Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Automóvel... Razão ou Paixão???!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Automóvel... Razão ou Paixão???!!!!

    Decidi criar este tópico para ver como andam as vossas opiniões àcerca desta problemática...

    Certamente a maioria dos users que andam por cá têm uma paixão em comum, o prazer de conduzir. E para satisfazermos esse prazer, aquando na aquisição de nova viatura a paixão normalmente sobrepõe-se à razão. O que acontece é que nos dias que correm essa paixão muitas das vezes tem de ser posta de lado.

    Mas como a vida nem sempre tem de ser levada pela razão, gostaria de saber como andam as vossas opiniões relativamente a este tema............


    Cumps.

    #2
    A razao tem bastante peso hoje em dia... Mas primeiro a Paixao... Sempre....

    Comentário


      #3
      Penso que as respostas mais comuns serão:

      1º Ambas
      2º Razão

      Praticamente todos os que compramos carros pela paixão, optamos por compromissos ditados pelos custos, manutenção e necessidades.

      Quem não liga pevide a automóveis, fará sempre a escolha pelo segundo motivo (independentemente de estar ou não bem informado/a).

      Michael

      Comentário


        #4
        Para mim funciona assim:

        (1) primeiro a paixão!

        (2) depois consulto a conta bancária e a folha excel onde faço o orçamento mensal.

        (3) faço um balanço e refreio a paixão para sustentar-me.

        Em todo o caso, actualmente há veiculos para todas as bolsas e gostos, logo não é dificil encontrar-se um carro!

        Comentário


          #5
          Felizmente para mim, a razão coincide com a paixão! Pois adoro Toyota e Honda!

          Cumps...

          Comentário


            #6
            Paixão
            Sou uma apaixonado pela condução...
            E desde que conduzi um Mercedes, a paixão ficou lá...

            Hoje tenho um velhinho mas que gosto muito... e ainda hoje não o troco porum carro novo de um outro segmento...

            Tem tudo o que gosto num carro
            1º conforto
            2º fiabilidade
            3º espaço
            4º bagageira
            5º consumo (não é mau de todo)
            6º manutenção...

            Tem um contra...

            é um paz de alma na velocidade, não se pode acelerar...

            Para isso teno um TDI 110 CV... versão sport para puxar mais um pouco...

            Mas é uma paixão... sem dúvida, mas tem de ser racional... pois os custos nos nossos dias estão em 1º lugar...

            Comentário


              #7
              razão na estrada.
              paixão na pista ou joguinhos para matar o vício.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                razão na estrada.
                paixão na pista ou joguinhos para matar o vício.
                Para ti paixão significa apenas andar depressa?

                Comentário


                  #9
                  Em resposta à pergunta:

                  As duas coisas, ou seja, uma decisão emotiva tem sempre uma componente racional! E vice -versa! É impossivel separá-las!

                  Comentário


                    #10
                    No meu caso a compra de um carro é quase 100% racional... pois pra ser emocional seriam precisos muitos euros. Nas motos acima de 50 cc a componente paixão é muito maior.

                    Comentário


                      #11
                      Adoro automoveis e conduzir... Sou mesmo apaixonado pelo automovel. Mas se a paixão comprasse os carros que queria...

                      Comentário


                        #12
                        ate hoje sempre liderou a paixao , mas certamente para o meu caso os dias de paixao automovel estaram para acabar ! a especulaçao gasolineira fará o favor de acabar com a paixao automovel pelo menos para alguns ! mas a publicidade conseguira que nao acabe para todos !

                        claro que para mim a paixao sao os atributos dinamicos de um automovel
                        para outros é a sigla que mostra na mala

                        Comentário


                          #13
                          A minha última aquisição intercepta a razão com a paixão.

                          Estava a fazer menos 10000kms anos pelo que se justificava comprar um otto.

                          Com esta premissa "racional" optei por um cabrio com caota em lona, 2lugares e rwd.


                          Além disso, sabia que se não comprasse um carro destes nesta fase da minha vida dificilmente o iria fazer nos próximos tempos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vrumm Ver Post
                            Além disso, sabia que se não comprasse um carro destes nesta fase da minha vida dificilmente o iria fazer nos próximos tempos.
                            Com este tempo acho que os cabrios vão mesmo ficar mais baratos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por South Dakota Ver Post
                              Com este tempo acho que os cabrios vão mesmo ficar mais baratos

                              Por acaso...

                              Só no dia em que o fui levaantar é que esteve um dia realmente digno de um cabrio...

                              Desde inícios de abril foi o único dia em que andei cabrio sem ser "forçado"!

