Só para ter uma ideia, por estar a equacionar uma possível compra (estou numa de "compra divertida vs compra útil")... quais são os custos de manutenção de um Miata de meados dos anos 90 (93 a 97)? Assumindo um carro em bom estado, já que todos os usados são diferentes, e incluindo custos de revisões e consumos. É uma boa escolha ou costuma revelar-se problemático? E é um carro divertido de conduzir? Não me interessam velocidades máximas, apenas a condução em si.
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
Miata - opinião e custos de manutenção
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Tanto quanto sei é bastante divertido de se conduzir. se escolheres a versão 1.8cc já tras auto-blocante de origem, o que... A nivel de custos de manutenção, nada de especial, mas se precisares de peças, prepara a carteira. curiosamente, na sexta feira fui ao instalador de gpl e estavam la dois para fazerem a conversão.
-
Bem, tenho um Miata de 97, com o 1.6 de 90cv.
Tenho-o há cerca de meio ano, mais coisa, menos coisa.
E no geral, tem sido uma experiência muito positiva.
Primeiro os números. Tanto o 1.6 como o 1.8 gostam de beber. Se utilizares o carro no dia-a-dia como eu, em trajectos urbanos, espera consumos próximos dos 10 litros ou até mais. No meu caso, depois de uma mudança de fluidos, correias e de filtro de ar, além de uns esfreganços para soltar o motor, tenho conseguido manter os consumos abaixo da barreira dos 10 litros.
Em estrada nacional, e sem me preocupar muito com a condução, consegui consumos na casa dos 7.7l. A 120-130km/h fica pelos 8 e uns trocos. Pata a fundo, espera algo bem perto dos 12.
Custos. Bem, antes de vir para as minhas mãos, o carro, durante mais de 1 ano, esteve na maior parte das vezes parado, o que deve ter contribuido para a deterioração da bomba hidraulica de embraiagem, a qual pifou passado uns 3 meses depois de ter comprado o carro. Foi arranjada durante o periodo de garantia, por isso, não sei os custos inerentes a isso. Mas parece que é raro acontecer.
A maior despesa proveio mesmo da borracha que guia o vidro que teve de ser substituida, após o próprio vidro a ter tirado do sitio, ao subir o vidro.
COmo a borracha dá a volta pela porta toda isso foi uma brincadeira de 140€ (só mesmo a borracha). Carote.
Mas de resto, tirando estes 2 pormenores, tem sido tranquilo.
O meu já passou dos 107000kms. O motor está excelente. Não consome óleo entre mudanças. É um pouco preguiçoso em baixas e 90 cv não o tornam rápido, mas são suficientes para brincar na estrada. Mas em altas, acima das 3500 e sobretudo depois das 4000, as coisas animam bastante. Faltava era um som mais musical, mas prontos...
Os travões dos Miatas não são grande coisa apesar dos 4 discos.
A posição de condução está longe de ser perfeita, e a caixa de velocidades é um pouco rispida na utilização.
Insonorização é complicado, dado a capota. Viagens em AE a velocidades altas podem ser um pouco cansativas (além de que a caixa é curta e mesmo a 120 já vais quase a tocar nas 4000). Nem vale a pena ligar o rádio.
Apesar de estar a focar os aspectos negativos do carro, esqueces isso tudo quando decides explorar o potencial do carro.
Atirares-te para uma curva, e sentires o carro a girar sobre o seu centro, e depois calcas um bocadinho mais o acelarador, e sentes a traseira a entrar na brincadeira, empurrando a frente para o interior da curva, e quando decides ser um hooligan, o carro responde-te da mesma maneira, obrigando a um bom conjunto de reflexos.
A direcção é super-directa... 2,5 voltas de topo a topo. A distância entre-eixos curta e o peso abaixo da tonelada, tornam-no extremamente ágil. O que se torna chato quando pegas em outros carros (sobretudo utilitários e pequenos familiares), pois passam todos a ser "veiculos de mercadorias".
E claro, depois podes conduzir de caberlos ao vento. Não sou o maior fã de cabrios, mas fazer uns "cruises" de capota recolhida é bastante agradável.
Caso decidas comprar, verifica a ferrugem, que os Miatas são atormentados por isso. Caso o carro seja importado, como o meu, e para mais proveniente da Alemanha, onde as estradas no inverno costumam ser "temperadas" com sal, provavelmente tens o fundo do carro cheio dela. No meu caso, o ponto mais criticos foram os faróis, com as fichas e caixas do farol num estado deplorável. Não veridfiquei na altura, porque infelizmente, não está acessivel a olho nu. É um problema que estou para resolver, quando houver mais disponibilidade financeira.
Espero que ajude!
Comentário
-
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostEstão sobrevalorizados.
Olha q o pessoal por aqui n gosta q os chamem de miata!
Há mais um ou dois users c carros desses, espera um pco q eles de certeza q já te ajudam.
Miata, é de facto um nome um bocado marinconço...mas o carro é assim mesmo (mas o que diz na traseira é MX-5 )
A minha opinião é tal como o Esprit, estão muito sobrevalorizados tal como a maioria dos "drivers cars" melhorzitos (CTRs, Minis, etc.)
Os que não estão sobrevalorizados é de desconfiar, ainda é pior pois normalmente escondem chatisses que o carro possa ter (acidentes, problemas mecânicos)
Se procuras um carro com as caracteristicas do MX-5 (é melhor primeiro veres e conduzires para saberes o que pretendes -> são carros como eu chamo "de personalidade forte"), o MX-5 é uma óptima compra, até pelo seu preço reduzido vs. o que oferece
Mais vale comprares um que apesar de estar mais caro, te ofereça ou pareça melhor
Comentário
-
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostEstão sobrevalorizados.
Olha q o pessoal por aqui n gosta q os chamem de miata!
