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Honda EV - GM EV 1 - Nissan Hypermini - Toyota RAV4 EV

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    Honda EV - GM EV 1 - Nissan Hypermini - Toyota RAV4 EV

    A listagem dos veiculos abaixo representa os projectos que obtiveram já maior projecção como veiculos electricos (os chamados EV- Electrical Vehicle), com aplicações e teste de estrada protagonizados por cidadãos comuns, municipos ou entidades.


    1997 EV1 with lead batteries from Panasonic Storage Battery Co., up to 110 miles at up to 80 mph;
    1997 HondaEV with NiMH batteries from Panasonic Energy PEVE, up to 140 miles at up to 80 mph;
    1999 EV1 with NiMH batteries from GM-Ovonics, up to 160 miles (140 EPA certified) at up to 80 mph;
    1997 Toyota RAV4-EV with NiMH batteries from Panasonic Energy, up to 120 miles at up to 80 mph. Last sold in Nov., 2002, these are still running fine, even though Toyota has refused to sell replacement batteries;
    1999 Nissan Hypermini IonLi batteries, up to 60 range +70 miles.

    Invariávelmente estes projectos foram descontinuados, os fabricantes retiraram os veiculos de circulação, ou somente começaram a recusar renovar contratos e a fornecer peças.

    O EV1 da GM foi o primeiro Veiculo Electrico com assinalável sucesso nos EUA, introduzido em 1996, rodou durante 10 anos, findo esse tempo a GM deixou de renovar os contratos (o veiculo apenas era alugado e nunca vendido) e recolheu todas a viaturas, apesar dos esforços desenvolvidos para que a viatura continuasse a ser usada, e para que a frota fosse salva, o destino foi a quase total destruição.







    Dezenas de viaturas foram simplesmente esmagadas.
    Um total de 1200 viaturas (incluindo prototipos e pré série) foram construidas.

    Dos 0 aos 100kms em 8 segundos.

    Sem emissão de agentes poluentes.

    Velocidade máx. 130kms/h limitada electronicamente

    Autonomia 240kms (na sua ultima versão com baterias Panasonic)

    Tempo de recarga: 8 horas (carga total) 2~3horas para 80% da carga


    Em 1997 a Nissan apresenta o Hypermini



    A cidade de Pasadena na California adopta para o municipio e para alguns os seus funcionários o uso desta viatura não poluente.

    Este pequeno citadino muito similar ao actual SMART da Mercedes, era particularmente apreciado pela sua manobralidade em cidade.

    Em 2006 a Nissan não renova o contrato, as viaturas são recolhidas e destruidas.


    Em 2003 a TOYOTA lança um programa piloto com o RAV4-EV


    Com uma autonomia até 180 kms e uma velocidade máxima de 126 kms/h.
    Novamente sob a forma de aluger de frota, estiveram disponiveis até 2005 quando a TOYOTA decidiu descontinuar a sua produção e introdução, o seu destino será a eventual destruição.

    HONDA EV Plus


    Foi introduzido em 1997 possuía uma velocidade máxima de 130 kms/h e uma autonomia máxima de 190kms.

    Em 1999 a Honda decide a sua descontinuidade, recolhe os veiculos (novamente alugados) e decide a sua completa desmontagem.



    A pergunta que permanece no final, é, a quem interessa que esta tecnologia não se mantenha em uso ?

    Não apresentam um bom negócio para a rede pós venda?
    (sabemos de antemão que um motor electrico apresenta um baixo desgaste de componentes mecânicos, não usa filtros, tubagens e fluidos comuns num motor de explosão)

    Por custos de exploração das próprias marcas envolvidas (falta de rentabilidade) ou por pressões externas ?


    Para alem desta viaturas mais conhecidas existiram ainda estes projectos e protótipos.

    CHEVROLET S-10 Electric


    Com uma velocidade máxima de 113kms/h e uma autonomia máx. de 96 kms.


    Links consultados
    http://www.seattleeva.org
    http://www.evworld.com/guide_bev.cfm?buyguide=1
    http://www.pluginamerica.org/saveev1.htm
    http://ev1.org/
    http://www.21stcentury.co.uk/cars/nissan_hypermini.asp
    http://en.wikipedia.org/wiki/General_Motors_EV1
    http://en.wikipedia.org/wiki/Toyota_RAV4_EV
    http://en.wikipedia.org/wiki/Honda_EV_Plus
    http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_S-10_EV

    Editado pela última vez por Excalibur; 30 May 2008, 21:26. Razão: Links e hiperligações

    #2
    torrent + who killed the electric car ;)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
      torrent + who killed the electric car ;)
      Mais fácil ainda: www.YouTube.com

      Michael

      PS - Sugiro também o da BBC: "Bush, Family Fortunes" que está indirectamente relacionado.

      Comentário


        #4
        O EV dessas propostas, sempre me pareceu uma proposta sensata.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por carneiromalmorto Ver Post
          torrent + who killed the electric car ;)
          Originalmente Colocado por Mik Ver Post
          Mais fácil ainda: www.YouTube.com

          Michael

          PS - Sugiro também o da BBC: "Bush, Family Fortunes" que está indirectamente relacionado.

          As duvidas sobre os motivos são muitas.

          Who Killed the electric Car - Site


          Who Killed the electric Car - Video Sony

          Who killed electric car GM EV1 - Video Youtube

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
            O EV dessas propostas, sempre me pareceu uma proposta sensata.

            Aparentemente a opinião de quem usava os veículos era a mesma.

            Um grau de satisfação bastante elevado.

            Comentário


              #7
              Um video de Tom Hanks sobre a sua experiência no GM EV 1

              Tom Hanks GM EV1 Experience

              Comentário


                #8
                Também se fala que a Smart vai lançar um modelo totalmente eléctrico, mas até ver......

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                  Também se fala que a Smart vai lançar um modelo totalmente eléctrico, mas até ver......
                  quando começarem a existir carros eléctricos o preço da electricidade vai disparar, ai vai pagar quem tem carro e quem nao tem carro

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                    Também se fala que a Smart vai lançar um modelo totalmente eléctrico, mas até ver......
                    Já está disponível.
                    SMART EV - Circula na Suiça e em breve no UK




                    SMART EV now available in Switzerland



                    The electric version of the tiny SMART is now available to residents of Switzerland through the MES-DEA, manufacturer of the Zebra battery.

                    At least, that's what the PDF that AutoblogGreen reader Davide Rivola sent to us says.

                    The SMART EV will cost you $27,700 or $21,900 (depending on something, I can't quite comprehend all the Swiss on the sheet.

                    UPDATE: See Davide's comments - below - for the explanation) plus about $160 each month for the battery rental.

                    The SMART EV will not be available in the UK until November.


                    Auto Blog Green
                    O Comentário mencionado no artigo, sobre os custos.

                    Hello,

                    there are two pricing:
                    + $27,700 for a smart EV including the battery
                    + $21,900 for a smart EV ($18,200) and part of the battery ($3700)

                    With the second option you have to pay an additional $160 each month for the rental. It's complicated but it's a way to lower the introduction price. And you're not stuck if the battery is dead, it'll be replaced by MES-DEA.

                    This offer is related to a swiss low emission project in the italian speaking part (Ticino). More info on: http://www.infovel.ch/01_vel/02_vel2/
                    Editado pela última vez por Excalibur; 31 May 2008, 10:37.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
                      Já está disponível.
                      SMART EV - Circula na Suiça e em breve no UK




                      O Comentário mencionado no artigo, sobre os custos.

                      Obrigado.

                      Por acaso sobre esse carro interessam-me saber informações.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por miguel santos Ver Post
                        quando começarem a existir carros eléctricos o preço da electricidade vai disparar, ai vai pagar quem tem carro e quem nao tem carro

                        Só mesmo por pura má vontade.

                        A recarga destas viaturas é simples e não necessita de potência elevadas.

                        O artigo que coloco abaixo aborda já essa problemática e considera que num universo de 7.5 Milhões de veiculos EV o aumento da procura energética seria marginal, face a que se tem registado mesmo sem a existência de veículos EV.

                        Houvesse era vontade.



                        The timing of EV recharging and its effect on utilities

                        Collins, M.M.; Mader, G.H.
                        Vehicular Technology, IEEE Transactions on
                        Volume 32, Issue 1, Feb 1983 Page(s): 90 - 97
                        Digital Object Identifier

                        Summary: Electric vehicles (EV's) represent an important future load on the electric utility system which, if properly managed, could increase power plant utilization and reduce the average cost of generating electricity.

