vossa opinião, como poderia uma oficina dar conhecimento aos clientes das suas ofertas?

    E já agora, que palavras chave gostariam de ouvir, que os conseguisse levar o vosso "menino" à revisão com confiança.

    Obrigado;

    E já agora, as palavras "de borla", "pague daqui a 2 anos" e companhia, não são válidas ;).

    #2
    Bom atendimento, qualidade e preços justos

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      #3
      Conhecimento das pessoas /competência

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        #4
        POsteres de gajas boas!Lol

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          #5
          Para mim, a oficina independente ideal é aquela que, em primeiro lugar, seja de confiança, competente, que as pessoas sejam simpáticas, atenciosas e profissionais e que a oficina esteja minimamente apetrechada de maquinaria.

          Hoje em dia, considero que uma oficina de "rua" que não esteja munida de equipamento adequado, como por exemplo, equipamento para ligar o carro e diagnosticar a parte electrónica, apresenta uma falha (não duvidando das restantes qualidades em termos mecânicos e de confiança).

          Em segundo lugar, acho que é sempre bom que os preços sejam em conta. Quanto muito, aceito plenamente pagar o preço justo (mesmo que não seja mais baixo em relação a oficinas de marca), desde que fique satisfeito com a qualidade de serviço prestada. Quem não concorda que mais vale pagar para ser bem servido?

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            #6
            citação:Originalmente colocada por blindness2005

            Para mim, a oficina independente ideal é aquela que, em primeiro lugar, seja de confiança, competente, que as pessoas sejam simpáticas, atenciosas e profissionais e que a oficina esteja minimamente apetrechada de maquinaria.

            Hoje em dia, considero que uma oficina de "rua" que não esteja munida de equipamento adequado, como por exemplo, equipamento para ligar o carro e diagnosticar a parte electrónica, apresenta uma falha (não duvidando das restantes qualidades em termos mecânicos e de confiança).

            Em segundo lugar, acho que é sempre bom que os preços sejam em conta. Quanto muito, aceito plenamente pagar o preço justo (mesmo que não seja mais baixo em relação a oficinas de marca), desde que fique satisfeito com a qualidade de serviço prestada. Quem não concorda que mais vale pagar para ser bem servido?
            Eu concordo[8D]

            Comentário


              #7
              Uma oficina com bom aspecto é meio caminho andado para mim.

              Se o trabalho for reconhecido ainda melhor.

              Um bom site na net, com bom aspecto, e PREÇOS ajuda sempre. Pq já com preços despistas os que não querem nada, pq já s´+o liga, ou vai quem quer mesmo.

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                #8
                Confiança nas pessoas que lá trabalham.

                1 Abraço da Serra da Estrelaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

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                  #9
                  Francamente o mais importante para mim é a confiança na qualidade técnica de quem lá trabalha e na existência dos equipamentos de diagnóstico adequados (ao carro e à intervenção necessária).

                  Obviamente depende da intervenção em causa. Se for para mudar o óleo e o filtro, então qualquer "chafarica" serve desde que use o óleo que eu quero ou me permita levar o óleo que entretanto comprei a 5€/litro num supermercado. :D

                  Como é que se conquista inicialmente essa confiança? Pois, é complicado, serão vários factores a influenciar mas há sempre qualquer coisa que nos impele a lá ir uma 1ª vez e depois ficar fidelizado ou não, quanto mais não seja o factor proximidade (ou de casa ou do local de trabalho ou algures no caminho).

                  Acho que conta muito a opinião de pessoas amigas/conhecidas que já lá tenham ido, o facto de eventualmente conhecermos alguém que lá trabalhe (ou até o dono) e de quem tenhamos boas referências (pessoais ou de terceiros). Uma boa imagem também ajuda muito a cativar clientes, oficinas limpas (dentro do possível) e iluminadas. Claro que o preço horário também convém que seja inferior ao praticado nos reparadores oficiais senão não vale muito a pena optar por quem não estará, normalmente, permanentemente actualizado em relação à nossa viatura (nos casos em que não será apenas mudar óleos e travões, embraiagens, etc.)


