porque é que não existem mais carros em aluminium? mesmo que o carro fica-se 2000€ mais caro não acham que valia a pena haver mais oferta em carros mais pequenos?
Anúncio
Collapse
No announcement yet.
porque é que não existem mais carros em aluminium?
Collapse
Ads nos topicos Mobile
Collapse
Ads Nos topicos Desktop
Collapse
X
-
Porque aluminio sai caro.
Viu-se o caso do Audi A2, que era caro e acabava por não oferecer a r€ntabilidade para a marca necessária (além de que o imagem do produto não era muito apelativa, mas isso são outras histórias)
Mas as vantagens estavam lá. Na altura que saiu pesava cerca de 150kg menos que o semelhante classe A, com óbvias vantagens no consumo.
o que veremos cada vez mais, é a utilização de aluminio, não na totalidade do automóvel mas em peças especificas ou partes da estrutura.
Basicamente teremos hibridos aço/aluminio.
Como exemplos temos o novo Audi TT e o BMW série5.
Apesar das vantagensde peso e resistência à corrosão do aluminio, também tem algumas desvantagens. Normalmente é preciso usar mais material para conseguir os mesmos niveis de resistência de uma peça equivalente em aço, e no campo do styling não permite tanta liberdade de modelação como o aço, ao não permitir arestas tão vincadas como este último.
Basta ver a desgraça "ferrariana", onde os sketchs são coisas lindas com linhas bem demarcadas e arestas "acutilantes", e depois ao passar para o mundo real parecem mal desenhadas, com fraco controlo na transição de superficies como os ultimos modelos lançados por eles. 612, 599 e até o novo California
Comentário
-
Simples:
Scrap Iron: 0.33$/LB (0.50€/Kg)
Scrap Aluminum: 1.03$/LB (1.46€/Kg))
http://www.metalprices.com/
Isto só em matérias primas, sem contar com os custos de adaptação das linhas de produção.
Comentário
-
Para vendas de nicho, o alumínio é uma opção.
Se o alumínio fosse adoptado à escala da indústria, a oferta mundial do mesmo não seria suficiente. Aí os preços escalavam por aí acima.
Além de que o processo de fabrico é muito mais complexo do que uma simples prensagem de placas de aço.
Os custo de reparação são enormes e com investimentos brutais nos concessionários.
Mais fácil é pensar num plástico do que em alumínio.
Comentário
-
Originalmente Colocado por MGomes Ver PostComo já disseram, a matéria prima e o processo de fabrico sai bem mais caro.
No entanto, esse método permitiu/permite à Land Rover ter os seus veículos bem menos pesados durante décadas. E eles vendiam-se.
Mas para manter os preços razoáveis, usavam superficies planas, que não exigiam modelação, prensas ou maquinaria extra. Era basicamente só cortar e dobrar e rebitar
Comentário
-
Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Postuma pergunta,
para quê é que querias um carro construido em aluminio???
e se te oferecessem as mesmas specs ou melhores sem ser em aluminio? querias o aluminio á mesma?
Assim de cabeça:
- mais leve
- não oxida
- mais rígido (por ter uma estrutura mais complexa, logo mais cara)
- 100% reciclável
Comentário
-
Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostO alumínio tem várias vantagens.
Assim de cabeça:
- mais leve
- não oxida
- mais rígido (por ter uma estrutura mais complexa, logo mais cara)
- 100% reciclável
-por outro lado não é particularmente forte (tipos de aluminio mais fortes aguentam 75.000psi enquanto que os tipos mais fortes de aço temperado alguentam pelos 240.000psi)
-o aluminio não é muito duro, é muito mais fácil riscá-lo
-o aluminio é mais caro que o aço com a mesma resistência
Comentário
-
Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post-por outro lado não é particularmente forte (tipos de aluminio mais fortes aguentam 75.000psi enquanto que os tipos mais fortes de aço temperado alguentam pelos 240.000psi)
-o aluminio não é muito duro, é muito mais fácil riscá-lo
-o aluminio é mais caro que o aço com a mesma resistência
Não estamos aqui a comparar uma barra de aço vs barra de alumínio.
Os gajos da Alcoa são os que detém um dos principais processos de fabrico (space-frame) usado na aeronáutica e no Audi. Logo, mais um custo de patente em cima do alumínio...
Comentário
-
Originalmente Colocado por Carlos.L Ver PostO alumínio para ter mais resistência que o aço, precisa de estruturas complexas.
Não estamos aqui a comparar uma barra de aço vs barra de alumínio.
Os gajos da Alcoa são os que detém um dos principais processos de fabrico (space-frame) usado na aeronáutica e no Audi. Logo, mais um custo de patente em cima do alumínio...
Não estamos?
estamos a comparar uma matéria prima, se á partida apresentam diferenças que modificam substancialmente a construção e os gastos, então têm que ser analisadas e ponderadas logo á partida.
