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Fiat Palio elétrico..

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    Fiat Palio elétrico..

    http://quatrorodas.abril.com.br/carr...o_166481.shtml



    "Tem cara de Palio, acabamento de Palio e é um Palio, mas custa cerca de 40% mais caro. Por quê? Não procure a resposta no acelerador. Levam-se 28 segundos para chegar a 100 km/h, e de 110 km/h não passa. Esqueça o velocímetro, mas continue olhando para o painel. Perceba que os marcadores de temperatura do motor, do nível de combustível e o conta-giros sumiram. Foram embora junto com o motor 1.0 Fire, o tanque de combustível e o cano de escapamento. Esse Fiat Palio é elétrico, recarrega na tomada. E, se você plugar na parede em horário de tarifa reduzida, o custo por quilômetro rodado fica baixíssimo, como se ele fizesse 60 km/l de gasolina. Falando assim, os 37,8 cavalos de potência começam a ficar mais agradáveis.

    O Palio elétrico nasceu a pedido da Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo... e dona de uma frota movida a gasolina. Agora a casa de ferreiro quer ter espetos de ferro, e alinhavou com a Fiat um contrato de desenvolvimento de tecnologia de cinco anos. "Até 2008, a meta é tornar esse protótipo viável. Nacionalizar peças, baixar o custo, aumentar a autonomia e diminuir o tempo de recarga", diz Carlos Eugênio Dutra, diretor de produto da Fiat. O Palio elétrico quer lugar na frota de empresas geradoras e distribuidoras de energia - vaga deixada, nos anos 80, pelo Gurgel Itaipu.
    A primeira coisa que chama a atenção é o silêncio. Você vira a chave e parece que não ligou. O Palio desliza tão sorrateiramente que, para evitar acidentes, uma campainha apita quando estamos em marcha à ré. O motor não grita nem quando subimos ladeiras.

    O Palio elétrico vai mal no 0 a 100 km/h, mas é esperto na cidade. Tem mais torque que a versão 1.4 e essa força é entregue na hora, sem vacilo, como nos carrinhos de trombada do parque de diversões. Em arrancadas, chega a cantar pneu. Verdade seja dita, parte da derrapagem se deve ao fato de a Fiat não ter recalibrado a suspensão dianteira. O protótipo é apenas 69 quilos mais pesado que o modelo 1.0 original, mas a distribuição de peso mudou bastante: o eixo dianteiro, que concentrava 63% do peso, agora tem 48%. Na frente, o motor elétrico pesa apenas 42 quilos; atrás, 165 quilos de baterias tomaram o lugar do estepe (em caso de emergência, há um compressor de ar portátil e uma lata de líquido veda-furos).

    Baterias sempre foram o problema dos carros elétricos. Grandes, pesadas, têm pouca autonomia e, quando gastas, viram lixo tóxico. "As do Palio são diferentes. Parte é reciclável, parte é biodegradável", afirma Dutra. Segundo a fabricante do sistema elétrico, a suíça MES-DEA, a bateria tem vida útil de 150000 quilômetros.

    Flex: 110 e 220 volts

    Para recarregar, qualquer parede serve. A intensidade de corrente é de até 16 ampères, menos que um chuveiro elétrico, e ele aceita 110 e 220 volts. Basta adaptar uma tomada industrial e plugar. A bateria aquece até 270oC e, então, começa a encher. O abastecimento pode parar e recomeçar, sem danos. Ainda bem, porque a recarga completa leva oito horas. Tanto descanso, diz a Fiat, garante ao Palio fôlego para 110 quilômetros na estrada ou 120 em ciclo urbano.

    A autonomia cresce na cidade porque um alternador aproveita as desacelerações para carregar a bateria. Basta apertar o botão "Recupero". Além de garantir mais uns 20 quilômetros, serve para cumprir a função de freio motor, ausente num carro elétrico. Além de ser estranho no dia-a-dia, seria temerário conter o carro só no pedal, numa descida longa como a da rodovia dos Imigrantes.
    O sistema de freio é original do Palio, apenas o servo ganhou uma bomba elétrica, para gerar o vácuo que viria do motor a combustão. Aliás, tudo foi aproveitado, do radiador à bateria. Ela alimenta o que, em outros carros, nós chamaríamos de "parte elétrica". Tanto aproveitamento porque a Fiat quer criar um carro de frota: simples, eficiente e sem vaidade. Mas, quer saber? Para ir ao trabalho, por 10000 reais, eu teria um."

    #2
    Excelente notícia. O carrinho pode não ser o supra-suma da batata, mas é um passo muito importante!

    Comentário


      #3
      Argh, não tenho nada contra os Brasileiros mas esse texto é completamente intragrável..

      De resto, só não sei ( alias até s€€€€i) porque não investem em força em hibridos e em electricos..

