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120d Coupe vs 123d Coupe || Vale a pena a diferença?

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    120d Coupe vs 123d Coupe || Vale a pena a diferença?

    Boas...um colega meu está a pensar em comprar o serie 1 coupe, e está a ponderar a compra do 120d ou 123d... A questão é que já houve pessoas que lhe disseram que a diferença entre os motores não justifica a diferença de preços e que o 123d não anda muito mais que o 120d..disseram lhe que a diferença de permormances não é assim tão grande...Por outro lado, já houve pessoas que o aconselharam a fazer um esforço financeiro pelo 123d porque realmente é uma bombinha...

    Ele também tem outro ponto que gostava de ver esclarecido, que é quanto á questão dos consumos...o 123d já tem um consumo bastante superior em relação ao 120d , não é verdade? Será que vale a pena essa diferença?

    Como sei que existe aqui muitas pessoas que já sentiram a diferença entre ambos os modelos, gostava que expressassem as suas opiniões acerca daquilo que sabem e que deve ser ponderado

    Cumprimentos

    #2
    Optava pelo 120d...

    Comentário


      #3
      eu aconselhava o teu amigo a dar uma vista de olhos no 320cd E92. fica pelo mesmo preço do 123d. fica com um carro muito mais destinto. para mim o coupe mais bonito do momento

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por paslg Ver Post
        Optava pelo 120d...

        Se puderem explicar o porque da decisão, agradecia

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por nunoasiilva Ver Post
          eu aconselhava o teu amigo a dar uma vista de olhos no 320cd E92. fica pelo mesmo preço do 123d. fica com um carro muito mais destinto. para mim o coupe mais bonito do momento

          Eu andei nos 3. O 320Cd é de outro segmento, tem interiores mais bonitos. Exteriormente o 1 coupe é mais bonito, a meu ver.

          Em relação ao motor, conta com mais 2l aos 100, com pouca diferença em AE e com muita diferença em ultrapassagens e retomas. Essa é a parte que impressiona... A sensação atrás do volante é diferente, o 2º turbo faz maravilhas.

          Comentário


            #6
            123d é bem melhor obviamente!! E se o teu amigo gosta de performance, no 23d com uma reprogramação pode tirar gahos bem superiores.

            Comentário


              #7
              BMW 123d (E81)

              Não há qualquer outro carro desta classe que se equipare ao 123d. O Diesel biturbo, com 204 cv e 400 Nm, é assombroso não apenas na força, mas também.

              Quando é lançada uma nova referência, um dos primeiros passos no Autohoje é o de procurarmos um concorrente directo na base de medições. Com o 123d a tarefa fez-se em segundos. Não há nas proximidades qualquer carro da classe que consiga aproximar-se da órbita do 123d. O melhor já era o 120d, com 177 cv, também distante de qualquer outro concorrente, por isso o 123d ao bater largamente o seu irmão de sangue fica destacadíssimo de tudo o resto.

              Há automóveis com motor até dois litros Diesel capazes de bater este 123d. O contacto que publicamos na página 20, prova-o. Mas falamos de um carro com peças feitas à mão, uma unidade única que leva meses a desenvolver e que nem sequer tem preço de tabela. Mesmo com preparação hiper-especial, o Seat Leon, apenas consegue bater por fracções de segundo as prestações do 123d, um automóvel de série, com todas as garantias inerentes.

              O principal defeito deste 123d é o de começar por 1. Os 204 cv vão chegar a outros modelos, como tradicionalmente acontece, mas a BMW aprendeu a táctica, compreensível, de estrear os motores de quatro cilindros no Série 1. Os outros, Série 3, 5 e X3, vendem-se na mesma, e bem, e o Série 1 sempre leva mais um impulso de vendas graças à exclusividade.

              Um rápido olhar para a ficha das nossas medições desfaz todas as dúvidas em poucos segundos: menos de sete segundos dos 0 aos 100 km/h e os primeiros mil metros abatidos em 27 segundos. O 120d, a referência até aqui, gasta mais um segundo no primeiro caso e mais dois no segundo. O curioso é que, ao volante, não se sentem estas melhorias com a mesma ênfase com que surgem no papel. Há uma força colossal desde o arranque e em qualquer relação entre as 1200 rpm e as 4500 rpm.

