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Truques para abastecer combustivel

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    Truques para abastecer combustivel

    Boas!
    Recebi um email com alguns truques abaixo (a gramática não é a melhor mas penso que dá para entender). Espero que não seja nenhuma repetição de outro tópico. Gostaria de saber se alguém usa estes truques e se, de facto, têm razão de ser.

    *1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
    A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.

    *2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.* Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor ao tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo, uma percentagem do precioso líquido que entra no depósito transforma-se em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

    *3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.* Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tectos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.

    *4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver a ser reabastecido e nem imediatamente depois.*
    Se ao chegar ao posto de serviço ver um camião cisterna que está a repor os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer na dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

    #2
    Não tendo um grande conhecimento de causa, só vejo algum sentido no ponto 4 e no que diz respeito à temperatura ambiente no ponto 1. Quanto à temperatura do solo, esta mantém-se relativamente constante de dia e de noite a profundidades superiores a apenas alguns centímetros, mesmo com amplitudes consideráveis da temperatura ambiente.
    Os pontos 2 e 3 devem ter impactos imperceptíveis, tendo em conta as quantidades envolvidas (isto se realmente for verdade o que se diz no ponto 2).

    Comentário


      #3
      Também sempre ouvi dizer que não se deve levar o depósito à reserva, por causa de impurezas blá blá...

      Cada depósito meu vai sempre à reserva, nem tem tempo de criar impurezas

      Comentário


        #4
        Cheira a tanga esse maill.

        Comentário


          #5
          Parece-me que o único ponto que faz algum sentido é o ponto 4.

          E mesmo assim não nos podemos esquecer que tanto a bomba como os automóveis têm filtros de combustível...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Nuno MCC II Ver Post
            Cheira a tanga esse maill.
            Segundo o email, estas dicas são dadas por uma pessoa que trabalha numa empresa petrolífera...

            Comentário


              #7
              É curioso q já o Clarksson referiu essa da densidade dos combustíveis pela manhã quando testou o consumo de combustível do Audi A8.

              Comentário


                #8
                O 4 faz sentido mas o 1 também faz... Quanto ao 2 e 3 não faço ideia.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Parece-me que o único ponto que faz algum sentido é o ponto 4.

                  E mesmo assim não nos podemos esquecer que tanto a bomba como os automóveis têm filtros de combustível...
                  também foi o que me pareceu. Mas o 1º truque (o de abastecer de manhazinha) não terá tb algum sentido?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Moisés Ver Post
                    também foi o que me pareceu. Mas o 1º truque (o de abastecer de manhazinha) não terá tb algum sentido?
                    Tem algum sentido porque mais frio, mais denso é o líquido.

                    Agora a do carregar a fundo para não sair vapores etc, isso é quê? 0,001L?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
                      O 4 faz sentido mas o 1 também faz... Quanto ao 2 e 3 não faço ideia.
                      O 3º fará algum sentido se pensarmos o seguinte:

                      quando vocês atestam nunca vos deu a impressão de que o ponteiro do combustível demora mais tempo a chegar ao meio, do que do meio até ficar vazio? A mim já deu...

                      Comentário


                        #12
                        ao fim desses truques deixa-se de perder quanto? 0.00001% do combustivel que se meteu?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por k_pt Ver Post
                          ao fim desses truques deixa-se de perder quanto? 0.00001% do combustivel que se meteu?
                          truque 5!

                          desligue o carro enquanto está na fila, desengate e vá empurrando na direcçao da bomba!
                          este é bem capaz de poupar mais combustivel do que esses truques

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por bulkatus Ver Post
                            truque 5!

                            desligue o carro enquanto está na fila, desengate e vá empurrando na direcçao da bomba!
                            este é bem capaz de poupar mais combustivel do que esses truques

                            Boa dica! Quem tiver mais alguns truques na manga informe s.f.f.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Moisés Ver Post

                              *1º.Truque: Encher o tanque pela manhã cedo.*
                              A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm os seus depósitos debaixo da terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante.
                              não é ao contrário?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Moisés Ver Post
                                também foi o que me pareceu. Mas o 1º truque (o de abastecer de manhazinha) não terá tb algum sentido?
                                na minha opinião, poderá fazer algum sentido, no caso da gasolina, não por causa da diferença de densidade como já se falou, mas por causa da evaporação... quando tinha um carro a gasolina e abastecia na hora de mais calor (por volta da hora de almoço) e mais no Verão, notava que se escapavam mais vapores do que de manhão ou no Inverno.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Moisés Ver Post
                                  O 3º fará algum sentido se pensarmos o seguinte:

