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Carro eléctrico? Já em Portugal?

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    Carro eléctrico? Já em Portugal?

    Acabei de vir de um encontro de negócios com uma pessoa colega que veio a Portugal, e ele disse-me que viu dois carros com grandes letreiros a dizer: "100% eléctrico" a circular em Lisboa pela tarde!

    Disse-me que até tirou fotografias, o que claro que disse para me mandar por mail. Procurei pela net, mas o melhor que consegui foi ver notícias sobre o Triac, um carro elétrico que eve começar a ser vendido, mas com 3 rodas; se fosse o caso, ele tinha referido.

    Alguém sabe de alguma coisa?

    #2
    recebi ha poucos dias um email sobre uns carros produzidos pela GM nos EUA, que eram 100% electricos. Isto a meio da decada de 90...mas pelo que o email diz estes carros foram adquiridos/comprados aos seus proprietários, pois não era um bom negócio para a industria petrolifera ...

    e depois ve-se nas fotos os carros que a GM "retirou" aos proprietarios todos amassados e prontos para a reciclagem,,,

    EV1.jpg
    EV1_01.jpg
    EV1_02.jpg
    EV1_03.JPG
    Editado pela última vez por DedraMPI; 29 May 2008, 01:03.

    Comentário


      #3
      os correios de portugal já tiveram carros eléctricos a distribuir correio.
      na prática o único interesse era uma redução do ruído e da poluição do ar nos locais por onde passa, já que para produzir a electricidade que os faz andar é preciso recorrer a fontes de energia poluentes.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
        Acabei de vir de um encontro de negócios com uma pessoa colega que veio a Portugal, e ele disse-me que viu dois carros com grandes letreiros a dizer: "100% eléctrico" a circular em Lisboa pela tarde!
        Vais ver ...eram os "eléctricos" da 24 de Julho.


        Infelizmente a indústria do petróleo (os verdadeiros donos deste planeta) e os construtores, não estão muito interessados em carros eléctricos. Os primeiros, por ganância (continuaríamos a consumir petróleo para gerar electricidade), os segundos pela quase ausência de manutenção de carros eléctricos.
        Assim não fosse e existiriam muitos mais projectos como o da Tesla Motors:
        www.teslamotors.com
        ..que infelizmente é um desportivo cáro.

        Michael

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
          os correios de portugal já tiveram carros eléctricos a distribuir correio.
          na prática o único interesse era uma redução do ruído e da poluição do ar nos locais por onde passa, já que para produzir a electricidade que os faz andar é preciso recorrer a fontes de energia poluentes.
          Actualmente sim, mas ao menos é mais fácil substituir essas fontes por fontes de energia limpas e renováveis, enquanto que os carros actuais são certos que produzem poluição.

          Eu honestamente estou interessado em comprar um, se houvesse já a vender. Já estou a ver esses Triacs, e daqui a 2 anos a Nissan pelo que li já quer ter um carro eléctrico no mercado.

          DedraMPI, o carro elétrico que referiste é o EV1, e deves ter visto foi o filme "What killed the Electric Car?". Mas com este crescimento brutal do preço do petróleo, há-de chegar a um ponto que o lobby petrolífero não conseguirá aguentar a procura esmagadora que há por carros elétricos, e os primeiros fabricantes a colocar bons modelos no mercado farão muitas vendas.

          Comentário


            #6
            Eu gostei desta noticia.

            http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php...palavra=&ver=1

            Pode ser que resulte e comece a alastrar.

            Comentário


              #7
              Nem mais

              coloquei umas fotos dele





              Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post
              Actualmente sim, mas ao menos é mais fácil substituir essas fontes por fontes de energia limpas e renováveis, enquanto que os carros actuais são certos que produzem poluição.

              Eu honestamente estou interessado em comprar um, se houvesse já a vender. Já estou a ver esses Triacs, e daqui a 2 anos a Nissan pelo que li já quer ter um carro eléctrico no mercado.