              A partir daí o quatro cilindros continua a respirar por mais 400 rotações, mas baixa consideravelmente o ritmo cardíaco. Talvez tão ou mais impressionante do que «gastar» 4000 rotações num ápice, seja o facto de se conseguir subir ladeiras íngremes, que outros Diesel aguentam apenas em segunda ou terceira, com a quinta engrenada às 1200 rpm e, ao esmagar o acelerador, o 123d responder como se houvesse um íman gigante no topo da colina. A vontade do 123d em devorar a força disponível é ainda ampliada pela caixa de escalonamento curto.

              Resultado: o motor do 123d é tão voraz a passar pela escala do taquímetro que quando começa a emoção e apetece prolongá-la, como se faz num bom desportivo a gasolina, já está na hora de trocar para a mudança seguinte e fazer tudo de novo: alinhar trajectória, dosear acelerador e esperar que o «autoblocante electrónico» entre em acção. A limitação não é do 123d. É do conceito Diesel. E como o 123d já parece estar tão perto de esgotá-lo, apetece pedir mais, ainda que nenhum outro carro da classe o faça tão bem. Na verdade, mesmo noutras classes, há muito poucos.

              Tudo no 123d está afinado para a eficácia. E nisso funciona muito bem. Para ser um pouco mais divertido talvez fosse preciso prescindir das opcionais jantes de 18" desta unidade por umas mais pequenas, já que a imensidão de borracha retira alguma leveza ao acto de curvar, embora assegure torcicolos nos arranques. Também se ganhava um pouco de conforto e, quem sabe, diminuíssem ligeiramente os consumos que, mesmo assim, já roçam o ridículo para um automóvel com estas prestações.
              Melhor não é impossível, mas ainda vai tardar um pouco.


              Espero ter ajudado o teu amigo a fazer uma BOA compra...

              Comentário


                #8
                eu optava era pelo 118d com mais equipamento...

                Comentário


                  #9
                  Mas sendo que os combustíveis estão cada vez mais caros e que devemos ter cada vez mais em conta os consumos, o 123d gasta mais do que o 120d...bastante mais,nao?

                  Comentário


                    #10
                    Sim, o consumo é bem diferente entre esses dois motores..

                    E sim, a prestaçao de um é bem superior á do outro.

                    Podendo, creio que se justifica fazer o esforço financeiro...podendo mas sendo um esforço bastante grande..se o impeto que o leva a adquirir o serie 1 nao for apenas performance..o 120d ja se mexe bastante bem.

                    A diferença para o 123d..é que este ultimo tem sempre pulmao..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JoaoDiogoPereira Ver Post
                      Boas...um colega meu está a pensar em comprar o serie 1 coupe, e está a ponderar a compra do 120d ou 123d...
                      123d.
                      A performance é superior e é uma performance já de um carro com rótulo de desportivo (0-100Km/h em 7s).
                      A mim quem me disse que era quase a mesma coisa foram dois proprietários de 120d... coincidência ou não efectivamente o 123d com 2 turbocompressores, 204cvs de potência e binário 400nm é superior ao 120d.

                      Em todo o caso, se não te fizer diferença apostares num excelente motor, com boas prestações, e ainda poupares algum dinheiro, o 120d 177cvs é também uma excelente compra que não te deverás arrepender.

                      No entanto também há mais um aspecto a levar em consideração: é que já entrámos no campo dos 200cvs nos motores diesel, e a partir de 2009 deve ser esse o patamar dito "normal" (agora em 2008 estamos nos 170cvs, há 3 anos nos 140cvs, há 6 anos nos 115cvs, etc). Ainda agora li numa revista portuguesa de automóveis os planos do Mercedes C250 CDI com 204cvs também e a Audi também deverá lançar qualquer coisa com esta potência (parece que os motores de 170cvs common rail vendem-se em setembro e há um protótipo ou série especial de um TDI com mais de 250cvs...).
                      E isso também vai desvalorizando os carros, claro está!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por strangletmuh Ver Post
                        eu optava era pelo 118d com mais equipamento...
                        Era mesmo nessa base. 143cv já chegam e sobram para 99,9% do dia a dia.