      Comentário


        #4
        Parece ser uma notícia interessante, mas deixei de ler na 4ª linha.
        O texto é muito confuso.

        Comentário


          #5
          LOL. Também só consegui ler o inicio... Mas dá para perceber que é uma boa iniciativa por parte da Fiat desenvolver este carro.

          Comentário


            #6
            li ate "plugar"

            Comentário


              #7
              Nem o tópico conseguir ler em condições!!!

              "elétrico"???

              AAAAAAAAAAHHH "Eléctrico"!

              De resto, se se estiver a falar de um carro movido 100% a electricidade e com boa autonomia, é excelente e uma notícia sempre bem-vinda.

              Comentário


                #8
                Vim aqui para reclamar com o "Elétrico".

                Mas gostei dos "carrinhos de trombada".

                Quanto ao carro, nada de especial, e algo muito mau

                Comentário


                  #9
                  [MODE USER AUTOHOJE]

                  que é isto?

                  palio que??
                  hum isso polui muito, cada bateria polui o mesmo que Chicago num dia...

                  ainda por cima nao pode levar gasolina?!?!?

                  É FIAT?????

                  fogo ganda bodega, vou mas é já atestar o meu bólide XPTO que a gasoline deve tar para acabar

                  PS:ainda por sima o texto está escrito com erros e de uma forma esquesita...logo eu que sou tão bom a portuges....

                  [/MODE USER AUTOHOJE]

                  Comentário


                    #10
                    Mas este é giiiiiiro! LAWL!

                    Deve ser a primeira carripana eléctrica?



                    Já a barragem

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                      [MODE USER AUTOHOJE]

                      que é isto?

                      palio que??
                      hum isso polui muito, cada bateria polui o mesmo que Chicago num dia...

                      ainda por cima nao pode levar gasolina?!?!?

                      É FIAT?????

                      fogo ganda bodega, vou mas é já atestar o meu bólide XPTO que a gasoline deve tar para acabar

                      PS:ainda por sima o texto está escrito com erros e de uma forma esquesita...logo eu que sou tão bom a portuges....

                      [/MODE USER AUTOHOJE]


                      ==========

                      Por enquanto ele não vai além de um protótipo experimental. Para se tornar comercial levará tempo ou mesmo nunca (embora esta notícia induza ao contrário), ainda necessita passar por algumas séries de aperfeiçoamentos. E para quem não gosta do Palio, não há problemas, o principal objetivo da FIAT é testar a tecnologia, não o carro.

                      []'s.
                      Editado pela última vez por iDante; 16 June 2008, 04:40.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                        [MODE USER AUTOHOJE]

                        [/MODE USER AUTOHOJE]
                        Ainda bem que aqui vieste!
                        Vim cá escrever que gostei tanto desta solução que já fui ao Banco de Portugal ver a quanto está o real.

                        E está a 2,537 por 1€, o que quer dizer que 10.000reais são cerca de 4.000€.
                        Das duas uma, ou câmbio está errado, ou o preço não são 10.000 reais, ou o meu cérebro está desligado (a esta hora será provável).

                        Se isto estiver à venda por este preço, vou pegar nas perninhas e por-me a caminho da Fiat portuguesa para a homologação e da Fiat brasileira para comprar um.
                        E até pode ser verde-alface.

                        Aqui está a resposta ao carro-maravilha do Ghosn.


                        EDIT: vi agora que a noticia é de 2006....o que é que aconteceu a este projecto? Gaveta?
                        Mas o caminho é por aqui, e não pelas complicações desnecessárias que a industria automovel está a arranjar com as alternativas ao petroleo. Só deixam transparecer a cumplicidade com a industria do petróleo. Método KISS - Keep It Simple, Stupid.
                        Editado pela última vez por VorsprungDurchTechnik; 16 June 2008, 06:16.

                        Comentário


                          #13
                          Post repetido, peço à moderação para apagar por favor.
                          Editado pela última vez por VorsprungDurchTechnik; 16 June 2008, 06:08. Razão: Post repetido

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                            Ainda bem que aqui vieste!
                            Vim cá escrever que gostei tanto desta solução que já fui ao Banco de Portugal ver a quanto está o real.

                            E está a 2,537 por 1€, o que quer dizer que 10.000reais são cerca de 4.000€.
                            Das duas uma, ou câmbio está errado, ou o preço não são 10.000 reais, ou o meu cérebro está desligado (a esta hora será provável).

                            Se isto estiver à venda por este preço, vou pegar nas perninhas e por-me a caminho da Fiat portuguesa para a homologação e da Fiat brasileira para comprar um.
                            E até pode ser verde-alface.

                            Aqui está a resposta ao carro-maravilha do Ghosn.