              DedraMPI, o carro elétrico que referiste é o EV1, e deves ter visto foi o filme "What killed the Electric Car?". Mas com este crescimento brutal do preço do petróleo, há-de chegar a um ponto que o lobby petrolífero não conseguirá aguentar a procura esmagadora que há por carros elétricos, e os primeiros fabricantes a colocar bons modelos no mercado farão muitas vendas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DedraMPI Ver Post
                recebi ha poucos dias um email sobre uns carros produzidos pela GM nos EUA, que eram 100% electricos. Isto a meio da decada de 90...mas pelo que o email diz estes carros foram adquiridos/comprados aos seus proprietários, pois não era um bom negócio para a industria petrolifera ...

                e depois ve-se nas fotos os carros que a GM "retirou" aos proprietarios todos amassados e prontos para a reciclagem,,,

                [ATTACH]33785[/ATTACH]
                [ATTACH]33786[/ATTACH]
                [ATTACH]33787[/ATTACH]
                [ATTACH]33788[/ATTACH]
                Hoje falaram-me disso... Será que é verdade?

                Comentário


                  #9
                  tambem ouvi sobre esses carros hoje a ser verdade perdemos 20 anos de evoluçao nesses carro.


                  Já agora lembro-me de á uns anos um português inventar um carro a agua e esse projecto foi completamente abafado.

                  Comentário


                    #10
                    Deviam ser Partners ou Piaggio Porters, é que a Berlingo EV foi descontinuada

                    E não me venham com as tretas das teorias da conspiração dos "senhores do petróleo", os carros eléctricos têm um grande problema, as baterias...

                    Vejam o exemplo dos carros a hidrogénio, os motores também são eléctricos só que em vez de uma bateria existe uma célula de combustível que permite uma autonomia superior e é rápido de encher tal e qual um carro normal.

                    Daqui nada vê falar do carro a água lá do outro...

                    Comentário


                      #11
                      Isto está bom é para os burros....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                        Deviam ser Partners ou Piaggio Porters, é que a Berlingo EV foi descontinuada

                        E não me venham com as tretas das teorias da conspiração dos "senhores do petróleo", os carros eléctricos têm um grande problema, as baterias...

                        Vejam o exemplo dos carros a hidrogénio, os motores também são eléctricos só que em vez de uma bateria existe uma célula de combustível que permite uma autonomia superior e é rápido de encher tal e qual um carro normal.

                        Daqui nada vê falar do carro a água lá do outro...
                        Não concordo, desculpa lá.

                        O EV1 é do tempo em que os telemóveis eram grandes barrotes de cimento. Todos andavam com Motorolas tão grandes que a malta metia no bolso para impressionar as gajas.

                        Hoje, já viste o brutal desenvolvimento nos telemóveis e nas respectivas baterias? Isto porque houve investigaçaõ e desenvolvimento sem restrições. Coisa que NUNCA aconteceu na era automóvel.

                        Se houvesse o mesmo esforço de investigação para as pinhas automóveis, já haveria carros com autonomia bem acima do que tipicamente há hoje. É tudo uma questão de vontade, investimento e procura.

                        Assim como é certo que o petróleo vai passar a barreira dos 200 dólares, é também certo que em 5 anos temos pilhas bem mais eficientes; e essa mesma investigação podia ter começado há 15 anos atrás!!!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Português ao volante Ver Post

                          Hoje, já viste o brutal desenvolvimento nos telemóveis e nas respectivas baterias? Isto porque houve investigaçaõ e desenvolvimento sem restrições. Coisa que NUNCA aconteceu na era automóvel.

                          Se houvesse o mesmo esforço de investigação para as pinhas automóveis, já haveria carros com autonomia bem acima do que tipicamente há hoje. É tudo uma questão de vontade, investimento e procura.
                          As baterias são as mesmas (ou, pelo menos, podem ser). A evolução nos telemóveis não se operou apenas a nível das baterias. Os circuitos são cada vez mais pequenos, integram mais funcionalidades, e consomem menos energia (para o que produzem).