                        Quem opta pelo 23d deve andar a fazer arranques a toda a hora e em AE vai sempre a 250km/h.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por strangletmuh Ver Post
                          eu optava era pelo 118d com mais equipamento...
                          Tu e eu. Mais poupado do que os outros e já anda bastante bem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JtypeR Ver Post
                            123d é bem melhor obviamente!! E se o teu amigo gosta de performance, no 23d com uma reprogramação pode tirar gahos bem superiores.
                            Em que te baseias para dizer isso? Por ter 2 turbos?Não é assim tão linear...

                            A questão levantada pelo topico é bem pertinente. Para mim, como a performance não é tudo e como espremer no dia dia 177cv já é complicado quanto mais 204...e sempre são 3 mil euros...dá "só" para o kit M e pintura metalizada...acho que respondi!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                              Em que te baseias para dizer isso? Por ter 2 turbos?Não é assim tão linear...

                              A questão levantada pelo topico é bem pertinente. Para mim, como a performance não é tudo e como espremer no dia dia 177cv já é complicado quanto mais 204...e sempre são 3 mil euros...dá "só" para o kit M e pintura metalizada...acho que respondi!
                              Compra o 116i e enche-o de extras então! Não é por ser bi-turbo não... É a informação que tenho por parte de quem faz reprogramações. Ouvi dizer por ai que o 123d com uma reprogramação das boas pode ir até aos 240 e tais 250cv.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JtypeR Ver Post
                                Compra o 116i e enche-o de extras então! Não é por ser bi-turbo não... É a informação que tenho por parte de quem faz reprogramações. Ouvi dizer por ai que o 123d com uma reprogramação das boas pode ir até aos 240 e tais 250cv.
                                Não sejas extremista Estamos a falar do 120d vs 123d e eu dei a minha opinião...

                                quais são as potencialidades do turbo mais pequeno?Ganhos de 40 a 50cv...nada que não seja possivel no 20d manco só com repro.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                  Era mesmo nessa base. 143cv já chegam e sobram para 99,9% do dia a dia.

                                  Quem opta pelo 23d deve andar a fazer arranques a toda a hora e em AE vai sempre a 250km/h.
                                  Isto é a brincar?



                                  Se o dinheiro não for problema e se o teu amigo valoriza as performances, então ele que opte pelo 123d.Apesar do que se diz por aí, a diferença entre os dois motores ainda é bastante notória. Caso contrário os 177cv do 120d, também chegam e sobram para o dia-a-dia.

                                  Já agora, o autor do tópico diz que o colega está a pensar comprar um série 1 coupe, portanto podem deixar de dizer "118d" que esse motor nem sequer existe na versão coupe.
                                  Editado pela última vez por alpug; 22 June 2008, 19:24.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JoaoDiogoPereira Ver Post
                                    Boas...um colega meu está a pensar em comprar o serie 1 coupe, e está a ponderar a compra do 120d ou 123d... A questão é que já houve pessoas que lhe disseram que a diferença entre os motores não justifica a diferença de preços e que o 123d não anda muito mais que o 120d..disseram lhe que a diferença de permormances não é assim tão grande...Por outro lado, já houve pessoas que o aconselharam a fazer um esforço financeiro pelo 123d porque realmente é uma bombinha...

                                    Ele também tem outro ponto que gostava de ver esclarecido, que é quanto á questão dos consumos...o 123d já tem um consumo bastante superior em relação ao 120d , não é verdade? Será que vale a pena essa diferença?

                                    Como sei que existe aqui muitas pessoas que já sentiram a diferença entre ambos os modelos, gostava que expressassem as suas opiniões acerca daquilo que sabem e que deve ser ponderado

                                    Cumprimentos

                                    Boa tarde,

                                    Eu tenho um 120d coupe com kit M Sport desde Fevereiro deste ano e com cerca de 14.000km.
                                    Quando comprei essa questão também se pôs - basicamente a dúvida era entre o 120d coupe M sport e mais algum equipamento ou o 123d coupe quase base.

