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Eficiência: Tecnologia dos hibridos vs Tecnologia de competição

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    Eficiência: Tecnologia dos hibridos vs Tecnologia de competição

    "A renowned racing car designer has said that car manufacturers should be looking at making cars lighter to improve efficiency, rather than adding complex drive trains. In this article on the BBC News website, Professor Gordon Murray explains that a weight saving of 10% in a normal car would make more difference than switching to a hybrid engine and motor combination. Could this be the next nail in the SUV's coffin?"


    Artigo completo

    Saudações

    #2
    Já há muito tempo que o Professor () Murray vem defendendo isso mesmo. E não é o único a pensar assim. Mas neste caso não se trata de tecnologia dos híbridos vs tecnologia de competição. Em competição o objectivo não é apenas baixar o peso, mas passa mais por distribuí-lo de forma mais equilibrada, aumentando também a potência. De resto, há alguns construtores que têm baixado o peso dos seus veículos por isso mesmo.

    Comentário


      #3
      Eu gostava de ver carros não só mais leves (para ajudar na cidade), mas também mais aerodinâmicos (para AE). O peso não influencia muito os consumos em condução steady-state.

      O Tatra T77 tinha um .Cd de 0.21 em 1934. Onde é que estamos 70 anos depois? Padrões estéticos obligué dirão, mas agora vamos a alçar da perna e mudar gostos que o combustível está caro.

      Comentário


        #4
        No mundo automóvel já se passou por muitas fases no que toca ao peso dos carros.

        Os carros americanos sempre foram pesadões mas nunca foram muito seguros.
        Os carros europeus e japoneses por norma eram pequenos e leves, e também pouco seguros.

        Creio que actualmente mesmo os carros utilitários têm peso elevado por razões de segurança (reforço de determinadas zonas dos carros) e não vejo como um carro possa ser leve e seguro ao mesmo tempo, hoje em dia.

        Corrijam-me se estiver enganado (quanto é que pesa um Smart?)

        Comentário


          #5
          O "professor" Murray deve pensar que a estrada do dia a dia é competição. Se um carro é leve e não tem isolamento, é porque é barulhento. Se o carro é leve e não tem dispositivos de segurança, é porque é inseguro.
          Concordo em que se baixe o peso, mas não que se vá regredir na forma como se fazem automóveis.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
            No mundo automóvel já se passou por muitas fases no que toca ao peso dos carros.

            Os carros americanos sempre foram pesadões mas nunca foram muito seguros.
            Os carros europeus e japoneses por norma eram pequenos e leves, e também pouco seguros.

            Creio que actualmente mesmo os carros utilitários têm peso elevado por razões de segurança (reforço de determinadas zonas dos carros) e não vejo como um carro possa ser leve e seguro ao mesmo tempo, hoje em dia.

            Corrijam-me se estiver enganado (quanto é que pesa um Smart?)
            Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
            O "professor" Murray deve pensar que a estrada do dia a dia é competição. Se um carro é leve e não tem isolamento, é porque é barulhento. Se o carro é leve e não tem dispositivos de segurança, é porque é inseguro.
            Concordo em que se baixe o peso, mas não que se vá regredir na forma como se fazem automóveis.
            O prof Murray não pensa que a estrada do dia a dia é competição.
            "You're trying to squeeze every last drop of energy out of the fuel, and make the lightest, stiffest structure out of the most advanced materials you can find. The principle is exactly the same."
            Uma coisa é usar o principio, ou a mesma metodologia. Não significa que no final vamos conduzir um carro de competição...

            Como o Mazda 2 demosntrou é possivel fazer um carro mais leve, mantendo os mesmos niveis de segurança e de conforto de qualquer outro carro.

            Se vocês pensam que retirar peso a um carro significa perder segurança e conforto, tão com as vistas curtas para caramba

            A questão é que pouco a pouco estamos a regredir na forma de fazer automóveis. Baixar o peso obriga a evoluir. Até agora temos acrescentado, fazendo os carros da mesma forma que há décadas. Os carros cresceram e engordaram.
            Se tivessemos o peso em conta, obrigaria os neurónios a trabalhar para arranjar novos materiais e novas formas de construir (olhem para o Multipla, para o A8, para o Smart, para o XJ, para o mazda2, para o TT, etc... com olhos de ver)

            Quando se fala em redução de peso, devem estar a pensar em coisas hardcore como RS, Scuderia e Superleggera.....