                            EDIT: vi agora que a noticia é de 2006....o que é que aconteceu a este projecto? Gaveta?
                            Mas o caminho é por aqui, e não pelas complicações desnecessárias que a industria automovel está a arranjar com as alternativas ao petroleo. Só deixam transparecer a cumplicidade com a industria do petróleo. Método KISS - Keep It Simple, Stupid.
                            Não foi engavetado, mas está em aprefeiçoamento.

                            Comentário


                              #15
                              Excelente iniciativa..

                              A evolução dos combustíveis para outros meios começa a ser notória.

                              (Agora tenho de ir apresentar um trabalho)

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                Ainda bem que aqui vieste!
                                Vim cá escrever que gostei tanto desta solução que já fui ao Banco de Portugal ver a quanto está o real.

                                E está a 2,537 por 1€, o que quer dizer que 10.000reais são cerca de 4.000€.
                                Das duas uma, ou câmbio está errado, ou o preço não são 10.000 reais, ou o meu cérebro está desligado (a esta hora será provável).

                                Se isto estiver à venda por este preço, vou pegar nas perninhas e por-me a caminho da Fiat portuguesa para a homologação e da Fiat brasileira para comprar um.
                                E até pode ser verde-alface.

                                Aqui está a resposta ao carro-maravilha do Ghosn.


                                EDIT: vi agora que a noticia é de 2006....o que é que aconteceu a este projecto? Gaveta?
                                Mas o caminho é por aqui, e não pelas complicações desnecessárias que a industria automovel está a arranjar com as alternativas ao petroleo. Só deixam transparecer a cumplicidade com a industria do petróleo. Método KISS - Keep It Simple, Stupid.
                                Ai é?

                                Então porque é que tem um diferencial?

                                Metam dois motores gémeos eléctricos em cada roda!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                                  Ai é?

                                  Então porque é que tem um diferencial?

                                  Metam dois motores gémeos eléctricos em cada roda!
                                  ???

                                  Explica lá isso, que não percebi...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                    ???

                                    Explica lá isso, que não percebi...
                                    Em vez de ter um motor, e um diferencial, para dar potências diferentes a cada roda.

                                    Ter dois pequenos motores, cada um, ligado a uma roda, e, como os motores eléctricos, têm uma precisão de controlo muito superior aos de combustão interna, variar a velocidade de rotação consoante o necessário, como um diferencial faz...

                                    Como o Toyota Volta, mas 2WD...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Concordo contigo.
                                      O principio que deve reger o desenvolvimento de projectos destes é o da simplicidade.

                                      O mercado só vai adoptar carros menos perfomantes e com menos "glamour" que os de combustáo interna se as restantes variáveis de decisão - preço, custos de utilização e manutenção - compensarem.

                                      Tem que ser por uma estratégia de penetração (atractividade do produto baseada no preço, em sentido lato) e não de desnatação (produto caro, reservado a uma elite, que mais tarde se democratizará com preços decrescentes).

                                      O momento requer soluções para o povo, e não Lexus ou Prius - que não são carne nem peixe - a preços proibitivos.
                                      Desde há uns tempos, sempre que alguém me fala em comprar/trocar de carro e sempre que o segmento se adequa, falo no Civic Hybrid, Prius e Lexus.
                                      A resposta é invariávelmente a mesma: por esse nível de preços há sempre um diesel germânico muito mais seguro em termos de mercado e mais apetecível.

                                      Agora, se arranjarem utilítários eléctricos para 2º carro (com uso maioritáriamente citadino), a adesão será maciça e será uma excelente forma de as pessoas se habituarem à tecnologia.
                                      Daí a trocarem os germanicos diesel por hibridos é um passo.
                                      E com níveis de produção maiores - porque sendo baratos, se vendem mais carros - a tecnologia baixa de preço num instante.

                                      O que me espanta - e me deixa fulo - é que os construtores sabem desta realidade e no entanto nada investem neste sentido.
                                      E quando o fazem - como fez agora o Ghosn ao anunciar com estrondo o carro eléctrico da Nissan - faze-se caros e parece que estão a fazer um favor à humanidade.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                        [MODE USER AUTOHOJE]

                                        que é isto?

                                        palio que??
                                        hum isso polui muito, cada bateria polui o mesmo que Chicago num dia...

                                        ainda por cima nao pode levar gasolina?!?!?

                                        É FIAT?????

                                        fogo ganda bodega, vou mas é já atestar o meu bólide XPTO que a gasoline deve tar para acabar

                                        PS:ainda por sima o texto está escrito com erros e de uma forma esquesita...logo eu que sou tão bom a portuges....

                                        [/MODE USER AUTOHOJE]

                                        Comentário


                                          #21






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                                            #22
                                            Muito bom!Ainda é um pouco limitado, mas para o dia a dia serve perfeitamente.
                                            Se houvesse ca em Portugal comprava-o, mesmo sendo Fiat

                                            Comentário

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