                          A própria autonomia já não é um obstáculo. A questão, é que, para teres um carro com o desempenho e autonomia de um Tesla, por exemplo, ainda pagas uma pequena fortuna pelas baterias necessárias (é essencialmente isso que o torna caro). Entretanto, os ultra-condensadores, estão-se a afirmar, se não como substitutos, como complementos das baterias. Mas, se fosse assim tão simples desenvolver as baterias necesssárias para alimentar motores de 100KW por periodos razoáveis, e recarregá-las em tempo útil, não se perdia tempo e dinheiro a desenvolver fuel-cells.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                            E não me venham com as tretas das teorias da conspiração dos "senhores do petróleo", os carros eléctricos têm um grande problema, as baterias...
                            Nâo me leves a mal, mas essa tua saída demonstra muita ingenuidade por um lado e desconhecimento por outro.
                            Recomendo a todos os que pensam ou concordam com o 'quote' acima, o tal documentário "Who Killed The Electric Car?". ...é fácil encontrá-lo no YouTube.
                            É também muito fácil arranjar muita informação na net sobre esse e outros projectos "eléctricos".
                            Há mais de 10 anos que os carros eléctricos poderiam ser a solução de transporte pessoal para perto de 90% dos utilizadores de automóveis em mais de 90% das suas necessidades em todo o mundo.

                            Michael

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                              Nâo me leves a mal, mas essa tua saída demonstra muita ingenuidade por um lado e desconhecimento por outro.
                              Recomendo a todos os que pensam ou concordam com o 'quote' acima, o tal documentário "Who Killed The Electric Car?". ...é fácil encontrá-lo no YouTube.
                              É também muito fácil arranjar muita informação na net sobre esse e outros projectos "eléctricos".
                              Há mais de 10 anos que os carros eléctricos poderiam ser a solução de transporte pessoal para perto de 90% dos utilizadores de automóveis em mais de 90% das suas necessidades em todo o mundo.

                              Michael
                              A ingenuidade é toda tua!

                              Porque carga de água é que esse livro há-de ser uma referência?! Tens baterias que permitam fornecer energia a motores de 100KW por periodos razoáveis? E os preços? São competitivos, face a um carro idêntico dotado de um motor térmico? Era assim há 10 anos? Então, mostra lá essa tecnologia revolucionária de baterias que tornaria obsoleto o desenvolvimento de fuel-cells!.

                              E, já agora, de onde viria essa electricidade suplementar, para abastecer 90% dos automobilistas mundiais?

                              Comentário


                                #16
                                Não tenho a menor dúvida q o carro eléctrico é o futuro. A questão é QUANDO?
                                Porque a utilização no dia-a-dia é, na grande maioria dos casos, de pequenos percursos urbanos, já hoje o carro eléctrico é perfeitamente viável!!! As fontes de energia renovável já fazem parte do nosso dia a dia e estão a entrar em força na vida dos portugueses.
                                Sinceramente (esta é a minha costela americana ), estou optimista no futuro e acho que, após uma altura de conturbação, esta crise vai passar. Não se esqueçam que há novos jogadores em cena, a China, India e Brasil vão ter uma palavra muito importante a dizer, até os próprios americanos estão a ver a brasa a fugir da sardinha e vão mexer-se fortemente...
                                Há muita tecnologia que não se conhece porque está bem guardada, não convém espalhar enquanto não fôr altura que é pra render até ao último cêntimo!

                                Enquanto isso, tamos feitos ao bife...

                                Comentário


                                  #17
                                  Ah, motores de 100kw num carro seriam pra um desportivo, um eléctrico não precisaria de tanta potência quanto um MCI, lembrem-se das perdas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    A ingenuidade é toda tua!