            Há diversas soluções para um problema. não implica perdermos a ponta do corno.
            Na realidade ficamos todos a ganhar.

            Se há tipos que são treinadores de bancada e mandam postas de pescada, o Gordon Murray NÃO é um deles...
            Quando ele fala, normalmente devemos dar um pouco mais de atenção.

            Se todos os carros tivessem um peso mais baixo em 10% que o que têm agora, como ele afirma e em conjunto com os motores cada vez mais eficientes que temos, o impacto geral seria claramente superior a qualquer Prius ou outra solução tapa-buracos...

            Comentário


              #7
              O que eu acho inacreditável é o facto de a FIA continuar a promover o “desporto” automóvel baseado em combustíveis fósseis.

              - Não deveríamos em pleno século XXI estar já “noutra”?
              - Não deveria a FIA promover o desenvolvimento de energias alternativas para a indústria automóvel? Afinal não é para isso que a competição serve, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia?

              Há muitos anos atrás, quando o Senna deslumbrava na F1, imaginava que no início deste século a F1 seria “limpa”. Infelizmente tal não se verificou.

              Quantas toneladas de CO2, NOx e etc são emitidas em cada competição automóvel?!

              Os nossos filhos terão “vergonha” de nós!
              Editado pela última vez por sealight; 13 June 2008, 00:47.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                O que eu acho inacreditável é o facto de a FIA continuar a promover o “desporto” automóvel baseado em combustíveis fósseis.

                - Não deveríamos em pleno século XXI estar já “noutra”?
                - Não deveria a FIA promover o desenvolvimento de energias alternativas para a indústria automóvel? Afinal não é para isso que a competição serve, para acelerar o desenvolvimento da tecnologia?

                Há muitos anos atrás, quando o Senna deslumbrava na F1, imaginava que no início deste século a F1 seria “limpa”. Infelizmente tal não se verificou.

                Quantas toneladas de CO2, NOx e etc são emitidas em cada competição automóvel?!

                Os nossos filhos terão “vergonha” de nós!
                Para 2010 todos os monolugares da F1 terão que ter um sistema de reaproveitamento de energia cinética (denominado sistema KERS - Kinetic Energy Recovery System). Mas que outro combustível não fóssil é que recomendarias? Há quem defenda que os motores deveriam ser limitados por consumo e não por rotação, e até seria uma excelente ideia. Ter que fazer uma corrida com 150 litros de gasolina era uma boa ideia.
                Editado pela última vez por JRodrigues; 13 June 2008, 00:58.

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                  #9
                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                  Para 2010 todos os monolugares da F1 terão que ter um sistema de reaproveitamento de energia cinética (denominado sistema KERS - Kinetic Energy Recovery System).
                  LOL
                  Isso é algo que o Prius faz há 10 anos e que hoje em dia qualquer híbrido faz.
                  A F1 vai tê-lo em 2010?! Brilhante!
                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                  Mas que outro combustível não fóssil é que recomendarias?
                  Eléctrico, Solar, Hidrogénio/Fuel Cell, ...
                  Há muito espaço por onde inovar.
                  A utilização de combustíveis fósseis na indústria automóvel já tem 120 anos!!
                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                  Ter que fazer uma corrida com 150 litros de gasolina era uma boa ideia.
                  Que falta de ambição
                  Quantos km farias tu com 150 litros?! Não te parece que os "super-automóveis", aqueles que impulsionam o desenvolvimento tecnológico, que estão décadas à frente do mercado deveriam fazer bem melhor do que o que qualquer um de nós faz com o seu carrito?
                  A competição automóvel no presente contexto é ridícula e não serve o planeta.
                  Editado pela última vez por sealight; 13 June 2008, 01:10.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por sealight Ver Post
                    Quantos km farias tu com 150 litros?! Não te parece que os "super-automóveis", aqueles que impulsionam o desenvolvimento tecnológico, que estão décadas à frente do mercado deveriam fazer bem melhor do que o que qualquer um de nós faz com o seu carrito?
                    A competição automóvel no presente contexto é ridícula e não serve o planeta.
                    Não serve nem nunca serviu..