                  Palavras chave... "Especialista em..."

                  Meios publicitários: site (bem feitinho, embora sem necessidade de exageros); imprensa (Ocasião, Usauto, Dica, Metro, AutoHoje, AutoFoco, Turbo, Correio da Manhã, etc.); panfletos a distribuir na rua e caixas de correio da zona em que se insere cada sucursal (aproveitar para uma campanha de lançamento com 20% de desconto em peças e M.O. - o pessoal gosta muito de descontos :D).


                  Sei lá... pah... arranja isso de maneira que não fique muito longe de mim porque eu até iria lá.

                  Comentário


                    #10
                    Uma que tenha uma boa relação Qualidade/Preço/Disponibilidade/Tempo de execução/Simpatia

                    Comentário


                      #11
                      Agradeço desde já as opiniões.

                      Comentando algumas, não em jeito de critica, mas talvez em jeito de explicação, a confiança, equipamento, competência, limpeza etc etc etc são hoje em dia, não factores importantes, mas factores cruciais, indispensáveis e necessariamente obrigatórios em qualquer negócio.
                      É a mesma coisa que quando chegam a oficina e pedem desconto porque pagam (ou seja, considera-se no mundo de hoje que pagar é uma mais valia enquanto deveria ser considerado o normal).
                      Daí que, a partida, até prova em contrario somos todos honestos, competentes, profissionais etc etc, só após experimentar poderemos constactar ou não essas virtudes.
                      Daí que o problema é levar os clientes a experimentar, depois depende do cumprimento desses tais factores....

                      O CL, talvez pelo seu conhecimento mais técnico de oficinas tenha falado alguns pontos importantes, tais como o problema do cliente levar o óleo, o problema de qualquer chafarica servir para certos trabalhos e a problemática de que, quando é complicado então recorre-se em aos profissionais, pois esses se falharem, tem responsabilidades etc etc, e o problema de o levar a primeira vez a testar.

                      Em relação ao que falam que mais vale pagar para ser bem servido, isso é numa fase posterior, quando os níveis de satisfação tiverem bem lá em cima e a carteira o permitir...

                      Nesse caso, e adaptando a realidade desta oficina, passarei a explicar o pretendido.

                      A oficina existe, mas não existe como principal negócio da empresa, serve como apoio, após venda de um stand de usados.
                      Ora, devido a vários factores, seja pelo decréscimo das vendas, seja pelo alargamento dos prazos de revisão, seja pelo cada vez mais caro e necessário equipamento de diagnóstico, seja pelo aumento da carga fiscal, há que fazer algo para aumentar o serviço.

                      Porém, não se pretende com isso abrir ao público "em geral", pois atrás virá um tipo de cliente "desconhecido" aumentando a cada vez maior problemática do recebimento/dividas.

                      E isto porquê: A empresa começou no seus primeiros tempos (pós 25 abril)com oficina em que se foi adaptando às condições de mercado e em 1984 tinha cerca de 4000 contos de cobranças difíceis (em 1984 um apartamento custava isso, um mercedes custava um bocadinho menos).
                      Os tempos foram mudando, a empresa começou a funcionar com os bons pagadores e a acomodar-se aos clientes já com histórico, ao apoio às viaturas vendidas etc etc.
                      Entretanto, o mercado está em baixa novamente, há que agir (como se diz agora, ser próactivos), em vez de acompanhar o mercado.
                      Daí, para que não se caía novamente no risco de créditos dificeis, se queira recuperar os clientes com histórico.
                      Posso-lhe dizer que a base de dados dos últimos 5 anos tem mais de 300 nomes de bons clientes (os tais supostamente bons pagadores), e a empresa poderá ter capacidade de resposta competente de 20 até 40% deles (acrescentando aos já existentes, e dependendo do tipo de revisões pretendidas).
                      Isto para que se mantenha os níveis de qualidade pretendidos.

