Anúncio

Collapse
No announcement yet.

testar caixa automática?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    testar caixa automática?

    boa tarde!! o meu pai vendeu o seu carro de mudanças porque não pode conduzir manual, ele agora vai comprar um carro com caixa automatica, existe algum test caseiro, para ver si caixa esta a funcionar bem? como nunca andei em carro com mudanças automaticas,não sei bem si esta boa o má, alguem sabe como testar a dita? o bom funcionamento, da mesma.
    obrigado.
    p.s. si algum moderador considerar que este post não pertence a esta seccão, pode mudar.

    #2
    Com o carro parado, arranca com o acelerador a fundo e deixa puxar as mudanças, a ver se ela tem algum comportamento anormal.

    De resto é ver se ela aumenta e reduz as mudanças naturalmente.

    É suposto ser tudo suave, sem esticões.

    Comentário


      #3
      DSG da VW é um mimo!
      Não queres outra coisa!

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Rui dos Santos Ver Post
        DSG da VW é um mimo!
        Não queres outra coisa!
        Não foi nada disso que ele perguntou!

        Comentário


          #5
          Basicamente acelerações; deixar puxar 1ª , 2ª e 3ª .... e depois chagar por ex aos 100 , 120 ... e travar (nao precisa de ser brusco) ... e ver se o carro reage e reduz normalmente.

          Mas sempre que se compra um carro automatico com alguns KM's a primeira coisa a fazer é a mudança de oleo da caixa ... pois anda aí muita gente que nao faz manutenção as suas caixas.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Rui dos Santos Ver Post
            DSG da VW é um mimo!
            Não queres outra coisa!
            Diria mais...

            Se não chover vai fazer sol !

















            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Com o carro parado, arranca com o acelerador a fundo e deixa puxar as mudanças, a ver se ela tem algum comportamento anormal.

              De resto é ver se ela aumenta e reduz as mudanças naturalmente.

              É suposto ser tudo suave, sem esticões.

              que carro é?

              Comentário


                #8
                Pelo que entendo, o user quer comprar um carro com caixa automática usado mas quer saber como se testa a ver se está a funcionar bem.

                Comentário


                  #9
                  anda com o carro, vê se as mudanças passam normalmente, para mete N, mete D, mete P mete tudo o que houver e vê se tudo funciona

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                    boa tarde!! o meu pai vendeu o seu carro de mudanças porque não pode conduzir manual, ele agora vai comprar um carro com caixa automatica, existe algum test caseiro, para ver si caixa esta a funcionar bem?
                    Os testes 'caseiroos' podem mostrar-nos que a caixa está a funcionar normalmente, mas não é possível determinar se está de boa saúde.

                    Talvez seja melhor ver o historial de reparações, consultar a marca, etc.

                    Michael

                    Comentário


                      #11
                      Vê este site: http://www.samarins.com/check/transmission.html

                      Verifica a cor do óleo (se estiver preto é mau sinal), vê se a mudança não demora muito tempo a entrar quando pões de N para D, por exemplo; verifica se a troca de mudanças é suave, sem "esticões" ou ruídos estranhos, se todas as mudanças entram bem,...

                      Comentário


                        #12
                        A cor do óleo é muito importante, tem de ser vermelho.

                        A caixa tem uma vareta e pode-se ver como se vê o óleo do motor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                          verifica se a troca de mudanças é suave, sem "esticões"
                          ...nas sequenciais, diria que a troca não é suficientemente suave para usarmos essa expressão, pelo menos, comparativamente às automáticas.

                          ...a não ser, claro, nas novas DCT.

                          Michael

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                            ...nas sequenciais, diria que a troca não é suficientemente suave para usarmos essa expressão, pelo menos, comparativamente às automáticas.

                            ...a não ser, claro, nas novas DCT.

                            Michael
                            Não percebi esse comentário às sequenciais, porque sequenciais são elas quase todas, depois o que varia é o serem de variação contínua, robotizadas ou com conversor de binário. Tou errado?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Não percebi esse comentário às sequenciais, porque sequenciais são elas quase todas, depois o que varia é o serem de variação contínua, robotizadas ou com conversor de binário. Tou errado?
                              Assim de repente, diria que estás certo, ou quase certo.