                    Fazem e muito melhor do que qualquer um de nós faz com o seu carrito.. Se queres que consumam menos, tens a Maratona Shell Eco-Marathon.. Deve ser uma boa prova para tu ires ver.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                      Ter que fazer uma corrida com 150 litros de gasolina era uma boa ideia.
                      Vocês são novos e devem desconhecer, mas isso já aconteceu na F1 e era uma miséria ver os carros a parar por falta de gasolina na última volta, quase a chegar à meta.

                      Quanto ao assunto em discussão, já repararam que mesmo sendo os carros mais pesados, os consumos têm vindo a diminuir? Será que vale a pena sacrificar a segurança e o conforto para gastar menos 0,5 litros?
                      Editado pela última vez por eu; 13 June 2008, 01:38.

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                        #12
                        Se os construtores tivessem mais preocupações ao nível do peso dos automóveis só teriam a ganhar. Para mim seria muito importante do que se continuar com a escalada de potência e desenvolvimento de novos motores.

                        Comentário


                          #13
                          É aquilo q eu digo há muito, hoje em dia compra-se um carro como quem compra um telemóvel. Escolhe-se a câmara de 3.2 Mpixels, o bluetooth, o GPS, mas no fundo, no fundo, a malta só vai fazer umas chamadas e mandar umas SMS...
                          Coisas como bancos eléctricos, espelhos eléctricos e todas as outras mariquices, além de consumirem bastante electricidade (o q eleva o consumo), são caras pra reparar em caso de avaria, acrescentam muito peso, tiram fiabilidade...
                          E a desculpa q os carros estão mais pesados por causa da segurança é esfarrapada, só q as margens de lucro dos construtores tem de continuar elevadas, pois o kevlar e a fibra de carbono, por não estarem tão disseminadas como o aço, continuam a ser caras.

                          Comentário


                            #14
                            Parece-me que uma boa parte das pessoas que criticou o artigo, nem sequer o leu !!!

                            O homem não diz em lado nenhum que quer fazer dos automóveis do dia-a-dia carros descascados como um carro de competição. Ele fala em melhorar a estrutura do carro....não diz que quer tirar o banco e o forro das portas!!:
                            You're trying to squeeze every last drop of energy out of the fuel, and make the lightest, stiffest structure out of the most advanced materials you can find. The principle is exactly the same.
                            "We're looking at a vehicle that's less than half the weight of a normal family hatchback, but more importantly, we'll be reducing the CO2 damage by up to two thirds," he says.
                            E propõe-se a muito mais do que isso:
                            "So we're not just dealing with the emissions from the exhaust pipe," he says. It's from the moment you dig the ore out of the ground until you have to recycle the bits at the end of the car's life, and everything in between.
                            If you think about all the steel and aluminium and heavy stuff that goes into a car, the energy needed to build it, the fuel needed to ship it around the world. That's where the real damage comes from."

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                              Vocês são novos e devem desconhecer, mas isso já aconteceu na F1 e era uma miséria ver os carros a parar por falta de gasolina na última volta, quase a chegar à meta.

                              Quanto ao assunto em discussão, já repararam que mesmo sendo os carros mais pesados, os consumos têm vindo a diminuir?
                              Essa é que é essa!
                              Claro que vale sempre a pena tentar melhorar continuamente, por exemplo ao nível do peso, mas não devemos fazer tábua rasa de tudo o que foi conseguido até hoje. Notem que, desde a crise petrolífera de 1973 já demos um salto gigantesco no que aos consumos e emissões poluentes diz respeito.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Vocês são novos e devem desconhecer, mas isso já aconteceu na F1 e era uma miséria ver os carros a parar por falta de gasolina na última volta, quase a chegar à meta.