Há mais um ou dois users c carros desses, espera um pco q eles de certeza q já te ajudam.
Não admira que seja rentável importá-los.
Compram-se por 5000, 6000 lá fora e cá vendem-se a 8000-10000.
O que me fez pensar no meu.
Depois de já ter o negócio feito no meu, encontrei um exemplar italiano por 5000€, do mesmo ano que o meu (97), com menos uns 20000kms e era um 1.8
Comentário
-
Acabei por não dizer em relação à pergunta
Eu ainda não posso falar muito de custos de manutenção, fiz apenas uma revisão quando o comprei no inicio do ano...foi altinha mas porque pedi para trocarem n coisas (nada sequer a ver com o plano de manutenção) como óleo da caixa, dos travões, velas, etc.
Parece-me ser um carro simples tecnologicamente ao nível do motor e equipamento pelo que não vejo que a manutenção seja cara ou dificil...foi uma das razões que me fez comprar o carro. É reconhecida a sua fiabilidade para roadster desportivo que é.
Claro que, e até porque andas a ver carros mais antigos, se tiver sido mal tratado...depende muito do estado.
Eu comprei um de 2002, e mesmo assim com 6 anos, já era o máximo de "antiguidade" que estava disposto a ír para não arriscar-me a "herdar" chatices
Comentário
-
Originalmente Colocado por ESPRIT Ver PostPara mim os mais sobrevalorizados são os primeiros.
Eu neste segmento, n indo pa "premium", tentava achar um destes:
- Ainda há menos e dificil de achar que o MX-5. São caros por isso, os que há porreiros é claro. É um carro muito mais raro em 2ª mão.
- O comportamento/fun não é tão bom como no MX-5 -> isto basiei-me apenas no que li e na opinião de algumas pessoas que valorizo. Falamos neste segmento apenas é claro
- Este é mais subjectivo mas para mim importante: É ainda mais feio que o MX-5. O Mazda até se come e de alguns angulos, de frente é giro...já o MR2 actual
Tem algumas coisas que à partida seriam boas como o motor ali atrás, em posição central (não sei se tem lsd), etc.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Freccia_rossa23 Ver PostDesculpem a ignorancia, mas o q significa Miata?
The Mazda MX-5, also known as Miata (pronounced /miːˈɑːɾə/) in North America and Roadster (pronounced [ɺ̠oːdosɯtaː]) in Japan, is a two-seater sports car built by Mazda in Hiroshima, Japan — introduced in 1989 and now in its third generation.
Ou seja Miata é o nome dado ao MX-5 (que é o nome original...lá podes ver de onde vem a designação MX e o porquê do 5) nos USA
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostIn Wikipedia:
The Mazda MX-5, also known as Miata (pronounced /miːˈɑːɾə/) in North America and Roadster (pronounced [ɺ̠oːdosɯtaː]) in Japan, is a two-seater sports car built by Mazda in Hiroshima, Japan — introduced in 1989 and now in its third generation.
Ou seja Miata é o nome dado ao MX-5 (que é o nome original...lá podes ver de onde vem a designação MX e o porquê do 5) nos USA
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostTambém pensei neste na altura de compra, mas há 2 ou 3 aspectos a ter em atenção que me levaram a não comprar:
- Ainda há menos e dificil de achar que o MX-5. São caros por isso, os que há porreiros é claro. É um carro muito mais raro em 2ª mão.
- O comportamento/fun não é tão bom como no MX-5 -> isto basiei-me apenas no que li e na opinião de algumas pessoas que valorizo. Falamos neste segmento apenas é claro
- Este é mais subjectivo mas para mim importante: É ainda mais feio que o MX-5. O Mazda até se come e de alguns angulos, de frente é giro...já o MR2 actual
Tem algumas coisas que à partida seriam boas como o motor ali atrás, em posição central (não sei se tem lsd), etc.
Carro de macho.
Comentário
-
sim... Miata é mesmo nos EUA
Euroland é Mx-5 e no Japão, Eunos Roadster
Também andei a ver os Mr-2.
Nunca vou atrás do look de um carro, apesar de ser designer e maior parte das postas de pescada que mando aqui serem acerca disso.
Mas quando chega a altura de comprar carro, o desenho do mesmo nunca é factor essencial. (poxa, tive um fiesta Mk4, cor de frigorifico e parachoques pretos:P).
E aí entra o Mr-2. Só que estava numa faixa de preços que já era elevada (pra mim, pelo menos), mas o motorzinho central, peso igual ao meu Mx-5, dinâmica excelente, e mais 50cv em cima era muito tentador.
O que me chateava também era ausência total de bagageira. A do Mx-5 é pequena, mas tem uma. O Mr-2 tem um pequeno buraco à frente, que deve dar para 2, 3 saquinhos de compras.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nightlord Ver PostTambém pensei neste na altura de compra, mas há 2 ou 3 aspectos a ter em atenção que me levaram a não comprar:
- Ainda há menos e dificil de achar que o MX-5. São caros por isso, os que há porreiros é claro. É um carro muito mais raro em 2ª mão.
- O comportamento/fun não é tão bom como no MX-5 -> isto basiei-me apenas no que li e na opinião de algumas pessoas que valorizo. Falamos neste segmento apenas é claro
- Este é mais subjectivo mas para mim importante: É ainda mais feio que o MX-5. O Mazda até se come e de alguns angulos, de frente é giro...já o MR2 actual
Tem algumas coisas que à partida seriam boas como o motor ali atrás, em posição central (não sei se tem lsd), etc.
Segundo o que tenho lido, posteriormente, eles fizeram uns ajustes no setup, que o tornou muito mais user-friendly.
Também estou a basear-me no que tneho lido, e em pesquisas que fiz na altura.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário