Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Smart ForTwo -Questão IVA

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Smart ForTwo -Questão IVA

    Tenho um colega arquitecto que como muitas outras pessoas actualmente, trabalha com recibos verdes. Ora ele quer comprar um carro para poder deduzir o IVA, já que paga cerca de 300€ por mês ao Estado.
    A questão que ele me colocou foi a se, tendo em conta que o Fortwo é um "2 lugares", é considerado uma viatura elegivel para dedução do IVA.
    Para que seja possivel a dedução do IVA o carro tem de ser comercial.
    O Fortwo na lista de modelos não tem a denominação "Van" ou outra qualquer que o especifique como veículo comercial.
    Será que este Smart pode ser considerado?
    Cumps.

    #2
    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
    Tenho um colega arquitecto que como muitas outras pessoas actualmente, trabalha com recibos verdes. Ora ele quer comprar um carro para poder deduzir o IVA, já que paga cerca de 300€ por mês ao Estado.
    A questão que ele me colocou foi a se, tendo em conta que o Fortwo é um "2 lugares", é considerado uma viatura elegivel para dedução do IVA.
    Para que seja possivel a dedução do IVA o carro tem de ser comercial.
    O Fortwo na lista de modelos não tem a denominação "Van" ou outra qualquer que o especifique como veículo comercial.
    Será que este Smart pode ser considerado?
    Cumps.
    Já me fiz essa pergunta... sem ter uma fonte 100% fiável aparentemente o fortwo não é considerado fiscalmente comercial, e como tal, não dá para deduzir o IVA assim como não é possivel deduzir o gasóleo.

    Comentário


      #3
      O que permite a dedução do IVA pago na compra/locação, gasóleo e outras despesas inerentes, não é o facto de ter dois lugares mas sim o facto de ser um veiculo homologado como comercial. Aliás, existem veículos de mais de 2 lugares que beneficiam das mesmas benesses. Assim sendo, se quer deduzir IVA o teu amigo tem mesmo que comprar um veiculo comercial.

      PS: Já agora, ele não paga 300€ de IVA por mês ao estado, apenas devolve os 300€ que cobrou por conta do estado e que efectivamente nunca foram dele.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PACC Ver Post
        Já me fiz essa pergunta... sem ter uma fonte 100% fiável aparentemente o fortwo não é considerado fiscalmente comercial, e como tal, não dá para deduzir o IVA assim como não é possivel deduzir o gasóleo.
        O IVA da compra de um veiculo e o IVA da compra de combustível têm efeitos fiscais diferentes.

        Comentário


          #5
          Exacto. O objectivo era ao menos comprar alguma coisa com esse dinheiro.
          Quanto à questão também me parece que o Fortwo tá fora...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            O que permite a dedução do IVA pago na compra/locação, gasóleo e outras despesas inerentes, não é o facto de ter dois lugares mas sim o facto de ser um veiculo homologado como comercial. Aliás, existem veículos de mais de 2 lugares que beneficiam das mesmas benesses. Assim sendo, se quer deduzir IVA o teu amigo tem mesmo que comprar um veiculo comercial.

            PS: Já agora, ele não paga 300€ de IVA por mês ao estado, apenas devolve os 300€ que cobrou por conta do estado e que efectivamente nunca foram dele.
            Está respondido!

            Podes sugerir ao teu amigo uma Kangoo ou um Berlingo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
              Está respondido!

              Podes sugerir ao teu amigo uma Kangoo ou um Berlingo.
              Ou uma Mercedes Vito.

              Comentário


                #8
                Ele queria 1 carro pequeno. Eu falei-lhe no C2 comercial, ou no GPunto. São mais caros, mas também são outros carros...

                Comentário


                  #9
                  Tem sempre os novos tri-gémeos Fiat/PSA.. de certeza que lhe cabem os projectos lá dentro

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
                    Ele queria 1 carro pequeno. Eu falei-lhe no C2 comercial, ou no GPunto. São mais caros, mas também são outros carros...
                    O C2 seria de facto uma excelente hipótese, assim como o C1/107 (penso que não há o aygo) e o Kia Picanto. Isto nos mini.

                    Comentário


                      #11
                      O orçamento dele são 15000€. Nos dias que correm não se compra nada por aí além, mas vai ter que arranjar 1 utilitário provavelmente com pouco equipamento ou por aí.
                      Já agora se se lembrarem de alternativas coloquem-nas.
                      É que de comerciais eu tive a ver as tabelas de preços e parece-me tudo tão caro...

                      Comentário


                        #12
                        Olha aqui tantas opções. Penso que até aos 16000/16500€ de preço de tabela se consegue um preço final de 15000€.

                        Comentário


                          #13
                          por 15000 compras um corsa comercial 1.3 com 90cvs.

                          Comentário


                            #14
                            Há mais opções. Escolhi aqueles que julgo se conseguir arranjar em torno dos 15000€.

                            Tabela.JPG

                            Comentário


                              #15
                              Obrigado Vanquish.
                              Vou enviar-lhe para o mail.

                              Comentário


                                #16
                                Penso que para ter essas benesses é preciso ter contabilidade organizada. 300€ ao estado por mês? Isso são ninharias quando comparado com o que é cobrado a um trabalhador por conta de outrém...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                  Penso que para ter essas benesses é preciso ter contabilidade organizada. 300€ ao estado por mês? Isso são ninharias quando comparado com o que é cobrado a um trabalhador por conta de outrém...
                                  Não...tens é que estar sujeito a regime de IVA (facturar mais de 2000cts).
                                  A contabilidade pode ser simplificada.

                                  300€/mês de IVA.
                                  Mais o IRS, mais a Segurança Social, mais Seguro de Acidentes de Trabalho, mais Seguro de Saude, mais...no final fazes as contas e verificas que ganhas 40% do que recebes.

                                  Se ser trabalhador independente é tão bom negócio para o visado, porque é que todos (à excepção de médicos, bons advogados e arquitectos) querem ser empregados por conta de outrém?
                                  Editado pela última vez por VorsprungDurchTechnik; 31 May 2008, 09:33.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                    Penso que para ter essas benesses é preciso ter contabilidade organizada. 300€ ao estado por mês? Isso são ninharias quando comparado com o que é cobrado a um trabalhador por conta de outrém...
                                    Vejo que gostavas de descontar de IRS e SS 785€/mês e não ter direito a baixa médica ou subsidio de desemprego, por exemplo. Já para não falar, como já foi dito, no seguro de AT.

                                    Negoceia com a tua entidade patronal e pede para passar recibos verdes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      a questão aqui da dedução de IVA, é só nas viaturas designadas de ligeiros de mercadorias, aquelas que fazem IPO aos 2 anos e depois de ano a ano, no qual o smart não se incluí, sendo um ligeiro de passageiros.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X