                        A future EV population of 7.5 million is addressed, together with its characteristics, vehicle use, consequent recharging loads, and the impact of EV's on electric utilities in terms of the generation of electric power, fuel use, and costs.

                        The impact on utilities will depend in part on when the vehicles are recharged. If the price of electricity is uniform throughout the day, recharging is likely to begin when vehicles are parked at home.

                        Most of the recharging would then occur during late afternoon and early evening hours when other demands for electricity are high.

                        In the year 2000, peak electricity demand would increase by 5700 MW, and oil- and gas-fired power plants would generate 39 percent of the recharge power.

                        Marginal generating costs would average 7.6 cents/kWh in 1982 dollars. If electricity were priced by time of day, recharging could shift to late night hours when the other demands for electricity are low.

                        The peak demand would increase by only 400 MW; 27 percent of the power would come from oil and gas, and marginal generating costs would average only 5.1 cents/kWh, some 25 percent less than the marginal cost of the system load without EV's.

                        The fuels to recharge EV's were found to vary from one region of the country to the next.

                        Utilities in the northeast would use the most oil and gas for recharging (more than 75 percent), while those in the central part of the country would use the least.


                        IEEE ORG

                        Comentário


                          #13
                          Um EV1 Modificado estabeleceu em 1994 o record de velocidade para veiculos electricos


                          GM EV1 Speed Record - Video



                          A modified EV1 prototype set a land speed record for production electric vehicles of 183 mph (295 km/h) in 1994.

                          Comentário


                            #14
                            Bem, antes de começar com as teorias de conspiração, temos de ver uma coisa.
                            Estes projectos nunca tiveram como destino a produção em massa.
                            Mesmo o EV-1 foi um laboratório sobre rodas para desenvolver a tecnologia, tendo tido vários upgrades ao longo da sua carreira.

                            São normalmente acordados "leasings", sobretudo com governos ou empresas, findo o qual os veículos retornam à casa-mãe.

                            O maior problema dos carros electricos desde sempre é só um: baterias.
                            Enquanto as baterias não permitirem autonomias de pelo menos 500km e recargas bem mais rápidas, além de os custos, peso associado a elas ser menor e maior compatibilidade ambiental o carro 100% eléctrico continuará a ter uma existência marginal.

                            Não é necessário lobbies pró-petróleo para acabar com o carro eléctrico.
                            Mesmo o mercado não aderirá em massa ao carro eléctrico, enquanto este não oferecer o mesmo que um automóvel tradicional oferece.
                            Além de que o preço deverá ser semelhante a um veículo convencional de dimensões ou capacidades semelhantes, o que hoje em dia não acontece.


                            Deixemos por enquanto, projectos como o da Tesla, mostrar evoluções na tecnologia, até chegar ao ponto em que se fará o "breaktrough". E talvez nessa altura, o carro electrico vingue.
                            Só esperemos que isso aconteça antes do carro a hidrogeneo/fuell cell.
                            É que mudar de uma economia de petroleo para uma de hidrogeneo, também não me parece ser o caminho a seguir. E a complexidade excessiva que existe à volta do hidrogéneo, electrólises, fuell cells, tanques, etc... não me parece ser o caminho ideal para a evolução do automóvel.

                            Mais vale o carro 100% eléctrico, apoiado em baterias da "próxima geração" e energia conseguida através de fontes renováveis para não substituir um problema por outro

                            Comentário


                              #15
                              RAV 4 EV


                              Uma elevada carga de baterias

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                O maior problema dos carros electricos desde sempre é só um: baterias.
                                Enquanto as baterias não permitirem autonomias de pelo menos 500km e recargas bem mais rápidas, além de os custos, peso associado a elas ser menor e maior compatibilidade ambiental o carro 100% eléctrico continuará a ter uma existência marginal.

                                Não é necessário lobbies pró-petróleo para acabar com o carro eléctrico.
                                Mesmo o mercado não aderirá em massa ao carro eléctrico, enquanto este não oferecer o mesmo que um automóvel tradicional oferece.
                                Além de que o preço deverá ser semelhante a um veículo convencional de dimensões ou capacidades semelhantes, o que hoje em dia não acontece.
                                Esta é que é a realidade objectiva

                                Comentário

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