                                Quanto ao assunto em discussão, já repararam que mesmo sendo os carros mais pesados, os consumos têm vindo a diminuir? Será que vale a pena sacrificar a segurança e o conforto para gastar menos 0,5 litros?
                                Não se fala aqui em sacrificar segurança e conforto, mas existem pequenas coisas que podem ajudar a reduzir o consumo de energia e reduzir peso. Olha, nos autorádios e bsi's e tretas do género por exemplo poderiam adoptar os tão famigerados "solid-state capacitors" que são bem mais eficientes e mais leves. Menos energia consumida, menos esforço do alternador, menores consumos.

                                Pode-se fazer um esforço para que as jantes sejam mais leves e para que voltem a ser mais pequenas, afinal de contas temos utilitários com 75cv com jantes do mesmo tamanho de desportivos com mais de 300cv. Se fizerem os carros com desenhos mais aerodinamicos e com uma cava mais pequena a jante vai parecer grande, é tudo uma questão de percepção do conjunto e não do número que aparece lá escrito.

                                São pequenas coisas que, num conjunto, podem reduzir os consumos de combustível sem alterar o conforto e a segurança de um carro.

                                Mas devemos continuar a melhorar a eficiência dos motores actuais e apostar na mesma numa alternativa ao petróleo, basta olhar para os componentes electrónicos e perceber que, de um momento para o outro com todas as pressões ambientais a sua eficiencia passou a ser de 85%.

                                Comentário


                                  #17
                                  É preciso ter os pés bem assentes na terra.

                                  Os acessórios do automóvel consomem muito pouco relativamente ao consumo do motor. Atrevo-me a dizer que são responsáveis por menos de 0,5% do consumo de energia, por isso, não vale a pena reduzir o consumo de rádio, bancos eléctricos, etc...

                                  O único acessório com uma influência relevante no consumo é o A/C. Aqui sim, o condutor deve usar o A/C com sensatez.

                                  Concordo contigo relativamente às rodas: não só o diâmetro das jantes como também a largura dos pneus podiam ser reduzidos sem consequências relevantes em termos de segurança, mas com diminuição significativa de consumos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Existem carros que continuam a sair com compressores mecanicos em vez de compressores eléctricos para o A/C, quando estes últimos são mais eficientes e permitem o seu funcionamento directamente da bateria.

                                    Se fizermos as contas a todo o equipamento eléctrico ligado o seu consumo é relevante. No caso do xénon já existe uma redução no consumo de 40w e a sua capacidade de iluminação é superior, com os led's nas ópticas traseiras a mesma coisa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                      Se fizermos as contas a todo o equipamento eléctrico ligado o seu consumo é relevante. No caso do xénon já existe uma redução no consumo de 40w e a sua capacidade de iluminação é superior, com os led's nas ópticas traseiras a mesma coisa.
                                      Sabes o que são 40 W? 0.05 cavalos !!!

                                      Por isso é que disse que é preciso ter os pés bem assentes na terra e saber fazer contas. Reduzes mais combustível se diminuires a tua velocidade em apenas 1 Km/h do que a adoptar leds ou xénon

                                      É incrível, mas é verdade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                        Não serve nem nunca serviu..
                                        Fazem e muito melhor do que qualquer um de nós faz com o seu carrito.. Se queres que consumam menos, tens a Maratona Shell Eco-Marathon.. Deve ser uma boa prova para tu ires ver.
                                        Essa prova é muito interessante mas está num patamar muito diferente - quem participa são universidades, escolas... amadores!
                                        Imagina colossos como a Toyota, General Motors, Volkswagen, Daimler, BMW, ... a investirem em algo semelhante mas mais apelativo para o público e patrocinadores.
                                        Onde estaria hoje a indústria automóvel se tal acontecesse?
                                        A FIA tem de intervir.
                                        Ninguem para além da indústria petrolífera/automóvel tem mais interesse no desenvolvimento de motores/soluções baseados em combustíveis fósseis. Esse tempo acabou.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                          Não serve nem nunca serviu..

                                          Fazem e muito melhor do que qualquer um de nós faz com o seu carrito.. Se queres que consumam menos, tens a Maratona Shell Eco-Marathon.. Deve ser uma boa prova para tu ires ver.



                                          ld

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