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porque é que não existem mais carros em aluminium?

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    porque é que não existem mais carros em aluminium?

    porque é que não existem mais carros em aluminium? mesmo que o carro fica-se 2000€ mais caro não acham que valia a pena haver mais oferta em carros mais pequenos?

    #2
    Manda um mail à Audi.

    Eles lá devem saber, pois apenas o A8 é em alumínio..

    Comentário


      #3
      Será que o custo de produção aumentaria apenas 2000€?

      Comentário


        #4
        O Audi A2 também era em aluminio.

        Comentário


          #5
          Porque aluminio sai caro.
          Viu-se o caso do Audi A2, que era caro e acabava por não oferecer a r€ntabilidade para a marca necessária (além de que o imagem do produto não era muito apelativa, mas isso são outras histórias)
          Mas as vantagens estavam lá. Na altura que saiu pesava cerca de 150kg menos que o semelhante classe A, com óbvias vantagens no consumo.

          o que veremos cada vez mais, é a utilização de aluminio, não na totalidade do automóvel mas em peças especificas ou partes da estrutura.
          Basicamente teremos hibridos aço/aluminio.

          Como exemplos temos o novo Audi TT e o BMW série5.

          Apesar das vantagensde peso e resistência à corrosão do aluminio, também tem algumas desvantagens. Normalmente é preciso usar mais material para conseguir os mesmos niveis de resistência de uma peça equivalente em aço, e no campo do styling não permite tanta liberdade de modelação como o aço, ao não permitir arestas tão vincadas como este último.

          Basta ver a desgraça "ferrariana", onde os sketchs são coisas lindas com linhas bem demarcadas e arestas "acutilantes", e depois ao passar para o mundo real parecem mal desenhadas, com fraco controlo na transição de superficies como os ultimos modelos lançados por eles. 612, 599 e até o novo California

          Comentário


            #6
            O alumínio deve ser umas 10x mais caro.

            E os processos de fabrico são completamente diferentes.

            Comentário


              #7
              E é mais caro de reparar.

              Comentário


                #8
                O aluminio é muito mais caro e para ser resistente teria que se usar muito deste material

                Comentário


                  #9
                  Simples:

                  Scrap Iron: 0.33$/LB (0.50€/Kg)
                  Scrap Aluminum: 1.03$/LB (1.46€/Kg))

                  http://www.metalprices.com/

                  Isto só em matérias primas, sem contar com os custos de adaptação das linhas de produção.

                  Comentário


                    #10
                    Tenho ideia que a Jaguar também tem ou teve, um modelo todo em alumínio...

                    Comentário


                      #11
                      Quando tiveres de levar o carro ao bate-chapa, não queiras ter uma carrocaria em aluminio

                      Comentário


                        #12
                        Como já disseram, a matéria prima e o processo de fabrico sai bem mais caro.
                        No entanto, esse método permitiu/permite à Land Rover ter os seus veículos bem menos pesados durante décadas. E eles vendiam-se.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                          Tenho ideia que a Jaguar também tem ou teve, um modelo todo em alumínio...
                          o novo jaguar xj6 é em aluminio.

                          Comentário


                            #14
                            O alumínio dificilmente terá reparação, o normal é substituir-se. Isso aliado ao facto de não estar implantado no mercado deve originar uns belos custos de produção. No futuro quem sabe...

                            Comentário


                              #15
                              Para vendas de nicho, o alumínio é uma opção.

                              Se o alumínio fosse adoptado à escala da indústria, a oferta mundial do mesmo não seria suficiente. Aí os preços escalavam por aí acima.

                              Além de que o processo de fabrico é muito mais complexo do que uma simples prensagem de placas de aço.

                              Os custo de reparação são enormes e com investimentos brutais nos concessionários.

                              Mais fácil é pensar num plástico do que em alumínio.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                                Como já disseram, a matéria prima e o processo de fabrico sai bem mais caro.
                                No entanto, esse método permitiu/permite à Land Rover ter os seus veículos bem menos pesados durante décadas. E eles vendiam-se.
                                A Land ROver começou por usar o aluminio, porque no pós-2ª Guerra Mundial havia escassez de aço.