                              Comentário


                                #16
                                Eu por norma faço sempre uma analise daquilo q procuro. Procuro espaço ? Procuro conforto ? Procuro potencia ? É pra familia ou pra fazer uns "piões" ?

                                Soma-se tudo.... junta-se uma pitada de "paixão"... e por norma sai bem !

                                Até á data ainda nao dei por mal empregue os €€ investidos nos automoveis que já comprei, portanto é pq a estrategia é boa !

                                Comentário


                                  #17
                                  EU gosto de carros, claro, e tenho uma paixão literal por alguns poucos modelos....

                                  .. mas de um modo geral penso de forma racional, sobretudo com os carros da maioria de nós..

                                  Carros mas mesmo carros, não os vemos todos os dias na estrada, são supermaquinas, de extremo luxo, extrema performance, extrema exclusividade, manufacturados...

                                  Posto isto acho ridículo ( para mim) desenvolver paixão por carros comuns, que vemos diariamente, que são fabricados aos milhões, e que milhões de pessoas utilizam....

                                  sob este meu ponto de vista, audi e kia estão no mesmo patamar:
                                  são fabricantes de "frigoríficos", fazem carros á tonelada, servem ambos para rigorosamente o mesmo, e tirando, face á "big picture" alguns detalhes e imagem, são rigorosamente a mesma coisa:
                                  4 rodas 5 lugares volante e levam pessoas para o seu dia a dia...

                                  já um veyron, ou um ferrari gto, não estão evidentemente no mesmo campeonato dos carros comuns, não são meios de transporte, são efectivamente carros, e estes sim geram-me paixões, agora carros comuns não me despertam o mínimo interesse, e quando os tenho que comprar os critérios são 100% racionais...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Razão com uma pitada de paixão. Mas aqui a paixão confunde-se com preferência.

                                    Comentário


                                      #19
                                      paixão do Lat. passione, sofrimento

                                      s. f., sentimento excessivo;
                                      amor ardente;
                                      afecto violento;
                                      entusiasmo;
                                      cólera;
                                      grande mágoa;
                                      vício dominador;
                                      alucinação;
                                      sofrimento intenso e prolongado;
                                      parcialidade;
                                      o martírio de Cristo ou dos Santos martirizados;
                                      parte do Evangelho em que se narra a Paixão de Cristo;
                                      colorido, expressão viva, em literatura.


                                      razão do Lat. ratione

                                      s. f., modo de pensar próprio ao Homem;
                                      faculdade de raciocinar ou de estabelecer conceitos e proposições de modo discursivo (não intuitivo), segundo as regras lógicas do raciocínio;
                                      faculdade dos princípios;
                                      faculdade de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal;
                                      bom senso;
                                      justiça;
                                      dever;
                                      rectidão de espírito;
                                      prova por argumento;
                                      causa;
                                      motivo;
                                      ideia justificativa;
                                      percentagem;
                                      taxa de juros;

                                      Misturar estas duas não é fácil...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por pmna Ver Post
                                        paixão do Lat. passione, sofrimento

                                        s. f., sentimento excessivo;
                                        amor ardente;
                                        afecto violento;
                                        entusiasmo;
                                        cólera;
                                        grande mágoa;
                                        vício dominador;
                                        alucinação;
                                        sofrimento intenso e prolongado;
                                        parcialidade;
                                        o martírio de Cristo ou dos Santos martirizados;
                                        parte do Evangelho em que se narra a Paixão de Cristo;
                                        colorido, expressão viva, em literatura.


                                        razão do Lat. ratione

                                        s. f., modo de pensar próprio ao Homem;
                                        faculdade de raciocinar ou de estabelecer conceitos e proposições de modo discursivo (não intuitivo), segundo as regras lógicas do raciocínio;
                                        faculdade dos princípios;
                                        faculdade de distinguir o verdadeiro do falso, o bem do mal;
                                        bom senso;
                                        justiça;
                                        dever;
                                        rectidão de espírito;
                                        prova por argumento;
                                        causa;
                                        motivo;
                                        ideia justificativa;
                                        percentagem;
                                        taxa de juros;

                                        Misturar estas duas não é fácil...

                                        Mas pode crer que se misturam! É inevitável!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Neste momento, com grande pena minha, mais razão que que paixão, sem dúvida nenhuma!

                                          Se assim não fosse estava a pensar em trocar de carro agora e seria por um motor (diesel à mesma), mas de 2 litros e não um anémico 1.5 dci de 100 cv (muito mais económico, que paga menos impostos, seguro...).

                                          Ou seja, cada um sabe de si, mas creio que há um misto de ambas!