                      Daí que um simples carta acompanhado de um telefonema, de uma visita, de um checkup gratuito sirva em detrimento da procura "em massas" pela internet, jornais etc etc...

                      Então, no final o que se pretende?

                      Saber o que dizer nessa carta, nesse telefonema, nessa visita que consiga cativar os antigos clientes a voltar a assistir a sua viatura (comprada na empresa ou até mesmo as do agregado familiar/vizinhos que não tenham sido compradas lá).

                      A minha ideia é:

                      10% desconto sobre o total da factura

                      oferta lavagem após revisão

                      Checkups gratuitos

                      Facilidades pagamento 2 vezes sem juros (daí ser importante conhecer a quem se facilita)

                      Diagnósticos Gratuitos

                      Lembram-se de mais?

                      Obrigado

                      Comentário


                        #12
                        Alem de competentes tem de estar bem equipados , pois uma oficina actual sem equipamento de diagnostico e afins não vai a lado nenhum nem merece confiança pois leva a crer que só serve para reparar coisas básicas e muitas vezes esses mecanicos não teem conhecinemtos teoricos nem praticos das novas tecnologias das quais sao a principal causa de problemas actualmente, não estou com isto a querer generalizar todos tb sei que existem muito boas oficinas sem grandes Hightech!
                        Outra questão é de nem sempre as marcas disponibilizar uma base de dados ou informação suficente para se aprender novas tecnologias dos seus veiculos levando a ter que ser necessário recorrer á marca em certas ocasioes ou ter de adquirir informação e equipamento "ThirdParty"......tb temos que ver os custos dos equipamentos modernos e a formação necessária para tal!

                        Comentário


                          #13
                          Oficina Ideal:

                          Onde eu faço a manutenção da Mazda!

                          Porquê:

                          - Porque chego lá de paraquedas e sou sempre bem atendido = muita disponibilidade e simpatia.
                          - Porque são muito competentes e não tenho nada a apontar do trabalho prestado.
                          - Porque me lavam o carro sem lhes pedir e sem cobrar nada, e fico sempre satisfeito com isso, mesmo que eu gaste ZERO na oficina.
                          - Porque 2 dias depois o chefe da oficina liga-me SEMPRE para saber se estava satisfeito com o trabalho e até se aquele barulho irritante que eles tiraram está de facto resolvido.
                          - Porque me fazem descontos bons na mão de obra.

                          ;))

                          Comentário


                            #14
                            Para mim estar limpa, não sei porque, dá me logo confiança, nem que seja uma porcaria o serviço!

                            Comentário


                              #15
                              Diagnósticos e Orçamentos Gratuitos é quase "obrigatório".

                              Tentativa do "Arranjo na Hora" (Tipo pequenos furos... Pastilhas nas lonas) E um ou outra arranjo simples e que possa ser feito na Hora.



                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por DESCONHECIDO

                                Lembram-se de mais?

                                Pah... assim de repente... arranjavas-me aí um "tacho" e a gente tratava disso, do marketing, etc.

                                :D

                                Comentário


                                  #17
                                  Acho que nestas coisas o passa a palavra é o que funciona melhor!

                                  Acho que os funcionários das oficinas que lidam com o público directamente tem de ter sempre uma atenção especial no trato pessoal!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Tb é importante uma oficina que tenha os planos de manutenção de cada veiculos, para uma pessoa poder assitir o seu veiculo de acordo com o plano do fabricante, mas fora da oficina da marca. Com garantias de que fica um serviço bem feito.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu tenho mais uma que para mim é fundamental.

                                      Horário pós-laboral.

                                      Seria muito bom ter (eu tenho) uma oficina aberta das 19H00 às 24H00.

                                      Mudanças de óleo, pneus, luzes, bla bla, podem ser feitas a essas horas, sem prezuijo do cliente. Era sem dúvida uma mais valia.

                                      Para reparações maiores, um carro de cortesia (não precisa de ser uma bomba, apenas desenrascar!).