                                Mas para manter os preços razoáveis, usavam superficies planas, que não exigiam modelação, prensas ou maquinaria extra. Era basicamente só cortar e dobrar e rebitar

                                Comentário


                                  #17
                                  uma pergunta,


                                  para quê é que querias um carro construido em aluminio???


                                  e se te oferecessem as mesmas specs ou melhores sem ser em aluminio? querias o aluminio á mesma?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                    uma pergunta,


                                    para quê é que querias um carro construido em aluminio???


                                    e se te oferecessem as mesmas specs ou melhores sem ser em aluminio? querias o aluminio á mesma?
                                    O alumínio tem várias vantagens.

                                    Assim de cabeça:

                                    - mais leve
                                    - não oxida
                                    - mais rígido (por ter uma estrutura mais complexa, logo mais cara)
                                    - 100% reciclável

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                      O alumínio tem várias vantagens.

                                      Assim de cabeça:

                                      - mais leve
                                      - não oxida
                                      - mais rígido (por ter uma estrutura mais complexa, logo mais cara)
                                      - 100% reciclável

                                      -por outro lado não é particularmente forte (tipos de aluminio mais fortes aguentam 75.000psi enquanto que os tipos mais fortes de aço temperado alguentam pelos 240.000psi)

                                      -o aluminio não é muito duro, é muito mais fácil riscá-lo
                                      -o aluminio é mais caro que o aço com a mesma resistência

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por PauloFVF Ver Post
                                        -por outro lado não é particularmente forte (tipos de aluminio mais fortes aguentam 75.000psi enquanto que os tipos mais fortes de aço temperado alguentam pelos 240.000psi)

                                        -o aluminio não é muito duro, é muito mais fácil riscá-lo
                                        -o aluminio é mais caro que o aço com a mesma resistência
                                        O alumínio para ter mais resistência que o aço, precisa de estruturas complexas.

                                        Não estamos aqui a comparar uma barra de aço vs barra de alumínio.

                                        Os gajos da Alcoa são os que detém um dos principais processos de fabrico (space-frame) usado na aeronáutica e no Audi. Logo, mais um custo de patente em cima do alumínio...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Carlos.L Ver Post
                                          O alumínio para ter mais resistência que o aço, precisa de estruturas complexas.

                                          Não estamos aqui a comparar uma barra de aço vs barra de alumínio.

                                          Os gajos da Alcoa são os que detém um dos principais processos de fabrico (space-frame) usado na aeronáutica e no Audi. Logo, mais um custo de patente em cima do alumínio...

                                          Não estamos?

                                          estamos a comparar uma matéria prima, se á partida apresentam diferenças que modificam substancialmente a construção e os gastos, então têm que ser analisadas e ponderadas logo á partida.


                                          Como tu próprio disseste, é um material que só interessa em segmentos de nicho....

                                          até porque existem por ai belos (not) exemplos de carros que foram construidos com cabeças de motor em aluminio, e depois é o que se vê quando comparados com os seus irmãos de ferro

                                          Comentário


                                            #22
                                            nos utilitarios, o incremento do valor do aluminio, pode tornar o carro a preços muito acima da concorrência.

                                            Imagine-se um carro que custe 17.000€ ficar a 19 ou 20.000€ e a concorrência custar os tais 17.000€, acho que pouco optariam pelo aluminio... a grande vantagem para o consumidor é apenas o peso inferior que resulta em melhores consumos, sendo estes não tão significativos.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LH Ver Post
                                              nos utilitarios, o incremento do valor do aluminio, pode tornar o carro a preços muito acima da concorrência.

                                              Imagine-se um carro que custe 17.000€ ficar a 19 ou 20.000€ e a concorrência custar os tais 17.000€, acho que pouco optariam pelo aluminio... a grande vantagem para o consumidor é apenas o peso inferior que resulta em melhores consumos, sendo estes não tão significativos.

                                              claro!

                                              mas isto é tudo uma questão de ponderação de custos, ainda mais hoje em dia que só se quer é extras e extras, senão andavamos todos com ligas leves,


                                              carbonos e titanios e era uma alegria de peso, mas não de €€€

                                              Comentário


                                                #24
                                                Actualmente, com os aços de alta resistência (que também são mais leves) o aluminio nao faz muito sentido, pelo menos nas faixas mais baixas do mercado.
                                                Veja-se o Mazda2. Uso de aço de alta resistência e um re-packaging permitiu retirar 100kg em relação ao aseu antecessor.
                                                Ou porsche boxster/cayman/911. Todos em aço. E o peso está controlado, normalmente abaixo da concorrência.

