Como ando a equacionar a aquisição de um veículo, entrei hoje num stand de automóveis usados para me informar da oferta disponível, preços e modalidades de financiamento.
Os vendedores foram muito atenciosos e praticamente tentaram impingir-me um veículo, oferecendo um test drive sem compromisso, solicitando informações e afins.
Quanto a financiamento, constatei que a maior parte dos veículos à venda tinham financiamentos na ordem dos 100 meses (i.e: 8,3 anos) sendo que me ofereceram um contrato de 120 meses (10 anos).
Ao ler os preços dos automóveis, constatei que o grande responsável pelos preços proibitivos consistia no mal-afamado Imposto sobre Veículos. De facto, a carga fiscal que incide sobre o veículo no momento da aquisição é elevadíssima; essa carga fiscal vai sendo depois transmitida sobre os demais donos dos veiculos levando a que este mantenha um preço elevado ao longo da sua vida util. Vejamos:
Exemplo: Alfa 147 1,6 novo
Preço base: € 16.496,35
IVA: € 4.607,47
ISV:: € 5439
IUC: € 200
Preço total: € 26,543
Se o ISV fosse antes distribuído ao longo da vida útil do veículo por via de uma quantia anual a ser paga pelo utilizador concreto, poderiamos fazer baixar o preço de aquisição do veículo e fazer o utilizador do veículo a cada momento pagar o dano que faz ao ambiente: ao invés de o primeiro comprador pagar tudo e depois repercutir sobre os demais compradores do veiculo o valor pago em preços que nao reflectem a devalorização do veiculo.
Isso permitiria dinamizar o sector das vendas de veículos novos e usados, criar empregos e deixar a receita fiscal intacta.
Que opinam sobre isto.
Os vendedores foram muito atenciosos e praticamente tentaram impingir-me um veículo, oferecendo um test drive sem compromisso, solicitando informações e afins.
Quanto a financiamento, constatei que a maior parte dos veículos à venda tinham financiamentos na ordem dos 100 meses (i.e: 8,3 anos) sendo que me ofereceram um contrato de 120 meses (10 anos).
Ao ler os preços dos automóveis, constatei que o grande responsável pelos preços proibitivos consistia no mal-afamado Imposto sobre Veículos. De facto, a carga fiscal que incide sobre o veículo no momento da aquisição é elevadíssima; essa carga fiscal vai sendo depois transmitida sobre os demais donos dos veiculos levando a que este mantenha um preço elevado ao longo da sua vida util. Vejamos:
Exemplo: Alfa 147 1,6 novo
Preço base: € 16.496,35
IVA: € 4.607,47
ISV:: € 5439
IUC: € 200
Preço total: € 26,543
Se o ISV fosse antes distribuído ao longo da vida útil do veículo por via de uma quantia anual a ser paga pelo utilizador concreto, poderiamos fazer baixar o preço de aquisição do veículo e fazer o utilizador do veículo a cada momento pagar o dano que faz ao ambiente: ao invés de o primeiro comprador pagar tudo e depois repercutir sobre os demais compradores do veiculo o valor pago em preços que nao reflectem a devalorização do veiculo.
Isso permitiria dinamizar o sector das vendas de veículos novos e usados, criar empregos e deixar a receita fiscal intacta.
Que opinam sobre isto.
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