                                          Quando escolho um carro reparo muito para a estética, a performance... coisas de paixão, mas o factores determinantes são mesmo os consumos, o espaço interior... coisas de razão!

                                          Moral da história: razão e coração, mas mais da primeira!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho que paixao tambem terá a ver com a estetica do carro e o prazer que nos dá conduzi-lo... Será que so um Super desportivo é que pode despertar paixao?? Só um Ferrari ou qualquer outro automovel mais exclusivo?? Eu penso que nao....

                                            Comentário


                                              #23
                                              Digam o que disserem, mesmo para se auto-convencerem do contrário, a maioria das compras (logo então no mercado automóvel) têm um único motivo por trás -> paixão, emoções

                                              Até no mercado das TI's, em empresas, em compras que aparentam meramente racionais e fundamentais serem racionalizadas...o processo de tomada de decisão é assim:

                                              - Decisão baseada em factores emocionais, sejam o "gostei do aspecto", "o gajo que está a vender é simpático/inspira confiança)", "a vendedora tem boas pernas", etc.

                                              - Procura, desesperada às vezes, de razões para convencer tudo e todos (principalmente a ele próprio), que tomou a melhor decisão, que foi por motivo x ou y muito racional

                                              Vemos isso até aqui no fórum tipicamente, com alguns grupos de users que adquiriram carros há relativamente pouco tempo -> a vontade de "mostrar" que o seu carro, que a sua decisão é a mais acertada...e meter isso pelos olhos dos outros à força sem sequer pensar que cada um tem as suas motivações é a tentativa de se convencer a si próprio...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu acho que paixão não que estar obrigatóriamente ligado a grandes performancese a carros super luxuosos e únicos!!... Há paixões diferentes, uns com taras para "banheiras" com um simbolo MB por ex, outros por "capoeiras" que façam muito barulho!!! Enfim....acho que paixão depende muito dos gostos de cada um....

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JOHNY_YFZ450 Ver Post
                                                  Eu acho que paixão não que estar obrigatóriamente ligado a grandes performancese a carros super luxuosos e únicos!!... Há paixões diferentes, uns com taras para "banheiras" com um simbolo MB por ex, outros por "capoeiras" que façam muito barulho!!! Enfim....acho que paixão depende muito dos gostos de cada um....
                                                  É claro, sem dúvida. Não gostamos todos do mesmo e não "damos o click" com o mesmo...nem no âmbito automóvel nem em nenhum lado

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                    Digam o que disserem, mesmo para se auto-convencerem do contrário, a maioria das compras (logo então no mercado automóvel) têm um único motivo por trás -> paixão, emoções

                                                    Até no mercado das TI's, em empresas, em compras que aparentam meramente racionais e fundamentais serem racionalizadas...o processo de tomada de decisão é assim:

                                                    - Decisão baseada em factores emocionais, sejam o "gostei do aspecto", "o gajo que está a vender é simpático/inspira confiança)", "a vendedora tem boas pernas", etc.

                                                    - Procura, desesperada às vezes, de razões para convencer tudo e todos (principalmente a ele próprio), que tomou a melhor decisão, que foi por motivo x ou y muito racional

                                                    Vemos isso até aqui no fórum tipicamente, com alguns grupos de users que adquiriram carros há relativamente pouco tempo -> a vontade de "mostrar" que o seu carro, que a sua decisão é a mais acertada...e meter isso pelos olhos dos outros à força sem sequer pensar que cada um tem as suas motivações é a tentativa de se convencer a si próprio...
                                                    Ora nem mais....

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Por aqui a Razão ganha 3-2 à Paixão!
                                                      Às vezes lá calha ficarem empatados, quando há um carro que preenche as duas coisas... o que é dificil devo dizer.

                                                      Espero que com o tempo a coisa se possa inverter.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Paixão nos autos sempre, guardo a razão para a compra de coisas mais importantes, casa, títulos de investimento, etc.,...
                                                        Não vejo o carro como um meio de chegar de A-B... Para mim é de A-B com o maior sorriso nos lábios possível...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Da maneira que as coisas estão, cada vez mais Razão!!
                                                          A paixão serviria apenas para desempatar no caso de duas (ou mais) razões fortes.


                                                          ...devo admitir que há um bom par de anos que ando bastante desconsolado. Mas entre andar desconsolado e depenado, prefiro a primeira.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Até agora não comprei nenhum carro apenas focado na racionalidade! O que procuro é que dentro do que posso gastar, consiga o carro que vai servir as minhas necessidades mas maximizando o mais possível o factor emotivo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X