                                    Pessoa amiga e entendida nos carros em questão disse-me que a diferença para o 123d não era muito significativa a não ser para condutores mais puristas (frisando no entanto que são 2 turbos e um LSD electrónico que fazem diferença numa condução verdadeiramente desportiva).

                                    Ora, o que eu queria era um carro com um comportamento acima da média (o que é comum ao 120/3d) e rápido o suficiente para envergonhar alguns pseudo-desportivos em recta e em curva.

                                    Para além disso, os kms que faço são muitos e tenho ideia que o 123d consome mais 1.5l/100km, pelo menos, o que para mim é significativo face às vantagens que traz.

                                    Em relação ao 120d coupe:
                                    - não me importava que fosse ligeiramente melhor nas recuperações (problema resolvido "metendo uma abaixo");
                                    - é óptimo a curvar - em AE o ponteiro vai muito longe em quase todo o tipo de curvas;
                                    - em estradas a sério (nacionais e afins) os limites de um condutor médio (é onde eu me incluo) aparecem antes dos do carro, isto é aquela traseira não sai do sítio a não ser a velocidades bem altas para a estrada em questão.

                                    Espero ter ajudado, qualquer dúvida diga.
                                    Cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Estar interessado entre o 120d e o 123d e depois peguntar se as diferenças de consumos são muito grandes, é q...

                                      Se os consumos são assim tão importantes, ele q compre o 118d...

                                      Senão q venha o 123d, q na minha opinião, utilizando uma expressão q se usa muito por aqui, futuramente desvalorizará muito pouco

                                      Comentário


                                        #20
                                        A questão e pelo que sei, no serie 1 coupe so existe a versão, 120d, 123d e 135i... Ele so quer saber se considerando aspectos importantes como consumos e performance dos motores, compensa a diferença de preço...Ou seja, se por exemplo o 123d andasse apenas um pouco mais do que o 120d e gastasse bastante mais, iria para o 120d...

                                        Comentário


                                          #21
                                          "Vale sempre a pena quando a mente não é pequena" por Miguel Sousa Tavares

                                          Comentário


                                            #22
                                            Se o teu amigo é um condutor "normal", o 120d chega e sobra, digo eu, porque diariamente faço 100kms, e os 177 cv, chegam e sobram para o dia a dia.
                                            Se ele é do tipo "Fangio" , então, 123d, porque em aceleração e recuperação, é relativamente superior ao 120.
                                            De resto são iguais

                                            Para mim, racionalmente, iria para o 120d branco kit M, xenon e mais umas mariquices

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por alpug Ver Post
                                              Isto é a brincar?

                                              Não não é.

                                              143cv chegam e sobram para a utilização de um carro no dia a dia.
                                              Quem quer um 123d é porque o 18d ou 120d não lhe chega, logo, devem ser pessoas que aproveitam o potencial do carro, logo, devem andar sempre a abrir com o carro.

                                              É que dar mais 10.000€ por 61cv e depois andar a 120km/h na AE e arrancar devagar para poupar o carro acaba por não fazer sentido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                Não não é.

                                                143cv chegam e sobram para a utilização de um carro no dia a dia.
                                                Quem quer um 123d é porque o 18d ou 120d não lhe chega, logo, devem ser pessoas que aproveitam o potencial do carro, logo, devem andar sempre a abrir com o carro.

                                                É que dar mais 10.000€ por 61cv e depois andar a 120km/h na AE e arrancar devagar para poupar o carro acaba por não fazer sentido.
                                                é isso, tb não compreendo quem compra 550i quando tem um 520i...
                                                quem fala em "i" fala em "d" neste caso o 35d

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  120d. Com o 123 gastas mais pneus, combustível etc etc.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                    Não não é.

                                                    143cv chegam e sobram para a utilização de um carro no dia a dia.
                                                    Quem quer um 123d é porque o 18d ou 120d não lhe chega, logo, devem ser pessoas que aproveitam o potencial do carro, logo, devem andar sempre a abrir com o carro.

