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    Preço de novo

    Boa tarde,

    Estou a pensar importar um mercedes c220 cdi de 2004 ou 2005, ja vi os valores da legalização pelo método normal e desejava simular o valor da legalização pelo método alternativo, mas para isso precisava de saber o valor do carro em novo nesse ano, alguém me sabe informar de algum site ou onde posso conseguir essa informação?

    Desde já o meu obrigado pelo tempo dispensado.

    Atentamente,

    Jorge Soares

    #2
    desculpem a ignorancia mas que é isso de metodo alternativo ????

    Comentário


      #3
      o google é teu amigo, koluirty

      Importação e legalização de automóveis usados pelo método alternativo

      O método normal pelo qual é possível calcular o valor de Imposto Sobre Veículos a pagar por qualquer automóvel importado como usado baseia-se exactamente na mesma fórmula aplicada a automóveis novos. Depois, consoante a idade do carro, é aplicado um desconto sobre o total a pagar.
      Esse desconto pode ir dos 10% para veículos com 6 meses a 1 ano de idade, até aos 80% para carros com mais de 10 anos.
      No entanto, há alguns anos, A. Gomes Valente não concordou com a forma como este cálculo era processado e colocou a questão em tribunal.
      Em resposta à decisão do tribunal (favorável a A. Gomes Valente), o governo introduziu uma alteração na legislação: o chamado método alternativo.
      O método alternativo tem como objectivo corrigir diferenças de preço que possam existir, causadas pela cobrança do ISV, entre um veículo nacional e um importado usado.
      Imaginemos um usado importado que custa 10.000€ no país de origem, e o mesmo usado, mas nacional, que custa em Portugal 15.000€. Com o ISV aplicado pelo método normal, o importado usado custará 20.000€ (10.000€ custo + 10.000€ em imposto). O método alternativo pretende, através de uma fórmula de cálculo diferente, aproximar o preço final do usado importado ao do usado nacional de forma a que, ao abrigo dos princípios da livre concorrência na UE, o importado usado não seja descriminado face ao usado nacional.
      Com o novo ISV, tem 20 dias após a entrada em Portugal para apresentar a Declaração Aduaneira de Veículos (DAV) na Alfândega para legalização do automóvel. Após a apresentação da DAV na Alfândega tem 10 dias para pagar o ISV.
      Se optar pelo método alternativo, deve comunicar essa pretensão à Alfândega dentro desses mesmos 10 dias, para que o director da mesma possa proceder à avaliação do automóvel.
      A Alfândega tem depois 2 dias para informar por carta registada qual o valor de ISV a pagar.
      O que é que precisa para poder pagar o ISV pelo método alternativo?
      • saber o valor médio atribuído em Portugal ao veículo que pretende importar
      • saber quanto pagou de IA/ISV em Portugal um veículo do mesmo ano similar ao que pretende importar
      • saber o preço de venda em novo de um veículo similar e do mesmo ano do que pretende importar
      Um exemplo:
      Mercedes CLK 230 Kompressor Avantgarde de Janeiro de 2003. Em Portugal com 80.000km vale, em Julho de 2007, 32.250€, pagou em 2003 de IA 10.812€ e custou em novo 60.817€.
      A forma como obtém estes valores é da responsabilidade de quem importa o automóvel, devendo facultar os mesmos ao director da Alfândega.
      Neste caso em particular, obtive os valores a partir deste sítio. A tabela do Imposto Automóvel de 2003 está aqui.
      Algumas revistas fornecem os preços dos usados, mas penso que o Eurotax será a melhor solução para conhecer os dados que precisa. Quanto ás tabelas de IA por enquanto encontrei os seguintes anos: 1992, 1995 (pág. 32), 1996 (pág. 16), 2000 (pág. 25), 2001 (pág. 22), 2002 (pág. 37 ou aqui), 2003 (pág. 26 ou aqui), 2004 (pág. 19 ou aqui, 2005 (aqui), 2006 (pág. 21 ou aqui), 2007.
      Aplicando estes valores no simulador obtemos uma poupança de 1959€ se optarmos pelo método alternativo, ou seja, compensa bastante.
      O método alternativo pode compensar em alguns casos e não compensar noutros.
      Mas, compensa especialmente naqueles casos em que não há dados do fabricante quanto às emissões de CO2.
      O que é que acontece agora? Se o COC (Certificado de Conformidade) não menciona as emissões de CO2 ou nem existe, na primeira inspecção para atribuição da matrícula, esses mesmos gases são medidos. E o que acontece normalmente é que os valores são, devido à natureza dos veículos, à sua antiguidade ou ao uso (havendo opiniões contrárias quanto a este último factor), muito elevados.
      Se fizer a legalização pelo método normal, as emissões de CO2 vão contar, e muito, para o cálculo do ISV a pagar. No entanto, se fizer a legalização pelo método alternativo, as emissões de CO2 nunca entram no cálculo do imposto a pagar.
      in http://impostosobreveiculos.info/ini...o-alternativo/

      Comentário


        #4
        Tamos sempre a aprender...

        Comentário


          #5
          Esse carro custava cerca de 50 mil euros, alias tudo depende dos extras que sao bem pagos e fazem subir bem o seu valor mas em torno de 50/55 mil euros custava um C220 CDi mais ou menos equipado.

          Comentário


            #6
            segundo entendi o método alternativo é para por ao mesmo nível o preço do usado importado do usado nacional certo?mas uma pessoa à partida não opta pela importação por ser mais barato?
            pelo que li(na diagonal) só compensa quando as emissões de Co2 são bastante elevadas ou são desconhecidas...

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