                              Nas de variação contínua que que eu saiba, não há mudanças propriamente ditas, não existe uma sequência de relações.

                              Também tenho ideia que nas de conversor de binário, as automáticas "clássicas", nem sempre se sente uma sequência nítida de relações.

                              Por hábito, chamo sequenciais apenas às robotizadas onde existe relação directa entre a aceleração do motor e a aceleração do carro e se percebem claramente as várias relações de caixa.

                              Michael

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Lino Marques Ver Post
                                Não foi nada disso que ele perguntou!

                                Sim tens razão, mas como não falou que carro estava a pensar comprar alertei que um carro com a DSG conduz-se muito bem.

                                Não esqueçam do Kick Down, a circular sensivelmente a 80 90 (5ª ou 6ª caso a tenho) carregar a fundo no acelerador. A cx deve baixar 2 mudanças e deves sentir o carro a puxar e bem...

                                Comentário


                                  #17
                                  Mik, agora já percebi.

                                  Mas olha que a DSG (que para todos os efeitos é um robotizada) é bastante suave. Só as reduções é que as vezes saem um bocado mais à bruta.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Mik, agora já percebi.

                                    Mas olha que a DSG (que para todos os efeitos é um robotizada) é bastante suave. Só as reduções é que as vezes saem um bocado mais à bruta.
                                    Concordo.
                                    Creio que DSG é o nome que a VAG dá às caixas do tipo DCT (Dual-Clutch Transmission) que eu referi anteriormente como sendo excepção (aos soluços)


                                    Michael

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim, em certas caixas robotizadas pode até ser normal um "solavanco" ao mudar de relação de caixa (por exemplo o Smart).
                                      Quando me referia à suavidade estava a referir-me às caixas automáticas tradicionais, com conversor de binário.
                                      Nas caixas robotizadas, nem o óleo é tão importante como nas convencionais caixas auto, pois este serve apenas para lubrificar, enquanto que nas caixas com caixa automática o óleo é essencial até para transmitir o movimento. A manutenção do óleo (que costuma ser vermelho) de uma caixa automática com conversor de binário é essencial para a conservação desta.
                                      No meu carro costumo mudar o ATF, respectivamente com o filtro em intervalos de 60000/70000 km.

                                      Cumprimentos

                                      Comentário


                                        #20
                                        hoje fui experimentar un carro para o meu pai (jeep grand cherokee 2001) aquilo anda que se farta, pensei que era mais lento, curioso é que o meu pé esquerdo taba sempre a procura da embraiagem que não existe, é instinto e falta de costume, o dono teve a explicar, e entendí assim:
                                        p-posicão normal para o carro parado
                                        r- marcha atras
                                        n-ponto morto
                                        d- posicão normal de condução
                                        l- para subidas (só "engata" 1ª e 2ª)
                                        l1- para subidas ingremes ( so "engata" 1ª)
                                        tudo nesse ordem, ele tambem explicou mais ele não tinha bem a certeça do over drive que consiste em dar mais rotação ao motor antes de chegar a ultima mudança, mais nunca "engata" a ultima, só mantem a antepenultima com muita rotação. serve para uma ultrapassagem, todas as mudanças são feitas com o pé no travão, agora um of-topic, qual é a vossa opiniaõ da grand cherokee?
                                        obrigado.

                                        Comentário


                                          #21
                                          pessoal...qual a diferença da multi-tronic para a tiptronic da audi??

                                          sei q por exemplo o A5 2.7 tem a multi de serie e o 3.0 tem em opção a tip..

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                            hoje fui experimentar un carro para o meu pai (jeep grand cherokee 2001) aquilo anda que se farta, pensei que era mais lento, curioso é que o meu pé esquerdo taba sempre a procura da embraiagem que não existe, é instinto e falta de costume, o dono teve a explicar, e entendí assim:
                                            p-posicão normal para o carro parado
                                            r- marcha atras
                                            n-ponto morto
                                            d- posicão normal de condução
                                            l- para subidas (só "engata" 1ª e 2ª)
                                            l1- para subidas ingremes ( so "engata" 1ª)
                                            tudo nesse ordem, ele tambem explicou mais ele não tinha bem a certeça do over drive que consiste em dar mais rotação ao motor antes de chegar a ultima mudança, mais nunca "engata" a ultima, só mantem a antepenultima com muita rotação. serve para uma ultrapassagem, todas as mudanças são feitas com o pé no travão, agora um of-topic, qual é a vossa opiniaõ da grand cherokee?
                                            obrigado.
                                            Não te querendo assustar, a única pessoa que conheço bem e que teve um GD com caixa auto tradicional, teve muitas chatices na caixa.