                                      Assinatura de uma folha de serviço, que responsabiliza o mecanico pelas operações efectuadas ao automovel, e a entrega das peças trocadas, garantindo assim total transparencia.

                                      Serviço de concierge (a pagantes) e oferta da lavagem do carro também me levariam a ir à oficina.

                                      O pessoal já nem está muito virado para os preços. O pessoal quer é um serviço de qualidade e transparencia.

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por SilverArrow

                                        Tb é importante uma oficina que tenha os planos de manutenção de cada veiculos, para uma pessoa poder assitir o seu veiculo de acordo com o plano do fabricante, mas fora da oficina da marca. Com garantias de que fica um serviço bem feito.

                                        Os planos de manutenção já existem, o equipamento já existe, o know how também existe (obviamente que não sabemos tudo, mas quem é que sabe? - e quem não sabe pergunta, sabes que neste mundo conhecemos os chefes/mecanicos/recepcionistas de cada marca, em que há sempre uma achega)

                                        Quanto ao tacho CL, nesta altura comemos todos num pires de café, mas já te disse uma vez, vem ter comigo que um café é sempre disponibilizado para um amigo do forum (nem que seja pela partilha da rover - Trabalhei com eles 10 anos).

                                        Quanto ao passa palavra e simpatia, Mazda6, é verdade, mas não é só por aí, precisamos de cativar a primeira vez e o passa palavra já não chega, queremos o patamar acima.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ora bem, se estou a entender correctamente, o objectivo é voltar a trazer os clientes que por alguma razão deixaram de lá ir, certo?
                                          Aqueles que se sabe que pagam mas que deixaram de frequentar a oficina.

                                          Penso que antes de se fazer uma qualquer promoção, deverias segmentar os clientes. Estamos a falar de quê? Particulares, empresas, instituições, o quê? Novos, velhos, o que é que fazem na vida, que tipo de carro conduzem? O que é que valorizam?

                                          Ou seja, penso que terás muito mais sucesso se analisares os teus clientes do que perguntares aqui...

                                          Para mim, e acho que para muitos dos que frequentam este lugarejo, é importante alguma bagagem (background/conhecimento) de quem mexe nos nossos carros. Daí que face à nova legislação deverias ter em atenção a figura do reparador autorizado. Ou seja, o meio caminho entre o Manel GT e a oficina do stand. Mas nisto já estou a divagar um pouco, porque já estou a falar de posicionamento...
                                          Um bonito quadro na entrada da oficina com as fotos dos mecânicos e as suas competências valeria para mim muito mais que um check up gratuito...

                                          Mas se o objectivo é chamar, e almejas uma taxa de 20 a 40% de sucesso:
                                          - cobrar um valor simbólico ou nulo para a mão de obra (com um limite como é lógico) na primeira intervenção
                                          - oferecer um teste de potência
                                          - não sei se têm bate chapas, mas oferecer a reparação de uma mossa
                                          - oferta de 2 ou 3 vales de desconto (para "obrigar" o cliente a voltar) em produtos onde a margem seja maior

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                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por jcpr

                                            Eu tenho mais uma que para mim é fundamental.

                                            Horário pós-laboral.

                                            Seria muito bom ter (eu tenho) uma oficina aberta das 19H00 às 24H00.

                                            Mudanças de óleo, pneus, luzes, bla bla, podem ser feitas a essas horas, sem prezuijo do cliente. Era sem dúvida uma mais valia.

                                            Para reparações maiores, um carro de cortesia (não precisa de ser uma bomba, apenas desenrascar!).

                                            Assinatura de uma folha de serviço, que responsabiliza o mecanico pelas operações efectuadas ao automovel, e a entrega das peças trocadas, garantindo assim total transparencia.

                                            Serviço de concierge (a pagantes) e oferta da lavagem do carro também me levariam a ir à oficina.

                                            O pessoal já nem está muito virado para os preços. O pessoal quer é um serviço de qualidade e transparencia.
                                            como compreendes, também me passou essa pela cabeça, mas o pós laboral, aliado a descontos e a disponibilidade do pessoal ainda não faz o meu genero heheh, ou seja, é complicado reestruturar, para já, a empresa nesse sentido.