                                                O toque de génio é pegar mesmo nos materiais comuns para controlar custos e trabalhar todo o automóvel, repensando-o a nivel dos componentes necessários, soluções alternativas para resolver velhos problemas, e fazer downsizing geral de tudo.
                                                Começam a aparecer unidades de AC mais compactas e leves, bancos mais finos, etc...

                                                Ou seja, antes de recorrer à solução fácil de substituir uma estrutura ou carroçaria em aço por outra com materiais mais "exóticos", encarecendo o carro, mais vale começar por questionar porque é que os carros são como são e se não existe outra forma de fazer, sempre tendo em vista custos/qualidade/eficiência/etc...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                  Actualmente, com os aços de alta resistência (que também são mais leves) o aluminio nao faz muito sentido, pelo menos nas faixas mais baixas do mercado.
                                                  Veja-se o Mazda2. Uso de aço de alta resistência e um re-packaging permitiu retirar 100kg em relação ao aseu antecessor.
                                                  Ou porsche boxster/cayman/911. Todos em aço. E o peso está controlado, normalmente abaixo da concorrência.
                                                  Tenho ideia que esses têm paneis da carroçaria em alumínio, como é o caso das tampas das malas .

                                                  Mas no geral sim, são feitos de aço.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                    A Land ROver começou por usar o aluminio, porque no pós-2ª Guerra Mundial havia escassez de aço.

                                                    Mas para manter os preços razoáveis, usavam superficies planas, que não exigiam modelação, prensas ou maquinaria extra. Era basicamente só cortar e dobrar e rebitar
                                                    Já que se fala no assunto,

                                                    A Land Rover vai passar a usar aluminio ao "estilo Jaguar" com a colaboração da mesma para reduzir o peso do Range Rover Sport e Dicovery 3 em 500 kg(2.200Kg contra os 2.700 iniciais)

                                                    Penso que o próximo Range Rover também ira levar tal tratamento!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O novos motores a gasolina, já são práticamente todos feitos em aluminio.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                                        A Land ROver começou por usar o aluminio, porque no pós-2ª Guerra Mundial havia escassez de aço.

                                                        Mas para manter os preços razoáveis, usavam superficies planas, que não exigiam modelação, prensas ou maquinaria extra. Era basicamente só cortar e dobrar e rebitar

                                                        Não só mas também.
                                                        Um dos objectivos era também reduzir o peso final dos veículos, uma vez que toda a estrutura/chassis eram bastante pesados, e tendo a carroçaria de aluminio ajudaria a reduzir o peso final. Começou nos Séries, continuou nos Range Rover Classic, e nos Discovery.
                                                        Editado pela última vez por MGomes; 24 June 2008, 14:11.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
                                                          Tenho ideia que esses têm paneis da carroçaria em alumínio, como é o caso das tampas das malas .

                                                          Mas no geral sim, são feitos de aço.
                                                          Sei que para emagrecer nas versões GT3, as portas passam a ser aluminio, mas no geral os porsches são aço e foram dos primeiros a incentivar o uso de aços de alta e ultra resistência.

                                                          Os pPrsche são paradigmáticos, já que se formos a ver, e sem contar com as versões XPTO, são carros bastante "normais" no uso de materiais para os GT/sports car que são.
                                                          Conseguem fazer excelente uso de materiais mais comuns, com óbvios beneficios para na questão dos custos, e conseguem á mesma ser mais leves que a concorrência.

                                                          Outros rivais, que recorrem mais ao aluminio ou outros materiais compositos, no geral acabam por ser mais pesados. Como pequeno exemplo basta ver o Aston Vantage v8 (em aluminio) quando comparado com um 911 Carrera S, por exemplo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            mas os carros em aluminium, não sofrem riscos de corrosão e são bastante mais leves, o preço era perfeitamente suportado porque em aluminium é so a carcaça do carro, nao saía assim tao caro.

                                                            Comentário

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