                                                    É que dar mais 10.000€ por 61cv e depois andar a 120km/h na AE e arrancar devagar para poupar o carro acaba por não fazer sentido.
                                                    Concordo que quem compra um 123d em vez de um 118d é uma pessoa, que em princípio, valoriza as performances e quer tirar partido do bom motor que tem. Só que isso não significa, de todo, que ande sempre a abrir, há momentos para tudo. Além do mais não considero arranques azeiteiros no meio da cidade e do trânsito ou andar a 250km/h tirar partido do carro. Agora curtir uma bela estrada de serra, a puxar pelo carro , isso sim, considero tirar partido do dele.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O 23d vale por ser uma referência da classe.

                                                      O melhor 2L diesel da actualidade.



                                                      O 20d vale por ser o 2º melhor...




                                                      Sinceramente não sei se a diferença de performance compensa a diferença de consumos... Não porque o 23d gaste muito, mas sim porque o 20d gasta mesmo pouco.


                                                      Qualquer que seja a opção, acho impossivel escolher mal...


                                                      Eu ficaria muito indeciso... (pelo menos antes de os experimentar (onde é que eu já vi isto))

                                                      Cumps
                                                      Editado pela última vez por Arturval; 22 June 2008, 21:47.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Existindo orçamento eu optava pelo 123d.
                                                        especialmente se o orçamento der para 123d e extras.


                                                        eu normalmente opto por mais motor ao inves de mais equipamento.


                                                        cumprimentos

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Aqui tudo depende do que a pessoa (neste caso o interessado no carro) quer e prefere.

                                                          Se for alguém que gosta de sentir performance e usar todo o potencial de uma mecânica, então o 123d será a escolha. Pelo que se tem falado, é, de facto, uma mecânica de excepção.

                                                          Se por seu lado for alguém que defende boas performances mas não tem aquele espírito de ir buscar o último segundo ou a última décima...o 120d será a melhor opção. Até porque em termos de performances é também ele excelente. Além disso, se a pessoa também gostar de ter o seu carro mais equipado/personalizado e tiver um budget para cumprir, o diferencial de preço entre o 120d e o 123d pode significar ter um bem composto de equipamento e o outro assim mais..."despido".

                                                          Aqui ambos são excelentes opções. Destinam-se é a clientes um pouco diferentes nas suas motivações ou nas suas opções financeiras.

                                                          Pessoalmente chegava-me o 120d, assim com uns extras porreiros. Bem sei que o 123d é mais alive and kicking...mas o primeiro também já me deixaria de sorriso rasgado. Além de que no dia-a-dia, especialmente em trânsito urbano e extra-urbano, não serão muitas as possibilidades de explorar estas mecânicas na sua totalidade (coisa que no 123d é ainda mais extremada).

                                                          PS: Mas lá que são dois excelentes motores (e carros)...disso não há a menor dúvida!!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já conduzi um 123d coupé e um 320d coupé com o motor de 177cv.

                                                            Devo dizer que gostei particularmente do 123d e nem tanto do 320d em termos de condução, embora sejam carros distintos.

                                                            Achei que ambos eram bastante filtrados e disfarçavam muito as velocidades que atingiam. Assim se achei que mesmo o 123d apesar de andar muito bem não era extraordinário, do 320d achei que o motor impressionava muito pouco ou mesmo nada.

                                                            Parte da culpa disto será da suavidade e progressividade dos motores e de alguma forma da sua excelência.

                                                            Mas pelo que vi o 23d é um motor mais emocionante, melhor do ponto de vista sonoro e está associado, creio, a uma caixa mais curta, do que a do 120d o que ainda sublinha mais a sua excelente disponibilidade e capacidade de recuperar.

                                                            À partida seria a minha escolha

                                                            P.S.: Não foi referido quantos km é que a pessoa anda por ano, etc. mas as questões de consumos para mim não são as determinantes e de qualquer maneira nenhum é muito gastador.

                                                            Comentário

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