                                    Porque carga de água é que esse livro há-de ser uma referência?! Tens baterias que permitam fornecer energia a motores de 100KW por periodos razoáveis? E os preços? São competitivos, face a um carro idêntico dotado de um motor térmico? Era assim há 10 anos? Então, mostra lá essa tecnologia revolucionária de baterias que tornaria obsoleto o desenvolvimento de fuel-cells!.

                                    E, já agora, de onde viria essa electricidade suplementar, para abastecer 90% dos automobilistas mundiais?
                                    Ora essa então não sabes ? do mesmo sitio de onde veio a energia para as baterias daquele Prius do outro tópico...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                      Ah, motores de 100kw num carro seriam pra um desportivo, um eléctrico não precisaria de tanta potência quanto um MCI, lembrem-se das perdas...
                                      É um carro como qualquer outro!

                                      Se os temos com motor térmico, a opção eléctrica só o será verdadeiramente, quando os puder efectivamente substituír!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                        Porque carga de água é que esse livro há-de ser uma referência?!
                                        Nâo é um livro, é um documentário. Como já disse é possível encontrá-lo no YouTube. Recomendo-o vivamente a todos os que não o viram como é o teu caso.

                                        Recomendo também alguma pesquisa na net sobre projectos eléctricos. Aprende-se muito.

                                        Quanto a viabilidade das baterias ...o exemplo mais conhecido talvez seja o do Tesla Roadster que tem um motor eléctrico de 185Kw (obviamente um desportivo), autonomia média de 350Km e carrega totalmente as baterias em cerca de 3h30.

                                        Os preços são sempre ditados pelo mercado ...e este é obviamente manipulado porque ainda há muito para facturar com os derivados do petróleo. Toda a sociedade está muito dependente dos lucros associados ao consumo de combustível ...como seria se os governos baixassem drasticamente a receita dos impostos sobre o consumo de derivados do petróleo?

                                        Independentemente disso, a viabilidade dos veículos eléctricos é uma realidade já antiga. ...não existe essa opção porque não é conveniente.

                                        Michael

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por koluirty Ver Post
                                          Ora essa então não sabes ? do mesmo sitio de onde veio a energia para as baterias daquele Prius do outro tópico...
                                          Das cabecinhas deles?

                                          Pois. Só pode ser.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                            Nâo é um livro, é um documentário. Como já disse é possível encontrá-lo no YouTube. Recomendo-o vivamente a todos os que não o viram como é o teu caso.
                                            É indiferente. E, mais uma vez, irrelevante, se não responde às questões que coloquei!

                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                            Recomendo também alguma pesquisa na net sobre projectos eléctricos. Aprende-se muito.
                                            Digo-te exactamente o mesmo!

                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                            Quanto a viabilidade das baterias ...o exemplo mais conhecido talvez seja o do Tesla Roadster que tem um motor eléctrico de 185Kw (obviamente um desportivo), autonomia média de 350Km e carrega totalmente as baterias em cerca de 3h30.
                                            Então, tb deves saber que o Tesla não usa propriamente as baterias do Prius. Já viste o preço delas?

                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                            Os preços são sempre ditados pelo mercado ...e este é obviamente manipulado porque ainda há muito para facturar com os derivados do petróleo. Toda a sociedade está muito dependente dos lucros associados ao consumo de combustível ...como seria se os governos baixassem drasticamente a receita dos impostos sobre o consumo de derivados do petróleo?
                                            Portanto, para ti, os produtores das baterias do Tesla, têm interesses no consumo do petróleo. Sim. Faz todo o sentido!

                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                            Independentemente disso, a viabilidade dos veículos eléctricos é uma realidade já antiga. ...não existe essa opção porque não é conveniente.
                                            Mas não é conveniente, para quem?! Enquanto não souberes a resposta a isso (não falo de simples conjecturas sem bases), nem faz sentido defender a hipótese!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por sirmister Ver Post
                                              tambem ouvi sobre esses carros hoje a ser verdade perdemos 20 anos de evoluçao nesses carro.