Como tu próprio disseste, é um material que só interessa em segmentos de nicho....
até porque existem por ai belos (not) exemplos de carros que foram construidos com cabeças de motor em aluminio, e depois é o que se vê quando comparados com os seus irmãos de ferro
Comentário
-
nos utilitarios, o incremento do valor do aluminio, pode tornar o carro a preços muito acima da concorrência.
Imagine-se um carro que custe 17.000€ ficar a 19 ou 20.000€ e a concorrência custar os tais 17.000€, acho que pouco optariam pelo aluminio... a grande vantagem para o consumidor é apenas o peso inferior que resulta em melhores consumos, sendo estes não tão significativos.
Comentário
-
Originalmente Colocado por LH Ver Postnos utilitarios, o incremento do valor do aluminio, pode tornar o carro a preços muito acima da concorrência.
Imagine-se um carro que custe 17.000€ ficar a 19 ou 20.000€ e a concorrência custar os tais 17.000€, acho que pouco optariam pelo aluminio... a grande vantagem para o consumidor é apenas o peso inferior que resulta em melhores consumos, sendo estes não tão significativos.
claro!
mas isto é tudo uma questão de ponderação de custos, ainda mais hoje em dia que só se quer é extras e extras, senão andavamos todos com ligas leves,
carbonos e titanios e era uma alegria de peso, mas não de €€€
Comentário
-
Actualmente, com os aços de alta resistência (que também são mais leves) o aluminio nao faz muito sentido, pelo menos nas faixas mais baixas do mercado.
Veja-se o Mazda2. Uso de aço de alta resistência e um re-packaging permitiu retirar 100kg em relação ao aseu antecessor.
Ou porsche boxster/cayman/911. Todos em aço. E o peso está controlado, normalmente abaixo da concorrência.
O toque de génio é pegar mesmo nos materiais comuns para controlar custos e trabalhar todo o automóvel, repensando-o a nivel dos componentes necessários, soluções alternativas para resolver velhos problemas, e fazer downsizing geral de tudo.
Começam a aparecer unidades de AC mais compactas e leves, bancos mais finos, etc...
Ou seja, antes de recorrer à solução fácil de substituir uma estrutura ou carroçaria em aço por outra com materiais mais "exóticos", encarecendo o carro, mais vale começar por questionar porque é que os carros são como são e se não existe outra forma de fazer, sempre tendo em vista custos/qualidade/eficiência/etc...
Comentário
-
Originalmente Colocado por c r a s h Ver PostActualmente, com os aços de alta resistência (que também são mais leves) o aluminio nao faz muito sentido, pelo menos nas faixas mais baixas do mercado.
Veja-se o Mazda2. Uso de aço de alta resistência e um re-packaging permitiu retirar 100kg em relação ao aseu antecessor.
Ou porsche boxster/cayman/911. Todos em aço. E o peso está controlado, normalmente abaixo da concorrência.
Mas no geral sim, são feitos de aço.
Comentário
-
Originalmente Colocado por c r a s h Ver PostA Land ROver começou por usar o aluminio, porque no pós-2ª Guerra Mundial havia escassez de aço.
Mas para manter os preços razoáveis, usavam superficies planas, que não exigiam modelação, prensas ou maquinaria extra. Era basicamente só cortar e dobrar e rebitar
A Land Rover vai passar a usar aluminio ao "estilo Jaguar" com a colaboração da mesma para reduzir o peso do Range Rover Sport e Dicovery 3 em 500 kg(2.200Kg contra os 2.700 iniciais)
Penso que o próximo Range Rover também ira levar tal tratamento!
Comentário
-
Originalmente Colocado por c r a s h Ver PostA Land ROver começou por usar o aluminio, porque no pós-2ª Guerra Mundial havia escassez de aço.
Mas para manter os preços razoáveis, usavam superficies planas, que não exigiam modelação, prensas ou maquinaria extra. Era basicamente só cortar e dobrar e rebitar
Não só mas também.
Um dos objectivos era também reduzir o peso final dos veículos, uma vez que toda a estrutura/chassis eram bastante pesados, e tendo a carroçaria de aluminio ajudaria a reduzir o peso final. Começou nos Séries, continuou nos Range Rover Classic, e nos Discovery.Editado pela última vez por MGomes; 24 June 2008, 14:11.
Comentário
-
Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver PostTenho ideia que esses têm paneis da carroçaria em alumínio, como é o caso das tampas das malas .
Mas no geral sim, são feitos de aço.
Os pPrsche são paradigmáticos, já que se formos a ver, e sem contar com as versões XPTO, são carros bastante "normais" no uso de materiais para os GT/sports car que são.
Conseguem fazer excelente uso de materiais mais comuns, com óbvios beneficios para na questão dos custos, e conseguem á mesma ser mais leves que a concorrência.
Outros rivais, que recorrem mais ao aluminio ou outros materiais compositos, no geral acabam por ser mais pesados. Como pequeno exemplo basta ver o Aston Vantage v8 (em aluminio) quando comparado com um 911 Carrera S, por exemplo.
Comentário
AD fim dos posts Desktop
Collapse
Ad Fim dos Posts Mobile
Collapse
SECÇÕES
Collapse
Comentário