                                  quando vocês atestam nunca vos deu a impressão de que o ponteiro do combustível demora mais tempo a chegar ao meio, do que do meio até ficar vazio? A mim já deu...
                                  isso deve-se mais ao proprio manómetro...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Porque será que estes mail/treta vêm sempre em brasileiro?
                                    Curioso...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por D4Dpower Ver Post
                                      isso deve-se mais ao proprio manómetro...
                                      No meu, até ao meio, gasto 50 litros..De metade para baixo, são 30...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Moisés Ver Post
                                        também foi o que me pareceu. Mas o 1º truque (o de abastecer de manhazinha) não terá tb algum sentido?
                                        Os depósitos estão enterrados, pelo que praticamente não há diferenças térmicas entre o dia e a noite.

                                        Para realmente poupar combustível basta alterar os nossos hábitos de condução. Mas pouca gente se dá ao trabalho (e paciência) de andar a 110 em AE...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por a.rosario Ver Post
                                          não é ao contrário?
                                          É

                                          O calor dilata os corpos, sendo que o frio tem o efeito oposto.

                                          Agora sempre aprendi que a densidade era a massa / volume desta.

                                          O volume da fase líquida é alterado em função do aumento da fase gasosa, mas a massa também se altera mantendo a densidade constante.

                                          Se um gajo tiver 1 litro de água numa panela e evaporar metade, os 0.5litros que lá ficam têm exatamente a mesma densidade.

                                          Manda esta para o muthbusters para a gente se rir um bocado.

                                          Só acredito nessa lenga lenga se o fizerem num ambiente controlado com um depósito teste.

                                          Mas se alguém quiser tirar a limpo que vá à bomba com garrafões de 5L ver se paga 5.1L para encher ou se ve por lá muitas bolhas de ar. .

                                          Comentário


                                            #22
                                            o 1 faz sentido mas só em grandes volumes! em 70 lts n faz grande efeito

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por GJP Ver Post
                                              o 1 faz sentido mas só em grandes volumes! em 70 lts n faz grande efeito
                                              Nem mais.Isso a mim não me cheira que afectasse o enchimento do meu super depósito com pouco mais de 30L!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Todos fazem sentido.
                                                As diferenças são é pequenas. Para alguns poderá valer a pena para outros não.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Então e abastecer por exemplo €53, e só ter €50 na conta??

                                                  Dá para pagar só o que se tem na conta, e ficar a dever o resto..

                                                  Poupa-se alguns cêntimos por litro...

                                                  E depois dá-se os dados do carro e tal, mas mesmo se não se pagar eles não se vão ao trabalho de ir a tribunal por €3.

                                                  Isto dá uma boa poupança.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Resumindo e concluindo, temos os que são a favor de

                                                    não vamos ligar a estas tretas (ainda por cima em brasileiro)

                                                    ou

                                                    no poupar é que está o ganho (mesmo que seja pouco significativo)?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já agora, o coeficiente de expansão térmica da gasolina é 950x10^-6 K^-1... ou seja cada mais ou menos 0,95% por grau. Isto significa que uma diferença de 10º dá menos de 1% de volume de diferença. Considerando que dificilmente um depósito subterraneo varia 10º a sua temperatura durante um dia.... Façam as contas!

                                                      Querem poupar? Andem é com o pé leve que tem muito mais influência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Moisés Ver Post
                                                        Resumindo e concluindo, temos os que são a favor de

                                                        não vamos ligar a estas tretas (ainda por cima em brasileiro)

                                                        ou

                                                        no poupar é que está o ganho (mesmo que seja pouco significativo)?
                                                        Falta-te a opção 3.

                                                        Mails conconteúdo científico incorrecto não inspiram a minha confiança. De mitos está o mundo cheio e não precisamos de mais.

                                                        É por essas e por outras que os GPL não entram em parques e é proibido usar o telemóvel nas bombas.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          *1º.Truque: Vender o carro e comprar uma bicicleta
                                                          Editado pela última vez por kpt; 02 July 2008, 16:00.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                                            Já agora, o coeficiente de expansão térmica da gasolina é 950x10^-6 K^-1... ou seja cada mais ou menos 0,95% por grau. Isto significa que uma diferença de 10º dá menos de 1% de volume de diferença. Considerando que dificilmente um depósito subterraneo varia 10º a sua temperatura durante um dia.... Façam as contas!

                                                            Querem poupar? Andem é com o pé leve que tem muito mais influência.
                                                            O melhor truque, sem dúvida!!!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

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