                                              Já agora lembro-me de á uns anos um português inventar um carro a agua e esse projecto foi completamente abafado.
                                              Os netos desse senhor são meus primos em segundo grau, não é nenhuma teoria da conspiração.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                                                Hoje falaram-me disso... Será que é verdade?
                                                É bem verdade, quem quiser saber mais, cá fica o titulo do documentário que expõe isto

                                                Who Killed the Electrical Car

                                                Já agora,Português ao volante, falta um C no titulo

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                                  A ingenuidade é toda tua!

                                                  Porque carga de água é que esse livro há-de ser uma referência?! Tens baterias que permitam fornecer energia a motores de 100KW por periodos razoáveis? E os preços? São competitivos, face a um carro idêntico dotado de um motor térmico? Era assim há 10 anos? Então, mostra lá essa tecnologia revolucionária de baterias que tornaria obsoleto o desenvolvimento de fuel-cells!.

                                                  E, já agora, de onde viria essa electricidade suplementar, para abastecer 90% dos automobilistas mundiais?
                                                  Olha olha!!! Quem ele é, que se queixa sempre dos híbridos em prol de um carro eléctrico, mas agora "casca" em cima das baterias. Então afinal também criticas os carros eléctricos em vez de somente sonhar com eles.
                                                  Informa-te bem sobre as baterias que estão a ser desenvolvidas (principalmente com nanotecnologia), e podes ver que o futuro do carro eléctrico não está assim tão longe. Baterias que aguentam cargas ultra-rápidas sem se deteriorarem (necessitando para isso de uma fonte com muita amperagem), grande capacidade de descarga para ultrapassagens, seguras...
                                                  Entretanto temos os híbridos que sempre vão poluíndo menos.

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                                                    #26
                                                    Parece-me que os "Senhores do Petróleo" e os seus séquitos da indústria automóvel entre perderem tudo e continuarem a ter poder e controle do mercado vão certamente "hibridar" todos os modelos desde o citadino ao SUV.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                                      Os netos desse senhor são meus primos em segundo grau, não é nenhuma teoria da conspiração.
                                                      Isso quer dizer então, que andas a agua!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                        Olha olha!!! Quem ele é, que se queixa sempre dos híbridos em prol de um carro eléctrico, mas agora "casca" em cima das baterias. Então afinal também criticas os carros eléctricos em vez de somente sonhar com eles.
                                                        Mas se existem híbridos , é por isso mesmo! Ou achas mesmo que são mais eficientes que um 100% eléctrico?

                                                        Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                                                        Informa-te bem sobre as baterias que estão a ser desenvolvidas (principalmente com nanotecnologia), e podes ver que o futuro do carro eléctrico não está assim tão longe. Baterias que aguentam cargas ultra-rápidas sem se deteriorarem (necessitando para isso de uma fonte com muita amperagem), grande capacidade de descarga para ultrapassagens, seguras...
                                                        Ao contrário de ti, estou bem informado. Tanto das propostas reais, como dos fait-diverts.

                                                        Continuas sem responder de onde vem a electricidade para alimentar estes veículos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Viram há dias uma reportagem de uma mota eléctrica com velocidade máxima de 130 Kms/h, autonomia para 350 Kms e carga total em 3 horas? Segundo as contas, uma carga, ao preço da energia da rede eléctrica, fica em 50cêntimos e dá para 350 Kms! Não disseram o preço da mota, mas não parece bom demais para ser verdade?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por antoniop Ver Post
                                                            Viram há dias uma reportagem de uma mota eléctrica com velocidade máxima de 130 Kms/h, autonomia para 350 Kms e carga total em 3 horas? Segundo as contas, uma carga, ao preço da energia da rede eléctrica, fica em 50cêntimos e dá para 350 Kms! Não disseram o preço da mota, mas não parece bom demais para ser verdade?
                                                            Parece perfeitamente normal!

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