                                            A viatura de cortesia, infelizmente trouxe-nos problemas em tempos, apenas as disponibilizamos para determinado cliente, ora era porque não prestava, ora era porque batiam e não assumiam a responsabilidade, ora porque apanhavam multas e não assumiam, era o rally etc etc.
                                            Infelizmente não existe ainda aqui nenhuma rent a car. (por ex. fariamos pelo valor de uma hora de mao de obra teriamos uma viatura ao dispor do cliente)

                                            E olha que o pessoal olha aos preços, havias de ver a cara do pessoal a pagar uma simples mudança de óleo e filtro por meia duzia de tostões com oferta de 50% mão obra

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                                              #23
                                              Só queria acrescentar mais uma coisa ao que foi dito.
                                              Passar factura :D
                                              E tratarem o carro como se fosse deles ( acho que aqui diz tudo).

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                                                #24
                                                Desconhecido: se procuras um serviço de consultoria para desenvolvimento do marketing de uma oficina manda PM. Há inúmeras coisas que se podem fazer mas como é evidente não são coisas que se pondem explicar aqui. Trabalho com uma pessoa altamente qualificada e experiente nesta área em particular (foi consultor de diversas empresas de reparação rápida que se implementaram em Pt noa últimos anos) podemos falar nisso se quiseres.




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                                                  #25
                                                  - flexibilidade horária (a maior parte das pessoas esta ocupada durante o dia e pode não ter disponibilidade nas horas "comuns")

                                                  - Limpeza/aspecto da oficina

                                                  - Orçamentar na hora / preços bem visiveis (sem surpresas posteriores)

                                                  - Findo o serviço, carro lavadinho por dentro e por fora à borliu

                                                  Ja encontrei esta oficina ehehehehe

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                                                    #26
                                                    Realmente tudo o que aqui foi dito é verdade mas o problema é que na maioria dos casos, as oficinas tentam se adaptar dentro dos meio disponiveis.
                                                    Excepto os grandes grupos economicos, que podem investir grandes quantidades de dinheiro em equipamentos de diagnostico, maquinas e tudo mais, a grande parte das oficinas não dispõe desse capital.
                                                    Claro que todos gostariamos de ter uma oficina hi-tech, com optimas promoções, a trabalhar afterhours, boas ofertas, etc, mas isso não está ao alcance da maioria de quem montou uma oficina com o dinheiro que tinha ou recebeu, ou o mecanico que tentou a sorte, saiu do concessionario e montou uma oficina.
                                                    Como podem comprovar pelos muitos posts e comentarios que por aqui passaram, há tambem muitas oficinas, com recomendaçoes, de concessionarios, de grandes grupos e no final são as reclamações que lemos e que sabemos.

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                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por Y

                                                      Ora bem, se estou a entender correctamente, o objectivo é voltar a trazer os clientes que por alguma razão deixaram de lá ir, certo?
                                                      Aqueles que se sabe que pagam mas que deixaram de frequentar a oficina.

                                                      Penso que antes de se fazer uma qualquer promoção, deverias segmentar os clientes. Estamos a falar de quê? Particulares, empresas, instituições, o quê? Novos, velhos, o que é que fazem na vida, que tipo de carro conduzem? O que é que valorizam?

                                                      Ou seja, penso que terás muito mais sucesso se analisares os teus clientes do que perguntares aqui...

                                                      Para mim, e acho que para muitos dos que frequentam este lugarejo, é importante alguma bagagem (background/conhecimento) de quem mexe nos nossos carros. Daí que face à nova legislação deverias ter em atenção a figura do reparador autorizado. Ou seja, o meio caminho entre o Manel GT e a oficina do stand. Mas nisto já estou a divagar um pouco, porque já estou a falar de posicionamento...
                                                      Um bonito quadro na entrada da oficina com as fotos dos mecânicos e as suas competências valeria para mim muito mais que um check up gratuito...