                                            p- Park (posição de segurança, para quando o carro está imobilizado)
                                            r- marcha atrás
                                            n- Neutral (ponto morto)
                                            d- Drive (é só acelerar e travar )
                                            l- Low (Normalmente só mete as mudanças de força)
                                            l1- para subidas ingremes ( so "engata" 1ª)??

                                            Quanto Às Low, é preciso ver q a Jeep tinha uma cx (QuadraMatic?) vocacionada para o TT, e a L1 pode ser para aí vrada. No entanto, nas caixas mais antigas tinham normalmente D, 2, 3, 4 etc. Se metesse a 3, a caixa só andava em 1ª, 2ª e 3ª.

                                            Sugiro que faças alguma pesquisa em fóruns americanos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por miguelvs Ver Post
                                              pessoal...qual a diferença da multi-tronic para a tiptronic da audi??

                                              sei q por exemplo o A5 2.7 tem a multi de serie e o 3.0 tem em opção a tip..
                                              Na Audi, a multitronic é uma CVT (Continuously Variable Transmission) ou como quem diz, é uma caixa de variação contínua (não se sentem mudanças, porque a relação muda linearmente).

                                              Creio que a Audi chama de tiptronic à caixa automática convencional. (conversor de binário).

                                              Michael

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para não se perder o feeling da engrenagem tradicional, a melhor caixa de velocidades que se pode ter é uma manual robotizada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Já agora, sabem dizer-me qual é a caixa automática que vem com o Touareg R5 (com o 2.5TDI)?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                    hoje fui experimentar un carro para o meu pai (jeep grand cherokee 2001) aquilo anda que se farta, pensei que era mais lento, curioso é que o meu pé esquerdo taba sempre a procura da embraiagem que não existe, é instinto e falta de costume, o dono teve a explicar, e entendí assim:
                                                    p-posicão normal para o carro parado
                                                    r- marcha atras
                                                    n-ponto morto
                                                    d- posicão normal de condução
                                                    l- para subidas (só "engata" 1ª e 2ª)
                                                    l1- para subidas ingremes ( so "engata" 1ª)
                                                    tudo nesse ordem, ele tambem explicou mais ele não tinha bem a certeça do over drive que consiste em dar mais rotação ao motor antes de chegar a ultima mudança, mais nunca "engata" a ultima, só mantem a antepenultima com muita rotação. serve para uma ultrapassagem, todas as mudanças são feitas com o pé no travão, agora um of-topic, qual é a vossa opiniaõ da grand cherokee?
                                                    obrigado.
                                                    eu tinha mt cuidado ao comprar um jeep...é que conheço dois e aquilo é só problemas atrás de problemas...e olha que são probs dispendiosos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu tenho um grand cherokee 2.5 TD, mas da anterior geração.
                                                      Posso dizer que felizmente não me tem dado problemas. O jipe tinha alguns problemas quando o comprei mas foram todos resolvidos pelo stand.
                                                      Apesar de ser um jipe com fama um pouco má no que toca à fiabilidade, o meu tem sido muito fiável.
                                                      Em relação a esse modelo será também uma questão de sorte. Tudo depende se o anterior proprietário o estimava, etc...
                                                      Boa sorte.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nfh Ver Post
                                                        Já agora, sabem dizer-me qual é a caixa automática que vem com o Touareg R5 (com o 2.5TDI)?
                                                        Creio ser uma tiptronic de 6 velocidades - a "típica AUTO" da VW.

                                                        Michael

                                                        Comentário

                                                        AD fim dos posts Desktop

                                                        Collapse

                                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                                        Collapse
                                                        Working...
                                                        X