                                                      Mas se o objectivo é chamar, e almejas uma taxa de 20 a 40% de sucesso:
                                                      - cobrar um valor simbólico ou nulo para a mão de obra (com um limite como é lógico) na primeira intervenção
                                                      - oferecer um teste de potência
                                                      - não sei se têm bate chapas, mas oferecer a reparação de uma mossa
                                                      - oferta de 2 ou 3 vales de desconto (para "obrigar" o cliente a voltar) em produtos onde a margem seja maior
                                                      Tás lá, gostei, questões importantes.

                                                      Obviamente que analisei os clientes, daí que tenha 3 cartas tipo que irei dividir entre eles, ou seja existe basicamente 3 perfis.

                                                      A questão da certificação, ainda não, pela questão que não acredito no processo, ou seja, a certificação é importante, mas não pelo caminho que a estão a tentar impor (as empresas certificadoras).

                                                      A questão do quadro, não sei, vou pensar, obrigado.

                                                      A questão do sucesso em perguntar aqui, é que apesar das cartas estarem elaboradas, há sempre qualquer coisa a mudar e nada melhor que perguntar a utilizadores, não achas, poderei e conseguirem de certeza tirar ideias muito boas destas nossas conversas.

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                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por neoxic

                                                        Desconhecido: se procuras um serviço de consultoria para desenvolvimento do marketing de uma oficina manda PM. Há inúmeras coisas que se podem fazer mas como é evidente não são coisas que se pondem explicar aqui. Trabalho com uma pessoa altamente qualificada e experiente nesta área em particular (foi consultor de diversas empresas de reparação rápida que se implementaram em Pt noa últimos anos) podemos falar nisso se quiseres.


                                                        Agradeço, mas a intenção para já é trabalhar com custos baixos, controlados.

                                                        citação:Realmente tudo o que aqui foi dito é verdade mas o problema é que na maioria dos casos, as oficinas tentam se adaptar dentro dos meio disponiveis.
                                                        Excepto os grandes grupos economicos, que podem investir grandes quantidades de dinheiro em equipamentos de diagnostico, maquinas e tudo mais, a grande parte das oficinas não dispõe desse capital.
                                                        Claro que todos gostariamos de ter uma oficina hi-tech, com optimas promoções, a trabalhar afterhours, boas ofertas, etc, mas isso não está ao alcance da maioria de quem montou uma oficina com o dinheiro que tinha ou recebeu, ou o mecanico que tentou a sorte, saiu do concessionario e montou uma oficina.
                                                        Como podem comprovar pelos muitos posts e comentarios que por aqui passaram, há tambem muitas oficinas, com recomendaçoes, de concessionarios, de grandes grupos e no final são as reclamações que lemos e que sabemos.
                                                        Delmonico, disseste tudo....

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                                                          #29
                                                          Bem agora divagando um pouco.

                                                          A Oficina ideal (como diz o título) é um onde o carro venha melhor que novo e seja grátis. Hehehhehe


                                                          Por acaso a ideia dos vales de desconto em peças com mais margem, é bastante boa. Chama o cliente para uma 2 intervenção e ficam ambos a ganhar.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            DESCONHECIDO

                                                            Já vi que estamos no mesmo ramo.
                                                            Li o que por aqui se escreveu mas por vezes a teorica é mais facil do que a pratica.
                                                            Quando se tem uma porta aberta, neste caso uma oficina, alem de termos de ofereçer o melhor serviço possivel, gostariamos tambem de ter todos os equipamentos e gadgets existentes, mas o problema é que os custos são demasiado altos para virem a ser rentabilizados.
                                                            Quando ás oficinas de grupos, franchising e concessionarios, os meus algums anos de experiencia no ramo, e alguma bem de perto com algumas destas oficinas, digo que há muito fogo de vista.
                                                            Tem tudo e mais alguma coisa, certificados, maquinas, etc mas depois o funcionamento e o serviço deixa muito a desejar.

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